Saiba o que é o Conceito Enade, como é calculado e onde encontrar

Você já sabe o que é o Conceito Enade? Descubra neste artigo como o cálculo é feito, onde encontrar, as datas para 2021 e a importância de preparar a IES para alcançar um bom resultado

Compartilhe este artigo

Muito além de uma avaliação de conhecimentos aplicada aos alunos, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) fornece ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e ao Ministério da Educação (MEC) muitos dados importantes para a elaboração de diversos indicadores de qualidade de ensino.

Indo mais além, uma instituição de educação superior (IES) preocupada com o ensino que oferece e com o mercado educacional utiliza esses resultados para se reavaliar, melhorar sua estrutura e, caso seja necessário, reposicionar-se no mercado.

Entre os diversos indicadores levantados, um dos mais populares é o Conceito Enade, que estipula um conceito comparativo (de 1 a 5) a cada curso por instituição. 

Hoje vamos conversar um pouco mais sobre esse medidor, como ele é calculado, como encontrá-lo e como utilizar esse dado a favor da sua IES.

Leia também: guia completo da avaliação do MEC para IES

O que é o conceito Enade e como ele é calculado?

Atribuído a cada curso da instituição, o Conceito Enade estipula um conceito comparativo entre o curso que a sua IES oferece e os demais. Ele é concedido a todas as instituições que tiverem dois ou mais alunos participantes do Enade.

O conceito é calculado a partir de uma média dos resultados, considerando os dados do desempenho individual dos estudantes nas provas de Formação Geral e Componente Específico e o número de alunos participantes de cada curso por IES. É importante ressaltar que a parte de Componente de Conhecimento Específico contribui para 75% da nota final, enquanto a parte de Formação Geral contribui em apenas 25%.

O Inep estipula que todas essas médias sejam padronizadas para um resultado mais justo do conceito.

Deste modo, é considerado um desempenho médio nacional e um desvio padrão, que é calculado a partir dos resultados de todas as instituições participantes.

Banner de divulgação do infográfico sobre Enade 2021. Link para download gratuito: https://materiais.saraivaeducacao.com.br/infografico-mofu-enade-2021?utm_source=blog-post&utm_medium=banner&utm_campaign=material-rico

Como funciona o conceito Enade?

Como vimos, o conceito Enade é calculado considerando o desempenho médio nacional. Com essas médias em mãos, o Inep separa as IES em diferentes grupos de acordo com o desempenho de seus alunos. Confira o que cada conceito significa:

  • IES com conceito Enade 1 ou 2: são as instituições cujos alunos tiveram um rendimento abaixo da expectativa no Exame.
  • IES com conceito Enade 3: são as instituições que tiveram um rendimento médio no Exame dentro do esperado.
  • IES com conceito Enade 4 ou 5: instituições com rendimento superior à média esperada.

Enquanto as IES com conceito Enade 4 ou 5 são tidas como exemplares para o Inep, aquelas com uma nota igual ou inferior a 2 podem sofrer sanções negativas do Ministério da Educação. E isso vai desde novas avaliações pelo MEC até a suspensão de cursos caso a IES não se comprometa em melhorar a qualidade de ensino e o desempenho de seus estudantes.

Conceito Enade e Notas Finais

Como vimos, as IES recebem como conceito Enade notas de 1 a 5, em que quanto maior o valor, melhor foi o desempenho na prova.

Entretanto, como você pode imaginar, os resultados da média das notas não são 1, 2, 3, 4 ou 5. Porém, a fim de melhor classificar e agrupar as IES de desempenho semelhante, as notas finais são convertidas no Conceito Enade.

Abaixo você confere uma tabela de equivalência entre as notas finais e sua pontuação no conceito Enade:

Nota final Conceito Enade
De 0 a 0,94 1
De 0,95 a 1,94 2
De 1,95 a 2,94 3
De 2,95 a 3,94 4
De 3,95 a 5,0 5

Onde encontrar o conceito Enade?

O Conceito Enade é divulgado junto aos demais indicadores calculados a partir do Exame. Ele pode ser encontrado no portal e-MEC. Essa é a mesma plataforma oficial utilizada para efetuar os atos autorizativos e regulatórios da IES junto ao Ministério da Educação.

Para conferir o conceito Enade dos cursos da sua IES no e-MEC, siga os seguintes passos:

  1. Acesse o site oficial da plataforma em: https://emec.mec.gov.br/.
  2. Na página inicial, desça a tela com a barra de rolagem para acessar a ferramenta de busca do portal, no box azul.
  3. Defina o tipo de pesquisa que deseja fazer. Recomendamos a opção “Consulta Avançada”. Basta clicar na aba escolhida.
  4. No menu da “Consulta Avançada”, clique em “Curso de Graduação” na seção Buscar por”.
  5. No campo “Nome, Sigla ou Código da Instituição”, informe os dados da sua IES.
  6. Na área “Curso”, preencha o nome do curso do qual você deseja descobrir o conceito Enade.
  7. Na área “Classificação de Curso”, selecione a “Área Geral” da qual o curso faz parte. Ex: Ciências Sociais, Saúde ou Engenharia.
  8. Em “UF” e “Município”, você deve indicar a localização da sua IES ou do campus onde as aulas do curso são localizadas.
  9. Na área “Gratuidade do curso”, indique se as aulas são gratuitas ou não.
  10. No campo “Modalidade”, você deve indicar se o curso pelo qual você está buscando é “Presencial” ou “a Distância”
  11. Em “Grau”, selecione o tipo de curso superior entre as opções: Bacharelado, Licenciatura, Tecnológico ou Sequencial.
  12.  Informe o código de verificação da imagem no fim do formulário.
  13.  Clique em “Pesquisar”.

Aguarde enquanto a página carrega e, ao fim do carregamento, se necessário, role com a barra de rolagem para baixo na tela, onde estará informado os dados da sua IES e do curso pesquisado em uma tabela.

Na coluna “Índices”, você encontra indicadores como:

 

 

No entanto, vale ressaltar que no portal e-MEC a IES encontra apenas os conceitos finais que já lhe foram atribuídos. Para um entendimento mais aprofundado, é necessário um exercício analítico utilizando os resultados concedidos em diversos indicadores.

Nesse sentido, hoje já existem ferramentas especializadas de que pode se valer uma IES. Esses recursos trazem uma análise mais aprofundada e oferecem microdados do MEC/Inep relacionados ao Conceito Enade, e até outros indicadores como Índice Geral de Cursos (IGC) e Conceito Preliminar de Curso (CPC), de forma mais intuitiva e visual.

A boa notícia é que você pode analisar esses dados gratuitamente utilizando a ferramenta Resultado Enade da Saraiva Educação. Clique aqui para utilizar!

Quando sai o resultado do Enade 2020?

Os resultados do Enade, em geral, são publicados no ano seguinte à aplicação do teste. Assim, os resultados publicados em 2020 correspondem à prova de 2019.

Os exames de 2020, que teriam seus resultados publicados em 2021, foram adiados por conta da pandemia de coronavírus. Assim, os 30 cursos que seriam avaliados no Enade 2020 serão avaliados em 2021, juntamente aos cursos já previstos para o teste deste ano.

Dessa forma, tanto o resultado do Enade 2020 quanto do Enade 2021 só estarão disponíveis em 2022.

Como funciona o Enade?

Já vimos que o Conceito Enade é calculado levando em consideração as notas dos alunos de cada IES no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Mas que tal descobrirmos mais sobre essa avaliação?

O Enade é um teste nacional organizado pelo Ministério da Educação para avaliar os estudantes que estão concluindo seus cursos de graduação. Ele tem como sua principal função a avaliação da qualidade dos cursos de graduação do país.

O Exame deve ser feito pelos alunos que estão no último período dos cursos avaliados naquele ano. Além disso, os alunos ingressantes também devem ser obrigatoriamente inscritos no Enade pela IES. Entretanto, em muitos casos eles são dispensados da prova.

Qual a composição da prova do Enade?

A prova do Enade possui questões baseadas nas competências e habilidades previstas nas diretrizes curriculares nacionais de cada curso superior. Ou seja, serão cobrados os conhecimentos e conteúdos programáticos esperados dos alunos concluintes, tópicos e habilidades que eles devem absorver e praticar durante o curso.

O Exame é composto por quatro partes, sendo elas:

  • Prova
  • Questionário do Estudante
  • Questionário de Percepção de Prova
  • Questionário do Coordenador de curso.

A prova em si, por sua vez, é composta por 40 questões, divididas da seguinte forma:

  • 10 questões de formação geral, sendo 8 de múltipla escolha e 2 discursivas.
  • 30 questões de conhecimentos específicos da área, das quais 27 são de múltipla escolha e as outras 3 são discursivas, envolvendo estudos de caso e/ou situações-problema.

Vale lembrar que apenas a prova é considerada para determinar o Conceito Enade! Mas os outros questionários também são observados pelo MEC e pelo Inep.

Quais são os impactos do Conceito Enade na IES? 

O Conceito Enade é um medidor estabelecido pelo governo federal para avaliar o ensino superior no Brasil.  Porém, os impactos de seu resultado podem ir muito além disso, refletindo tanto na qualidade como na permanência de uma Instituição.

Confira alguns dos impactos causados pelo Conceito Enade:

Sanções do Ministério da Educação

Em primeiro lugar, vale considerar que um resultado ruim pode acarretar em sanções por parte do Ministério da Educação, que vão desde a redução obrigatória do número de vagas permitidas, até o encerramento de cursos mal avaliados.

No entanto, sanções legais não são os únicos impactos desse resultado.

Divulgação na imprensa 

Anualmente, a partir da publicação dos indicadores, a imprensa nacional se dedica a repercuti-los e anunciá-los extensamente, tornando-os amplamente divulgados ao grande público. 

A criação de rankings, por exemplo, é uma prática comum dos grandes veículos de comunicação. E não tenha dúvidas de que quem procura uma IES para ingressar irá se valer deles!

Essa exposição acaba conferindo às instituições mais bem avaliadas destaque diante aos futuros estudantes e ao próprio mercado de trabalho, que deseja egressos de cursos com reconhecimento.

Além disso, ao ser bem avaliada, não só a reputação da sua IES é mantida como também o corpo docente se sente valorizado, e o aluno quer ser identificado com a instituição, fortalecendo sua comunicação interna e externa, bem como promovendo um ambiente de trabalho unificado e mais potente. Afinal, todos querem estar ali!

Avaliação interna da IES

Gestores atentos utilizam esses dados para ir ainda mais além. Com esses parâmetros é possível jogar luz em pontos fortes e fragilidades da sua instituição, conduzindo a uma reavaliação e implementação de melhorias. 

A partir de uma análise mais aprofundada desses dados, você pode:

  • Encontrar pontos cegos na sua abordagem pedagógica.
  • Avaliar comparativamente como está seu posicionamento em relação a outras instituições e investigar os porquês.
  • Descobrir quais foram os diferenciais que colocaram determinada IES no topo do ranking, seja para você chegar lá ou se manter, caso já tenha ganhado o destaque desejado.
  • Você pode ainda explorar esses resultados em estratégias de comunicação interna e externa para reter seus estudantes ou atrair novos alunos.

Leia também: como aumentar a nota no Enade em sua IES

Como alcançar um bom conceito Enade em minha IES?

Se o Conceito Enade é calculado a partir do resultado médio do desempenho de seus alunos no exame, fica evidente que é necessário investir também em uma boa preparação dos estudantes para a realização da prova. 

Em primeiro lugar é necessário que se diga que uma boa preparação dos alunos para o Enade não começa às vésperas da prova. Ele deve ser desenvolvido ao longo de todo o curso, desde o momento de seu ingresso na instituição.

Diversos são os obstáculos que se interpõem entre o aluno e a sua disposição para realização desse Exame que, apesar de ser obrigatório para que o egresso possa receber seu diploma, não exige dele qualquer desempenho específico. 

Desse modo, diversos alunos que não estão familiarizados com o Enade, sua razão de ser e métodos de avaliação não se dedicam a realizar bem essa prova que é extracurricular, realizada em um final de semana na época de final de ano e na qual não são cobrados, sequer, resultados mínimos.

Por tudo isso, a preparação desse estudante deve ser contínua para que aconteça de forma natural. Desde o início do curso ele deve estar familiarizado com o conceito e importância dessa avaliação e deve ter atividades relacionadas dentro do próprio projeto pedagógico do curso.

Leia também: saiba como escolher a solução para aplicação de simulado Enade

A sua equipe administrativa e corpo docente também devem estar unidos nesse propósito e à vontade para tirar todas as dúvidas que o aluno possa ter a respeito.

Agora que você já sabe a importância do Conceito Enade para a sua IES, confira 8 passos para preparar os estudantes para esse Exame!

Artigos Relacionados