Conheça 7 passos sobre como criar biblioteca digital

Se você está pensando em criar uma biblioteca digital em sua IES, confira este artigo para saber quais são os passos a seguir, desafios e como otimizar esse processo.
Como criar biblioteca digital: fotografia de um homem lendo algo no notebook e sorrindo.

É inegável: os ambientes digitais estão cada vez mais integrados ao cotidiano de todas as pessoas. E isso vale também para as instituições de educação superior (IES), que precisam se modernizar para atender aos seus alunos. Uma das ferramentas mais interessantes para auxiliar nesse processo é a criação de uma biblioteca digital.

O nome já nos diz tudo o que precisamos fazer: uma biblioteca digital é exatamente isso que propõe ser. Ou seja, é um ambiente online de acesso a livros. Hoje em dia, com a modernização das ferramentas de estudo, ela é uma alternativa para IES que querem contar com um acervo mais completo e mais acessível. Mas, afinal, como criar biblioteca digital? Neste artigo, daremos 7 dicas. Confira!

Como funciona uma biblioteca digital?

De modo muito semelhante às bibliotecas físicas, uma biblioteca digital funciona a partir do uso virtual de livros e materiais de estudo. Graças ao seu formato online, esse “empréstimo” de livros é facilitado e reduz alguns dos desafios enfrentados pelas bibliotecas físicas, como a impossibilidade de empréstimos simultâneos, a atualização e a limitação do espaço.

De modo geral, em uma biblioteca digital, os estudantes têm acesso a um acervo disponibilizado em uma plataforma online. Nele, os alunos podem reservar e ler materiais digitalmente, apor meio de computadores, tablets ou mesmo celulares. Em alguns casos, também é possível fazer anotações individuais, grifar passagens e marcar páginas. 

Quais são as vantagens de uma biblioteca digital?

Uma biblioteca digital apresenta benefícios para diferentes setores de uma instituição de ensino. Isso porque reduz os custos de manutenção, melhora a avaliação do MEC, permite uma gestão otimizada e melhora a experiência de leitura dos alunos

Dentre as muitas vantagens da biblioteca digital, destacamos:

  • Acesso facilitado à bibliografia do curso;
  • Maior inclusão de estudantes;
  • Maior acessibilidade a conteúdos raros ou de difícil acesso;
  • Incentivo à leitura no ensino superior;
  • Integração de diferentes áreas, a partir de uma curadoria especializada;
  • Diminuição dos custos com manutenção de materiais;
  • Facilidade na organização, identificação e reparação de obras;
  • Automatização de processos burocráticos, como devolução de livros.

Como criar biblioteca digital?

Embora tenha muitos benefícios, a criação de uma biblioteca digital não é fácil e atravessa diversos desafios. Por isso, separamos 7 passos que dirão como fazer uma biblioteca digital de forma eficiente e prática, que atende aos requisitos do MEC e que melhora a sua IES.

1. Escolha uma boa plataforma

Antes de tudo, é preciso saber onde a sua biblioteca tomará forma. Por isso, escolher uma boa plataforma deve ser o seu primeiro passo. Foque naquelas que dão maior liberdade para a organização de livros e que são intuitivas. Dessa forma, os estudantes e funcionários saberão como navegar melhor. 

2. Selecione a bibliografia básica

Quais livros são obrigatórios no andamento acadêmico dos cursos da IES? Eles precisam estar disponíveis a todos os alunos. Essa é uma exigência do MEC e faz toda a diferença na sua biblioteca digital, pois garante que ela de fato terá conteúdos essenciais para os estudantes.

Para esta etapa, será necessário decidir quais cursos poderão utilizar a sua biblioteca digital. Em alguns casos, faz sentido ter uma biblioteca própria, como nos cursos de Direito. Depois disso, é importante desenvolver essas indicações bibliográficas.

3. Selecione a bibliografia complementar

Também é essencial disponibilizar os materiais complementares ao conteúdo do curso, que podem ser consultados por alunos com maior dificuldade ou interesse pelo tema. Por isso, tenha em mente que não basta ter apenas os livros considerados “básicos” na hora de criar a biblioteca digital: é preciso aprofundar as pesquisas e disponibilizar também outros conteúdos.

4. Garanta acesso contínuo

Não faz sentido criar uma biblioteca digital se ela só pode ser acessada em dias úteis e em horário comercial. Por isso, tenha em mente que, ao elaborá-la, é necessário que os alunos tenham acesso ao material em qualquer momento, de qualquer lugar

Assim, eles poderão consultar os conteúdos com maior facilidade, mesmo nos momentos em que a opção física não seria acessível.

5. Priorize a inclusão

Uma das maiores vantagens de saber como criar biblioteca digital é aumentar a acessibilidade aos conteúdos. Por isso, é necessário fazer da inclusão uma prioridade. Procure por ferramentas que possibilitem o acesso de alunos com dificuldades visuais, por exemplo, com a leitura em voz alta. Outra opção é disponibilizar diferentes modos de leitura e diferentes tamanhos de letras.

6. Mantenha o acervo atualizado

Uma vez selecionada a bibliografia de uma biblioteca digital, ela não pode permanecer para sempre a mesma. Isso porque os conteúdos se transformam, novas soluções e ferramentas são criadas e teorias se tornam obsoletas. 

Portanto, ao criar a sua biblioteca digital, procure manter o acervo atualizado, com materiais relevantes e de qualidade. Dessa forma, os alunos poderão aproveitá-la mais a fundo. Em cursos como Direito, este é, inclusive, um importante diferencial

7. Não se esqueça do suporte

Ao criar uma biblioteca digital, é inevitável que os usuários tenham alguns problemas técnicos. Por isso, não se esqueça de oferecer um suporte. Seja em forma de um guia de uso, seja a partir de um chat automático para dúvidas, é importantíssimo que todos saibam como resolver problemas e aproveitar ao máximo os conteúdos disponibilizados na plataforma.

Quais os desafios de criar uma biblioteca digital?

Apesar de ser uma ferramenta muito interessante e útil no dia a dia das instituições de ensino, criar uma biblioteca digital pode não ser uma tarefa muito fácil. Isso porque ela demanda uma série de detalhes e atualizações, um olhar especializado para a gestão e curadoria dos materiais, e, mais importante, alguém que saiba como resolver problemas técnicos.

Nesse sentido, alguns desafios comumente observados quando tentamos fazer uma biblioteca digital são:

  • Catalogação e indexação de diferentes tipos de materiais, que não se adequam aos formatos “clássicos”;
  • Acesso a periódicos eletrônicos e seus respectivos acervos;
  • Atualização constante do acervo com materiais de qualidade e relevantes para diferentes áreas;
  • Disponibilização de novas ferramenta;
  • Aquisição de obras e digitalização;
  • Direitos autorais;
  • Resolução de problemas de software.

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O que é a Biblioteca Digital Saraiva?

A Biblioteca Digital Saraiva (BDS) é uma das soluções universitárias da Saraiva Educação. Ela é um acervo digital que disponibiliza mais de 2.500 títulos atualizados dos selos editoriais da Saraiva, especializados em áreas como Direito, Pedagogia, Administração, etc. 

Ela foi pensada para atender cursos de instituições de ensino superior e técnico, tanto na modalidade presencial, quanto na modalidade EaD. Conta, ainda, com suporte para as instituições de ensino híbrido, apoiando o trabalho de servidores e promovendo o acesso a um material de qualidade.

Conheça os benefícios da Biblioteca Digital Saraiva

Para além das vantagens que já mencionamos, também são benefícios da BDS:

  • Acesso facilitado à bibliografia das disciplinas;
  • Acesso, para os professores, a relatórios de alunos que estão utilizando a plataforma e quais livros consultam;
  • Acesso a conteúdos para preparação e planejamento de aulas;
  • Aumento do engajamento dos alunos com os estudos;
  • Facilidade para encontrar obras de apoio indicadas;
  • Eliminação de processos burocráticos e filas no aluguel de livros;
  • Fim das multas por atraso;
  • Diminuição dos custos com manutenção de obras;
  • Atualização constante;
  • Diminuição dos custos para adquirir obras raras ou que já não são mais facilmente comercializadas.

BDS Legis: a biblioteca digital específica para o curso de Direito

A Saraiva Educação não apenas conta com uma solução que atende às necessidades das IES na criação de uma biblioteca digital: nós também preparamos uma biblioteca com conteúdos exclusivos para o curso de Direito!

A BDS Legis é a solução ideal para o curso de Direito porque conta com um acervo legislativo completo, com títulos publicados na íntegra e que são essenciais para os alunos. Além disso, ela promove uma experiência totalmente pensada para o segmento, com atenção especial às atualizações

Com o acesso facilitado aos materiais essenciais, a BDS Legis ainda aumenta as chances de sucesso acadêmico e profissional. Isso porque o contato com esse tipo de conteúdo faz com que o estudante se familiarize com termos específicos, frequentemente cobrados em concursos da área e provas específicas.

Por fim, a BDS Legis dá aos alunos de Direito acesso completo à equipe de suporte técnico da Saraiva Educação, disponível para resolução de problemas a todo momento. Ou seja: garante que os estudantes saberão como podem aproveitar ao máximo a ferramenta.

Saiba por que usar a Biblioteca Digital Saraiva

Como dissemos ao longo deste artigo, criar uma biblioteca digital não é um trabalho fácil. Por isso, a BDS é uma excelente solução para instituições de ensino que desejam implementar essa ferramenta, mas não querem ou não podem se preocupar com os pormenores dessa ação. Afinal, estar atento a todos os detalhes, da escolha do acervo à resolução de problemas,pode ser bastante dispendioso para a instituição e para os seus funcionários.

A Biblioteca Digital Saraiva é, portanto, uma forma de reduzir custos e desafios e ainda garantir que os alunos ainda terão acesso a materiais de qualidade, pensados e selecionados por especialistas de diferentes áreas. Além disso, ela oferece diversos tipos de suporte a professores, gestores e alunos, e possibilita o uso otimizado de ferramentas essenciais para a construção coletiva de estratégias de ensino.

Nesse sentido, por mais que a criação de uma biblioteca digital possa ser feita de maneira autônoma, por que não considerar uma solução pensada justamente para a sua instituição? Dessa maneira, você garante:

  • Otimização de serviços e práticas;
  • Qualidade de materiais e conteúdos;
  • Suporte tecnológico e educacional;

E ainda conta com uma solução criada por e para educadores, que tem como objetivo transformar a educação superior no Brasil. Ou seja, você:

  • Tem acesso ao que há de melhor no mercado;
  • Garante o cumprimento das exigências do MEC;
  • Melhora o engajamento dos alunos;
  • Se livra de custos desnecessários de implementação e manutenção.

Agora que você já sabe como criar biblioteca digital e como otimizar esse processo, não pense duas vezes: conheça a Biblioteca Digital Saraiva e entre em contato com um dos nossos consultores!

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