Captação de alunos EaD: fotografia cortada acima do sorriso de uma mulher que está sentada em frente a um notebook, estudando. Na mesa, há um livro aberto.

Saiba como fazer a captação de alunos EaD em sua IES

A Educação à Distância já era uma tendência forte no Brasil, mesmo antes da pandemia de COVID-19. E agora muitas instituições estão vendo a modalidade com novos olhos e se preparam para a captação de alunos EaD em 2021.

Além disso, com as mudanças causadas pela pandemia, a intenção pelo ensino superior a distância cresceu o equivalente a 3 anos em 4 meses. 

Essa informação é da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), que também prevê que, até 2023, 64% dos estudantes matriculados na educação superior no Brasil optem por cursos EaD.

Porém, mesmo com o crescimento da modalidade no país, você não pode deixar a tendência falar por si só: é necessário investir na captação de alunos EaD para sua IES!

Como fazer a captação de alunos EaD?

Captar alunos para seus cursos EaD pode ser algo desafiador. Confira as 8 dicas práticas que separamos para você e se prepare para esse desafio!

1. Conheça os cursos da sua IES

Apesar da popularização dos cursos a distância no Brasil, muitos estudantes ainda apresentam preconceitos relacionados à modalidade, como por exemplo:

  • Não há acompanhamento efetivo de professores
  • As disciplinas e avaliações são mais fáceis do que as do ensino presencial
  • Há pouca comunicação entre estudantes e IES

Sabemos que essas suposições não são verídicas, mas são muito comuns na mente dos vestibulandos que se questionam sobre como funciona a graduação a distância.

Para combater esses estereótipos da modalidade de ensino e caprichar na captação de alunos EaD, é necessário que você conheça profundamente os cursos da sua IES e esteja preparado para tirar todas as dúvidas dos estudantes.

Isso ajuda a transmitir maior segurança e confiança para os vestibulandos e permite que eles tomem suas decisões de forma mais assertiva e com as informações adequadas em mãos.

Informações como a carga horária do curso EaD, quais as plataformas digitais utilizadas na sua IES, quais as qualificações dos cursos, como ocorrem as avaliações, entre outras, são muito importantes para mostrar a seriedade da sua instrução aos futuros alunos.

2. Invista em Marketing Digital

Atualmente, a esmagadora maioria dos alunos que optam pelo ensino a distância já são “nativos digitais”. Ou seja, eles já passam os dias conectados à internet, acessando sites, blogs e, principalmente, as redes digitais.

Dessa forma, se comunicar em um ambiente onde esses alunos já estão presentes é uma estratégia importantíssima para sua IES. E para garantir o sucesso nesse investimento, é importante focar na autoridade digital da sua instituição. É aí que entra o Marketing Digital.

3.  Determine as etapas do Funil de Captação

E como estamos falando de Marketing Digital, é importante que sua IES trace também o seu próprio Funil de Vendas – ou melhor, de Captação!

O Funil de Vendas é uma estratégia clássica do Marketing de Conteúdo. Ele permite o acompanhamento da jornada dos clientes, do primeiro contato à conclusão da venda.

E utilizar o Funil no processo de captação de alunos EaD permite uma abordagem mais assertiva dos vestibulandos.Com ele, é possível oferecer as soluções mais adequadas para o que eles precisam em cada fase do processo.

O funil de captação de alunos EaD funciona da seguinte forma:

  • Topo do funil: Fase em que o aluno deve fazer o primeiro contato com sua IES e compreender a autoridade da instituição na área pesquisada por ele.
  • Meio do funil: O estudante compreende seu problema e considera as soluções possíveis. Ele passa a considerar a sua IES como opção.
  • Fundo do funil: Decisão e ação de compra. Ou seja, depois de passar pelo topo e meio do funil, aqui o aluno já consumiu o conteúdo da sua IES e encontrou nela a solução ideal para o que ele estava procurando: um curso superior!

4. Humanize o Marketing de sua IES

Mesmo aplicando bem as estratégias de Marketing Digital e o Funil de Captação, pode ser que você esteja cometendo alguns erros graves. Entre eles, o distanciamento do seu público e uma linguagem inadequada.

Para combater essas falhas, a humanização do Marketing Educacional da sua IES é essencial. Tente se colocar no lugar dos alunos que você deseja captar e exercite a empatia! Isso cria vínculos verdadeiros com os estudantes e traz maior confiabilidade para sua IES.

5. Mostre o diferencial da sua IES 

É muito importante que a estratégia de Marketing e de captação de alunos EaD foque em comunicar o que de melhor sua IES pode oferecer, bem como seus diferenciais.

Parece óbvio, mas muitas IES esquecem desse pequeno passo e focam apenas em características padronizadas que praticamente todas as suas concorrentes também oferecem.

6. Ofereça descontos

De acordo com o estudo de 2020 “Velocidade de Crescimento da EAD” da ABMES, a retração econômica é a principal razão dos estudantes considerarem cada vez mais o ensino a distância como uma opção.

Dessa forma, oferecer descontos e condições especiais de pagamento pode ser uma medida determinante para que um estudante escolha a sua instituição, e não a concorrência.

7. Student Experience

A chamada SX, ou Experiência dos Estudantes, é uma das grandes tendências de 2021 para o Ensino Superior e pode ser conciliada com a sua estratégia de captação de alunos EaD.

A Student Experience consiste na percepção total que o aluno tem do serviço educacional da IES. E essa experiência é formada pelos estudantes independente das ações tomadas pela IES. Assim, o que está em jogo é a qualidade da experiência, uma vez que sua existência é inevitável.

As IES que se preocupam com a experiência do estudante investem em ações que causam um impacto positivo na percepção do aluno sobre a instituição. E isso começa justamente no processo de captação!

Dessa forma, promover uma experiência do estudante de qualidade é necessário para potencializar o valor da sua IES tanto para os futuros alunos quanto para os estudantes atuais.

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8. Conte com depoimentos de seus alunos

A experiência e validação de pessoas semelhantes são muito importantes para tomada de decisão de qualquer consumidor. E isso não é diferente para estudantes que estão decidindo sobre sua matrícula EaD em uma IES!

Por isso, contar com casos de sucesso e depoimentos positivos de estudantes matriculados e egressos é uma ótima estratégia de captação de alunos EaD, uma vez que o voto de confiança desses alunos serve de comprovação da qualidade do ensino e resultados da sua IES para os futuros alunos!

Gostou das dicas apresentadas aqui e já está pronto para investir na captação de alunos EaD? Então confira também nosso texto especial com as 8 melhores plataformas de ensino online para sua IES!

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