Cursos com maior empregabilidade: fotografia de 3 jovens no trabalho conversando.

Saiba quais são os cursos com maior empregabilidade no Brasil

As Instituições de Ensino Superior (IES) que ofertam cursos com maior empregabilidade sempre atuam analisando as necessidades do mercado de trabalho. Isso possibilita que seus alunos construam suas carreiras assim que formados. 

Algumas empresas classificam tais formações como cursos “versáteis”, pois promovem o aprendizado e o desenvolvimento de competências requisitadas nas diversas esferas.

Por outro lado, esses cursos também possibilitam que as IES tenham mais qualidade no ensino e façam parte do ranking das instituições com maior empregabilidade. 

Assim, elas geram maior visibilidade e o aumento no números de captação, retenção e fidelização dos estudantes, que podem continuar seus estudos fazendo especializações no mesmo local. 

A sua IES está acompanhando quais são os cursos com maior empregabilidade para atender as necessidades dos alunos e do mercado profissional? Confira, neste artigo, os 10 cursos que oferecem as melhores oportunidades de emprego e como sua instituição deve atuar nesse sentido!

Veja os 10 cursos com maior empregabilidade no mercado 

Saiba quais são as graduações que apresentaram maior empregabilidade nos últimos anos, ajudando na captação de alunos em sua IES.

1. Administração

O curso de graduação em Administração está entre os cursos com maior empregabilidade, pois forma profissionais dotados de uma visão sistêmica dos principais enfoques necessários para o gerenciamento organizacional. 

A partir da relação entre as teorias e a prática, com estudos sobre o mundo corporativo, sua IES deve instrumentalizar os alunos para o sucesso das organizações, oferecendo ao estudante o conhecimento dos principais conceitos, métodos e instrumentos que possibilitem os melhores resultados na gestão estratégica, financeira, de pessoas, produção, mercado e clientes.

2. Ciências Contábeis

O curso de Ciências Contábeis habilita seus alunos a serem responsáveis pelo controle contábil e orçamentário das empresas, além de exercerem atividades de regulamentação de todos os fatos relativos ao patrimônio das instituições.

Sua IES deve formar profissionais aptos a planejar, organizar, orientar e preparar as demonstrações contábeis essenciais em uma empresa. 

Sua teoria e a prática são necessárias para que o futuro contador analise todas as despesas e custos, de modo a avaliar o valor de bens e serviços, preparando a declaração do imposto de renda de uma empresa e calculando o valor do tributo devido.

3. Direito

O curso de Direito prepara o aluno com uma formação multidisciplinar. Assim, ao conquistar o diploma de bacharelado, ele estará apto a exercer a advocacia privada, trabalhando em empresas ou escritórios, atuando como consultor ou, ainda, podendo se inserir na carreira pública, como delegado de polícia, juiz de Direito, promotor público, defensor público, entre outras. 

Sua IES deve proporcionar aos estudantes a competência normativa voltada a uma gestão mais ampla e diferenciada, além de contar com uma biblioteca online de Direito sempre atualizada, para que o acadêmico faça suas leituras e estudos, de modo a prepará-lo para o mundo profissional.

4. Engenharia de Produção

No de Engenharia de Produção, sua IES deve preparar os profissionais para serem capazes de gerenciar os recursos humanos, financeiros e materiais de uma empresa, de modo a aumentar sua produtividade e rentabilidade.

Assim, o aluno deve contar com uma formação multidisciplinar, possibilitando trabalhar com sistemas de produção de bens e serviços.

5. Estatística

Para fazer parte das IES com os cursos com maior empregabilidade, sua instituição precisa preparar os estudantes de Estatística para serem especialistas em matemática, voltados para a análise e interpretação de dados. 

Isso é necessário pois esse profissional é responsável pelo levantamento de informações, diagnósticos de mercado, tendências e acompanhamento das ações de Marketing.

As oportunidades para esses profissionais estão em grande ascensão, já que o mercado de trabalho tem necessitado cada vez mais de grandes bases de dados, conhecidas como big data.

6. Gestão de Recursos Humanos

Nesse curso, a IES deve capacitar seus estudantes a atuarem no suporte à gestão de pessoas e a lidarem com as várias rotinas relacionadas ao departamento de Recursos Humanos de uma organização.

Ao concluir a graduação, o futuro profissional estará apto a trabalhar com controle, admissão e demissão de pessoas, desenvolvimento e retenção de talentos em uma empresa, além de realizar a administração da folha de pagamento e dos benefícios oferecidos.

7. Marketing

O curso de Marketing forma profissionais analíticos e capazes de detectar as reais oportunidades do mercado. Eles traçam e executam as melhores estratégias para a imagem da marca, produto/serviço ou empresa, de forma a torná-los mais competitivos.

A formação tem estado entre os cursos com maior empregabilidade pois, com o avanço das tecnologias e da internet, as marcas precisam ter maior presença no contexto digital para que seja criado um relacionamento com seu público.

O curso da sua IES deve sempre buscar a inovação e capacitar os alunos para acompanhar e analisar todo o processo de venda da marca, desde a concepção da ideia, até o momento de pós-venda, com o consumidor, objetivando sua fidelização e maior alcance mercadológico. 

Leia também: entenda os conceitos e as diferenças de trabalhabilidade e empregabilidade

8. Medicina

A profissão médica faz parte do sonho de muitas pessoas, razão pela qual há maior disputa nos vestibulares e é um dos cursos com maior empregabilidade.

O curso de Medicina deve capacitar os alunos a trabalhar diretamente com a saúde humana, em seus mais diversos aspectos.

Ao final do curso, o profissional precisa estar apto a diagnosticar doenças, prescrever medicamentos, acompanhar e conduzir o tratamento dos pacientes, além de atuar na prevenção de várias enfermidades.

9. Pedagogia

O curso de Pedagogia necessita preparar os alunos para atuarem na educação infantil, ou seja, nos anos iniciais do ensino fundamental, e também na educação de jovens e adultos (EJA).

Sua IES também precisa habilitá-los para as funções de suporte pedagógico, como direção, supervisão e orientação educacional, além de trabalhar a inclusão escolar nos mais diversos contextos.

A Pedagogia tem ocupado seu lugar entre os cursos com maior empregabilidade nas últimas décadas pois capacita profissionais que, além de formarem outras pessoas, também são capazes de lidar com as diferenças e com o desafio de suprir as necessidades de uma sociedade cada vez mais complexa e heterogênea.

10. Tecnologia da Informação

No curso de Tecnologia da Informação, seus egressos devem estar preparados para atuar em posições estratégicas dentro de uma organização, criando soluções em sistemas de informação de dados, desenvolvendo softwares ou até mesmo fazendo a proteção e a gestão de dados.

Como se trata de uma formação com excelente empregabilidade, o profissional de TI encontra boas oportunidades no Brasil e também no exterior, pois se trata de uma área com carência de profissionais bem qualificados atulmente.

Percebeu como ter cursos com maior empregabilidade na sua IES é importante para a realização dos seus alunos e para o consequente posicionamento da instituição entre as mais requisitadas pelo mercado? Agora, aproveite para conferir o nosso artigo sobre as principais técnicas para captação de alunos para aplicar em sua IES!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *