Conheça o perfil do aluno EaD

O ensino superior a distância tem ganhado cada vez mais força no Brasil. De acordo com a 11ª edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil, publicado pelo Instituto Semesp, as matrículas em cursos EaD aumentaram 1,8% em 2019 e têm projeção de crescimento de 9,8% em 2021.

Mas, se você quiser aproveitar a oportunidade e investir nessa modalidade em sua instituição de educação superior (IES), é necessário entender o seu mercado de atuação e o perfil do aluno EaD para planejar as melhores estratégias de captação de matrículas na modalidade.

Aproveite o artigo de hoje para entender melhor esses pontos e conhecer as características do aluno EaD. Boa leitura!

Como a EaD funciona?

A Educação a Distância (EaD) é o modelo de ensino que permite que o aluno curse a graduação ou a pós-graduação em um ambiente virtual, sem ter que ir até a instituição para assistir às aulas.

Assim, vemos que uma das principais características desse modelo é a flexibilidade. Inclusive, com as aulas assíncronas, o aluno consegue encaixar os conteúdos em sua rotina.

Além disso, a educação a distância é regulamentada pelo Ministério da Educação (MEC) desde 1996, pela Lei nº 9.394. Para saber um pouco mais sobre esse modelo de ensino, leia o nosso artigo: Ensino superior a distância: funcionamento, histórico e autorização

Qual é o perfil do aluno EaD?

O perfil do aluno EaD está muito ligado às características desse modelo de ensino. Quem procura pelo ensino a distância, normalmente, precisa trabalhar e estudar ao mesmo tempo, tendo uma rotina muito corrida e, por isso, prezando muito pela flexibilidade de horário e facilidade de acesso ao conteúdo.

O aspecto financeiro também pode ser uma questão, já que cursos presenciais costumam ser mais caros e a pessoa precisa bancar sua condução de ida e volta à instituição. 

E a forma de aprender também pode interferir nessa escolha, já que a EaD proporciona mais liberdade para que o aluno estude de forma mais dinâmica, sem ter que estar em uma sala de aula em determinado dia e horário.

Quais são as principais características do aluno EaD?

Para que você entenda melhor o perfil do aluno EaD, vamos detalhar as principais características do estudante desse modelo. Confira!

1. Flexibilidade

A flexibilidade é uma característica muito importante no perfil do aluno EAD. Como não tem horários fixos de aula, o estudante pode assisti-las no momento em que achar melhor

Isso ajuda muito na correria do dia a dia, pois assim ele não precisa ter o compromisso de estar na instituição todos os dias em determinada hora, fazendo com que a graduação se encaixe na sua rotina.

2. Disciplina e concentração

Vimos que a flexibilidade é importante, mas ela pode influenciar bastante no desempenho do aluno. Por isso, a disciplina e a concentração são necessárias. Isso para não deixar que a matéria se acumule. É importante assistir os vídeos sem tanto atraso e entregar os trabalhos no prazo certo.

3. Organização 

Para ter disciplina e concentração, a organização é fundamental. É essencial que o aluno planeje a sua rotina de estudos, distribuindo as aulas que precisa assistir, os trabalhos e atividades para serem entregues. A IES pode auxiliá-lo com palestras sobre rotina e organização, cronogramas e ações de engajamento.

4. Independência

A organização e a disciplina nos fazem chegar ao ponto da independência. O aluno EaD precisa correr atrás de suas entregas, dos materiais, das aulas. Mesmo contando com suporte, ele não terá o professor tão próximo como seria no presencial. Por isso, ele tem que aprender a ter autonomia no seu processo de aprendizado.

Leia também: Guia completo para a aplicação de metodologias ativas no ensino superior

5. Familiaridade com a tecnologia 

O aluno EaD tem familiaridade com a tecnologia, pois é a partir dela que tudo acontece nesse modelo de ensino. Se o estudante não souber mexer em alguma ferramenta ou dispositivo, ele com certeza irá encontrar dificuldades durante a sua graduação. A IES pode oferecer também alguns tutoriais e treinamentos para que ele possa aprender a mexer no que estiver disponível.

6. Economia

Uma característica importante do aluno EaD é a sua preocupação com a questão financeira. Normalmente, esse estudante mantém as contas sozinho, então ele não quer pagar um curso caro nem ter que pagar condução até a instituição. Porém, ele preza pela qualidade no ensino.

Como garantir o engajamento dos alunos em disciplinas EaD?

Agora que você já sabe mais sobre o perfil do aluno EaD, separamos algumas dicas do que você precisa fazer para mantê-lo engajado nesse modelo. Confira!

Conteúdos multimídias

Ofertar conteúdos multimídia é um ponto essencial no engajamento dos estudantes. Investir em diversos formatos faz com que o aluno tenha mais interesse nas disciplinas, por isso, é importante usar vídeos, mapas mentais, textos, etc. 

Assim, a qualidade do ensino vai melhorar, o conteúdo será mais acessível e personalizado, de acordo com o que cada estudante preferir, fazendo com que ele fique mais interessado.

Metodologias Ativas

Investir em metodologias ativas é muito importante para estimular o aluno no EaD. Colocar o estudante no centro do seu próprio processo de aprendizagem é algo que faz com que ele aprenda de maneira mais prática e assim veja que a graduação está valendo a pena.

Alguns exemplos de metodologias ativas são: aprendizagem baseada em problemas, sala de aula invertida, aprendizado entre pares, gamificação, etc. É preciso pensar em novas formas de ensinar.

Professores capacitados

Ter professores capacitados, que tenham o conteúdo atualizado e que saibam utilizar a tecnologia a favor da educação melhora o estímulo do estudante na graduação a distância. 

Mesmo que o contato não seja direto, ainda é o professor que irá gravar as aulas, responder as dúvidas, preparar os materiais. Por isso, é importante ter em mente o seu papel para o engajamento dos alunos.

Espaço para escuta

Ainda que o contato seja reduzido, o aluno EaD precisa de espaços para se expressar, falar com o coordenador e tirar dúvidas com os professores.

Como não conta com o convívio presencial no dia a dia, o aluno pode sentir que não tem espaço para falar. Por isso, é necessário que você deixe lugares abertos para ele. Isso tudo melhora o engajamento!

Interação entre os estudantes

Promover a interação dos estudantes, mesmo que em ambiente virtual, é muito importante. Assim, eles se conhecem, se ajudam e compartilham experiências. 

Prepare atividades em grupo, fóruns, jogos, ações que promovam a interação. Mesmo a distância é importante que os alunos se conheçam e isso ajuda no engajamento, pois há a criação de vínculos.

Como atrair alunos para a EaD?

Falamos sobre o perfil do aluno EaD e o que você pode fazer para engajá-lo. Veja agora dicas de como atrair novos alunos para os cursos a distância da sua IES.

1. Invista em marketing

Investir em marketing educacional é muito importante para gerar visibilidade para a sua IES. Se a sua instituição for reconhecida como referência, sendo lembrada por possíveis futuros alunos, é provável que mais pessoas cheguem à ela interessadas pelos cursos disponíveis.

2. Tenha uma boa estrutura 

Manter uma boa estrutura, mesmo que em ambiente virtual, ajuda muito na atração. O aluno precisa ter uma boa experiência desde o primeiro contato com a IES. Tenha um bom sistema, ferramentas, suporte para ajudar os alunos, site que funciona bem e que contém todas as informações necessárias. Tudo isso está relacionado à estrutura e com certeza será um diferencial.

3. Ofereça formas de pagamento variadas

Sabemos que o financeiro é um ponto muito importante para o aluno EaD. Por isso, você deve oferecer diversas formas de pagamento para que ele tenha opções para decidir. Tenha formas de parcelamento, financiamento e até mesmo bolsa. Esse pode ser um fator decisivo na escolha do aluno.

Banner de divulgação do ebook gratuito: "Financiamento estudantil: guia completo para as IES". Link para download: https://materiais.saraivaeducacao.com.br/lp-ebook-financiamento-estudantil?utm_source=blog-post&utm_medium=banner&utm_campaign=material-rico

4. Peça ajuda dos alunos

Contar com depoimentos de ex-alunos e também dos atuais pode ajudar muito na atração de novos estudantes. Ter falas de quem está dentro da IES, vivenciando toda a estrutura, o curso, os conteúdos ou de pessoas que se formaram e estão com bons empregos faz com que o novo aluno tenha mais interesse e confiança para escolher a sua instituição.

Esperamos que o texto tenha te ajudado a entender mais sobre o aluno EaD. E se você quiser saber como funciona a autorização do MEC para cursos a distância, não deixe de conferir nosso artigo sobre o assunto!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *