Como funciona a construção da matriz de conteúdos em DONS?

A construção da matriz de conteúdo em DONS é feita com seriedade pedagógica e conteúdos que engajam. Leia e saiba mais!
Construção da matriz de conteúdos em DONS: pessoas anotam

As restrições colocadas pela pandemia da Covid-19 impuseram a necessidade de se pensar em alternativas para o tradicional modelo de aula expositiva presencial. Superar as dificuldades de adaptação de alunos e docentes tem sido o maior desafio das instituições que buscam implementar metodologias de aprendizagem virtual. 

A extensa carga horária do curso de Direito torna o desafio ainda maior. Pensando nisso, a Saraiva Educação elaborou a solução Disciplinas Online Saraiva (DONS).

Neste artigo você vai entender melhor o que são as Disciplinas Online Saraiva, como se deu a construção da matriz de conteúdos em DONS, qual seu propósito, e como implementar nossa solução para transformar o ensino de Direito em sua instituição de educação superior (IES). Confira! 

O que são as Disciplinas Online Saraiva (DONS)?

As Disciplinas Online Saraiva (DONS) são uma solução de aprendizagem que fornece conteúdos para tornar o aprendizado das matérias do curso de Direito mais agradável e melhorar o engajamento do estudante

As DONS também promovem o protagonismo dos alunos e ajuda as instituições na implementação de metodologias ativas de ensino

Na prática, as DONS funcionam como um repositório de objetos de aprendizagem para a formação em Direito. Elas organizam e estruturam as disciplinas no ambiente virtual e auxiliam o docente na aplicação de um método de ensino dinâmico e inovador. 

Existem inúmeras possibilidades de utilização do acervo dessas disciplinas. O conteúdo DONS pode ser incluído em matérias complementares ou de aprofundamento, em metodologias ativas, através dos textos pré aula, e os vídeos também podem ser utilizados para aprendizagem baseada em projetos.


Qual é o propósito da Disciplinas Online Saraiva?

O objetivo da matriz de conteúdos em DONS é auxiliar as instituições de educação superior (IES) a avançarem com a qualidade do ensino

Visa, portanto, a cumprir as determinações do Ministério da Educação (MEC) e aumentar o engajamento dos alunos com as disciplinas ministradas. A garantia da qualidade do ensino ocorre através das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) — elas são princípios norteadores para a elaboração de um novo currículo.   

Para que as atualizações curriculares sejam bem avaliadas pelo MEC, as instituições de ensino devem elaborar propostas que estimulem a autonomia do aluno, oferecendo uma formação geral sólida. As habilidades próprias de cada aluno devem ser trabalhadas com foco em atender às necessidades do mundo do trabalho. 

O uso de ferramentas tecnológicas se mostra como agente facilitador do cumprimento das Diretrizes Curriculares do curso de Direito. Dessa forma, as DONS surgiram para ajudar as IES a modernizar os métodos de ensino, cumprindo as determinações do MEC e complementando os conteúdos do curso de Direito.

Leia também: Por que utilizar DONS? Conheça 8 motivos para adotar as Disciplinas Online Saraiva em sua IES!

Como ocorre a construção da matriz de conteúdos em DONS?

Mesmo antes da pandemia, o crescimento exponencial da Educação a Distância (EaD) era uma tendência que já se revelava. Em 2019 o número dos alunos ingressantes, no ensino superior a distância, atingiu o percentual de 43,8%. Em 2020 esse número subiu para 53,4%, alcançando mais de 2 milhões de alunos. 

A consolidação da EaD é uma realidade, e as instituições precisam buscar caminhos para se adaptar, entendendo essas mudanças como oportunidade de crescimento. Nesse contexto, as DONS surgem como uma solução tecnológica para implementação de conteúdos educacionais de qualidade e em multiformatos. 

Segundo dados do Censo da Educação Superior 2020, pela primeira vez na história o número de matriculados na EaD ultrapassou o total de alunos que ingressaram em cursos presenciais.

É preciso tomar a frente neste contexto. É nesse sentido que as DONS podem alavancar os resultados de sua IES.

Vamos explicar, agora, como funciona a construção da matriz de conteúdo em DONS, para demonstrar a eficácia e seriedade pedagógica da solução.

Matriz Instrucional da Disciplina

A Matriz Instrucional da Disciplina é um instrumento de planejamento que reúne todas as informações relacionadas aos objetos de aprendizagem. Ela inclui formatos, objetivos de aprendizagem e também as competências e habilidades previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais . 

Para a criação da matriz instrucional de cada disciplina, foi realizada uma pesquisa de recorrência. Assim, o modelo escolhido foi capaz de assegurar a relevância e  usabilidade dos conteúdos da DONS. 

Além disso, também foram identificados a carga horária adequada e os principais temas  que devem ser abordados nas Unidades de Aprendizagem (UA). Os temas foram selecionados a partir de uma perspectiva técnica e pedagógica e organizados em diferentes formatos de objetos de aprendizagem dentro de cada UA.

Conheça a inteligência por trás de nossos conteúdos!

As DONS herdaram o conhecimento centenário da Saraiva. Toda a experiência do selo Saraiva Jur foi usada como forma de inferir qualidade na curadoria de conteúdo jurídico. Garantindo, inclusive, que as DCN para o curso de direito sejam contempladas.  

Portanto, os materiais produzidos durante a construção da matriz de conteúdos em DONS estão focados em fomentar todas as competências e habilidades que os estudantes de Direito precisam adquirir durante a graduação. 

Vale destacar, também, que os autores e professores que participam da produção das DONS são especialistas renomados na área, com atuação em carreiras jurídicas. Possibilitamos assim aos alunos contato com o melhor conteúdo possível, elaborado por autores Saraiva e profissionais que conhecem a prática do direito no país.

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Quais são os objetos de aprendizagem de DONS? 

A proposta pedagógica das DONS predetermina o que será o núcleo duro do conteúdo e os seus objetos complementares. O núcleo duro é compreendido como aquele que contém os temas centrais da disciplina, enquanto os objetos complementares são elementos que orbitam esse núcleo duro.

Isso significa que os objetos de aprendizagem cumprem um papel de fio condutor. Nesse sentido, as atividades complementares são utilizadas para enriquecer e acrescentar na compreensão do eixo principal do conteúdo proposto na disciplina.   

O Objeto de Aprendizagem consiste na unidade mínima de conteúdo discernível possível. A construção dos objetos de aprendizagem precisa apresentar concordância com as descrições objetivas dos propósitos pedagógicos das instituições. 

Em vista disso, cada objeto exerce uma função específica para estruturar o conhecimento que será passado aos alunos.

Veja a seguir quais são os objetos que compõem o núcleo duro das disciplinas:

  1. Mapa mental animado
  2. Textos pré-aula
  3. Videoaula
  4. Quiz
  5. Mapa Mental em PDF

1.Mapa mental animado 

Trata-se de um conteúdo animado, produzido com base em um esquema visual. Contém narrações informativas e explicativas acompanhadas por cenas ilustrativas. É uma abordagem de introdução ao conteúdo, utilizado para apresentar ao estudante o campo de estudo que será trabalhado.

Esse conteúdo contribui também com desenvolvimento do letramento jurídico dos alunos. Portanto, ao longo da formação é esperado que o estudante vá se familiarizando com os elementos de aprendizado e comece a assimilar os termos e jargões jurídicos. 

2. Textos pré-aula

Eles podem trazer conteúdos complementares ao tema das aulas, assim como podem abordar  assuntos adicionais. Comumente, os textos pré aula fazem conexões com notícias, casos, jurisprudências e leis.

Dessa forma, esses textos são capazes de agregar contexto para a leitura indicada. As referências bibliográficas também são um diferencial, pois apresentam autores e doutrinadores relevantes para a formação do estudante de Direito.

Esse recurso é perfeito para implementar a metodologia da sala de aula invertida!

 

3. Videoaulas

As videoaulas propostas pelas DONS possuem dois formatos distintos, que visam à completude das etapas de aprendizado

  1. Vídeos didáticos: nesse formato os vídeos são gravados por um professor especialista. Esse vídeo é pensado sob as perspectivas da abordagem educacional participativa, por isso as aulas contam com estratégias para promover dinamismo e interatividade. 
  2. Vídeo entrevista: esse tipo de vídeo funciona em uma dinâmica de pergunta e resposta. A ideia desse conteúdo é contemplar a tradicional aula de tira-dúvidas, em que os alunos levantam a mão, e compartilham suas questões com a turma. Durante esse tipo de aula, o professor vai se dedicar ao esclarecimento das principais dúvidas que surgiram ao longo das aulas expositivas. 

Para garantir a memorização e retenção do conteúdo pelos alunos, a Saraiva Educação se baseia em estudos que buscam compreender o perfil do estudante atual. A nossa experiência com soluções universitárias também foi imprescindível para a elaboração desse conteúdo.

Levando em consideração essas questões, as videoaulas têm, em média, duração de 8 a 10 minutos. Isso não significa que o conteúdo será superficial, e sim que o conteúdo é fragmentado para que o aluno consiga acompanhar e absorver o conhecimento aplicado — é a aplicação prática do microlearning.

4. Quiz

O quiz é um teste múltipla escolha, com feedback de acerto e erro, para complementar e validar o que o aluno aprendeu ao longo do conteúdo. Ele marca o momento de desenvolvimento da autonomia crítica através da autoavaliação do aluno, muito importante no processo de assimilação do conteúdo. 

5. Mapa mental em pdf

É um documento que mostra para o aluno todos os conceitos ensinados pelo professor e suas conexões possíveis com outros temas. Auxilia o estudante no processo de revisão, de forma que ele possa sempre consultar todo o conteúdo que foi visto durante a sua trilha de aprendizagem no ensino superior

Quais são os objetos complementares de DONS? 

Os objetos complementares das disciplinas orbitam em torno do núcleo duro, pois são aqueles objetos que complementam esse fio condutor. Eles agregam no desenvolvimento competências e habilidades e contribuem com a qualidade do aprendizado dentro de cada eixo temático da disciplina. 

Conheça cada um deles:

  1. De olho na prova
  2. Atividades discursivas
  3. Atividades interativas
  4. Leitura complementar

1. De olho na prova

Esse objeto complementar de DONS consiste em trazer questões baseadas no modelo das provas oficiais, como o exame OAB e o Enade

O objetivo é fazer com que o aluno se familiarize, desde o início do curso, com esse tipo de conteúdo e se prepare para o momento de realização desses certames.

2. Atividades discursivas

As atividades discursivas têm o objetivo de engajar os alunos em competências discursivas e habilidades comunicacionais, além de ajudar na criação e interpretação de texto. 

Elas podem ser utilizadas nas metodologias ativas, em diferentes momentos do processo de ensino e aprendizagem. 

Essas atividades podem ser usadas durante a sala de aula invertida, por exemplo, ou no decorrer do processo de explicação. Podem também ser aplicadas como objeto de avaliação para verificar os conhecimentos do aluno. 

 

3. Atividades interativas

A aplicação de atividades interativas permite que o aluno interaja em tempo real com o conteúdo, garantindo a manutenção do engajamento durante o processo de aprendizado. 

Podem ser propostas em formatos diversos, como: 

    • Preencha a lacuna;
    • Verdadeiro ou falso;
    • Flashcards;
    • Questões de múltipla escolha.

4. Leitura complementar

Se trata da proposição de textos que consigam aprofundar temas já vistos na disciplina. Em muitos momentos esses textos poderão trazer análises, discussões e complementos; inclusive, eles vão aparecer no formato dos exames oficiais, como OAB e concursos. 

Cada objeto de aprendizagem da DONS trabalha com algumas das competências e habilidades que possibilitam a formação profissional do graduando. Com as DONS, o professor tem acesso a um banco de dados com mais de 6.000 objetos de aprendizagem.

Como levar DONS para a sua IES?

A construção da matriz de conteúdos em DONS é compatível com todas as modalidades de ensino (presencial, híbrido e a distância).

O repositório de objeto de aprendizagem fica anexado dentro do ambiente virtual da instituição de ensino. Isso quer dizer que o estudante tem acesso às disciplinas e conteúdos da Saraiva Educação em uma interface incorporada diretamente em sua plataforma, após seleção dos materiais pelo corpo docente.

As instituições não precisam mais se preocupar em buscar empresas e profissionais especializados para gravar e produzir videoaulas. A saraiva educação conta com todo um aparato de conteúdos educacionais, inclusive vídeos curtos e atualizados, prontos para atender às necessidades de alunos e professores. 

Agora você que já sabe o que são as Disciplinas Online da Saraiva, como se dá a construção da matriz de conteúdos em DONS e como aplicá-las, fale com um dos especialistas da Saraiva Educação para implementar as DONS na sua instituição!

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