Saiba como trabalhar o dia do estudante de Direito em sua IES

Dia do estudante de Direito: imagem de martelo sobre mesa
Afinal, o que fazer no dia do estudante de Direito em sua IES? Confira as dicas que separamos para você!

Compartilhe este artigo

No calendário nacional contamos com muitas datas sazonais, que buscam valorizar diversos aspectos de nossa sociedade. As principais, que geralmente se tornam feriados, são as ligadas ao catolicismo, a história do Brasil e as relações de parentesco.

Entretanto, existem diversos dias destinados a outras pessoas, principalmente por causa de sua profissão. Nesse sentido, temos o dia 19 de maio como o dia do estudante de Direito.

Para falar mais desta data e dar dicas de como a sua instituição de educação superior (IES) pode comemorá-la, trazemos este texto. Nele explicaremos o porquê da escolha da data e muito mais.

Por que o 19 de maio é o dia do estudante de Direito?

Existem alguns dias relevantes para o Direito e para a advocacia, logo, a escolha do dia 19 de maio indica que se deve a uma pessoa importante para a área. A data escolhida é devido ao dia de Santo Ivo, o padroeiro dos estudantes de Direito.

Santo Ivo, também conhecido como advogado dos pobres, viveu de 1253 a 1303, tendo estudado Direito Civil na Universidade de Paris. Ele sempre manteve um trabalho notável de ajudar os que mais precisavam contra os poderosos, tendo continuado advogando até mesmo depois de se tornar padre.

Essa data ganha um significado enorme no curso, valorizando o esforço e a dedicação que os estudantes colocam em sua formação. Além disso, o espírito de justiça de Santo Ivo indica como os estudantes devem se portar durante e após a graduação.

Leia também: Conheça as tendências para o curso e profissões do futuro do Direito

5 dicas para comemorar o dia do estudante de Direito na IES

Com uma data tão importante como essa, a IES não pode perder a chance de reverenciar seu corpo discente. Comemorar dias específicos para os estudantes é um diferencial, que gera diversos comentários positivos para o curso.

Existem atividades simples que podem ser preparadas para a data não passar em branco e cativar os alunos. Pensando em te ajudar nesta tarefa, trazemos agora 5 dicas para celebrar o dia do estudante de Direito:

1. Realizar palestras com nomes de peso

Se tem um ótimo presente para dar aos estudantes em seu dia é um conhecimento rico, com profissionais de renome. Neste sentido, chamar operadores do Direito conhecidos no cenário nacional é bem interessante.

Essas palestras com nomes de peso costumam atrair muitos ouvintes, inclusive um público externo à faculdade. É uma experiência que com certeza ficará pra sempre na memória do estudante e será importante para seu futuro.

2. Trazer profissionais para dar dicas para a graduação

A vinda de profissionais de sucesso não precisa ser só para tratar de alguma matéria do Direito, eles também podem falar de suas carreiras. Aqui, é interessante trocar o formato das palestras pelas rodas de  conversa, que deixam a atividade mais livre e interativa.

Os convidados podem contar curiosidades sobre seu tempo de faculdade, dando dicas valiosas para os alunos terem ainda mais sucesso nas aulas. Também é importante falar das perspectivas da carreira e da realidade do trabalho. Com isso, os estudantes poderão se preparar melhor para o futuro.

3. Possibilitar eventos culturais com os estudantes

A formação não precisa passar só pelo ensino e o trabalho, momentos lúdicos também são importantes dentro de uma IES! Pensando neste período do semestre, é interessante que os alunos tenham um momento mais tranquilo, para deixar a cabeça mais leve.

E se o dia é deles, nada melhor que deixar que os próprios estudantes se apresentem. Fazendo um convite, com certeza você irá descobrir que, além de excelentes alunos, sua IES conta com grandes artistas.

4. Oferecer prêmios para valorizar os alunos de destaque

Se tem uma coisa que todo mundo gosta é de ganhar um presente, ainda mais quando ele é merecido. É sempre bom premiar os estudantes que alcançam bons resultados, mostrando que os estudos são sempre valorizados.

Os prêmios podem ser voltados para o próprio curso, como tablets, livros, vade mecum, etc. Uma grande vantagem nesta ação é a de incentivar que todos deem o melhor nos próximos períodos.

5.Fazer sessões de filmes sobre o Direito

A cultura sempre chama a atenção do público, podendo oferecer inúmeras possibilidades. Quando a arte consegue se encaixar com os propósitos educacionais, os resultados se tornam melhores ainda.

O cinema é uma arte muito valorizada e que agrada a maioria da população, conseguindo prender a atenção sobre sua história. Existem diversos filmes sobre o Direito, que poderão passar ensinamento para os alunos com uma perspectiva diferente da das aulas.

Leia também: Conheça 10 estratégias para captação de alunos e saiba como inovar em sua IES

Quais são as outras datas importantes para o Direito?

Como dito, existem outros dias que são relevantes para os cursos e os estudantes. Deste modo, destacaremos alguns principais:

Comemoração Data Motivo
Dia do Defensor Público 19/05 Também por homenagem a Santo Ivo, o “advogado dos pobres”.
Dia do Advogado Trabalhista 20/06 Em 1963 foi criada a Associação Carioca de Advogados Trabalhistas (Acat), a primeira entidade da categoria no Brasil.
Dia Nacional do Estudante 11/08 No dia 11/08/1827 foi criada as duas primeiras faculdades de Direito do Brasil, além de em 1937 ter sido criada a União Nacional dos Estudantes (UNE).
Dia do Advogado 11/08 Segue o mesmo motivo do dia do estudante.
Dia do Estagiário 18/08 Segue o dia do decreto (já revogado) que regulamentou o estágio, em 1982.
Dia Internacional do Estudante 17/11 Homenagem a resistencia contra a ocupação nazista na Tchecoslováquia, em 1939.
Dia do Advogado Criminalista 02/12 É uma data instituída pela Câmara Municipal de São Paulo, que ganhou aderência nacional.
Dia da Justiça 08/12 É comemorada desde 1940, por causa da Imaculada Conceição, deixando de ter expediente graças a Lei 1.408/1951
Dia Nacional do Ministério Público 14/12 Data da primeira Lei Orgânica do Ministério Público, em 1981.
Dia da Mulher Advogada 15/12 Homenagem a Myrthes Gomes de Campos, primeira mulher no Brasil a se registrar como advogada.

Esperamos que você tenha gostado de nosso conteúdo e realize um evento grandioso para comemorar o dia do estudante de Direito. Se você pretende deixar esse curso tão importante cada vez mais atrativo, que tal descobrir 8 dicas sobre como se manter atualizado no Direito?

Artigos Relacionados