10 dicas para realizar uma boa contratação de professores

Preparamos um artigo para lhe ajudar a realizar uma boa contratação de professores! Leia e saiba como!
Contratação de professores: Duas mulheres conversam em frente a um quadro

Sabemos que a contratação de professores altamente qualificados é um desafio constante para todos os coordenadores que integram uma comunidade acadêmica

Identificamos alguns problemas recorrentes nesse assunto, e percebemos que há uma necessidade urgente em instruir os coordenadores de instituições de educação superior (IES) sobre as principais soluções na hora realizar essas contratações.

Desse modo, iremos apresentar nesse texto não só soluções, como também a importância de saber conduzir uma contratação de sucesso.

Contratação de professores: crucial para uma experiência estudantil de excelência

Muito além de executores dos projetos pedagógicos, os professores são agentes primordiais para que os estudantes tenham uma experiência estudantil consistente e para a sedimentação dos valores da IES.  

Como os docentes são agentes cruciais para que estudantes tenham a melhor relação com a IES, a contratação de professores é um processo que deve ser feito com muito critério. 

Assim, as instituições ficam cada vez mais alinhadas com as necessidades e as novas demandas dos alunos.  

Quem são os responsáveis pela dinâmica de contratação de professores?  

No contexto da gestão acadêmica de uma IES, a gestão de recursos humanos (RH) é um dos principais pilares responsáveis por engajar os colaboradores na prática do projeto pedagógico.  

A função do RH é, basicamente, realizar o gerenciamento dos recursos humanos. Ou seja, a conciliação entre os interesses dos funcionários e os da empresa.  

Por isso, esses profissionais são responsáveis por gerir os relacionamentos internos, realizar processos bem estruturados de recrutamento, e fazer seleções para encontrar mão de obra qualificada no mercado. 

Além do mais, o RH também precisa difundir os valores da instituição, que servem como referências de comportamentos e auxiliam nas decisões feitas pelos responsáveis da escola. 

Além do papel importante que tem em relação à contratação de professores, a gestão de recursos humanos pode impactar no desenvolvimento dos profissionais por meio da formação continuada de professores

Nesse sentido, é preciso que sejam criados alguns procedimentos que viabilizam e justificam a seleção e contratação do candidato, maximizando dessa forma a probabilidade de se obter os melhores e mais preparados profissionais para a IES.  

Leia também: O papel do professor na atualidade: desafios, competências e importância

O que seria uma dinâmica bem estruturada de contratação de professores?

Agora que já sabemos de quem é a responsabilidade em criar uma dinâmica bem estruturada de contratação, vamos entender o que significa esse processo e como ele deveria transcorrer.

Bom, a dinâmica de contratação é diferente para cada lugar. Mas por quê?  

Porque cada lugar possui propósitos, objetivos, valores e culturas diferentes.  

Nesse sentido, é necessário estudar qual a melhor forma de realizar uma contratação para a sua IES, de acordo com o perfil da instituição e dos alunos.  

Porém, separamos algumas dicas gerais que podem ajudar a ter uma noção de como se planejar para dar início a uma estrutura de contratação de professores para a sua IES.  

Vejamos abaixo:  

  1. Identificar a necessidade da contratação de professores; 
  2. Identificar os requisitos para contratação;
  3. Avaliar os valores e incentivos ofertados no mercado; 
  4. Utilizar os meios de comunicação digital para anunciar as vagas; 
  5. Estruturação do teste de acordo com os objetivos e exigências da sua IES ;
  6. Preparar uma entrevista dinâmica e personalizada, que atenda às expectativas pedagógicas e socioculturais da sua IES. 

Mas afinal, quais são as dificuldades encontradas pela IES na contratação de professores?  

Dentre algumas dificuldades detectadas, destacamos:

  1. Falta de qualificação docente em algumas áreas; 
  2. Falta de envolvimento e comprometimento do corpo docente;  
  3. Falta de qualificação pedagógica;  
  4. Docência como segundo emprego.

Template de Plano de Curso: clique aqui para baixar nosso modelo!

10 dicas para uma contratação excelente de professores adequados à IES

Vamos apresentar, agora, 10 dicas para realizar uma boa contratação em sua IES. Vamos lá?

1. Delimite o perfil da vaga e do professor 

O primeiro passo é delimitar bem o perfil da vaga e do profissional que você está buscando. 

Isso é: definir as atividades e responsabilidades, bem como o perfil comportamental do professor que você procura, sempre considerando os valores de sua IES.  

O mais importante é definir de maneira detalhada o perfil exato de professor que você quer atrair, e somente após todas essas definições a sua IES estará preparada para abrir um processo seletivo. 

Não se esqueça de apresentar algumas dessas informações na divulgação da vaga, como:  

  1. A graduação em pedagogia ou áreas correlatas;  
  2. Vivência em sala de aula;  
  3. Comunicação assertiva e bom relacionamento interpessoal.  

2. Análise apurada dos currículos dos professores 

É importante fazer um pré-filtro dos candidatos quando os currículos estiverem chegando, para analisar quais estão de acordo com o perfil esperado.  

Filtre os currículos de forma apurada, veja as experiências dos professores e busque referências anteriores.  

3. Entenda o perfil do candidato

Quando a escolha dos candidatos for feita, é importante que antes da entrevista as pessoas que participam desse processo de contratação de professores leiam com cuidado o currículo do candidato.

Isso é importante para fazer as perguntas certas e para planejar a condução da entrevista. Neste momento, você pode envolver um professor da área, que vai te ajudar com questões técnicas, o coordenador pedagógico e, se achar necessário, o gestor. 

4. Constituir uma banca para avaliar a didática 

Agora é o momento da prática! Uma banca composta pelo coordenador didático e ao menos um professor permite que o desempenho do candidato seja avaliado de forma mais assertiva. 

As percepções de um maior número de pessoas são fundamentais para a instituição de ensino não errar na escolha! 

5. Na hora da entrevista, deixe o canditado à vontade 

Quando der início a entrevista, é importante deixar o candidato à vontade, ou seja, ‘’quebrar o gelo’’ fazendo perguntas cotidianas.  

Quando o candidato é recebido dessa maneira, sem dúvidas ele ficará mais tranquilo, e a entrevista ocorrerá de maneira mais natural e fluida. 

6. Faça as perguntas estratégicas 

Quando estiver estudando o currículo do candidato, fique atento às experiências, competências  e aos cursos que ele informou no currículo.

Dessa forma, você terá idéias de quais perguntas específicas serão importantes destacar, e a partir disso você já consegue perceber se ele está alinhado com o perfil da sua IES. 

7. Conheça o perfil seu candidato

Durante a entrevista aproveite o momento para conhecer o perfil de seu candidato.  

É possível descobrir, durante a entrevista, pontos pessoais da personalidade do professor, como o que ele gosta de fazer, o que o incomoda e quais são seus pontos fortes e fracos. 

Mas por que estas informações são importantes? 

Elas te darão um parâmetro mais claro para compreender se o professor tem o perfil cultural desejado pela sua IES. 

Essa aderência à cultura é muito importante para que o futuro professor esteja realmente interessado e disposto a ‘’vestir a camisa” da IES, entendendo com profundidade sobre como funciona o mecanismo de ideias da escola. 

8. No final da entrevista, abra espaço para o candidato  

Quando a entrevista terminar, é importante abrir espaço para que o candidato compartilhe informações que ache relevantes e tire suas dúvidas.  

Esse espaço é benéfico, pois o candidato terá a oportunidade de compartilhar outras possíveis informações sobre a escola ou sobre a vaga. 

9. Faça uma banca para avaliar a didática 

Após selecionar o candidato ou candidatos aprovados na entrevista, chame-os para uma banca com seus coordenadores (pedagógico e de área, caso tenha) e gestor. 

É neste momento, quando ele estiver dando aula para sua equipe, que você poderá avaliar a didática do candidato. Ela está de acordo com o que a instituição procura?

10. Dê um feedback sobre o resultado do processo seletivo 

Ao final do processo seletivo, chega o momento de dar o feedback.  

Essa etapa é extremamente importante para todos os candidatos, independente se forem aprovados ou não.  

Ainda que o retorno não seja positivo para o candidato, é importante entrar em contato por telefone ou e-mail com todos os participantes. 

É importante também que esse feedback venha acompanhado de uma justificativa que agregue valor, deixando nítidos os pontos fortes e fracos para que o professor venha a melhorar ainda mais o seu desempenho.

E agora que falamos sobre contratação de professores, que tal ler este outro texto sobre o professor do futuro?

 

Você também pode gostar

Curso de Direito EaD?
A Saraiva Educação preparou várias trilhas de aprendizado explicar como implementar na sua IES.

Artigos em destaque

Inscreva-se em nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão!

Deseja manter-se sempre atualizado? Receba quinzenalmente uma seleção de materiais sobre a educação superior — é só informar seu melhor endereço de e-mail!