Como preparar os alunos para o Enade: fotografia de um estudante fazendo uma prova.

8 passos para saber como preparar os alunos para o Enade

Que o Enade é um exame extremamente importante para as Instituições de Ensino não é novidade. Porém, uma dúvida comum entre gestores e professores é: como preparar os alunos para o Enade?

Atrair a atenção e o engajamento dos estudantes para esse Exame, realmente, pode não ser uma tarefa fácil. Mas com planejamento e dedicação é possível, sim, contar com alunos preparados e alcançar uma boa nota em sua IES.

Para te ajudar nessa tarefa, separamos os 8 passos que você deve seguir no artigo de hoje. Confira!

1. Desenvolva um planejamento estratégico

É preciso que se diga, em primeiro lugar, que uma boa preparação dos alunos para o Enade demanda planejamento

Essa ação deve começar desde o dia do ingresso do estudante na instituição e terminar somente quando ele for um egresso, será uma construção cotidiana. 

Ao longo desse processo serão abordados diversos aspectos desde questões estruturais e burocráticas, como o que é, por que fazer, para que serve e quais as penalidades cabíveis aos que não realizarem o Exame, até a preparação para a realização da prova em si. 

Além disso esse processo envolve todos os setores da instituição, como veremos nos próximos passos. Em resumo, sem planejamento estratégico não será possível uma boa preparação.

Leia também: Tudo o que você precisar sobre o Enade 2020

2. Construa uma boa comunicação com os alunos 

Se faz necessário que sejam desenvolvidas ações desde o início do curso para familiarizar o aluno com o Enade. Ele não deve ter dúvidas sobre os procedimentos e obrigatoriedades que envolvem o exame, nem de qual o seu papel nesse processo ou o da instituição. A comunicação deve ser clara e direta.

Uma boa comunicação entre IES e aluno é importante ainda para gerar e potencializar vínculos. 

Se o aluno sente-se escutado e auxiliado pela instituição ao longo do curso, ele desenvolve sua confiança na mesma, o que gera sensações de pertencimento e orgulho que vão potencializar seu empenho quando o momento da prova chegar.

3. Engaje os alunos e crie ações de identificação

Se você está procurando saber como preparar os alunos para o Enade, não pode deixar de ter em mente a importância do engajamento para que a sua IES alcance um excelente resultado.

É muito importante que o aluno se sinta parte fundamental da instituição, saiba da sua importância e reconheça o esforço constante da IES por oferecer as melhores condições de ensino. 

Vale pontuar que o estudante também depende de um ensino qualificado e reconhecido para o sucesso de sua formação e evolução posterior no mercado de trabalho.

Esse senso de pertencimento pode ainda ganhar proporções maiores com ações de marketing interno e digital. Esteja nas redes sociais e provoque ações que engajem os alunos a atrelar ainda mais a sua imagem pessoal à da instituição. 

Não subestime essa identificação como forte fator de fidelização e comprometimento do estudante com a IES.

4. Tenha uma equipe administrativa e um corpo docente preparados

Para que os alunos estejam bem preparados, é preciso que toda a equipe da instituição esteja também ciente de seu papel e da importância do Enade para a IES. 

É necessário que todos estejam informados sobre o funcionamento, relevância, obrigações e restrições desse processo para que assim possam atender a qualquer questionamento que o aluno venha a ter sobre o tema. Da gestão ao corpo docente e secretaria não deve haver mistério algum sobre a avaliação.

Banner de divulgação do infográfico gratuito sobre o que mudou no Enade 2020. Link para download: https://materiais.saraivaeducacao.com.br/lp-infografico-enade2020?utm_source=blog&utm_medium=banner-artigo&utm_campaign=material-rico

5. Faça uma reformulação do curso para abordar o Enade

Já dissemos da importância de a equipe de professores saber tudo sobre os procedimentos do Enade, mas é preciso também que eles sejam capacitados quanto à metodologia e formatação das questões utilizadas na prova para que possam aplicar em sala de aula. Esse é um outro ponto fundamental para quem está procurando saber como preparar os alunos para o Enade.

É interessante que o Modelo de Questão Enade, por exemplo, já seja familiar ao aluno em sua vivência ao longo do curso. 

Obviamente, o curso não precisa, e não deve,  ser traçado inteiramente em cima dessa metodologia, mas a IES pode tornar essa formatação presente de modo a construir uma familiarização com a maneira de avaliação durante todo o percurso do aluno, tornando assim o processo de preparação ainda mais natural.

6. Realize simulados

O fato de a preparação para o Exame ser uma ação cotidiana e continuada não tira a importância da realização de simulados. 

Para facilitar esse processo para a instituição, é possível associar-se a plataformas que oferecem essas atividades, assim você tem um material sempre atualizado sem sobrecarregar o seu corpo docente com mais essa demanda.

A realização dos simulados consolida também a segurança do aluno diante da situação do Exame. Vale lembrar que essa ferramenta serve não só para a preparação do aluno, mas também da instituição.

7. Analise os resultados dos simulados e utilize-os ao seu favor

Os simulados são ainda uma oportunidade preciosa de retorno para a IES. A partir dos resultados você pode observar e analisar os desempenhos, percebendo as principais falhas e corrigindo-as antecipadamente, bem como melhorando a qualidade do seu ensino.

Se a sua instituição estiver utilizando uma solução parceira para o desenvolvimento e aplicação dos simulados, esses retornos podem ser ainda automatizados e apresentados já em formatação estatística.

8. Utilize plataformas que auxiliem no processo de ensino e aprendizagem

A realidade do jovem hoje é pautada pela conexão constante com a interface digital. Nesse contexto, celulares, tablets e computadores tornaram-se grandes potencializadores da relação entre ensino e aprendizagem em uma IES. Por isso use e abuse de ferramentas digitais que podem ganhar o interesse e facilitar a vida do seu aluno.

Com as escolhas corretas é possível estabelecer meios para a sua instituição encaminhar e conduzir conteúdos, dicas, exercícios e simulados online, além oferecer formas mais leves, interativas e tecnológicas de envolver o aluno com o processo de aprendizagem. 

Aproveite esses meios para levar o assunto para fora da sala de aula e integrá-lo mais à vida do aluno, não só para tratar do Enade, mas para outros conteúdos programáticos do curso. 

Uma biblioteca digital, por exemplo, é um grande facilitador na rotina do aluno e pode potencializar a relação dele com o conteúdo curricular e extracurricular do curso.

Com essas dicas você pode melhorar, e muito, a relação da sua IES e dos seus alunos com o Enade. Lembre-se que esses resultados serão consequência do trabalho conjunto de diversos setores da instituição, envolvendo desde a gestão, comunicação, corpo docente e, é claro, os próprios estudantes. 

E para te ajudar a aplicar todos os passos que listamos aqui sobre como preparar os alunos para o Enade, produzimos também um artigo explicando o que é e a importância do banco de questões para o Exame. Não deixe de conferir!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *