Sua Instituição de Ensino Superior (IES) apresenta experiências diferentes ao ensinar, ou melhor, sabe como montar uma trilha de aprendizagem para os alunos?
As trilhas de aprendizagem correspondem a um conjunto de atividades distintas que possibilitam o desenvolvimento específico a cada perfil de estudante.
Elas têm o objetivo de fazer com que o conhecimento se associe às competências, de forma a trabalhar a teoria e a parte prática, tão necessárias para o mercado de trabalho atual.
As sequências de atividades podem ser elaboradas de diferentes maneiras, mas sempre se complementando para a construção do conhecimento sobre determinado conteúdo.
Acompanhe a leitura deste artigo e saiba como montar uma trilha de aprendizagem de modo a tornar o processo de absorção de conhecimento dos alunos mais efetivo e adequado.
6 dicas sobre como montar uma trilha de aprendizagem
A forma tradicional e engessada de ensinar, em que todos os alunos se sentam em uma cadeira para escutar o professor transmitir uma informação, já não é tão eficaz no cenário atual.
Isso ocorre porque o modo como as pessoas aprendem é distinto. Umas têm mais dificuldade de captar a mensagem apenas lendo, já outras conseguem reter melhor as ideias com o auxílio de videoaulas, por exemplo.
Portanto, para motivar ainda mais os estudantes, as IES podem e devem recorrer às trilhas de aprendizagem nos planejamentos das aulas, oferecendo uma experiência completa, utilizando diversos recursos e ferramentas.
A seguir, listamos como você pode criar uma verdadeira experiência para a construção do conhecimento com seus alunos e fazer com que eles possam aplicar o conhecimento no dia a dia com dicas sobre como montar uma trilha de aprendizagem.
1. Faça um diagnóstico do perfil dos alunos
Saber como montar uma trilha de aprendizagem passa primeiro por saber qual é o perfil dos seus estudantes.
Isso pode ser feito com ferramentas de avaliação e pesquisa. Assim, analisando corretamente como cada um tem facilidade de aprender e seu nível de conhecimento, será possível definir em qual ponto iniciar a trilha.
Uma das vantagens dessa análise é o de evitar a desmotivação e permitir agrupar os estudantes em níveis de capacidade para a entrega do conteúdo com maior aproveitamento.
2. Crie trilhas com o conceito de objeto de aprendizado
Quando se está montando uma trilha de aprendizagem, o ideal é agrupar os diferentes níveis por conteúdo, já que cada um apresenta uma característica e uma necessidade específica de aprendizado.
Claro que nem sempre é possível separar todos os temas de aula de forma isolada, pois isso pode tornar as trilhas de aprendizagem muito complexas. Por isso, saber como montar uma trilha de aprendizagem também passa por utilizar corretamente o conceito de objetos de aprendizagem.
Trilhas de aprendizagem que seguem este conceito podem se encaixar em outras para abranger diferentes perfis de alunos, mas que partilham da mesma necessidade de aprendizado naquela ocasião. Consequentemente, a trilha ganha maior produtividade ao abranger um número menor de turmas, além de incluir outro ganho em relação às trocas entre os próprios alunos.
Assim, se torna viável formar uma trilha com temas convergentes ou disciplinas interdisciplinares, de modo que faça sentido para o aprendizado dos alunos.
3. Desenvolva trilhas sequenciais
Quando uma trilha de aprendizagem segue uma sequência lógica de atividades, os estudantes conseguem perceber o encadeamento dos conteúdos e passam a mostrar maior engajamento.
Isso se torna possível pois as trilhas podem ser aplicadas de forma linear ou agrupada. No primeiro modelo, o conhecimento é adquirido por etapas, como um caminho que o aluno deve cursar. Já a trilha agrupada não depende de uma ordem para o aprendizado, contudo, são os alunos que irão optar por qual sequência querem seguir, indo ao encontro do seu perfil, nível de conhecimento e necessidade.
Dessa forma, eles passam a ter mais autonomia e conseguem ter uma visão holística sobre seu próprio processo de aprendizado. Assim, fica mais fácil se conectar e aprofundar em cada conteúdo programado.
4. Utilize atividades que envolvam a leitura
Ao se pensar em como montar uma trilha de aprendizagem, é importante propor atividades relacionadas às leituras importantes para o curso.
Nesse sentido, sua IES pode buscar apoio em uma plataforma digital de aprendizagem. Além de auxiliar na formação das próprias trilhas de aprendizagem, essas ferramentas apresentam atividades que exigem a leitura de livros e artigos científicos atualizados e disponíveis em uma biblioteca digital da própria plataforma.
5. Contemple a prática da trilha de aprendizagem
Ao montar uma trilha de aprendizagem na sua IES, é importante pensar na experiência do estudante, deixando bastante nítida a aplicação do que está sendo ensinado.
Logo, é fundamental que eles coloquem em prática todo o conhecimento adquirido, como forma de reter ainda mais o aprendizado.
Existem diversas formas de estimular a parte prática, seja por meio do acompanhamento de cases ou pela elaboração de exercícios e simulados no modelo Enade, por exemplo, utilizando ferramentas online para a aplicação das questões.
6. Utilize ferramentas digitais para automatizar as trilhas de aprendizagem
Por fim, ao procurar como montar uma trilha de aprendizagem, sua IES pode optar por utilizar ferramentas online para otimizar todo o processo.
As vantagens em utilizá-las são várias, pois permitem que os professores planejem, desenvolvam e avaliem os estudantes sempre que necessitarem. Isso garante a aquisição efetiva do conhecimento, além de possibilitar que o corpo docente centralize seus esforços nas questões pedagógicas.
Agora que você já entendeu como montar uma trilha de aprendizagem, aproveite para conferir as nossas dicas sobre como escolher a melhor plataforma para desenvolvê-la em sua IES!