Como funciona graduação a distância: fotografia de pessoas estudando pelo computador.

Tire todas as suas dúvidas sobre como funciona graduação a distância

Com o advento da tecnologia, cada vez mais o ensino a distância vem sendo demandado pelos estudantes devido a seus benefícios e particularidades, como: flexibilidade, economia, comodidade e tempo. Afinal, esse formato permite que o aluno concilie seus horários de estudos com outras atividades de forma mais econômica.

A Educação a Distância (EaD) apresenta ao aluno e à Instituição de Ensino Superior (IES) um novo universo de conhecimento e tecnologia. Novas ferramentas, como as aulas virtuais e a plataforma digital de aprendizagem, passam a fazer parte da rotina do estudante e do professor.

Mas, afinal, como funciona graduação a distância? No artigo de hoje vamos tirar as principais dúvidas sobre essa modalidade. Confira! 

Como funciona graduação a distância?

Devido à expansão das tecnologias de informação, faculdades públicas e privadas vêm oferecendo cada vez mais cursos tecnólogos, de bacharelado e licenciatura na modalidade EaD, permitindo que as aulas sejam realizadas de forma remota. 

Várias ações são necessárias para o funcionamento da graduação a distância, desde ações estruturais e burocráticas até a preparação e execução das aulas. Afinal, essa modalidade de ensino ocorre de maneira remota, em que alunos e professores utilizam plataformas online para realizar a interação e a troca de conhecimentos.

Veja, a seguir, as respostas para as principais dúvidas sobre como funciona graduação a distância.

Como funciona a autorização e credenciamento da graduação a distância no MEC?

Em sua maioria das vezes, a graduação a distância possui uma estrutura curricular igual à presencial, uma vez que o Ministério da Educação (MEC) avalia os cursos das duas modalidades aplicando os mesmos critérios e o mesmo rigor. 

Os cursos superiores a distância possuem a mesma validade de cursos superiores presenciais. Afinal, a validade do diploma não depende da modalidade de ensino e sim do reconhecimento do MEC

Portanto, para oferecer a modalidade, toda IES faculdades, institutos federais de educação, centros universitários e universidades necessita solicitar a autorização do MEC para abrir um novo curso.

O processo para o reconhecimento do curso superior inicia-se em seu credenciamento. Depois, é feita a autorização e, por fim, o seu reconhecimento. O reconhecimento ocorre a partir da visita da comissão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) às instalações do curso. É realizada uma avaliação da relação de docentes, grade curricular, laboratórios e outros aspectos relacionados ao curso durante a visita, dando base para que os técnicos do MEC reconheçam, solicitem ajustes ou neguem o reconhecimento.

Como é realizado o processo seletivo na modalidade EaD?

A seleção de candidatos para os cursos de graduação a distância acontece em diferentes formatos nas IES. Portanto, é importante analisar qual é a melhor forma para a sua instituição.

Na maioria das IES, ocorrem as provas de seleção, como é o caso do vestibular, em outras situações é feita apenas uma redação ou até mesmo a análise do currículo escolar e da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Qual é o público alvo dos cursos de graduação a distância?

O público alvo dos cursos de graduação a distância são alunos que necessitam conciliar os estudos com outras tarefas da rotina. Porém, qualquer pessoa que tenha concluído o ensino médio e possua um computador com um bom acesso à internet está apta a entrar para a modalidade EaD.

E as aulas, como são estruturadas?

As aulas na modalidade EaD acontecem em plataformas online que permitem o acesso às aulas, o download de materiais, a realização de atividades e avaliações, além da interação com professores, tutores e outros estudantes. As aulas podem acontecer de forma ao vivo ou até mesmo gravadas, dando mais flexibilidade aos estudantes.

Os professores responsáveis pelas disciplinas elaboram o plano de ensino, materiais didáticos e as avaliações, contando com a ajuda de tutores para o esclarecimento de dúvidas. A maioria dos tutores interage com os alunos de forma online, porém alguns podem atuar de forma presencial, tendo contato direto com os alunos.

Diversos materiais podem ser disponibilizados para auxiliar o aprendizado dos estudantes, como apostilas, livros digitais, imagens, animações e tudo o mais que for necessário para garantir a qualidade do ensino.

Banner de divulgação do ebook: como criar cursos EaD no ensino superior. Link para download gratuito: https://materiais.saraivaeducacao.com.br/ebook-criacao-de-cursos-ead-ensino-superior?utm_source=blog&utm_medium=banner-artigo&utm_campaign=material-rico

Como são realizadas as avaliações?

Uma das principais dúvidas sobre como funciona graduação a distância está relacionada à aplicação das avaliações. Porém, essa questão também pode ser facilmente resolvida ao contar com uma plataforma especializada na IES.

Por meio da plataforma, o aluno envia aos professores trabalhos e exercícios resolvidos e participa de discussões. 

Os ambientes de aprendizagem fornece diversos recursos que auxiliam o professor no recebimento das atividades avaliativas, como o preenchimento das avaliações com os retornos imediatos.

Há também as avaliações presenciais, que existem mesmo nos cursos 100% online. Isso acontece pois o MEC exige que todos os cursos EaD realizem algumas avaliações presenciais, já que as graduações a distância precisam ter pelo menos 20% da carga horária presencial. 

A frequência com que essas avaliações ocorrem pode ser decidida pela própria IES. No entanto, elas acontecem no fechamento do período letivo e servem para avaliar o desempenho do estudante ao longo do semestre. 

Como é feita a certificação do estudante?

Além de a modalidade EaD possuir a mesma qualidade do ensino presencial, o diploma da graduação a distância tem o mesmo valor do diploma expedido por uma faculdade presencial, desde que ela seja reconhecida pelo MEC. 

Os diplomas emitidos não possuem a especificação da modalidade que o aluno cursou, seja a distância ou presencial.

Esperamos que você tenha tirado todas as suas dúvidas sobre como funciona graduação a distância! Se ainda restou alguma pergunta, não deixe de nos informar pelos comentários, ok? E aproveite para conferir também o nosso artigo com as principais informações sobre a situação do ensino superior a distância no Brasil!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *