Como conciliar trabalho e estudo na pós-graduação: dicas para ter equilíbrio nos estudos e na carreira

Como trabalhar e estudar para uma pós-graduação? Veja algumas dicas imperdíveis de como conciliar os estudos e a carreira profissional!
como conciliar trabalho e estudo: foto de jovem usando o computador

Os estudantes que trabalham e cursam uma especialização ao mesmo tempo costumam se queixar do desafio e do cansaço de ter uma vida bem agitada. Por isso, muitos não sabem como organizar o tempo para que tenha êxito em ambas as partes da vida, tanto a profissional quanto a pessoal. Pensando nisso, nós selecionamos algumas dicas de como conciliar trabalho e estudo para uma pós-graduação. Confira a seguir:

Qual é a fórmula de “como conciliar trabalho e estudo”?

Na verdade, não tem uma fórmula mágica. É necessário organizar o tempo da sua rotina para não se atrapalhar na carreira ou mesmo nos estudos de sua especialização. 

Por conta de não conseguir se organizar, muitos alunos desistem por achar que não têm tempo de fazer tudo.  Uma dica: mude os hábitos. O começo é um pouco difícil para quem não está tão habituado à rotina agitada. 

Pense sempre que para adquirir o sucesso profissional é necessário dedicar boa parte do tempo nos estudos e na sua carreira. Para os alunos que se formaram e querem fazer uma pós-graduação, é importante usar o que aprendeu no curso na sua rotina de trabalho.

Ebook Leitura na era digital: clique aqui para baixar!

Dicas para conciliar o estudo e o trabalho

1. Organize seu tempo

Investir em organizar seu tempo no trabalho é importante para ter uma qualidade de vida profissional e pessoal melhor. O aluno precisa conciliar a rotina para que faça bem as atividades no trabalho e na pós. 

Vale sempre colocar na agenda (tanto do celular ou mesmo a física) algumas horas para se dedicar nos estudos depois do trabalho, principalmente se o curso de pós for a distância (EAD), onde há uma flexibilidade maior. 

Se for uma especialização presencial, é importante se dedicar um pouco nos dias que não tem aula para, realmente, se atualizar e aprender o que viu na faculdade. 

O aluno também precisa compreender qual é a melhor rotina. Todo mundo tem 24 horas por dia para se dedicar no que acha que é importante. Basta saber o que é preciso para adquirir e atingir todos os objetivos profissionais. 

2. Foque no trabalho

No trabalho, foque nas atividades de sua função. O ideal é você não se atrapalhar em fazer trabalhos ou mesmo avaliações da pós-graduação durante o expediente. 

Como dito, coloque horários para estudar. Basta pouco tempo por dia para ficar expert na área que você pretende se atualizar até concluir o curso e conquistar o tão sonhado certificado

Leia também: Saiba tudo sobre as características, como funciona e a legislação da pós-graduação lato sensu

3. Motive-se 

Ter no currículo uma pós-graduação é um dos fatores para ser promovido ou mesmo conseguir um aumento salarial. 

O aluno deve sempre pensar que, quando concluir o curso, tem grandes chances de mudar a sua vida e, ainda, atingir algumas metas profissionais.

4. Deixe os estudos em dia

Sempre é bom ocupar o tempo para fazer as atividades ou mesmo ver as aulas da semana. Faça isso para não acumular muita coisa e achar que não consegue estudar tudo o que falta para não virar uma “bola de neve”. Além de não atrasar a conclusão do curso. 

5. Encontre o lugar ideal de estudo

Para não se distrair, é importante encontrar o local ideal de estudo. Há pessoas que preferem um escritório em casa ou mesmo em uma cafeteria para estudar junto com uma bebida quente, como um café ou chá. 

Estude em um local que seja mais adequado para conseguir ler os materiais da pós com calma e também para absorver tudo que está sendo passado.

Leia mais: Como ser nômade digital e trabalhar de qualquer lugar do mundo 

6. Use ferramentas que ajudam no estudo

Há muitas ferramentas gratuitas que ajudam muito nos estudos. Uma delas é a Google Agenda. Basta enviar um convite para você mesmo e colocar os horários dos seus estudos, além de separar quais são os temas e atividades de estudo no calendário. 

Outra ferramenta do Google bem usada pelos estudantes é o Drive. Lá você coloca os arquivos baixados e mesmo docs, como planilhas, apresentação e documentos, na “nuvem”. Esses arquivos podem ser acessados em qualquer lugar, tanto em um celular quanto em um desktop. 

Para ajudar os estudantes, o evernote é um aplicativo é bem usado para fazer anotações durante uma vídeo aula ou mesmo para anotar o que falta ser feito na pós-graduação.

Vale conhecer também o ToDoIst, que te ajuda a lembrar todos os “to dos” que precisam ser entregues. É uma forma do aluno se organizar, já que essa ferramenta vem de forma de lista, e também ajuda na organização no tempo.

Leia também: Já conhece o lifelong learning? Descubra o que é, os benefícios e como empregar na IES

7. Não esqueça de se divertir

Não fique o tempo todo nos estudos e no trabalho. Saiba que a mente trabalha bem quando se diverte também. Vá ao cinema, leia um bom livro, encontre os seus amigos em um restaurante e muito mais. 

São algumas atividades no seu tempo livre que ajudam na motivação de terminar um curso de pós-graduação e no foco no crescimento profissional. 

Agora que sabe como trabalhar e estudar para uma pós-graduação, encontre qual é o curso de pós-graduação EAD ideal para você. Na Pós Unopar, há uma variedade de especializações em diversas áreas de atuação.

Este texto foi produzido pelo Blog Portal Pós

Você também pode gostar

Curso de Direito EaD?
A Saraiva Educação preparou várias trilhas de aprendizado explicar como implementar na sua IES.

Artigos em destaque

Inscreva-se em nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão!

Deseja manter-se sempre atualizado? Receba quinzenalmente uma seleção de materiais sobre a educação superior — é só informar seu melhor endereço de e-mail!

[KIT GRATUITO]

Advogado do futuro: dicas para preparar os estudantes de sua IES

Em comemoração ao Dia do Advogado, criamos um kit de materiais gratuitos com os nossos principais conteúdos para que a sua IES apoie os advogados em formação.