Biblioteca universitária online: fotografia de uma estudante lendo pelo computador.

Por que contar com uma biblioteca universitária online na IES?

Com um login e senha, o estudante pode abrir as portas da biblioteca da sua IES e acessá-la de qualquer lugar por meio do seu telefone, tablet ou computador. 

Durante vinte e quatro horas, sete dias por semana, ele pode ter acesso a todas as obras disponíveis sem fila de espera, sem limitação de tempo ou horário. 

Assim funciona uma biblioteca universitária online.

Ficou interessado? As bibliotecas digitais já deixaram há muito tempo de ser um diferencial e se tornaram necessárias para que as IES atendam às obrigatoriedades determinadas pelo MEC. O diferencial mesmo fica por conta das vantagens extras e facilidades que o acervo digital pode oferecer aos seus estudantes e até mesmo para a própria gestão.

Ao contar com esse tipo de serviço, você pode criar um perfil e senha para cada aluno, concedendo acesso à plataforma que já conta com toda a bibliografia obrigatória e complementar que ele pode desejar.

Já deu para ter uma ideia da importância dessa ferramenta para a sua IES, não é mesmo? No artigo de hoje, você entenderá por que deve adotar uma biblioteca universitária online em sua instituição e como escolher a melhor opção no mercado. Vamos lá?

Por que contar com uma biblioteca universitária online na IES?

Como apontamos na introdução deste artigo, as bibliotecas universitárias online estão deixando de ser apenas um diferencial para as IES e se tornando verdadeiras necessidades para essas instituições. Confira, agora, alguns dos motivos disso!

1. Avaliação do MEC

Esta razão não deixa dúvidas de que a existência de uma biblioteca digital na sua IES é imprescindível: em 2017 foram publicadas diversas normas para a Educação Superior que determinaram critérios obrigatórios e alguns desejáveis caso você procure obter nota 5 nos indicadores de qualidade observados pelo Inep

Entre as exigências estão o tombamento e informatização do acervo físico bibliográfico da IES. 

Outro ponto que merece a sua atenção é a necessidade de o acervo virtual possuir acesso ininterrupto e simultâneo aos usuários, com disponibilidade total da bibliografia básica por 24 horas, durante toda a semana (inclusive sábados, domingos e feriados). 

Já no que diz respeito à bibliografia, vale observar que a presença da bibliografia básica é obrigatória e a complementar deve estar presente em proporção mínima pré-determinada (ao menos cinco títulos por unidade curricular) para que se possa alcançar nota máxima nos indicadores.

2. Acesso de qualquer lugar

Praticidade e adequação à rotina intensa e atribulada são critérios importantes na avaliação dos estudantes no momento de escolher em qual IES ingressar. 

Eles desejam um ensino de qualidade, mas também uma instituição que facilite, no que for possível, a rotina. 

Pela biblioteca universitária online, o aluno pode acessar de qualquer local as obras que precisa e fazer as consultas necessárias, desde que tenha um dispositivo (celular, tablet ou computador) conectado à internet. Ele pode realizar suas consultas em casa, durante o seu deslocamento, no estágio ou até mesmo durante a aula.

3. Acesso irrestrito e simultâneo

Ao contrário de uma biblioteca física que acaba limitando o acesso às obras, seja por disponibilidade das mesmas ou impossibilidade de o aluno carregar diversos livros ao mesmo tempo, a biblioteca universitária online permite acesso simultâneo e irrestrito em quantidade. 

Nesse modelo não existem filas de espera e todos os alunos podem acessar facilmente as obras quantas vezes e quando quiserem. 

4. Estudo otimizado

Ainda pensando na praticidade para o aluno, os recursos do acervo digital otimizam o seu tempo de estudo, facilitando buscas e permitindo que ele localize trechos específicos por palavras chaves ou encontre todas as obras relacionadas a determinado tema e possa consultá-las em muito menos tempo.

5. Redução de custos administrativos

Em uma biblioteca virtual, você reduz custos de atualizações, reparações e manutenções de obras. Perdas por danos ou desvios de livros não acontecem e isso se reverte em economia para a IES.

A constante demanda por atualizações das obras de determinados cursos fica também suprida, uma vez que, com a assinatura, quem vai se responsabilizar pela inclusão desses novos títulos é a plataforma contratada.

Leia também: conheça os benefícios da biblioteca digital de Direito

6. Otimização da gestão

Em sua versão virtual, diversos aspectos da gestão de uma biblioteca ficam facilitados, desde a organização, identificação e reparação das obras até o atendimento ao aluno. 

Com muito mais facilidade é possível identificar um perfil do aluno (a partir de outras buscas já realizadas) e sugerir obras que possam interessá-lo, além de ser possível atender a vários estudantes simultaneamente. 

O que avaliar para escolher uma biblioteca universitária online?

Você já sabe que precisa de uma biblioteca universitária online para a sua instituição, não é mesmo? Mas e agora, como escolher? Quais critérios devem ser levados em consideração? Separamos algumas dicas sobre o que você deve analisar para optar pela ferramenta certa!

1. Exigências e avaliação do MEC

Atente-se a quais critérios obrigatórios e desejáveis do MEC a biblioteca digital escolhida atende.

2. Acervo atualizado e diverso

Observe a frequência com que o acervo da biblioteca universitária online escolhida é atualizado e quais títulos ela já dispõe. 

Além da bibliografia obrigatória para cada curso, é importante que a biblioteca digital traga também obras complementares diversas e reconhecidas por sua excelência. 

Lembre-se de pesquisar os conteúdos em todas as áreas de conhecimento que a sua IES atende.

3. Credibilidade

Opte por uma plataforma que se preocupe com a credibilidade dos conteúdos que disponibiliza. 

Na contemporaneidade, seja por aspectos culturais, de falta de tempo ou mesmo por conta de restrições de acessibilidade, os estudantes acabam se valendo de buscas e arquivos da internet sem qualquer procedência garantida. Certifique-se que a versão digital escolhida por você está oferecendo a melhor solução e ensino para o seu estudante.

4. Responsividade

Teste a navegação da plataforma escolhida. Seja crítico: ela tem um acesso intuitivo? É fácil de mexer? Eu consigo encontrar facilmente o que procuro ou gasto muito tempo até encontrar os caminhos necessários? 

Faça e refaça os percursos que seus estudantes farão para procurar ou acessar as obras.

5. Gestão facilitada

Observe e teste também os recursos de gestão que a plataforma oferece, desde catalogação até a busca, cadastro de usuários e de obras.

6. Assistência técnica

Procure saber qual assistência técnica a plataforma oferece para lidar com os usuários diante de dúvidas de funcionamento ou problemas técnicos e erros.

7. Suporte especializado

Um suporte especializado para implementação ou transição pode facilitar, e muito, a sua gestão. Além disso, ele agrega qualidade e a garantia de um melhor resultado.

8. Recursos extras de navegação

Observe as especificações de cada plataforma, pois é possível que elas ofereçam funções como incluir anotações ou notas durante a leitura de uma obra, por exemplo.

Com esses direcionamentos você já é capaz de desenvolver um olhar crítico na hora de buscar por uma biblioteca universitária online para a sua instituição! Aproveite também para conferir o nosso artigo sobre como organizar uma biblioteca digital.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *