Como se manter atualizado no Direito: fotografia de uma advogada analisando algo no computador em um escritório.

8 dicas sobre como se manter atualizado no Direito

“Como se manter atualizado no Direito” é uma questão que assola estudantes, professores, advogados e outros profissionais da área.

Afinal, o Direito é uma área dinâmica. Ou seja, ela está em constante transformação e atualização.

Por isso, é necessário que os advogados e bacharéis continuem a estudar, pesquisar, e acompanhar as notícias da área atentamente, mesmo após a graduação.

E por falar em graduação, a instituição de educação superior (IES) também deve se atualizar na área! Só assim é possível garantir que seus alunos saiam da faculdade o mais preparados possível para o dia a dia profissional.

Neste texto, falamos sobre como se manter atualizado no Direito. Listamos 8 dicas que servem tanto para as IES e seus coordenadores, quanto para estudantes e advogados que querem manter os conhecimentos em dia. Continue a leitura e confira!

Banner de divulgação do ebook "Disciplinas online de Direito: como desenvolver na IES?". Link para download gratuito: https://materiais.saraivaeducacao.com.br/lp-ebook-mofu-disciplinas-online-direito?utm_source=blog-post&utm_medium=banner&utm_campaign=material-rico

Como se manter atualizado no Direito?

A necessidade de atualização é comum e constante na maioria das profissões e nos cursos de graduação. E isso não é diferente no Direito!

As legislações podem ser alteradas a qualquer momento e novas leis e normas são criadas com frequência.

Por isso, é fundamental que sua IES esteja preparada para instruir seus alunos não apenas com conteúdos atualizados. Também é importante que as instituições ensinem seus alunos como eles mesmos podem se atualizar com autonomia.

Abaixo, você confere 8 dicas para manter sua IES atualizada no Direito. E, com uma IES atualizada, também garantimos profissionais atualizados. Confira agora!

Leia também: Conheça as tendências para o curso e profissões do futuro do Direito

1. Acompanhe debates do Legislativo

Como você já sabe, o Poder Legislativo tem como suas principais funções a criação de leis e a fiscalização do Poder Executivo.

Já há alguns anos, é possível acompanhar as atividades de senadores e deputados pelas emissoras de televisão: TV Câmara e TV Senado. Esses canais públicos transmitem as discussões e votações dos representantes ao vivo.

Vale lembrar que também é possível acompanhar as casas nas redes sociais, acessando conteúdos informativos para a população. 

Ao acompanhar essa cobertura, é possível que a coordenação, professores e alunos do curso de Direito da IES analisem os debates do legislativo e compreendam as discussões relacionadas às leis atuais.

Esse tipo de conhecimento sempre é muito interessante para levar as atualizações para sala de aula e incentivar diálogos sobre o tema junto aos alunos.

2. Assista aos julgamentos do Poder Judiciário

Acima, falamos do Poder Legislativo. Agora, vamos falar do Poder Judiciário e sua relação com a atualização do Direito.

No Brasil, o órgão máximo de justiça é o Supremo Tribunal Federal (STF). E é possível acompanhar as sessões tanto deste tribunal, quanto do Superior Tribunal de Justiça (STJ) na emissora oficial: TV Justiça.

Ao assistir as transmissões, é possível acompanhar os votos dos ministros, andamento de casos importantes, e levar esses temas para debates importantes em sala de aula.

3. Acompanhe os informativos

Além de transmitir suas sessões ao vivo na TV Justiça, os tribunais superiores também divulgam informativos para a população.

Nessas publicações, são divulgados os principais casos julgados, discussões e fundamentos de decisões, entre outras informações.

Além disso, os julgados são divididos por disciplinas. Assim, os professores e alunos podem buscar informações sobre uma área específica com maior facilidade.

4. Promova cursos rápidos 

Oferecer palestras, workshops e cursos rápidos é uma ótima ideia para manter seus alunos e os próprios profissionais da IES atualizados nos temas do Direito.

Para esses eventos, é interessante contar com o apoio de professores e profissionais convidados especializados no tema abordado.

5. Ofereça cursos de pós-graduação

As pós-graduações lato sensu são cursos de especialização e atualização para estudantes já graduados que desejam se aprofundar em uma determinada área.

Frequentar cursos de especialização é uma opção interessante de como se manter atualizado no Direito.

E a IES pode aproveitar essa busca dos estudantes e profissionais para oferecer as atualizações com um corpo docente competente e qualificado.

Leia também: Saiba como montar um curso de pós-graduação em sua IES

6. Acompanhe blogs temáticos

Escritórios de advocacia, órgãos oficiais, a própria Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) alimentam blogs e páginas de notícias com frequência.

Nessas páginas, estudantes, professores, coordenadores de IES e profissionais do Direito conseguem se atualizar das novidades do mercado de trabalho.

Também existem sites de notícias especializados no público de Direito. Esses, por sua vez, podem ser gratuitos ou com conteúdos especiais para assinantes.

Outra opção é acompanhar podcasts especializados! Atualmente, já há no Brasil diferentes programas de áudio que abordam notícias e informações sobre o Direito e suas práticas.

7. Acompanhe as Lawtechs e Legaltechs brasileiras

Hoje em dia já é possível encontrar diferentes Lawtechs e Legaltechs no mercado brasileiro.

Elas estão transformando o mercado de trabalho e os processos que envolvem a prática do Direito.

E para se manter atualizada e oferecer conteúdos relevantes para seus alunos, é importante que a IES compreenda as novas soluções e ferramentas oferecidas por essas empresas.

Para acompanhar esse segmento mais de perto, fique de olho na AB2L, a Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs.

8. Conte com uma biblioteca digital atualizada 

As fontes do Direito são diversas e sofrem atualizações constantes. Não é atoa que uma nova edição do Vade Mecum é publicada anualmente.

Entretanto, armazenar toda essa bibliografia e garantir a constante atualização do acervo em uma biblioteca física pode ser um grande desafio para as IES. Sem falar que, nas bibliotecas tradicionais, há um número limitado de obras. Isso impede que mais alunos consultem a mesma obra ao mesmo tempo, por exemplo.

Felizmente, hoje já é possível contar com diferentes ferramentas e serviços digitais para solucionar essas questões!

Com uma biblioteca digital, os alunos e professores da sua IES têm acesso ilimitado a um acervo constantemente atualizado, com as principais obras da área e muito mais!

Nesse formato, os alunos conseguem acessar as obras onde e quando quiserem, sem se preocuparem com o horário de funcionamento da biblioteca ou o número de obras disponíveis.

E agora que você já sabe como se manter atualizado no Direito, que tal conferir também os benefícios da Biblioteca Digital de Direito? Saiba mais agora!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *