Conceito Enade: fotografia de um estudante segurando um capelo em frente a uma universidade.

Tudo o que você precisa saber sobre o Conceito Enade

Muito além de um exame de conhecimento aplicado aos alunos, o Enade fornece dados para a elaboração de diversos indicadores de qualidade de ensino utilizados pelo Inep. 

Indo mais além, uma IES preocupada com o ensino que oferece e o mercado educacional utiliza esses resultados para reavaliar-se, melhorar sua estrutura e, caso seja necessário, reposicionar-se no mercado.

Entre os diversos indicadores levantados, um dos mais populares é o Conceito Enade, que estipula um conceito comparativo (de 1 a 5) a cada curso por instituição. 

Hoje vamos conversar um pouco mais sobre esse medidor, como ele é calculado, como encontrá-lo e como utilizar esse dado a favor da sua IES.

O que é o conceito Enade e como ele é calculado?

Atribuído a cada curso da instituição, o Conceito Enade estipula um conceito comparativo entre o curso que a sua IES oferece e os demais. Ele é concedido a todas as instituições que tiverem dois ou mais alunos participantes do Enade.

É calculado a partir de uma média dos resultados, considerando os dados do desempenho individual dos estudantes nas provas de Formação Geral e Componente Específico e o número de alunos participantes de cada curso por IES.

O Inep estipula que todas essas médias sejam padronizadas para um resultado mais justo do conceito. Deste modo é considerado um desempenho médio nacional e um desvio padrão (calculado a partir dos resultados de todas as instituições participantes).

São estabelecidos 5 (cinco) conceitos, sendo 3 concedido às IES com rendimento médio naquele curso em todo o país, 1 e 2 caracterizando as IES abaixo da expectativa e 4 e 5 as que estão acima da média.

Onde encontrar o conceito Enade?

O Conceito Enade é divulgado junto com os demais indicativos calculados a partir do exame e pode ser encontrado no próprio site do Inep. No entanto, lá a IES encontra apenas o conceito final que já lhe foi atribuído. Para um entendimento mais aprofundado é necessário um exercício analítico utilizando os resultados concedidos em diversos indicativos.

Nesse sentido existem hoje ferramentas especializadas de que pode se valer uma IES. Esses recursos já trazem uma análise mais aprofundada e oferecem microdados do MEC/Inep relacionados ao Conceito Enade (e até outros indicadores como IGC e CPC) de forma mais intuitiva e visual.

A boa notícia é que você pode analisar esses dados gratuitamente analisando a ferramenta Resultado Enade da Saraiva Educação. Clique aqui para utilizar!

Quais são os impactos do Conceito Enade na IES? 

O Conceito Enade é um medidor estabelecido pelo governo federal para avaliar o ensino superior no Brasil, mas os impactos de seu resultado podem ir muito além disso, refletindo tanto na qualidade como na permanência de uma Instituição.

Em primeiro lugar, vale considerar que um resultado ruim pode acarretar em sanções por parte do Ministério da Educação, resultando em redução obrigatória do número de vagas permitidas ou até o encerramento de cursos mal avaliados.

No entanto, sanções legais não são os únicos impactos desse resultado. 

Anualmente, a partir da publicação dos indicadores, a imprensa nacional se dedica a repercuti-los e anunciá-los extensamente, tornando-os amplamente divulgados ao grande público. 

A criação de rankings, por exemplo, é uma prática comum dos grandes veículos de comunicação e não tenha dúvidas de que quem procura uma IES para ingressar irá se valer deles. 

Essa exposição acaba conferindo às instituições mais bem avaliadas destaque diante dos futuros estudantes e do próprio mercado de trabalho, que deseja egressos de cursos com reconhecimento.

Além disso, ao ser bem avaliada, não só a reputação da sua IES é mantida como também o corpo docente se sente valorizado e o aluno quer ser identificado com a instituição, fortalecendo sua comunicação interna e externa, bem como promovendo um ambiente de trabalho unificado e mais potente. Afinal, todos querem estar ali.

Gestores atentos utilizam esses dados para ir ainda mais além. Com esses parâmetros é possível jogar luz em pontos fortes e fragilidades da sua instituição, lhe conduzindo a uma reavaliação e implementação de melhorias. 

A partir de uma análise mais aprofundada desses dados, você pode encontrar pontos cegos na sua abordagem pedagógica,  avaliar comparativamente como está seu posicionamento em relação a outras instituições (e investigar o por quê) e descobrir quais foram os diferenciais que colocaram determinada IES no topo do ranking, seja para você chegar lá ou se manter, caso já tenha ganhado o destaque desejado.

Você pode ainda explorar esses resultados em estratégias de comunicação interna e externa para reter seus estudantes ou atrair novos alunos.

Se você não souber por onde começar essa análise, não exite em procurar ajuda especializada. Atualmente, várias empresas oferecem esse tipo de serviço e podem auxiliá-lo em uma análise mais efetiva em menor tempo para que você tenha prazo para implementar mudanças já para o próximo ano.

Leia também: como aumentar a nota no Enade em sua IES

Como alcançar um bom conceito Enade em minha IES?

Se o Conceito Enade é calculado a partir do resultado médio do desempenho de seus alunos no exame, fica evidente que é necessário investir também em uma boa preparação dos estudantes para a realização da prova. 

Em primeiro lugar é necessário que se diga que uma boa preparação dos alunos para o Enade não começa às vésperas da prova. Ele deve ser desenvolvido ao longo de todo o curso, desde o momento de seu ingresso na instituição.

Diversos são os obstáculos que se interpõem entre o aluno e a sua disposição para realização desse Exame que, apesar de ser obrigatório para que o egresso possa receber seu diploma, não exige dele qualquer desempenho específico. 

Desse modo, diversos alunos que não estão familiarizados com o Enade, sua razão de ser e métodos de avaliação não se dedicam a realizar bem essa prova que é extracurricular, realizada em um final de semana na época de final de ano e na qual não são cobrados, sequer, resultados mínimos.

Por tudo isso, a preparação desse estudante deve ser continuada para que aconteça de forma natural. Desde o início do curso ele deve estar familiarizado com o conceito e importância dessa avaliação e deve ter atividades relacionadas dentro do próprio projeto pedagógico do curso.

Leia também: saiba como escolher a solução para aplicação de simulado Enade

A sua equipe administrativa e corpo docente também devem estar unidos nesse propósito e à vontade para tirar todas as dúvidas que o aluno possa ter a respeito.

Agora que você já sabe a importância do conceito Enade para a sua IES, confira 8 passos para preparar os estudantes para esse Exame neste artigo que preparamos para você!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *