Competências e habilidades pedagógicas: fotografia de uma professora auxiliando dois alunos. Todos sorriem.

Saiba como desenvolver as competências e habilidades pedagógicas para o ensino superior

O universo da educação vem passando por diversas mudanças. Novas gerações estão chegando às instituições de educação superior (IES), a tecnologia tem ganhado cada vez mais espaço e o acesso à informação está cada vez mais abrangente.

Por isso, os professores e coordenadores passam por vários desafios no dia a dia da IES.É necessário se atentar ainda mais ao engajamento do aluno, ao novo mercado de trabalho e pensar em uma educação que seja mais voltada à vida do estudante.

Hoje, vamos falar sobre competências e habilidades pedagógicas no ensino superior, como os professores e coordenadores podem desenvolvê-las para superar os desafios e, assim, garantir um ensino de qualidade. Para saber mais sobre o assunto é só continuar a leitura do artigo!

Quais são os desafios dos professores e coordenadores na IES?

Sabemos que os desafios dentro de uma IES são diversos, mas alguns têm sido constantes nessa nova realidade que a educação está inserida, como a mudança de comportamento dos alunos, aulas online e diversas tecnologias. Confira com mais detalhes sobre os desafios.

Engajamento dos estudantes

A nova geração de estudantes que têm ingressado no ensino superior são os nativos digitais. São alunos muito conectados à internet e às tecnologias e que têm acesso à informação facilitado.

Dessa forma, eles buscam entender como o conhecimento será aplicado de forma prática. O professor não pode ser um mero repassador de conteúdo, mas sim um mentor, que será responsável por guiar o aluno.

Nesse sentido, o engajamento dos alunos se torna um grande desafio para as IES. Ele é fundamental para que os estudantes aproveitem o conteúdo e permaneça até o fim do curso.

Uso de tecnologias

Como já sabemos, as novas gerações estão muito conectadas às tecnologias. Por isso, um outro desafio para as IES é levar ferramentas tecnológicas para dentro da instituição e fazer com que os professores saibam manuseá-las. 

Isso é importante para que os professores possam utilizar de todas as vantagens que as ferramentas podem oferecer. Assim, a qualidade e aproveitamento das aulas será muito melhor!

O que são competências e habilidades?

Agora que você já sabe quais são os principais desafios dos professores e coordenadores na IES, é importante entender quais competências e habilidades pedagógicas são necessárias para melhorar a qualidade do ensino ofertado. Mas, antes disso, veja mais sobre a diferença entre habilidades e competências.

Habilidades

As habilidades são capacidades que as pessoas aprendem ao longo da vida nos estudos ou em determinada profissão. Por exemplo: ler e escrever são habilidades adquiridas pelos estudantes. Boa comunicação e trabalho em equipe são exemplos de habilidades  que podem ser desenvolvidas no meio profissional.

Competências

as competências são um conjunto de habilidades que também são desenvolvidas ao longo da vida. Elas são uma combinação não só de habilidades, mas também de atitudes e conhecimentos que a pessoa adquire em diversos espaços. Como exemplos de competências podemos pontuar a liderança e a inteligência emocional.

Para que a diferença fique ainda mais clara, vamos pensar em um doutorado em matemática.  A pessoa estará apta a dar aula em uma universidade, ou seja, ela estudou e adquiriu as habilidades necessárias. Já as competências dizem respeito à sua aula, ou seja, como colocar suas habilidades em prática, como, por exemplo, ter boa didática para ensinar.

Quais competências e habilidades pedagógicas são necessárias para um professor?

Veja quais competências e habilidades pedagógicas são importantes para um professor do ensino superior.

Aprimoramento constante

É muito importante que o professor se aprimore cada vez mais, entenda mais sobre sua disciplina, sobre novas metodologias que estão surgindo, sobre as gerações que os seus alunos fazem parte, entre outras coisas. O professor não para nunca de estudar e de buscar conhecimento, isso é essencial para a profissão.

Comunicação

Manter uma boa comunicação com os coordenadores, diretores, alunos e também com os outros professores é fundamental. É esse relacionamento que faz com que o professor seja bem visto na IES e também consiga trocar ideias com todos que estão envolvidos no processo de aprendizagem.

Escuta ativa

Os professores precisam ter uma escuta ativa, principalmente com os alunos. Entender o que eles estão achando da disciplina, dos métodos utilizados na aula, das avaliações, sobre o que eles têm dúvida, suas sugestões. Tudo isso, irá fazer com que o professor tenha noção de como está sua aula e assim possa se aprimorar ainda mais.

Tecnologia

O professor precisa adquirir conhecimentos sobre tecnologia no geral, saber mexer nos dispositivos e ferramentas que a instituição proporciona ou que têm ganhado espaço no mercado. 

Inovação

Inovar, conhecer novas metodologias e ferramentas é muito importante para qualquer professor do ensino superior, é isso que vai ajudar a engajar os alunos na aula. O professor não pode mais continuar só passando slides e falando a matéria, ele precisa se reinventar, ser criativo e buscar novas formas de abordar os conteúdos.

Liderança

Com as mudanças na educação, o aluno tem se tornado cada vez mais o protagonista desse processo. Mas o professor precisa continuar exercendo um papel de liderança para eles, mas não de uma forma autoritária e sim de uma maneira que consiga encaminhá-los para o necessário a partir de cada perfil ou dificuldade que o estudante tenha.

Pensamento crítico

Com tanto acesso à informação, muitas vezes fica difícil entender o que é verídico ou não. Dessa forma, o professor precisa trabalhar o pensamento crítico e levar isso para a sala de aula, auxiliando seus alunos a também desenvolverem essa competência que é tão importante nos dias de hoje.

Empatia

A empatia é muito importante para a interação, seja com os alunos ou com os colegas de trabalho. Por isso, o professor precisa  trabalhar o seu olhar mais empático, entendendo as dificuldades dos alunos. Isso favorece uma aproximação, melhorando a relação entre professor e estudante.

Como trabalhar as competências e habilidades pedagógicas no ensino superior?

Para desenvolver as competências e habilidades pedagógicas no ensino superior, é fundamental que a IES invista no corpo docente. Veja agora algumas ações que você pode colocar em prática:

Treinamentos

Ofereça treinamentos constantes para o seu corpo docente. Invista em cursos, workshops e palestras. Isso tudo é importante para que os professores estejam sempre se aprimorando e adquirindo novos conhecimentos. Com o auxílio da IES, os professores se sentem valorizados e engajados para continuarem aprendendo.

Feedbacks

Dar feedbacks e ter uma escuta ativa é essencial para que a IES entenda o que os professores estão sentindo e precisando para desenvolver as competências e habilidades pedagógicas necessárias. É preciso que exista um espaço de escuta, para assim o corpo docente se manifestar e se sentir acolhido.

Inovação

Investir em novas ferramentas, dispositivos e metodologias é importante para estimular os professores e alunos. Com os avanços e mudanças no mundo da educação, ficar parado em coisas antigas pode não incentivar as pessoas que fazem parte do processo e ainda ser prejudicial para a IES.

Valorização

Valorizar os professores é um ponto relevante também. Proporcione um bom ambiente e boas condições no ambiente de trabalho, como salários melhores, infraestrutura de qualidade e reconhecimento. Isso faz com que os professores desenvolvam melhor suas competências e habilidades.

Esperamos que você tenha entendido um pouco mais sobre competências e habilidades pedagógicas no ensino superior. E para continuar melhorando a qualidade do ensino em sua IES, confira também o nosso artigo sobre personalização do ensino!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *