Entenda como funciona a pontuação do Enade para alunos e IES

Saiba tudo sobre a pontuação do Enade, como o Conceito Enade para a IES é calculado e em quais indicadores ele impacta. Continue a leitura!
como funciona a pontuação do enade: mulher jovem usando o computador

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) foi criado em 2004 para substituir o antigo Exame Nacional de Cursos, conhecido como Provão. 

Saber como funciona a pontuação do Enade é uma ótima estratégia para a instituição de educação superior (IES) direcionar os estudos dos alunos, de forma a possibilitar que eles obtenham boas notas. 

O processo avaliativo é constituído por dois instrumentos que auxiliam na avaliação da qualidade da educação superior e na busca por subsídios para políticas de melhoria: a prova e o questionário do estudante.

A prova é constituída de duas partes, uma de formação geral e outra de componente específico. As questões são baseadas nas competências e habilidades previstas nas diretrizes curriculares nacionais de cada curso superior e o estudante tem 4 horas para responder o total de 40 questões. 

Continue a leitura deste artigo para saber como funciona a pontuação do Enade, como o Conceito Enade para a IES é calculado e em quais indicadores o Enade impacta. 

Como a nota individual é calculada?

Neste Exame, participam os estudantes do primeiro e do último ano das graduações indicadas pelo MEC. Os resultados de desempenho individuais são disponibilizados exclusivamente ao concluinte que fez a prova. 

Para saber como funciona a pontuação do Enade na nota individual, basta conferir as informações disponibilizadas em nota técnica pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

O documento informa que a nota final do estudante é obtida pela média ponderada da pontuação na parte de formação geral (FG), que corresponde a 25% e a parte de conhecimento específico (CE), que corresponde a 75%.

Componente de formação geral 

O componente de FG é constituído por:

  • 8 questões objetivas de múltipla escolha com peso idêntico, perfazendo 100%. Logo, a nota bruta das questões objetivas de FG é a proporção de acertos dessas questões;
  • 2 questões discursivas cuja correção considera o conteúdo com o peso de 80% e aspectos referentes à Língua Portuguesa com 20% distribuídos da seguinte maneira: aspectos ortográficos 30%; textuais 20% e morfossintáticos e vocabulares 50%. 

A nota das questões discursivas de FG é a média simples das notas das duas questões discursivas.

A nota final da FG é a média ponderada das duas notas, objetivas e discursivas com pesos de 60% e 40%, respectivamente.

Componente de conhecimento específico

Por sua vez, o componente de CE é constituído por:

  • 27 questões objetivas de múltipla escolha com peso idêntico. Assim, a nota das questões é a proporção de acertos dessas questões;
  • 3 questões discursivas nas quais 100% da nota refere-se ao conteúdo. A nota é a média simples das notas dessas 3 questões.

A nota de CE é a média ponderada das duas notas, objetivas e discursivas com pesos de 85% e 15%, respectivamente.

Ao final, as notas dos componentes FG e CE são arredondadas com uma casa decimal e a nota final do estudante é calculada com ponderação por pesos proporcionais ao número de questões de cada componente, como dito anteriormente: 25% para componente de FG e 75% para CE.

Por fim, essa nota é arredondada para uma casa decimal.

Banner de divulgação do infográfico sobre Enade 2021. Link para download gratuito: https://materiais.saraivaeducacao.com.br/infografico-mofu-enade-2021?utm_source=blog-post&utm_medium=banner&utm_campaign=material-rico

Qual a nota mínima e máxima?

Agora que você já sabe como funciona a pontuação do Enade no quesito individual, também é importante ter ciência sobre as notas mínima e máxima da prova. 

O estudante selecionado para fazer o exame precisa cumprir essa tarefa para colar grau e receber o diploma, porém não é exigido dele a obrigação de uma nota mínima para ser aprovado. 

Para o Ministério da Educação (MEC) isso faz com que muitos estudantes não se dediquem à avaliação.  Assim, a nota não necessariamente reflete a realidade sobre a qualidade dos cursos de ensino superior ofertados no país. 

Contudo, o Inep estuda mudar o edital do Enade com o objetivo de divulgar os nomes dos estudantes que tiveram os melhores desempenhos. A intenção é tornar público apenas os nomes daqueles que acertaram mais de 60% da prova, sem divulgar a nota específica, mas a faixa de acertos.  Por exemplo, aqueles que acertaram de 60% a 80% e entre 80% e 100%. 

Essa divulgação visa estimular os estudantes a fazerem a prova com seriedade e incentivar a IES a preparar os alunos para o Enade. Isso porque, conforme dados divulgados pelo instituto em 2019, a média geral das notas da maior parte dos cursos avaliados foi menor que 50 pontos, em uma escala que vai até 100. 

Como o conceito Enade para a IES é calculado?

Para saber como funciona a pontuação do Enade relativa ao conceito da IES, também é preciso acompanhar a divulgação da nota técnica disponível no Portal Inep. 

Vale ressaltar que o conceito Enade é calculado considerando as notas obtidas pelos estudantes no Exame. A partir da edição de 2015, o cálculo passou a ser realizado por curso de graduação, considerando as seguintes informações:

  • número de estudantes participantes no Exame e com resultados válidos; 
  • desempenho dos estudantes na parte de formação geral;
  • desempenho dos estudantes na parte de componente específico

O passo inicial para o cálculo da nota no Enade é a obtenção do desempenho médio de seus concluintes na formação geral e no componente específico do Exame. 

Em seguida, encontra-se a média e do desvio-padrão nacional de cada área de avaliação na FG e CE.  

O terceiro passo consiste em calcular os afastamentos padronizados na FG e CE de cada curso.

Por fim, para que todos os cursos tenham suas notas de FG e CE numa escala de 0 a 5, efetua-se a interpolação linear, obtendo-se, assim, as notas padronizadas de FG e CE de cada curso.

De maneira prática, todas essas fórmulas matemáticas resultam no conceito Enade com a seguinte equivalência:

Nota Final Conceito Enade
De 0 a 0,94 1 IES cujos alunos tiveram um rendimento abaixo da expectativa no Exame.
De 0,95 a 1,94 2
De 1,95 a 2,94 3 IES que tiveram um rendimento médio no Exame dentro do esperado.
De 2,95 a 3,94 4 IES com rendimento superior à média esperada.
De 3,95 a 5,0 5

 

Leia também: Entenda qual a importância do Enade na rotina de uma IES

Quais indicadores o Enade impacta?

Saber como funciona a pontuação do Enade é muito importante para a IES, pois os resultados desse Exame são fundamentais para a formação dos indicadores de qualidade da educação superior brasileira. São eles:

  • Conceito Enade: refere-se a nota dada ao curso, cujo valor é estabelecido a partir do desempenho dos estudantes;
  • Conceito Preliminar de Curso (CPC): é um indicador que ocorre no ano seguinte ao Enade, também leva em conta o valor agregado pelo processo formativo e as condições de oferta do curso;
  • Índice Geral de Cursos (IGC): diferentemente dos outros dois índices, o IGC avalia a instituição no geral, e não os cursos separadamente.

Tais indicadores têm importante repercussão para o desenvolvimento dos cursos e da IES, pois possibilitam o desenvolvimento de políticas públicas para a educação superior, sempre no sentido de torná-la melhor.

Além disso, a partir da sua divulgação, o diploma conferido por um curso com bom desempenho pode ser mais prestigiado e valorizado.

Esperamos que este conteúdo tenha esclarecido como funciona a pontuação do Enade. Continue por dentro do assunto e leia nosso artigo com 8 passos para saber como preparar os alunos para o Enade

Você também pode gostar

Curso de Direito EaD?
A Saraiva Educação preparou várias trilhas de aprendizado explicar como implementar na sua IES.

Artigos em destaque

Inscreva-se em nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão!

Deseja manter-se sempre atualizado? Receba quinzenalmente uma seleção de materiais sobre a educação superior — é só informar seu melhor endereço de e-mail!

[KIT GRATUITO]

Advogado do futuro: dicas para preparar os estudantes de sua IES

Em comemoração ao Dia do Advogado, criamos um kit de materiais gratuitos com os nossos principais conteúdos para que a sua IES apoie os advogados em formação.