Biblioteca digital de Direito: fotografia de uma mulher lendo em um tablet em um transporte público.

Conheça a biblioteca digital de Direito ideal para a sua IES

As bibliotecas digitais são hoje uma necessidade para as instituições que almejam bons conceitos no MEC, além de ferramentas importantes no processo de captação de alunos. 

Quem procura uma instituição de ensino para ingressar deseja sobretudo duas coisas: praticidade e referência, e um acervo online influi diretamente sobre esses dois aspectos.

Quando falamos de biblioteca digital de Direito, esses benefícios ficam ainda mais evidentes. Conceder acesso de qualquer lugar para as obras, sem fila de espera, disponibilidade 24h e busca facilitada são vantagens que qualquer estudante deseja. 

Mas essas características se fazem ainda mais necessárias quando entramos no universo dos cursos de Direito, uma vez que a demanda de atualizações dos livros é constante e a busca por termos específicos é imprescindível. 

Se para qualquer estudante as vantagens de uma biblioteca online já são grandes, no ensino de alguns cursos com alta carga de consulta e atualização como o Direito elas são ainda maiores.

Isso tudo sem contar em como os acervos virtuais facilitam o trabalho das IES em atender às demandas dos alunos, otimizar o tempo de trabalho de seus bibliotecários e poupar recursos financeiros.

Na sequência, vamos abordar algumas vantagens que comprovam toda a diferença que uma biblioteca digital de Direito pode trazer ao ensino da sua instituição. Confira!

5 Benefícios de contar com uma biblioteca digital de Direito em sua IES

Na introdução deste artigo, você já pôde conhecer algumas das vantagens de contar com uma biblioteca digital que atenda ao curso de Direito em sua instituição de educação superior (IES). Agora, vamos nos aprofundar em alguns desses benefícios.

1. Acesso de qualquer lugar

Estudantes de Direito precisam realizar consultas constantes a diversas obras que trazem normativas jurídicas, bem como leis, e nem sempre possuem o tempo necessário para ir a uma biblioteca física.

Isso acontece sobretudo a partir do momento em que já estão cumprindo estágios ou para aqueles que só conseguem estar na instituição no horário restrito das aulas. 

A biblioteca digital de Direito permite que o acesso às obras seja irrestrito e realizado a partir de qualquer lugar com acesso à internet.

2. Acesso a um número ilimitado de obras

Ao contrário de uma biblioteca física, que acaba limitando o número de livros que o aluno pode levar para consulta em seus estudos fora da instituição (seja por disponibilidade de exemplares, seja pela limitação física que o estudante terá para carregar essas obras, que quase sempre são bastante pesadas), o acervo virtual permite acesso a inúmeras obras sequencialmente sem limite de quantidade ou tempo.

3. Busca direcionada e otimização do tempo de trabalho

Buscas por termos ou leis específicos são práticas comuns no universo do Direito. Com uma biblioteca digital, essa busca fica incomparavelmente facilitada e mais precisa. Afinal, o estudante pode localizar, em poucos cliques, todas as vezes que uma palavra ou termo são citados em determinada obra.

4. Garantia de constante atualização

As obras de Direito passam sempre por constantes atualizações, o que demanda da IES estar sempre atenta e disponível para buscar e adquirir essas novas obras. 

Com uma biblioteca digital de Direito, a própria solução contratada irá fornecer automaticamente todas as atualizações que a sua instituição precisa. 

5. Redução de custo

Cada atualização das obras demanda também um novo gasto para a aquisição das novas versões. A alta demanda de atualização e necessidade de exemplares para atender a diversos alunos acaba se configurando em um custo bem maior para a IES do que a manutenção de uma biblioteca digital. 

Além disso, a IES também poupa gastos de manutenção das obras ou substituições por extravios.

Banner de divulgação do ebook gratuito "Avaliação de gestão de acervo: como funciona, órgãos responsáveis e como alcançar uma boa nota". Link para download: https://materiais.saraivaeducacao.com.br/lp-ebook-tofu-avaliacao-gestao-acervo?utm_source=blog-saraiva-educacao&utm_medium=banner-artigo&utm_campaign=material-rico

Conheça a BDS Legis, a biblioteca digital de Direito da Saraiva Educação

Além de todos os diferenciais já citados acima, a BDS Legis traz vantagens que só uma empresa com a trajetória qualificada e reconhecida como a Saraiva Educação pode oferecer para a sua instituição. Saiba mais a seguir!

O que é a BDS Legis?

O recorte da Biblioteca Digital Saraiva específico para o curso de Direito é a BDS Legis. O acervo legislativo é composto por 11 títulos selecionados, incluindo Vade Mecum Tradicional e Vade Mecum temáticos de Direito Penal, Direito Civil, Trabalhista, entre outros.

Essas publicações são essenciais para qualquer estudante de direito, e instituições que possuem esse curso em suas estruturas precisam disponibilizar material de consulta, de qualidade e atualizado, para seus alunos.

Esses 11 títulos são o que chamamos de legislação seca, os textos na íntegra, como são publicados pelos legisladores. Chamada ainda de “a letra da lei”, é a forma com que esse conteúdo é apresentado nas principais avaliações.

Seja na esperada prova da Ordem dos Advogados do Brasil, nos concursos, ou na consulta para uso diário, é cobrado que advogados e futuros bacharéis em Direito tenham esse importante material como apoio.

Não é incomum que as questões das principais provas aplicadas para os profissionais da área de Direito sejam reproduções de dispositivos legais, com frases minimamente alteradas.

Conhecer os termos exatos das publicações é, sem dúvida alguma, um trunfo dos estudantes mais dedicados. Isso garante o sucesso de diversos aspirantes aos cargos nessa área.

Durante sua formação, os estudantes de Direito aprenderão a instrumentalizar esse material, ou seja, a estudá-lo, consultá-lo e tê-lo como base para suas tarefas diárias. 

Por que contar com a BDS Legis na IES?

A BDS Legis é uma forma de contar com uma seleção de obras de legislação de qualidade, que consegue reunir a tradição e a curadoria de conteúdos da Saraiva Educação, com todas as possibilidades relacionadas a um conteúdo digital. Quer conhecer mais algumas vantagens da nossa solução?

1. Experiência pensada para o segmento

 

A plataforma da BDS Legis tem funcionalidades pensadas para o estudante da área. A escolha das obras é direcionada ao público e há uma atenção especial às atualizações

O Vade Mecum da Saraiva já é o mais vendido e altamente reconhecido em sua versão digital. O acesso à obra faz com que os discentes economizem um bom dinheiro, até duas vezes ao ano, que é quando ocorrem as atualizações.

Uma versão com alta qualidade, baixo custo de manutenção e que sempre está atualizada, parece uma boa ideia, não?

Além disso, a BDS Legis ainda conta com a Consolidação das Leis do Trabalho, Código Civil, Código Penal, entre outras publicações essenciais

2. Atualização constante

Todo semestre o conteúdo é atualizado, para fornecer às IES e aos seus estudantes as novas versões das principais obras utilizadas no curso de Direito.

Manter esse nível de atualização exige das instituições de ensino superior grandes esforços e recursos. Além do espaço físico, deve haver uma preocupação para que haja quantidade suficiente de obras atualizadas para consulta física da obra.

Como algumas obras são verdadeiras bíblias para os estudos jurídicos, a não atualização deste material de pronto pode causar problemas aos estudantes, como uma educação defasada, em relação aos colegas que têm acesso às obras mais recentes.

Ter uma versão atualizada de pronto, sem que seja necessária nenhuma ação da sua equipe, faz com que seja possível garantir o acesso às publicações atualizadas, enquanto sua IES aguarda os trâmites de compra e recebimento das obras físicas. 

3. Interação com o material

Vários métodos de estudo, utilizados principalmente pelos estudantes que se preparam para provas de certificação, como da OAB ou concursos, utilizam ferramentas de interação com o material de estudo.

Se para aqueles que curtem as versões físicas das obras o marcador de texto e notas autoadesivas são grandes companheiros da jornada de estudos, quem utiliza versões digitais pode contar com ferramentas que garantem maior interação.

Para promover uma experiência semelhante à daqueles que optam por estudar com as versões físicas das obras da área de Direito, a BDS Legis oferece as funcionalidades de anotações e marcações de páginas, entre outras.

Dessa forma, os alunos poderão ter uma experiência totalmente digital, sem perder a dinamicidade da interação com os livros. Quem já usa essas ferramentas relata que ter suas anotações na palma da mão é uma grande vantagem.

Marcadas nas páginas de interesse, essas anotações podem ser consultadas num trajeto de ônibus até o trabalho e a faculdade, ou até mesmo para sanar uma dúvida de última hora na véspera de uma avaliação.

É muito mais organizada, disponível nos dispositivos móveis, para uma experiência de acesso conectada.

4. Democratização do acesso

Falando em acesso, essa é uma vantagem que não podemos deixar de elencar. A disponibilização de um acervo online faz com que alunos diversos possam ter acesso a uma bibliografia básica do curso de Direito.

Com as atualizações constantes e o alto valor do material, é muito difícil que todos os alunos consigam manter suas obras atualizadas. E como as obras da BDS Legis são essenciais para a formação, a falta desse acervo pode levar a uma defasagem na formação.

A quantidade de exemplares físicos, disponíveis para consulta na biblioteca, também pode ser um problema ao não suprir a demanda da sua IES durante todo o semestre letivo. 

Com uma biblioteca digital de Direito, todos os alunos do curso terão acesso às obras básicas, com muita qualidade. Para um aluno que se esforça muito para custear seus estudos, ter acesso à BDS Legis pode ser um grande alívio no planejamento financeiro dos estudos

Para muitas pessoas, a falta de um acervo disponível de forma gratuita é fator decisivo para conseguir consultar um material. Com o investimento da IES na BDS Legis, todos os alunos que tenham acesso à internet ficam resguardados em relação ao acesso das principais legislações.

5. Concursos e outras provas na palma da mão

Como você imagina a rotina dos estudantes da sua IES? Certamente, muitos deles se deslocam durante muitas horas entre as tarefas do dia a dia. Outros tantos trabalham em tempo integral ou desempenham papéis de cuidado em casa.

A formação em Direito passa, necessariamente, por muitas avaliações que necessitam de uma base legislativa sólida por parte dos estudantes. Para isso, o acesso contínuo às obras é fundamental.

Com a BDS Legis, todos os alunos do curso podem estudar de onde estiverem com acesso à internet, e essa é uma estratégia muito necessária.

Se preparar para a prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), para os concursos desejados ou até mesmo para as avaliações finais do semestre pode ser muito mais fácil quando os alunos podem acessar o acervo de qualquer lugar.

A BDS Legis é, ainda, um grande atrativo a ser noticiado pela sua IES, junto às demais estratégias para captação de novos estudantes. O acervo digital abre novas possibilidades de estudo, de onde estiver, com o selo de qualidade Saraiva Educação. 

6. Gestão padronizada

Fazer a gestão de um acervo de livros é um grande trabalho! Os bibliotecários que o digam! Quando falamos de um acervo do curso de Direito, também estamos falando de uma grande taxa de atualização.

Quem cuida de uma biblioteca com esses títulos deve estar sempre atento às obras que sofrem alterações periódicas. Em algumas instituições, esse trabalho pode ser muito eficaz, em outras nem tanto. 

É preciso considerar vários fatores, como a data de lançamento dos livros, os procedimentos necessários para a compra, o tempo entre a realização do pedido e a chegada das encomendas.

A gestão da BDS Legis é padronizada, dentro de parâmetros de excelência da Saraiva. Não há variações porque o material é atualizado assim que ocorre o lançamento da nova versão.

Livros como Vade Mecum, lançados pela Saraiva Educação, são best sellers de venda, conhecidos pela qualidade do material. A BDS Legis reproduz esses parâmetros em sua gestão do acervo digital.

7. Plataforma de excelência

Para que a experiência de acesso a uma biblioteca digital de Direito seja positiva, é preciso que a plataforma seja capaz de fornecer ferramentas e usabilidade necessárias para os alunos. Por isso a BDS Legis se destaca. 

Além das ferramentas de interação com o material, o acesso ao acervo promove uma experiência de leitura agradável. É possível ajustar o layout de forma completa à leitura, com ajuste do tamanho do texto e orientação da página, por exemplo.

O acesso à plataforma se dá em conexão com a internet pelos principais navegadores, como Safari, Mozilla, Chrome e Edge, e também pelos sistemas iOS e Android, em dispositivos móveis.  

8. Suporte técnico da Saraiva Educação

Até aqui você já conheceu muitas ferramentas e vantagens de ter a BDS Legis incorporada às ferramentas da sua instituição de educação superior. Mas, definitivamente, há outros fatores que podem interferir na sua decisão, como a assistência após a contratação.

O time da Saraiva Educação conta com especialistas atentos às suas necessidades e feedbacks. A experiência de contratar a BDS é também a de incorporar, à sua equipe, pessoas capacitadas para lidar com a nova funcionalidade, que é a sua biblioteca digital.

Tem dúvidas ou quer saber mais informações para levar a biblioteca digital de Direito para a sua instituição? Fale com um de nossos especialistas aqui.

1 responder
  1. Sergio luis da silva carvalho
    Sergio luis da silva carvalho says:

    muito instrutivo, de grande valia , instrumento extremamente necessário para o desenvolvimento do aprendizado doutrinário do discente.

    OBS: a forma de acesso a plataforma digital do curso DIREITO não localizei.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *