Conheça 9 autores que falam sobre a tecnologia na educação

Contar com docentes e gestores educacionais atualizados é fundamental para a qualidade do ensino superior. Porém, como fazer isso? Estar em contato com autores renomados da área é um passo importante. Conheça 9 autores que abordam tecnologia e educação aqui!
Autores que falam sobre tecnologia na educação: fotografia de uma estudante usando o computador e desenhando em um tablet.

Para os educadores, consumir conteúdo sobre o trabalho é fundamental. É com estudo constante e atenção para inovação com base em ciência que os profissionais da educação trazem melhorias às instituições. Para isso, conhecer autores que falam sobre a tecnologia na educação é essencial.

Com um repertório repleto de novos conteúdos, pesquisas e debates, os gestores e docentes podem incluir diferenciais didáticos. Esse aperfeiçoamento é válido em todos os segmentos educacionais, mas é ainda mais importante no ensino superior.

Com a ampla gama de possibilidades que os alunos têm de investir em seu futuro, seja em diferentes instituições, cursos e modalidades, a inovação tem o papel fundamental  de destacar a IES em relação ao mercado e ao mundo acadêmico. Ou seja, uma instituição de ensino que ofereça uma equipe aliada às inovações científicas está um passo à frente perante a comunidade acadêmica.

Nesse caso, quando setores administrativos e pedagógicos buscam entender melhor o funcionamento da educação no Brasil, eles estão atentos às novidades, às estratégias e, claro, às aplicações do conhecimento dentro e fora de sala de aula.

Dessa forma, eles têm maiores oportunidades para testar e incentivar as mudanças – cada vez mais necessárias para tornar a educação mais inclusiva e humanizada. Isso, além de promover a melhor absorção e difusão do conteúdo, também torna a instituição de educação superior (IES) fundamental para a sociedade.

Inovação e tecnologia: fundamentais para o ensino superior

Nesse sentido, o papel da tecnologia se destaca. Isso porque a inserção tecnológica não só permite que os alunos tenham o melhor aproveitamento das aulas, mas também torna o ensino cada vez mais acessível e melhora sua distribuição.

Assim, mais pessoas têm acesso a esse conteúdo, menos barreiras estão presentes no ensino superior e as equipes pedagógicas contribuem para o desenvolvimento social, econômico e científico da sociedade.

Além de falar especificamente sobre inovação no ensino, a literatura relacionada à gestão inovadora amplia as possibilidades da administração. Frente aos desafios de criar, ampliar e promover cursos de graduação e pós-graduação que atraiam alunos engajados, os gestores devem estar alinhados a metodologias de trabalho com tecnologia, estudos e ótica voltados ao contexto contemporâneo.  

Outro ponto importante é a convergência dos conhecimentos: em sala de aula, os docentes podem (e devem) trazer debates contemporâneos aos cursos. Dessa forma, eles contextualizam os desafios socioeconômicos e formam profissionais mais atrelados a soluções diferenciadas.

A compreensão da tecnologia de educação e gestão tem um papel importante na elaboração de cursos: o design instrucional, técnica que otimiza a difusão de conteúdo para a aprendizagem, exige estudos e análises qualificadas. Com esse conhecimento em mãos, os profissionais de educação estarão mais preparados para implantar lógicas efetivas para potencializar o ensino.

Na hora de atualizar os conhecimentos sobre educação e gestão, não importa o setor e o segmento, é importante consumir conteúdo multimídia, atualidades e, claro, livros de referência. Para isso é importante que os profissionais estejam atentos às novidades e possam colocar em suas rotinas e formações pessoais a prioridade em buscar cada vez mais conhecimento técnico e pedagógico para trazer à sua prática.

Com intuito de difundir a inovação, vamos destacar alguns dos principais autores que falam sobre tecnologia na educação.

Autores que falam sobre tecnologia na educação: onde encontrar

A seleção de autores abaixo visa ampliar o repertório dos profissionais de educação. Com conteúdos sobre gestão, pedagogia, pesquisa, psicologia, design e sistemas de informação, estes pesquisadores abordam metodologias que podem ser aplicadas em instituições de educação superior.

Com isso, é possível tornar o corpo discente cada vez mais preparado para enfrentar os desafios de educar alunos, contribuir para a produção científica, promover a democratização do ensino e buscar o desenvolvimento do setor.

Confira, agora, 9 autores que falam sobre tecnologia na educação.

1. Andrea Filatro

A autora é Mestra e Doutora pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, onde também se graduou em Pedagogia. Formada em Gestão de Projetos pela FIA, é consultora em educação a distância e líder do grupo de pesquisa IDE/UNASP – Inovação e Design em Educação. Em sua docência, contribui para o curso de Gestão Estratégica de Pessoas na FIA.

Entre suas obras, estão “Design Thinking na educação presencial, à distância e corporativa”, “Produção de conteúdos educacionais”, “Metodologias Inovativas na educação presencial, a distância e corporativa”, “Como preparar conteúdos para EAD”, “Design instrucional 4.0” e “Data Science na Educação: Presencial, a Distância e Corporativa”.

 Além de contribuir para pesquisas em diferentes setores da educação e temáticas de Direito e Administração, Filatro é uma referência para outros autores e para gestores de IES. 

Para docentes e gestores que buscam modalidades de ensino e aprendizagem mais ativas, as obras são um ponto de partida importante.

Conheça as obras da autora.

2. Sanmya Feitosa Tajra

Sanmya Feitosa Tajra iniciou seus estudos em Administração (UFPI) e deu continuidade com um mestrado em Educação (PUC-SP) e um doutorado em Planejamento Urbano e Regional (Univap-SP). Também se especializou em Planejamento Estratégico e Sistemas de Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).

Também é professora de graduação e pós-graduação das áreas de Empreendedorismo, Planejamento Estratégico, Sistemas de Informação e Organização, Sistemas e Métodos, além de oferecer serviços de consultoria organizacional para setores diversos.

A autora se envolveu em pesquisas sobre gestão de saúde, informatização e tecnologia, comunicação e liderança. Seu conhecimento pode ser aplicado em instituições de ensino na criação de sistemas inovadores e organização empresarial voltada a novas tecnologias e ideias. Entre suas obras estão “Desenvolvimento de Projetos Educacionais – Mídias e Tecnologias” e “Empreendedorismo – Conceitos e Práticas Inovadoras”.

Os gestores que buscam incentivar a busca pelo conhecimento com um sistema mais organizado, além de otimizar os setores administrativos, vão encontrar na bibliografia de Tajra informações relevantes a seus interesses.

Conheça os livros da autora.

3. Dinamara Pereira Machado

Co-autora de “Educação a Distância – Fundamentos, Tecnologias, Estrutura e Processo de Ensino e Aprendizagem”, suas pesquisas contribuem para a implantação de sistemas mais eficientes para essa modalidade de ensino.

Além de autora publicada, é diretora da Escola Superior de Educação do Centro Universitário Internacional Uninter. Graduou-se em Letras e, posteriormente, Pedagogia. Mestra em Educação com pesquisa intitulada “Perspectivas de Docência e Interação na Educação Superior: Ambiente Virtual de Aprendizagem TelEduc”, também realizou doutorado na PUC-SP sobre as práticas formativas em um curso de Pedagogia na modalidade de educação a distância.

A leitura do trabalho da educadora é fundamental para as equipes educacionais de Pedagogia, Gestão e IESs que implantaram ou pretendem implantar a modalidade EAD.

4. Tsedal Neeley

Neeley é docente na Harvard Business School, uma das instituições mais reconhecidas mundialmente pela formação de gestores capacitados para as demandas contemporâneas. Seu trabalho envolve a difusão de conhecimentos técnicos, científicos e sociológicos em relação à tecnologia implantada para o trabalho.

“O trabalho virtual, difuso e global se tornará significativo para nossa atividade profissional. Vai expandir nosso repertório, habilidades e performance, tornando nós mesmos e nossas organizações muito melhores”, diz a autora e pesquisadora.

Os profissionais da educação e gestores de instituições de educação superior podem se beneficiar do livro “A Revolução do Trabalho Remoto”, escrito por Neeley, para entender as melhores formas de construir uma instituição conectada e preparada para cursos a distância e equipes remotas.

5. Roberto Madruga

O professor e consultor é especialista em tecnologias para a experiência do consumidor. Nesse contexto, seu trabalho deu repertório para a publicação do livro “Treinamento e Desenvolvimento com Foco em Educação Corporativa”. Porém seus conhecimentos em Design Instrucional, Design Thinking e Gamification podem ser aplicados à gestão de ensino.

Além disso, as estratégias abordadas na obra visam reforçar o papel dos educadores ao analisar e implantar as melhores metodologias para tornar as aulas presenciais e a distância mais atrativas aos alunos, o que é importante em qualquer segmento educacional.

Madruga é Professor convidado da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e HSM Educação Executiva, além de ter 30 anos de experiência em gestão e consultoria.

6. Patricia Peck Pinheiro

A advogada é autora de uma literatura fundamental para educadores de Direito: “Proteção de Dados Pessoais: Comentários à Lei n. 13.709/2018 (LGPD)”. Com o avanço dos debates sociais e jurídicos sobre a privacidade nos meios digitais, torna-se cada vez mais fundamental que o egresso do curso de Direito tenha repertório sobre a temática.

O livro busca contextualizar e inserir a prática da lei no cenário brasileiro atual, além de oferecer um panorama dos desafios e expectativas em torno da privacidade e do Direito digital.

Pinheiro fez parte de mais de 30 livros publicados sobre Direito Digital. É pesquisadora convidada do Instituto Max Planck de Hamburgo e Munique, e da Universidade de Columbia, nos EUA. 

Leciona como convidada na Universidade de Coimbra e na Universidade Central do Chile. Também atua na área de Cibersegurança da Escola de Inteligência do Exército Brasileiro. Conselheira titular nomeada para o Conselho Nacional de Proteção de Dados (CNPD). É presidente da Comissão Especial de Privacidade e Proteção de Dados da OAB-SP.

7. Nilbo Ribeiro Nogueira

O educador é especialista em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando em temáticas como: Metodologias Ativas, Pedagogia dos Projetos, Interdisciplinaridade, Projeto Político-Pedagógico, Educação Emocional e Tecnologia Educacional. Doutor em Educação pela PUC-SP, atua como docente e consultor educacional.

É autor de “Práticas pedagógicas e uso da tecnologia na escola”, voltado ao ensino básico, e “Pedagogia dos Projetos: etapas, papéis e autores”, que visa desmistificar a criação de metodologias de ensino efetivas e inovadoras.

8. Ernani Terra

Terra é autor de “Linguagem, Língua e Fala” e “Práticas de Leitura e Escrita”, obras que visam estudar e analisar a comunicação educacional. Com o objetivo de otimizar o uso da linguagem, podem ser aplicadas dentro e fora da sala de aula. Com as novas tecnologias e a digitalização de ambientes de estudo e trabalho, a comunicação tem um papel-chave em tornar o fluxo mais eficiente, claro e inclusivo.

As noções de texto, gramática, linguagem, discurso e interpretação são ferramentas essenciais para alunos e docentes. Além de facilitar a transmissão de informações, auxiliam os profissionais a ter clareza em qualquer área. Os livros são, portanto, aplicáveis tanto na criação de matrizes curriculares como em bibliografias, incentivando estudantes a melhorar sua comunicação para mostrar o conhecimento adquirido, se destacar no mercado de trabalho e participar de atividades em meios digitais.

Ernani Terra é filólogo, gramático e pesquisador. Com doutorado em Língua Portuguesa com foco na leitura de professores, atua em pesquisas sobre o discurso literário com fundamento na Semiótica discursiva.

9. Getulio K. Akabane

Com os avanços tecnológicos, os gestores da área de educação precisam ter os conhecimentos necessários para modernizar sua atuação. Com a literatura científica, é possível aprender mais e implantar novas estratégias de gestão baseadas em inovação e desenvolvimento.

Um autor que pode beneficiar esse processo é Getúlio K. Akabane. No livro “Gestão estratégica das tecnologias cognitivas”, Akabane se volta às aplicações de mídias sociais e à ciência de dados para investigar conceitos e as aplicações de aprendizagem profunda (deep learning). O autor estuda as possibilidades de implementação de plataformas digitais para desenvolvimento de competências e habilidades.

Akabane possui Doutorado em Administração de Empresas (EAESP-FGV) e Pós-Doutorado na Universidade de Tóquio. Além de ter atuado profissionalmente como executivo de Logística nacional e internacionalmente, tem trajetória de docência em TI e Logística em instituições de ensino públicas e privadas.

Leitura e formação de equipes: a importância para as IES

A equipe de uma IES deve estar sempre preparada para oferecer o melhor a seus alunos. Isso significa foco em infraestrutura, matrizes curriculares, tecnologia e também formação continuada e qualificação de profissionais.

Um grande destaque é ter professores e coordenadores especialistas em suas áreas, além de voltados para as novas pesquisas e metodologias relevantes em sua atuação. 

Portanto, incentivar a equipe a se manter em dia com a literatura e a formação é mais um método de tornar a IES um destaque pedagógico e profissional, melhorando a experiência do aluno.

Oferecer formação continuada, bibliotecas especializadas, plataformas de aprendizagem virtuais, conteúdo multimídia, centros de pesquisa e eventos voltados aos docentes e coordenadores são formas de incentivar a atualização constante sobre educação, inovação e tecnologia, tornando a comunidade escolar como um todo melhor preparada.

E já que você se interessou pelos autores que falam sobre a tecnologia na educação, aproveite para ler mais sobre a importância e os benefícios do ensino interativo também!

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