Segundo o último Censo do Ensino Superior feito pelo INEP em 2019, o número de instituições de ensino superior (IES) públicas e privadas no Brasil chegou a 2.600, sendo 2.306 instituições privadas. Com o ensino semipresencial e EAD, a oportunidade de o futuro aluno gerir melhor seu tempo aumentou, porém a concorrência também.
Todos os anos, milhares de estudantes se formam no ensino médio. Sem contar pessoas mais velhas que decidem buscar uma graduação em outro momento ou trocar de curso por uma decisão equivocada. O que esses perfis possuem em comum? A maioria ainda não decidiu o que cursar e em qual IES estudar.
Portanto, por que ajudar quem está procurando um curso? Além de ser o fator decisivo que dá início aos estudos, pode ser o momento para mostrar como sua instituição é a escolha certa.
Com a finalidade de auxiliar a encontrar estratégias para essa questão, separamos quatro ideias que vão ajudar quem está indeciso, assim como auxiliar na captação para sua IES.
1. Crie uma dinâmica interativa que não exija aglomeração em centro de eventos
A feira de profissões costumava ser o evento realizado pelas instituições, para apresentar aos formandos do Ensino Médio, o mundo acadêmico e profissional. Devido à pandemia, muitas coisas precisaram ser repensadas, entre elas a feira de profissões.
Por que não direcionar a verba desse evento para uma feira virtual? O único gasto aqui será com o desenvolvimento do site/plataforma e o retorno pode ser semelhante ao de uma feira profissional se bem divulgado, afinal todos podem acessar de onde estiverem.
Para dar certo, é importante pensar na melhor forma de deixar o ambiente mais interativo. Colocar informações sobre quais cursos disponíveis, fotos/visitas virtuais da estrutura da instituição, depoimentos de alunos, criação de salas de bate-papo de cada curso para que alunos, professores e futuros alunos conversem, vídeos sobre as disciplinas de cada curso, entre outras opções. Quanto mais completa for a experiência, maiores serão as chances de dar certo.
2. Teste vocacional online
É uma das melhores alternativas para responder as dúvidas e conseguir leads qualificados. O teste vocacional pode ser oferecido em anúncios, escolas de ensino médio, como banner no site da instituição, entre outras possibilidades. Além de sanar uma das maiores dúvidas de quem procura um teste, a pessoa já vai estar no site da sua faculdade podendo enxergá-la como a melhor opção.
No mundo digital, existem algumas opções de serviços voltados à orientação profissional. Dentre elas, destacamos a BRG Educacional, que ajuda na captação de alunos para instituições de ensino superior através de seu teste de orientação profissional online.
Esse teste gerou nos últimos anos mais de 3 milhões de leads e impactou alunos em mais de 5.000 cidades brasileiras. O teste aprofunda interesses dos usuários em diferentes áreas do conhecimento e customiza as perguntas de acordo com as respostas. A plataforma pode servir como atração de potenciais alunos para faculdades e universidades.
3. Influenciadores Digitais + Conteúdo sobre escolha profissional
Segundo uma pesquisa realizada pelo Valor Econômico, os 11 maiores “edutubers” somam 20 milhões de inscritos no YouTube. Além deles, outras redes sociais estão cheias de influenciadores do nicho educacional.
Com os vestibulares, muitos estudantes seguem esses influenciadores para ter dicas de estudos, do que cai no vestibular, entre outras coisas. Cada influencer possui uma característica e número de seguidores diferentes. Portanto, é possível utilizar vários influenciadores menores ou alguns maiores.
Possuir conteúdos sobre cursos, modalidades e carreira são essenciais, se mesclar com as parcerias corretas para divulgação vai chamar a atenção para o que sua instituição oferece.
4. Crie conteúdos e uma comunidade sobre a sua IES
Possuir um blog da IES é fundamental para gerar tráfego orgânico. Utilize-o para apresentar depoimentos e entrevistas com alunos e corpo docente, como funcionam os cursos, a metodologia da instituição, entre inúmeras pautas que são fundamentais para sanar questionamentos e apresentar uma faculdade preparada para receber este aluno.
Explorar o e-mail marketing e as redes sociais é fundamental para alcançar os futuros alunos onde quer que eles estejam. Atualmente, o marketing de conteúdo é sem dúvidas uma ferramenta essencial para mostrar que uma IES é confiável, preocupada com seus alunos e em busca de melhorias constantes.
Leia também: marketing educacional: como posicionar a IES e atrair alunos?
Alunos de muitas faculdades costumam fazer um spotted que funciona como um canal de comunicação entre estudantes. Criar um canal oficial entre estudantes e futuros alunos pode gerar uma sensação de acolhimento, além de tirar dúvidas e apresentar mais sobre o curso, instigando o jovem a escolher aquela profissão.
Em suma, entender o perfil dos futuros alunos e o que querem é a chave para conquistá-los.
Percebeu a quantidade de oportunidades para se destacar no mercado e captar novos alunos? Com tantas mudanças acontecendo, aproveite para ler o artigo da BRG sobre Habilidades Fundamentais Para o Futuro.
Este artigo foi produzido pela BRG Educacional, parceira da Saraiva Educação.