A avaliação é uma etapa muito importante na verificação da aprendizagem dos estudantes, pois ela serve para apurar se eles realmente estão se desenvolvendo e alcançando os objetivos propostos. Para as instituições de educação superior (IES), ela subsidia a tomada de decisões nos diversos âmbitos da gestão acadêmica.
Contudo, diferente do método tradicional, a avaliação online requer adequação e alinhamento à execução das aulas nos ensinos remoto e a distância (EaD).
Dessa maneira, é necessário utilizar diferentes mecanismos para avaliar se seus alunos estão aprendendo e conseguindo acompanhar as aulas online.
Até porque, o ensino remoto, que se popularizou durante os últimos anos, atrai um perfil de estudante (aluno EaD) mais independente e com menos tempo disponível em relação ao aluno do modelo presencial.
Felizmente, as novas tecnologias introduzem várias possibilidades para alcançar esse objetivo. Trazem, também, a oportunidade de repensar inteiramente a forma como avaliamos nossos estudantes e de torná-los verdadeiros alunos do futuro.
Neste artigo, iremos apresentar como as IES podem tornar o processo de avaliação online prático e eficiente no ensino a distância. Acompanhe!
O que é avaliação online?
Avaliação online é o método para examinar o conhecimento do aluno por meio de testes ou atividades realizadas no ambiente virtual. Representa, por isso, uma quebra do paradigma antigo de avaliação por meio de provas presenciais, e pode propiciar a aplicação de metodologias ativas.
Como são realizadas via tecnologias de informação e comunicação (TICs), as avaliações online representam também uma vasta gama de possibilidades. Antes, era muito comum que os métodos avaliativos compreendessem apenas provas objetivas, discursivas e alguns trabalhos.
Hoje, as IES possuem a prerrogativa de investir em métodos avaliativos diversificados por meio da avaliação online. Isso é muito interessante da perspectiva do aprendizado. O corpo estudantil pede por abordagens múltiplas de aprendizagem para ser contemplado em sua diversidade.
Em outras palavras, não são todos que aprendem por meio de estudo voltado para redigir um texto ou marcar questões de múltipla escolha. Alguns dos alunos melhoram seu rendimento acadêmico se são estimulados a gravar um vídeo explicando sobre aquele assunto, ou a montar um mapa mental.
Vale ressaltar que essas atividades são plenamente possíveis também no ensino presencial. No entanto, são mais comuns no caso do ensino superior a distância, que é conhecido pela maior integração de tecnologia. Além disso, a entrega dessas atividades quase sempre se opera pelo meio virtual, pelo que podemos chamá-las também de avaliação online.
Como desenvolver a avaliação online no ensino remoto e EaD?
A avaliação online é a ferramenta que garante o sucesso da aprendizagem no ensino remoto e EaD. Entretanto, o processo necessita de estrutura, organização e análise curricular para funcionar.
Deve-se levar em consideração que, no ensino remoto, o perfil de alunos tende a divergir do ensino presencial. Nesse caso, alunos com diferentes cronogramas estão participando. Diante disso, pode valer a pena incluir atividades de avaliação assíncronas.
Vejamos como os alunos podem ser avaliados nesse contexto de maneira eficiente.
- A avaliação online deve abarcar todo o ciclo de aprendizagem;
- A avaliação online deve utilizar instrumentos diversificados;
- As entregas em pequenas etapas fazem parte da avaliação;
- Os objetivos da avaliação devem ser claros e compartilhados;
- Os resultados devem impactar a estrutura do curso;
- Considere os diferentes alunos.
Leia também: Entenda a importância da EaD para o ensino superior
1. A avaliação online deve abarcar todo o ciclo de aprendizagem
Nas aulas remotas, a etapa de avaliação permanece sendo um desafio às práticas educacionais. Dessa forma, a atribuição de notas aos alunos deve resultar de um processo que engloba todo o ciclo de aprendizagem de uma disciplina.
Logo, prevalece o que determina as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Superior (DCNs), sendo que a checagem de rendimento acadêmico deve ser feita por meio de avaliações abrangentes e periódicas.
A periodicidade, inclusive, é a chave para detectar e resolver problemas de aprendizagem. Quando o aluno entra em contato com a avaliação antes de passar para o próximo conteúdo, isso garante que haverá mais momentos de revisão.
Além disso, com resultados frequentes, o docente pode avaliar o rendimento da turma como um todo e, se necessário, reajustar o plano de aula e atividades para reforçar lacunas de conhecimento.
Assim, é possível detectar quais conteúdos foram ou não assimilados, além de fornecer dados importantes para buscar melhorias e a adoção de novas estratégias e metodologias no ensino.
Essa prática fortalece não apenas a relação de aprendizagem daquele período, mas ajuda a fornecer os insights necessários na aplicação da disciplina em turmas futuras.
2. A avaliação online deve utilizar instrumentos diversificados
Para realizar uma avaliação online coerente, justa e adequada aos estudantes, é importante que a IES considere a utilização de diversos instrumentos nesse processo.
Como existem diferentes metodologias de aprendizagem, os diferentes tipos de avaliação também irão produzir performances distintas.
Outro ponto a ser levado em consideração é que os alunos não aprendem todos da mesma forma. Enquanto algumas pessoas se sentem mais confortáveis escrevendo para absorver o conteúdo, outras podem se beneficiar mais de atividades interativas.
O reflexo disso é que, se o docente utiliza apenas um método, alguns alunos podem não conseguir demonstrar seu conhecimento. A diversificação ajuda a avaliar melhor o rendimento de cada um, além de promover uma troca de informações entre os estudantes.
Sendo assim, para compor um método avaliativo é importante utilizar diferentes abordagens e práticas quantitativas e qualitativas, que podem incluir:
- apresentações orais;
- auto avaliação;
- avaliações com e sem consulta;
- cumprimento de tarefas em plataformas de aprendizagem;
- desenvolvimento de projetos colaborativos online;
- participação nas atividades propostas e em fóruns;
- provas discursivas;
- testes objetivos, entre outros.
Apresentações orais
Essa metodologia pode ser utilizada para estimular a troca entre alunos, especialmente relevante no ensino remoto. Propor séries de seminários permite que os alunos se envolvam na pesquisa de uma temática e tentem encontrar a melhor forma de expor o conteúdo para a turma.
Nesse processo, é necessário ler, sintetizar, revisar e reorganizar o conteúdo de uma forma mais simples, um desafio que permite ao estudante fixar melhor essa temática.
Autoavaliação
Um dos pilares da educação a distância é que os alunos tenham mais autonomia do tempo e da forma de sua aprendizagem. Essa prática estimula a autogestão do estudante e ajuda a desenvolver outras habilidades e competências na esfera socioemocional, como responsabilidade e resiliência.
Nesse caso, o aluno revê seu próprio rendimento e seu contato com a disciplina. Assim, pode analisar também quais foram as lacunas de compreensão, o que impacta nos estudos futuros.
Avaliações com e sem consulta
Assim como nas avaliações presenciais, é possível fazer atividades com e sem consulta. Para momentos de analisar a absorção do estudante, pode ser interessante realizar provas sem consulta.
Já para analisar a capacidade de síntese e compreensão das informações, as atividades com consulta fornecem o ponto de partida e criam uma trajetória de como utilizar uma grande quantidade de temas para encontrar e compartilhar o aprendizado adquirido durante os estudos.
Cumprimento de tarefas em plataformas de aprendizagem
Essa modalidade de avaliação pode ser feita em diferentes momentos durante o semestre. As plataformas de aprendizagem facilitam o acesso do aluno e permitem ao docente organizar o plano de aulas.
Também oferecem dados organizados sobre a realização e o rendimento dos alunos para o professor. Então, fica mais simples ver quais itens foram acessados, além de resultados.
Desenvolvimento de projetos colaborativos online
Hoje, existem diferentes ferramentas digitais que permitem a colaboração de alunos, mesmo a distância. Aplicativos de prototipagem ajudam a concretizar os aprendizados em sala de aula. Já as atividades gamificadas permitem incentivar a aprendizagem por meio de um ambiente de competitividade saudável.
Dessa forma, os processos de avaliação trazem também um aspecto interativo e um pouco lúdico, o que traz leveza e uma perspectiva diferente para a avaliação.
Participação nas atividades propostas e em fóruns
Também vale levar em consideração a interatividade em momentos de aula. Os cursos remotos exigem uma atenção maior de docentes e alunos para a conexão e o estabelecimento de relações de aprendizagem e networking.
Mas as plataformas de aprendizagem permitem a utilização de ferramentas de fóruns para promover conversas. Como forma de avaliação, os docentes podem propor atividades de interação.
Provas discursivas
As tradicionais provas discursivas também podem ser feitas no ambiente virtual. O docente pode realizar provas em que os alunos elaborem ensaios e outros conteúdos mais longos para demonstrar sua compreensão das temáticas vistas.
Testes objetivos, entre outros
Da mesma forma, as plataformas digitais permitem a realização de atividades objetivas. Os professores podem realizar provas recorrentes para medir o aproveitamento e também organizar provas ao final das aulas.
Leia também: Saiba como fazer avaliação no ensino a distância, possibilidades e desafios
3. As entregas em pequenas etapas fazem parte da avaliação
Algumas atividades que geram entregas em pequenas etapas podem ajudar os alunos a cumprir todo o processo, como a aplicação de trilhas de aprendizagem, por exemplo.
Dessa forma, dividir projetos ou produções mais extensas e complexas por fases, torna mais perceptível a evolução e o desenvolvimento dos discentes ao longo do curso.
4. Os objetivos da avaliação devem ser claros e compartilhados
No ensino a distância, principalmente, os objetivos da avaliação devem ser mais evidentes e compartilhados com todos os alunos.
É necessário que o professor explique aos estudantes o que será abordado e os motivos de determinado conteúdo ser trabalhado. Ainda, o docente deve compartilhar o que se espera da turma com a atividade, quais habilidades e competências serão desenvolvidas, etc.
Isso faz com os alunos compreendam melhor como serão avaliados, permitindo o alinhamento de estratégias e metodologias pedagógicas para potencializar a aprendizagem.
5. Os resultados devem impactar a estrutura do curso
Com a popularização dos cursos EaD, muitas instituições de ensino buscam incorporar essa modalidade ao seu rol de cursos ou abrir a oferta para contemplar mais alunos.
Porém, a montagem ou adaptação de uma graduação para o modelo exige o mesmo preparo e atenção que os cursos tradicionais. Isto é, apesar de existir um projeto pedagógico de formação, ele também deve funcionar como ponto de partida para potenciais alterações necessárias.
As atividades de avaliação devem estar integradas na criação do curso, e não serem pensadas posteriormente. O documento que origina as disciplinas deve conter uma ideia das avaliações que serão feitas e quais temáticas serão incluídas.
Além disso, durante a incorporação dessa modalidade, os coordenadores de curso podem – e devem – se atentar para os resultados como forma de determinar novas estratégias educacionais para turmas posteriores.
6. Considere os diferentes alunos
O ensino superior ainda sofre com a falta de diversidade em sua composição. Seja por falta de representação racial e de gênero no corpo docente, seja pela inacessibilidade física e econômica dos campi, ainda é claro que muito da dificuldade de acesso está ligada às pessoas em grupos tradicionalmente excluídos.
Pensando nisso, o docente deve elaborar estratégias de avaliação que contemplem as possibilidades mais amplas do ensino online.
Enquanto no ensino presencial pessoas que moram longe do campus têm mais dificuldade de comparecer, no remoto, essa barreira diminui. Então, existe a possibilidade de atividades em grupo, que podem ser benéficas para a formação acadêmica e socioemocional.
Já no aspecto bibliográfico, as provas com consulta presenciais trazem uma questão: as bibliotecas universitárias têm limite de acervo e não contam com exemplares suficientes para todos.
Em contrapartida, as bibliotecas digitais, que podem fazer parte da plataforma de aprendizagem, oferecem empréstimos concomitantes e não limitam os acessos. Nesse contexto, múltiplos alunos podem contar com as referências durante a realização de avaliações.
Como aplicar a avaliação online?
Além de avaliar se o conteúdo foi realmente absorvido pelos alunos no curso de graduação a distância ou no ensino remoto, as avaliações online também possibilitam:
- identificar os pontos fortes e fracos dos estudantes em cada disciplina;
- mensurar a qualidade dos conteúdos e do ensino do curso;
- aprimorar a didática do professor;
- observar a motivação dos alunos;
- medir os objetivos da instituição;
- aperfeiçoar os modelos de avaliação utilizados.
A seguir, listamos 5 exemplos de como a avaliação online pode ser aplicada:
1. Avaliando o engajamento
Em um curso a distância, é imprescindível que o professor encontre mecanismos para verificar o engajamento dos alunos nos meios de comunicação entre os administradores da disciplina. Isso pode ser medido das seguintes formas:
- presença e participação em atividades síncronas;
- número de acessos e tempo de permanência na plataforma de ensino;
- envio de mensagens e dúvidas, etc.
2. Avaliando as atividades realizadas
A avaliação online em cursos EaD e no ensino remoto pode ser estruturada das seguintes formas:
- questões de múltipla escolha;
- respostas discursivas;
- elaboração de redações e artigos, entre outras.
Ainda que essas atividades não sejam avaliadas por meio de nota, é possível que o professor analise como está o aprendizado dos alunos e se há a necessidade de trabalhar novas metodologias de ensino, reforçando pontos que ficaram pouco compreendidos.
3. Avaliando as aulas síncronas
As ferramentas de bate-papo e de chat nas plataformas de aula online também podem ser utilizadas como um método de avaliação online pelo professor, pois elas ajudam a verificar a discussão da turma sobre os temas tratados na disciplina.
Normalmente, elas são utilizadas ao mesmo tempo em que são ministradas as aulas expositivas. Entretanto, elas podem proporcionar debates de longa duração, nos quais os alunos terão um maior prazo para comentar e opinar.
4. Avaliando o acompanhamento das leituras
Também é possível acompanhar o aprendizado dos alunos por meio de um cronograma de leituras previamente indicadas, que pode abordar:
- bibliografia obrigatória;
- bibliografia complementar;
- materiais confeccionados pelo curso;
- lista de textos, etc.
Todas essas leituras reforçam os conhecimentos sobre disciplina, já que devem ser indicados de acordo com a evolução do tema e do próprio estudante.
Essa prática de avaliação online pode ser tomada solicitando que os alunos façam o registro do que já foi lido por meio de relatórios de leitura ou na participação de discussões das aulas sobre os conteúdos abordados.
5. Os resultados devem impactar a estrutura do curso
Com a popularização dos cursos EaD, muitas instituições de ensino buscam incorporar essa modalidade ao seu rol de cursos ou abrir a oferta para contemplar mais alunos.
Porém, a montagem ou adaptação de uma graduação para o modelo exige o mesmo preparo e atenção que os cursos tradicionais. Isto é, apesar de existir um projeto pedagógico de formação, ele também deve funcionar como ponto de partida para potenciais alterações necessárias.
As atividades de avaliação devem estar integradas na criação do curso, e não serem pensadas posteriormente. O documento que origina as disciplinas deve conter uma ideia das avaliações que serão feitas e quais temáticas serão incluídas.
Além disso, durante a incorporação dessa modalidade, os coordenadores de curso podem – e devem – se atentar para os resultados como forma de determinar novas estratégias educacionais para turmas posteriores.
6. Considere os diferentes alunos
O ensino superior ainda sofre com a falta de diversidade em sua composição. Seja por falta de representação racial e de gênero no corpo docente, seja pela inacessibilidade física e econômica dos campi, ainda é claro que muito da dificuldade de acesso está ligada às pessoas em grupos tradicionalmente excluídos.
Pensando nisso, o docente deve elaborar estratégias de avaliação que contemplem as possibilidades mais amplas do ensino online.
Enquanto no ensino presencial pessoas que moram longe do campus têm mais dificuldade de comparecer, no remoto, essa barreira diminui. Então, existe a possibilidade de atividades em grupo, que podem ser benéficas para a formação acadêmica e socioemocional.
Já no aspecto bibliográfico, as provas com consulta presenciais trazem uma questão: as bibliotecas universitárias têm limite de acervo e não contam com exemplares suficientes para todos.
Em contrapartida, as bibliotecas digitais, que podem fazer parte da plataforma de aprendizagem, oferecem empréstimos concomitantes e não limitam os acessos. Nesse contexto, múltiplos alunos podem contar com as referências durante a realização de avaliações.
Como aplicar a avaliação online?
Além de avaliar se o conteúdo foi realmente absorvido pelos alunos no curso de graduação a distância ou no ensino remoto, as avaliações online também possibilitam:
- identificar os pontos fortes e fracos dos estudantes em cada disciplina;
- mensurar a qualidade dos conteúdos e do ensino do curso;
- aprimorar a didática do professor;
- observar a motivação dos alunos;
- medir os objetivos da instituição;
- aperfeiçoar os modelos de avaliação utilizados.
A seguir, listamos 5 exemplos de como a avaliação online pode ser aplicada:
1. Avaliando o engajamento
Em um curso a distância, é imprescindível que o professor encontre mecanismos para verificar o engajamento dos alunos nos meios de comunicação entre os administradores da disciplina. Isso pode ser medido das seguintes formas:
- presença e participação em atividades síncronas;
- número de acessos e tempo de permanência na plataforma de ensino;
- envio de mensagens e dúvidas, etc.
2. Avaliando as atividades realizadas
A avaliação online em cursos EaD e no ensino remoto pode ser estruturada das seguintes formas:
- questões de múltipla escolha;
- respostas discursivas;
- elaboração de redações e artigos, entre outras.
Ainda que essas atividades não sejam avaliadas por meio de nota, é possível que o professor analise como está o aprendizado dos alunos e se há a necessidade de trabalhar novas metodologias de ensino, reforçando pontos que ficaram pouco compreendidos.
3. Avaliando as aulas síncronas
As ferramentas de bate-papo e de chat nas plataformas de aula online também podem ser utilizadas como um método de avaliação online pelo professor, pois elas ajudam a verificar a discussão da turma sobre os temas tratados na disciplina.
Normalmente, elas são utilizadas ao mesmo tempo em que são ministradas as aulas expositivas. Entretanto, elas podem proporcionar debates de longa duração, nos quais os alunos terão um maior prazo para comentar e opinar.
4. Avaliando o acompanhamento das leituras
Também é possível acompanhar o aprendizado dos alunos por meio de um cronograma de leituras previamente indicadas, que pode abordar:
- bibliografia obrigatória;
- bibliografia complementar;
- materiais confeccionados pelo curso;
- lista de textos, etc.
Todas essas leituras reforçam os conhecimentos sobre disciplina, já que devem ser indicados de acordo com a evolução do tema e do próprio estudante.
Essa prática de avaliação online pode ser tomada solicitando que os alunos façam o registro do que já foi lido por meio de relatórios de leitura ou na participação de discussões das aulas sobre os conteúdos abordados.
5. Avaliando com o auxílio de soluções tecnológicas
Para submeter os alunos ao objetivo de aprendizagem do curso, gestores e professores podem contar, ainda, com o apoio das ferramentas tecnológicas.
A aplicação de tecnologias inovadoras nos métodos avaliativos abre um amplo leque de possibilidades para os professores. Jogos interativos, estudos de caso, produção de conteúdo audiovisual, montagem de mapas mentais, simulados com correção automática…
Essas são apenas algumas das opções tornadas viáveis com aplicação de TICs na educação. A combinação dessas modalidades ao longo de uma disciplina é uma forma de aumentar a motivação dos alunos.
Que tal conhecer melhor as modalidades da avaliação online? É o assunto do próximo tópico! Vamos apresentar uma lista com os principais tipos de avaliação online em 2021, e logo em seguida vamos detalhar cada um deles.
Quais são os tipos de avaliação online?
- Simulados virtuais;
- Fóruns;
- Wikis;
- Simulações e rodas de discussão;
- Apresentações multimídia.
Conheça melhor cada tipo de avaliação online!
A partir de agora, vamos explicar melhor como funciona cada tipo de avaliação online. Essa explicação irá compreender a definição de cada modalidade avaliativa, além da indicação de ferramentas para desenvolvimento de cada uma.
1. Simulados virtuais
Simulados de exames oficiais, como Enade e Exame OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) já existiam antes da avaliação online. No entanto, são potencializados com os recursos típicos do mundo digital.
É possível, por exemplo, concentrar todas as questões das edições anteriores desses exames em grandes bancos de dados virtuais. Isso ajuda a compreender melhor os exames oficiais e dá mais subsídios para que o aluno se prepare.
A correção automática, feita pelo computador, é outra mão na roda na rotina de trabalho dos professores. Essas e outras vantagens culminaram na construção de várias plataformas de aprendizagem que contam com toda uma infraestrutura de questões.
Além de abordar todas as possibilidades apresentadas anteriormente, essas plataformas digitais auxiliam os alunos a terem um melhor desempenho acadêmico e, assim, a IES pode melhorar sua nota na avaliação do Ministério da Educação (MEC) por seu ensino de qualidade.
As plataformas de simulados são instrumentos interessantes para a avaliação online, pois agilizam o processo e permitem que o corpo docente otimize o tempo gasto, concentrando esforços no ensino.
Algumas delas contam com ferramentas completas, atendendo às especificidades de cada curso, com um banco de questões inédito e atualizado.
Além disso, elas também disponibilizam relatórios que facilitam o diagnóstico de desempenho para a tomada de decisões pedagógicas da sua IES.
2. Fóruns
Os fóruns são ferramentas assíncronas que têm como objetivo levantar um debate virtual sobre determinado assunto.
Funcionam da seguinte forma: o professor escolhe algum tema relacionado à matéria, como alguma notícia ou acontecimento relevante, e pede para que os alunos o analisem de forma crítica.
A partir disso, os estudantes escrevem comentários num ambiente virtual dedicado ao fórum, normalmente já contido no AVA. Eles comentam tanto em resposta à pergunta principal feita pelo professor, quanto em resposta aos comentários dos colegas.
Por isso, é interessante que o professor estabeleça uma quantidade pré-definida de comentários. Por exemplo: todos devem responder à pergunta principal, e também responder a dois comentários de colegas.
3. Wikis
A wiki é outro recurso assíncrono que também visa a compor coletivamente o conhecimento de determinado assunto. No entanto, isso é feito pela construção de uma página online, semelhante ao formato das páginas da Wikipédia.
Essa opção é muito interessante porque situa os alunos no contexto da informação virtual. Eles exercitam aptidões de edição colaborativa de um espaço semelhante a um site, aprimorando assim sua comunicação por meio das TICs.
A ideia é que os alunos se dividam em grupos, pesquisem sobre o assunto elencado pelo professor e redijam as várias seções da wiki. Podem inserir texto, imagens, links e referências ao conteúdo, além de trabalhar a coesão da página como um todo e sua escaneabilidade.
Dica de ferramenta: o PBworks é um site dedicado à criação de wikis virtuais, de uso aberto e gratuito para páginas individuais e projetos educativos. Professor e alunos podem utilizar esse recurso para organizar suas atividades.
4. Simulações e rodas de discussão
Essas opções de avaliação já eram comuns no contexto presencial, e são perfeitamente transponíveis ao ambiente virtual. Na verdade, revelam-se como uma das melhores modalidades de avaliação online síncrona.
A ideia aqui é aproveitar o momento de interação em tempo real entre alunos e professores. Quando todos estão presentes e conseguem trocar informações, a construção do conhecimento é potencializada.
Assim, vale a pena dedicar espaços avaliativos a rodas de discussão, que procuram debater algum tema previamente definido, ou a simulações. Nas simulações, os alunos devem desempenhar papeis para discutir sobre o assunto. Como exemplo, podemos citar simulações de julgamentos, no caso de cursos de Direito.
A realização dessas atividades pode ocorrer pelas ferramentas de videoconferência, como Zoom e Google Meets. A participação da turma como um todo ou de cada aluno pode ser utilizada como parâmetro para atribuição de nota.
5. Apresentações multimídia
Por meio de recursos tecnológicos disponíveis nas redes, os alunos possuem várias possibilidades para montar apresentações de trabalhos. Essa é uma ótima oportunidade para que eles conheçam formas de produzir conteúdo multimídia, que tem ganhado cada vez mais destaque no mundo virtual.
Vamos apresentar, a seguir, algumas sugestões de formatos interessantes para montar apresentações, acompanhadas de ferramentas disponíveis para cada uma.
- Apresentações gráficas: também conhecidas como “slides”, são utilizadas para mostrar o conteúdo por meio de imagens, gráficos e texto reduzido. Podem ser feitas por meio do site Canva ou Prezi. Além disso, algumas plataformas de videoconferência, como Zoom e Google Meets, possuem recursos para veicular essas apresentações à turma.
- Apresentações em vídeo: têm muito destaque no atual contexto de destaque audiovisual. São ideais para que os alunos montem pequenas aulas ou entrevistas com especialistas. O programa EaseUs Video Editor é uma boa opção gratuita para fazer a edição desse conteúdo.
- Apresentações em áudio: é possível também que os alunos façam podcasts sobre o tema de estudo, que também podem seguir o modelo de entrevistas ou exposição de conteúdo. A plataforma Discord é ideal para gravar esse tipo de apresentação.
- Mapas mentais: são ótimas formas de sistematização dos estudos, e devem ser estimulados inclusive fora do contexto avaliativo. Uma sugestão é propor atividades de fichamento e resumo de textos por meio dos mapas mentais, que podem ser montados por meio do site MindMeister.
Leia também: Como desenvolver a Aprendizagem Baseada em Projetos na IES?
Perguntas frequentes sobre a avaliação online
Por fim, elencamos algumas dúvidas recorrentes sobre avaliação online para auxiliar no preparo de sua IES.
1. Avaliação online síncrona ou assíncrona?
Com a instituição do Ensino Remoto Emergencial (ERE), em função da pandemia do covid-19, algumas instituições optaram por transferir o modelo tradicional de ensino para o ambiente virtual.
Em razão disso, muitos professores insistem na aplicação de avaliações síncronas — ou seja, provas que são realizadas durante o horário de uma aula ao vivo, normalmente em torno de uma hora. Mas será uma boa ideia utilizar esse método avaliativo?
A escolha da modalidade de avaliação é uma prerrogativa do professor e deve levar em conta fatores contextuais, como as características da turma e da disciplina lecionada. Pode ser que aplicar avaliações síncronas seja a melhor opção em determinados casos, mas é preciso tomar alguns cuidados com essa escolha.
Infraestrutura de acesso à rede
O primeiro deles diz respeito aos equipamentos de acesso à internet. A avaliação online, evidentemente, depende de uma boa conexão à internet e de dispositivos de qualidade, que não apresentarão problemas técnicos na hora da prova.
A questão é que, na maioria das vezes, essa infraestrutura fica por conta de cada aluno. Eles acessam a avaliação por meio dos próprios computadores ou tablets — e, na verdade, a maioria dos brasileiros acessa a rede por meio do celular.
Outro problema diz respeito aos serviços de internet, que podem apresentar falhas. Esse fator se encontra ainda mais fora da esfera de controle dos estudantes, que podem não possuir outras opções de serviço em sua área.
Será razoável esperar que o aluno apresente um bom rendimento na avaliação online síncrona quando realiza o exame por meio de uma pequena tela de um celular lento, com uma conexão instável à rede?
Existem formas de contornar este problema:
- Reserva de vagas em laboratórios de informática: se a instituição de ensino possuir uma infraestrutura de computadores, pode planejar reserva das máquinas aos estudantes que precisarem atender à avaliação e comprovarem necessidade;
- Empréstimo ou financiamento de equipamentos de acesso: é uma ideia interessante tanto na ocasião das provas síncronas, quanto em termos mais amplos; quando pensamos no ensino a distância, essa iniciativa pode garantir o acesso efetivo à educação por muitos alunos;
- Facilitação da segunda chamada: é uma prerrogativa interessante para os alunos que comprovarem algum problema técnico na hora da avaliação.
Comunicação entre os alunos
O segundo cuidado a ser tomado na avaliação online síncrona diz respeito à comunicação entre os alunos. Quando a prova é realizada no meio virtual, é praticamente impossível impedir que os estudantes conversem entre si no momento da prova.
É possível requisitar aos alunos que liguem a câmera ao realizar a avaliação, mas isso não dá nenhuma garantia que eles não conversem por mensagens no computador. Por isso, se você for optar pela avaliação síncrona, é preciso pensar em modelos de prova que levem essa realidade em conta.
Uma possibilidade é aplicar questões individualizadas para cada aluno. No entanto, isso exige mais trabalho para confeccioná-las, ou a disponibilidade de um grande banco de dados. Além disso, se as questões forem discursivas, o trabalho de correção também aumenta.
Outra possibilidade mais factível é a realização de provas orais. No entanto, talvez valha mais a pena pensar em modelos colaborativos de avaliação, que incentivem a comunicação entre os alunos e pesquisas na internet ao invés de coibi-la, como simulados e rodas de debate.
Leita também: Como aplicar a gamificação na educação
2. Como impedir a cola na avaliação online?
Adentrando mais a discussão sobre comunicação entre os alunos, vamos falar um pouco sobre meios de impedir que os alunos fraudem a avaliação online.
De início, é necessário contar com um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) que tenha recursos de segurança, para impedir que outra pessoa se passe pelo aluno. Isso pode ser feito por meio de autenticação por IP ou por imagem.
Se a prova consistir em questões de múltipla escolha, impedir a cola fica mais difícil. É possível trabalhar questões individualizadas ou mudar a ordem das alternativas de cada uma. No entanto, os alunos ainda podem tirar fotos das alternativas e compartilhá-las entre si.
Se for o caso de uma questão discursiva ou redação, é possível comparar o padrão de respostas parecidas a fim de identificar o famoso “Control C Control V”. Mas é mais provável que cada aluno redija o próprio texto, mesmo que a turma discuta sobre a questão e construa um núcleo de resposta.
Por isso, é preciso refletir se essas modalidades são as mais apropriadas ao modelo de avaliação online.
Não é necessário abandonar a realização de testes objetivos ou questões discursivas, que apresentam sim benefícios ao aprendizado. Contudo, talvez seja melhor atribuir menos nota a estes exercícios, e mais nota às atividades colaborativas que incentivem a troca de conhecimento entre os alunos, ao mesmo tempo em que aproveitam os recursos tecnológicos existentes.
Gostou deste conteúdo sobre avaliação online? Aproveite e confira como montar uma trilha de aprendizagem no ensino superior!