Saiba como a EaD pode alavancar a carreira profissional dos alunos

Carreira profissional: homem mexe em seu computador

Durante os dois últimos anos, as pessoas se conectaram virtualmente tanto para estudar como para trabalhar em casa, além de se reunir com os amigos através de videoconferências. Devido ao momento que estamos vivendo, a educação a distância (EaD) sofreu mudanças significativas em 2020 e 2021. 

Segundo uma pesquisa da ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância), o ensino a distância teve um aumento de 50% na busca de cursos de graduação e pós-graduação em todo país em 2022. 

A pesquisa também apontou um dos principais motivos desse crescimento: o ensino superior a distância oferece mais qualidade de vida para os estudantes, já que não é necessário se deslocar até a instituição de ensino. Por conta disso, ficou mais fácil se especializar e alavancar a carreira profissional com cursos online.

O mercado de trabalho está cada vez mais concorrido e disputado, não é mesmo? Para que seus alunos não fiquem para trás, uma especialização online é uma boa opção.

Por que investir na carreira profissional com a pós-graduação EaD?

Nesse contexto de intenso crescimento da educação a distância, surgem vários motivos para optar por uma pós-graduação nessa modalidade de ensino.

Essa estratégia contribui para potencializar a carreira profissional do estudante, pelos motivos que vamos destacar a seguir.

1. Tornar-se especialista na área e destaque profissional

Fazer uma pós-graduação EaD mostra que o aluno é especialista na área e contribui para que ele seja destaque em sua profissão. Ao colocar uma especialização no currículo, o estudante passa a se destacar nos processos seletivos.

2. Aumento de salário com a pós-graduação

Com a pós-graduação, o aluno pode ter a possibilidade de aumento de salário. Segundo uma pesquisa salarial de 2018, o aumento médio de salário para os profissionais que fizeram pós-graduação é de mais de 50% em cargos de supervisão e coordenação, podendo ter uma porcentagem ainda maior em cargos de diretoria.

3. Networking

Ao longo do curso de pós-graduação, o aluno conhecerá muitos profissionais para trocar as experiências da profissão. Com isso, o networking aumenta e cria um vínculo cada vez maior de profissionais da mesma área.

4. Aprimoramento de conhecimento

A velocidade com que as novas tendências são criadas é muito rápida. Por isso, é muito importante se atualizar na área escolhida. 

A pós-graduação serve para fazer uma atualização dos conhecimentos da área de seus alunos. Por conta desse aprimoramento, a pessoa terá uma visibilidade maior no seu trabalho ao mostrar a atualização para o gestor e colegas.

É possível, inclusive, continuar esse processo de aprimoramento por meio do lifelong learning.

5. Entrada para a área acadêmica

Mesmo que as especializações sejam mais voltadas para o âmbito profissional, elas podem ser uma boa entrada para a vida acadêmica. Durante a pós-graduação EaD, o aluno pode se interessar nessa área.

6. A pós-graduação valoriza o currículo

Quanto mais cursos de aperfeiçoamento no currículo, mais ele será valorizado. Com isso, o aluno sempre estará na mira dos recrutadores das empresas ou mesmo das agências de recursos humanos que cuidam de processos seletivos. 

Preparação para o mercado de trabalho

O mercado de trabalho está muito disputado nesses últimos anos. 

A pós-graduação EaD é um fator essencial para que o profissional seja visto como um candidato mais atualizado, e para que se torne um líder mais preparado para os desafios em cargos de gestão.

Segundo um estudo feito pela plataforma Vagas.com, mais de 60% das vagas de trabalho para profissionais que têm pós-graduação são de níveis maiores, como pleno, sênior e supervisão.

Ebook fidelização de alunos: clique aqui para baixar!

Quais são as vantagens de fazer uma pós-graduação EAD?

Fazer uma pós-graduação já é uma grande vantagem para os estudantes, mas fazer uma pós EaD abre todo um outro leque de benefícios, como:

1. O horário é flexível

Um dos principais benefícios de fazer uma pós a distância é a flexibilidade do ensino. Ou seja, é possível montar a própria rotina de estudos e escolher os melhores horários durante o dia para assistir às aulas.

2. Melhor custo-benefício

A pós-graduação online é mais rentável do que a opção presencial. Outra vantagem é que o estudante não precisa gastar com transporte e alimentação, já que não há necessidade de se locomover todos os dias para assistir às aulas..

3. A pós-graduação pode ser concluída em poucos meses

Por conta da autonomia do aluno, a pós pode ser concluída em 6 ou 10 meses. Ou seja, em pouco tempo é possível conseguir o certificado de conclusão do curso de especialização online. 

Se os seus alunos estão em busca de uma pós-graduação EaD, uma dica é buscar mais informações de cursos para se atualizar e crescer na carreira profissional. 

Este texto foi produzido pelo blog Portal Pós.

Você também pode gostar

Curso de Direito EaD?
A Saraiva Educação preparou várias trilhas de aprendizado explicar como implementar na sua IES.

Artigos em destaque

Inscreva-se em nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão!

Deseja manter-se sempre atualizado? Receba quinzenalmente uma seleção de materiais sobre a educação superior — é só informar seu melhor endereço de e-mail!