A Portaria nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019 dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância (EaD) em cursos de graduação presenciais. No documento, o Ministério da Educação (MEC) autoriza as IES a introduzir a oferta de disciplinas online. Tal alteração representa uma validação institucional das mudanças já trazidas pela transformação do ensino no Brasil.
De acordo com o censo da Educação Superior realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo MEC, em 2020, o número de alunos ingressantes em todas as modalidades de EaD ultrapassou 2 milhões. Esse número representa 53,4% das novas matrículas, ou seja, colocando esse formato à frente do ensino presencial.
Assim, as disciplinas online e os conteúdos digitais estão cada vez mais presentes na educação superior brasileira, passando a representar a realidade dos estudantes.
Pensando nisso, preparamos este artigo para explicar como funciona a disciplina online e quais são seus benefícios para a IES e para os estudantes. Confira!
Como complementar a carga horária com a disciplina online?
De início, precisamos compreender como funciona a carga horária realizada de maneira online. Apesar deste artigo tratar das disciplinas online, existem outras formas aproveitadas pelas IES para introduzir a educação virtual.
De uma maneira geral, o curso pode ter carga horária de forma online de duas formas: selecionando matérias para serem lecionadas integralmente de forma digital ou aplicando um pouco de cada disciplina no ambiente virtual.
Segundo essa premissa, existem três modos principais de contar com essa carga horária. São elas:
- Atividades;
- Complemento de conteúdo; e
- Disciplinas online.
Conheça a seguir:
Atividades
Aqui estão os exercícios que buscam fixar, desenvolver e compreender o conhecimento retido pelos alunos. Essas atividades podem ter modelos e objetivos bem amplos e diferentes, como por exemplo:
- atividades avaliativas;
- atividades complementares;
- atividades de aprendizagem, etc.
Utilizar as atividades como carga horária apresenta diversas vantagens para a educação. Deste modo, podemos:
- focar mais na transmissão do conhecimento nas aulas presenciais;
- automatizar muitas correções de exercícios;
- oferecer mais comodidade e tranquilidade para o aluno desenvolver seu raciocínio;
- economizar com diversos insumos e
- inserir multimídia e hipermídia na educação.
Complemento de conteúdo
É também possível complementar aquele conteúdo visto na tradicional aula presencial de forma virtual. Para tanto, é preciso se preparar e avaliar de qual forma isso deve ser feito para que os alunos realmente tenham um ensino com mais qualidade.
Esses complementos também podem ser realizados com alguns objetivos variados. Entre os principais, temos:
- a apresentação de partes de uma disciplina;
- o reforço de conceitos mais complexos para os estudantes; e
- o aprofundamento em matérias selecionadas.
Os próprios objetivos, de certa forma, já apresentam as vantagens de complementar o conteúdo de forma virtual. Somado a eles, ainda temos a possibilidade de usar:
- conteúdos em diversos formatos;
- realidade virtual e aumentada;
- metodologias ativas; e
- interatividade nas aulas.
Disciplinas online
Por fim, estamos finalmente diante das disciplinas online. Aqui, temos as matérias que fazem parte de um curso presencial e que serão totalmente aplicadas na web.
Como este conteúdo é fundamentalmente dedicado a estas disciplinas, não iremos detalhá-las agora. Contudo, continue conosco para conhecer sua definição, benefícios, dicas, etc.
Como se dá a disciplina online em um contexto de educação presencial, EaD e híbrida?
Precisamos, primeiramente, compreender bem alguns conceitos ligados ao ensino. Para melhor entender a inserção da disciplina online na educação brasileira, se faz necessário conhecer anteriormente os modelos de graduação presencial, a distância e híbrida.
- Ensino Presencial: é aquele tradicional, no qual as aulas se dão de forma presencial, com o professor e seus alunos em um mesmo lugar (físico) e ao mesmo tempo.
- Educação a Distância: como o nome indica, aqui temos os cursos em que o corpo docente e discente não precisam estar no mesmo local, contando com flexibilidade e liberdade até para que as aulas sejam vistas em momentos diferentes.
- Ensino Híbrido: é uma mistura dos dois modelos anteriores, aproveitando o que cada um conserva de melhor e potencializando uma educação rica..
O que tratamos como ensino híbrido, nada mais é do que a graduação presencial com disciplinas online ou a EaD com matérias aplicadas de forma presencial.
Afinal, como funciona uma disciplina online?
A disciplina online em curso presencial é aquela ministrada em ambiente virtual. Para isso, a instituição de ensino deve disponibilizar para o aluno um ambiente virtual onde ele terá acesso às aulas e atividades de tal matéria.
As aulas online podem se dar de maneira síncrona, que é a aquela ao vivo, de forma virtual, e, também, de forma assíncrona, na qual o conteúdo é previamente gravado e pode ser assistido pelo estudante no momento oportuno.
Além das aulas síncronas e assíncronas, o ambiente virtual de aprendizagem pode disponibilizar, em sua plataforma, diversos recursos para auxílio do bom funcionamento da disciplina online. As Instituições de Ensino (IES) também podem contar com:
- chats e fóruns;
- webinários;
- gamification (ou em português, gamificação);
- atividades avaliativas nos mais variados formatos ;
- biblioteca digital;
- presença de tutor, etc.
Qual a importância de ofertar disciplinas online?
A tendência de crescimento do ensino a distância também está ligado a mudanças no perfil do aluno do ensino superior. O aluno EaD, de forma geral, prefere modelos de estudos mais flexíveis.
Aqui, o ensino remoto facilita, entre outros fatores, a gestão de tempo. Se o estudante trabalha em tempo integral, por exemplo, pode precisar de um fluxo de estudos e aprendizado que contemple sua disponibilidade de horários.
Nesse sentido, ao se matricular em um curso a distância, o estudante evita gastos de tempo com deslocamento, que podem interferir em seu rendimento no aprendizado, no trabalho e na vida pessoal.
O lado financeiro também faz parte dessa conta. Afinal, se o aluno está matriculado em uma IES em um grande núcleo urbano distante de sua casa, em cursos presenciais terá que arcar com aluguéis e/ou deslocamento, gastos que podem ser impeditivos ao estudante.
Além disso, a acessibilidade é um tema em alta para gestores de IES, e essa questão tem atingido estudantes na busca pelo ensino a distância.
Um dos pontos a ser considerado é que, muitas vezes, os ambientes acadêmicos não são receptivos a pessoas com deficiência. Desde espaços pouco práticos para mobilidade reduzida até falta de recursos adaptativos para alunos com baixa visão.
Um exemplo é o aluno com dislexia: nas aulas presenciais, é necessário que ele mantenha o mesmo ritmo que o restante da turma, consuma os mesmos livros e mantenha o foco. Em uma estrutura EaD, o mesmo aluno pode organizar seus estudos de acordo com suas demandas e adaptações.
Leia também: Como desenvolver atividades para alunos com dislexia?
E como determinar a frequência do estudante na disciplina online?
Esse é um dos maiores questionamentos realizados quanto às disciplinas online, afinal, se o aluno está estudando em um ambiente virtual, sem o professor poder realizar a famosa chamada para preencher uma lista de presença, como pode a frequência ser mensurada?
Para isso, existem outras ferramentas para determinar a frequência do estudante, uma vez que novos desafios ensejam novas soluções, e a educação a distância é pensada para suprir essas diferenças do ensino tradicional, com o fim de proporcionar o máximo de qualidade para a formação do aluno.
Agora, vejamos as melhores formas de determinar a frequência na disciplina online:
Presença na plataforma online
Para oferecer uma disciplina online, as IES contam necessariamente com um Sistema de Gestão de Aprendizagem (do inglês: Learning Management System – LMS).
Esse sistema permite que as instituições possam ver o número de acessos e a permanência dos alunos na plataforma, possibilitando assim que os professores possam aferir a frequência dos estudantes durante as aulas.
Além disso, com esse indicador, professores e gestores podem identificar falhas no processo educacional nos casos em que a frequência estudantil possui quedas. Com isso, podem ser reavaliadas as metodologias utilizadas em aula e até mesmo a grade curricular e o aprendizado da turma em geral.
Realização de atividades
A realização de exercícios da disciplina não só indica que o estudante está participando das aulas, como também quais são os conteúdos em que possuem mais dificuldade. Esses exercícios podem conter questões discursivas ou questões de múltipla escolha.
Essas atividades não precisam necessariamente ter uma nota atribuída, podendo ser realizadas regularmente para dar mais exatidão à frequência do aluno.
Também vale acrescentar que nem sempre as atividades decorrem no formato de exercícios. Promover técnicas de autoavaliação e monitoramento de frequência em outras formas, como leitura e estudos de caso, pode ajudar tanto o aluno a se manter atualizado quanto o docente a verificar potenciais problemas.
Participação em chats
Na maioria das plataformas em que as aulas síncronas são ministradas, existe um espaço para a realização de fóruns e chats. Esse recurso também pode ser utilizado como medidor de frequência virtual!
Pode ser averiguada a participação dos alunos em discussões com seus colegas sobre as matérias lecionadas ou no esclarecimento de dúvidas com o professor. Essas interações virtuais em bate-papos são um ótimo indicador de frequência e de participação na disciplina online.
Como engajar o aluno na disciplina online?
Um ensino de qualidade não diz respeito apenas ao que é entregue ao estudante, mas, principalmente, ao conteúdo que é retido por ele. Manter a concentração dos estudantes nas aulas, tem sido um desafio para alunos, professores e gestores há muito tempo.
Mesmo nas aulas presenciais, é comum que o aluno perca a atenção. Podemos citar alguns dos principais motivos para isso, como por exemplo as conversas com colegas, eventos externos à sala de aula e desinteresse no conteúdo e/ou metodologia da aula.
Nos espaços virtuais, a tarefa de manter o aluno realmente presente na aula se torna ainda mais complicada. O acesso ao celular e ao computador possibilita que o estudante possa se distrair com um número ilimitado de coisas, e, além disso, o barulho das ruas, de músicas, da televisão e de outras pessoas, comprometem ainda mais o seu estudo de qualidade.
Mas não se preocupe! Temos a seguir 6 dicas para manter o engajamento do aluno na disciplina online.
São elas:
- Realizar perguntas para a turma;
- Contextualizar o conteúdo com a realidade;
- Reconhecer o esforço do estudante;
- Desafiar a turma;
- Usar diversas mídias na aula; e
- Conhecer alunos.
1. Realizar perguntas para a turma
Ser questionado sobre a matéria da aula faz com que o estudante preste mais atenção no que está sendo dito. Se as perguntas durante as explicações forem comuns, os estudantes fortalecerão o hábito de prestar atenção para se preparar para respondê-las.
As perguntas podem ser feitas para toda a classe ou para um aluno específico, o que auxilia ainda mais a participação deste. Esse método ajuda ainda a trazer estudantes menos participativos para a aula.
Outra forma de fazer com que as perguntas engajem ainda mais os alunos é atribuindo pontos para respostas corretas. Com esse método, podem ser pontuadas as perguntas mais complexas ou os estudantes que mais participam da aula.
2. Contextualizar o conteúdo com a realidade
Fazer uma relação do que é visto na na aula online com casos reais é sempre vantajoso. A atenção do aluno está mais assegurada quando ele consegue enxergar o que está sendo ensinado em casos concretos.
Além de relacionar a disciplina com casos concretos, é importante que o professor traga também casos atuais e cotidianos para as suas aulas. Uma outra forma de prender ainda mais a atenção da turma é trazer a própria realidade do aluno, e, sempre que possível, utilizar os próprios estudantes em seus exemplos.
3. Reconhecer o esforço do estudante
Outro ponto importante para aumentar o engajamento é reconhecer os acertos, e, também, as tentativas dos alunos durante as aulas. Valorizar a participação do estudante é essencial para que a classe continue e aumente as interações durante a aula.
Para além de dar pontos para quem responde as perguntas, é extremamente necessário que os demais alunos sejam sempre motivados. Reconhecer os esforços individuais e evolução do aluno com o passar das aulas serve de exemplo para que todos sintam-se à vontade para assistir e participar ainda mais.
4. Desafiar a turma
Atividades variadas (afora as perguntas cotidianas) ajudam a manter o engajamento nas aulas. Com criatividade, a turma pode ser desafiada a responder quizzes, realizar mini gincanas e outras competições que influenciam uma maior participação dos alunos.
Os desafios deixam o ambiente virtual mais divertido e faz com que os estudantes superem seus limites e dificuldades. A interação que os desafios dinâmicos trazem para a aula é outro ponto importante, uma vez que os alunos se encontram em ambientes diferentes.
5. Usar diversas mídias na aula
Tanto em aulas síncronas quanto em assíncronas, apresentações multimídia chamam a atenção de quem as assiste. Utilizar ferramentas como imagens, vídeos, áudios, gráficos, ilustrações, etc, deixam os conteúdos apresentados mais atrativos.
Um dos maiores pontos fortes do ensino a distância é o seu aproveitamento dos recursos digitais. O uso de diversas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) possibilitam uma educação mais leve e atrativa.
Com a aplicação de bastante criatividade, o corpo docente pode, também, utilizar recursos presentes na internet que estão fora das plataformas de ensino. Youtube, outras plataformas de streaming de vídeos, podcasts, jogos e etc, são instrumentos capazes de potencializar ainda mais o engajamento das disciplinas online.
6. Conhecer os alunos
Saber o perfil dos estudantes de uma turma é extremamente importante! Saber a faixa etária, gênero, classe social, aspirações e expectativas, passatempos e ocupações facilita no processo de compreender quais as melhores estratégias para manter a classe interessada nas aulas.
O professor pode utilizar de pesquisa para traçar o perfil da turma, ou, ainda, solicitar a realização de redações para que possa conhecer e se relacionar melhor com seus alunos. Essa proximidade entre professor e aluno é algo que deve ser bem trabalhado em um ambiente virtual.
Como utilizar metodologias ativas em disciplinas online?
Um dos pontos de destaque das disciplinas online é que elas permitem a incorporação de metodologias ativas de ensino.
As metodologias ativas são técnicas de ensino e aprendizagem que colocam o estudante no centro do processo acadêmico. A ideia é incorporar tanto conteúdo quanto desenvolvimento de habilidades como responsabilidade, pensamento crítico e autonomia do aluno no processo educacional.
Existem múltiplas formas de usar metodologias ativas no ensino superior. Uma delas é incluir estratégias de participação que permitam ao aluno entrar em contato com temas da disciplina antes das aulas.
Esse método é conhecido como sala de aula invertida, ou seja, o aluno faz as leituras antes da aula planejada, onde interage de forma mais clara com o conteúdo trazido pelo docente.
Nesse contexto, as disciplinas online podem facilitar o processo de ambos os lados. O professor disponibiliza, com antecedência, a bibliografia de apoio e o aluno acessa a plataforma virtual de aprendizagem e entra em contato com o material.
Outra metodologia ativa muito utilizada no ensino superior é a aprendizagem baseada em projetos. Ao contrário de técnicas pedagógicas expositivas, aqui, os alunos conseguem agir de forma prática e lidar com os desafios reais daquilo que estão aprendendo.
Uma ideia interessante é incorporar as ferramentas de prototipagem em cursos de STEM, ou seja, cursos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Existem apps que permitem aos alunos um contato mais direto com as ferramentas que serão parte de sua atuação profissional ou nos estudos de pós-graduação.
Se nas salas de aula presenciais os recursos são limitados por espaço e custos de implantação, as simulações de apps e softwares fazem com que os alunos já criem esse contato com antecedência.
Além disso, ao incorporar o ensino a distância como parte fundamental da concepção da IES e a tendência de crescimento de alunos nesse formato, é preciso entender que os alunos que não estão no espaço físico da IES também precisam desenvolver suas habilidades em relação à futura atuação profissional.
Nesse sentido, as metodologias ativas podem funcionar também como um estímulo à participação, tanto síncrona quanto assíncrona, já que o aluno, mesmo a distância, poderá incorporar estratégias de aprendizado e fixação de conteúdo em sua rotina de estudos.
Como acontece a avaliação nas disciplinas online?
Outro questionamento comum que se tem quanto à oferta de disciplina online em um curso presencial, é a forma com a qual os estudantes devem ser avaliados. É possível, no ensino a distância, a utilização dos mesmos critérios e meios de avaliação que se tem no ensino presencial?
Sim! As famosas provas e trabalhos podem ser utilizadas em meio digital. No ambiente virtual, essas avaliações podem ser ainda mais completas, abarcando diversas etapas do processo de aprendizagem e trazendo resultados mais indicativos quanto à disciplina lecionada. A avaliação pode, inclusive, ser mais personalizada, com a finalidade de reconhecer o que o aluno já aprendeu e desenvolver o que precisa ser trabalhado.
O Ambiente Virtual de Aprendizagem possibilita, em sua própria plataforma, que essas avaliações sejam realizadas. Veremos a seguir quais são os principais modelos de avaliação nas disciplinas online:
- Prova online: Tradicional avaliação, que pode ser dissertativa, de múltipla escolha, ou mesclada, aplicada com um formulário em um ambiente virtual.
- Provas presenciais: Caso haja necessidade, as provas das disciplinas online também podem ser realizadas na sala de aula física, onde acontecem as aulas presenciais.
- Exercícios: Bateria de atividades que devem ser feitas online e entregues pelo aluno em um determinado prazo.
- Dissertações: Redações que devem ser feitas pelo estudante sobre um determinado assunto da disciplina.
- Trabalhos em grupo: Trabalho temático realizado por um conjunto de alunos, que podem, ou não, ter que apresentá-lo para a turma.
- Provas presenciais: Caso haja necessidade, as provas das disciplinas online também podem ser realizadas na sala de aula física, onde acontecem as aulas presenciais.
Quais objetos de aprendizagem podem ser utilizados em uma disciplina online?
Os objetos de aprendizagem (OA) são ferramentas, digitais ou não, que auxiliam o fortalecimento da transmissão e maximização do conhecimento. Atualmente, com o crescimento expressivo da internet, esses recursos educacionais estão ficando cada vez mais tecnológicos e populares.
Pensando em disciplinas online, a inserção dos objetos de aprendizagem se torna ainda mais interessante. É importante superar a ideia de um conteúdo virtual que trate apenas das aulas online, sejam elas síncronas ou assíncronas, afinal, a educação tem evoluído para que possamos aproveitar outras possibilidades.
Os objetos de aprendizagem possuem 4 características centrais para serem aplicados, sendo elas:
- a reusabilidade;
- a agregação;
- a identificação por metadados; e
- a interatividade.
Quais são os tipos de objetos de aprendizagem?
Já vimos aqui que os objetos de aprendizagem podem ser quaisquer recursos aplicados na educação, desde que eles auxiliem no processo de ensino/aprendizagem e maximizem os resultados. Entretanto, essas ferramentas podem ser divididas em categorias que melhor demonstram suas particularidades.
Existem diversos teóricos da pedagogia que organizaram esses objetos em grupos, de acordo com suas características. Em nosso texto, iremos usar as definições de tipo de acordo com Carmem Lúcia Prata, que, em nossa opinião, separa os objetos de forma simples para se entender. São os seguintes tipos:
- Receptivo: são aqueles nos quais o usuário possui um papel passivo, apenas recebendo o conhecimento passado, sem precisar retornar com nenhuma ação. São exemplos textos, áudios, vídeos, imagens, etc.
- Diretivo: aqui, o aluno deve realizar algum tipo de atividade na qual, ao receber um comando, deve interagir com o objeto de acordo com o que é solicitado. Temos como exemplos jogos educativos, animações interativas, etc.
- Descoberta guiada: nesta categoria, estão os objetos que apresentam um problema para o estudante que, de forma independente, deve trazer uma solução. Podemos usar aqui softwares, infográficos, etc.
- Exploratório: aqui, no último tipo, temos atividades práticas que propõem que o aluno elabore hipóteses, analise suas ideias e defina as ações que devem ser tomadas. Como exemplo temos aplicativos educativos, jogos digitais e outros objetos com mais complexidade.
Como descobrir objetos de aprendizagem?
Em um primeiro momento, o professor pode procurar por objetos de aprendizagem em qualquer buscador na internet, como o Google, por exemplo. Entretanto, essas pesquisas retornam com milhares de resultados e, muitas vezes, com atividades com pouca qualidade e/ou aplicabilidade.
No entanto, existem serviços que facilitam o trabalho do corpo docente e da IES de localizar esses objetos de aprendizagem. Na internet, contamos com uma lista de sites que fornecem estes recursos, temos como principais repositórios:
- Portal do Professor (MEC);
- BIOE (MEC/MCT/RELPE/OEI);
- Plataforma MEC RED;
- Educopédia (SME-Rio);
- Currículo+ (SEE-SP);
- NOAS (Sistema CNEC);
- Ambiente Athena (UFC);
- REMAR (UFSCAR); e
- OBAMA (UFRN).
A maioria destes sites lidam com atividades voltadas para a educação infantil, fundamental e média, porém, vale a pena conhecer e talvez aproveitar algo. Também é possível que os professores e as instituições criem seus próprios objetos de aprendizagem, se atentando para a dificuldade disto e para a observância dos caráteres técnicos e pedagógicos.
E quais são as vantagens de aplicar os objetos de aprendizagem?
De início, temos que compreender a própria definição dos objetos como sua principal vantagem: maximizar a transmissão e a qualidade do conhecimento com o uso de recursos educacionais. Seguindo, temos também benefícios específicos alcançados com essa prática:
- Engajar no processo de ensino-aprendizagem;
- Desenvolver o raciocínio dedutivo;
- Emular o pensamento indutivo;
- Simular experiências reais;
- Estimular a formulação de hipóteses; e
- Permitir a exploração de diferentes realidades e contextos.
Quais são os benefícios da disciplina online para a IES e para os estudantes?
Contar com disciplinas online em cursos presenciais, tanto no formato totalmente digital quanto no modelo híbrido, pode trazer diversos benefícios para a IES e para os estudantes. Confira alguns deles a seguir:
1. Redução de custos
Além de promover maiores taxas de retenção e aprendizado para os estudantes, apostar na adoção de disciplinas online para os cursos de graduação também garante redução de custos para a instituição de ensino.
Ao implantar as disciplinas online, a IES reduz as despesas geradas pela presença dos estudantes no espaço físico da instituição. Tal economia pode ser revertida, então, em melhorias para a educação dos alunos, como: aquisição de materiais atualizados, ampliação da biblioteca da IES, capacitação dos docentes, investimento em ferramentas tecnológicas de qualidade, entre outros.
Assim, a IES pode reverter os gastos para a criação de cursos de extensão, workshops e estratégias de ensino complementares, o que permite ampliar o contato do aluno com o mercado de trabalho.
Além disso, o estudante também reduz os custos com transporte e pode investir o valor em sua própria educação.
2. Utilização de conteúdos multiformatos
Multimídia é o agrupamento dos variados formatos de comunicação, incluindo recursos digitais como gráficos, imagens, áudios, vídeos e animações que objetivam a transmissão de informações.
Tendo em vista que alguns alunos possuem maior facilidade em fixar o conteúdo apresentado por meio de imagens, outros por leitura e outros por áudio, a utilização de conteúdos multimídia se apresenta como uma boa solução para contemplar todos os tipos de aprendizagem na educação superior.
As atividades digitais multimídia, em sua maioria, possuem grande apelo visual, o que atrai mais a atenção dos alunos e promove um maior engajamento com a disciplina ministrada.
Outro ponto relevante é que o formato online também possibilita a realização de eventos, como palestras e workshops, o que permite que os alunos conheçam a perspectiva de mais especialistas e se traduz em uma formação mais acessível e completa.
Assim, o principal objetivo da utilização de conteúdos multimídia – possibilitada pela adoção de disciplinas online – é ilustrar o conteúdo pedagógico, promovendo a associação de ideias na exposição de um assunto
3. Aprendizagem no ritmo do aluno
As aulas síncronas, aquelas que ficam gravadas para o aluno assistir em qualquer momento, possibilitam flexibilidade para o ensino a distância, uma vez que aluno e professor não precisam estar em uma aula no mesmo momento e nem no mesmo espaço.
Sendo assim, as disciplinas online se encaixam no cotidiano do estudante, sem sobrecarregar sua vida pessoal e profissional. Além disso, por estarem em formato de vídeos, o aluno pode pausar o conteúdo quando for necessário, retroceder se tiver perdido alguma informação, e, inclusive, assistir mais de uma vez para fixar melhor o conteúdo e se preparar para as avaliações.
A EaD é, também, uma ferramenta de democratização do ensino superior, pois possibilita a realização de uma graduação de qualidade para quem não teria tempo de estudar nos moldes do tradicional ensino presencial.
Essa possibilidade também permite que alunos de locais mais distantes participem de atividades educacionais. Se no ensino presencial a participação está restrita a determinados locais, as disciplinas online permitem o acesso ao conteúdo de qualquer lugar com conexão, o que aumenta a democratização do ensino.
4. Projeto pedagógico
A adoção de disciplina online também gera uma melhora no projeto pedagógico do curso, pois possibilita o uso da tecnologia como ferramenta.
O uso de metodologias ativas, por exemplo, gera maior autonomia para o estudante e apresenta situações práticas essenciais à sua formação. Transformar o aluno em protagonista na sua própria educação gera engajamento e uma postura mais ativa em relação ao aprendizado.
As disciplinas online também aumentam a autonomia do corpo docente, pois através da tecnologia o professor é capaz de:
- Disponibilizar materiais acessíveis;
- Estabelecer contato direto com os alunos;
- Avaliar de forma prática e rápida;
- Enriquecer a aula com conteúdos multiformatos.
Leia também: Saiba como fazer avaliação no ensino a distância, possibilidades e desafios
5. Diretrizes Curriculares Nacionais
o Parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) nº 776/97, que orienta diretrizes curriculares dos cursos de graduação, determinou que no momento da elaboração de um novo currículo a ser enviado para a avaliação do Ministério da Educação (MEC), as instituições de ensino devem considerar pontos como:
- O incentivo de sólida formação geral
- O estímulo de práticas de estudo independentes
- O encorajamento do reconhecimento de conhecimentos, habilidades e competências adquiridas fora do ambiente escolar
- O fortalecimento da articulação da teoria com a prática
Para todos os pontos elencados, é possível perceber que a aplicação de disciplinas online, em modelo 100% digital ou híbrido, e o uso de ferramentas tecnológicas possibilitam o cumprimento das Diretrizes Curriculares do Ensino Superior.
6. Desenvolvimento de habilidades
Estudar de forma online, para quem está acostumado ao ensino presencial é uma grande novidade e, por isso, traz novos desafios. O aluno deve se habituar a um novo método de estudo, e, apesar das dificuldades iniciais, isso é extremamente benéfico para o seu crescimento.
Ao se acostumar com a presença das disciplinas online, o aluno é compelido a desenvolver novas habilidades pessoais em decorrência da necessidade de se adaptar. A seguir, listamos algumas delas:
- Iniciativa: o estudante deve ser proativo, pois, embora lide com prazos para realizar suas atividades, depende principalmente dele para fazer as escolhas em relação às aulas.
- Organização: a liberdade e a flexibilidade da disciplina online requer que o estudante organize seu tempo para concluir seus estudos.
- Autoconhecimento: com a prática, o aluno vai compreender qual o horário e os métodos que melhor funcionam para ele, além de conhecer melhor suas dificuldades e limites.
- Foco: o meio virtual oferece muitas distrações ao aluno, que deve aprender a controlar a vontade de realizar outras atividades paralelas aos estudos.
- Domínio da tecnologia: a disciplina online aproveita ao máximo a tecnologia, por isso, o uso da plataforma virtual e de conteúdo multimídia agrega muito para a formação do aluno.
- Disciplina: a qualidade da sua formação depende também do seu esforço, logo, é necessário se comprometer com o ensino a distância.
- Incentivo ao autodidatismo: apesar da existência do professor e do tutor, estudar por conta própria é fundamental para o sucesso de quem tem uma aula a distância.
Portanto, conforme apresentado, as disciplinas online enriquecem o aprendizado são benéficas para estudantes, professores e para a instituição de ensino.
E quais são os benefícios para os professores?
Como vimos, inserir disciplinas online no ensino presencial tem inúmeras vantagens tanto para a IES quanto para os estudantes. Entretanto, essas aulas podem ser benéficas também para os professores.
Auxiliar o serviço de quem está no meio da relação entre instituição e aluno é fundamental. Afinal, é o corpo docente que terá que adaptar suas aulas para um novo formato e “espaço”, além de modificar suas metodologias e cotidiano.
Sendo assim, pensando nesses fatores, trazemos agora 5 benefícios das disciplinas online para os professores:
Aprender novas técnicas e didáticas de aula
Adaptar, em geral, é uma tarefa difícil, entretanto, as mudanças sempre trazem lados positivos, ainda mais quando nos pedem para ir além. Ao começar a lecionar de forma online, cada professor terá contato com novidades que irão melhorar suas aulas, e até mesmo suas vidas pessoais.
É preciso entender que as aulas digitais são diferentes das presenciais e, assim, novas didáticas devem ser formuladas e técnicas devem ser aprendidas. No virtual, por exemplo, é necessário aprender como interagir com o aluno ao vivo e até mesmo com as aulas previamente gravadas.
Desenvolver novas habilidades
É preciso lembrar que muitos mestres são formados há muito tempo e, deste modo, não foram forjados pela internet e talvez não dominem as expertises que ela proporciona.
Por isso, é importante oferecer treinamento para aqueles que possuem dificuldades com estes recursos. Lembre-se: as novas habilidades das aulas online devem ajudar, e não ser um empecilho nas aulas.
Lidar com menor dispersão
Um dos grandes problemas das salas de aula são as conversas que dispersam a turma. Com uma disciplina online, este é um problema inexistente. Enquanto o professor está explicando algo, os alunos mantêm seus microfones desligados, o que assegura que o raciocínio não seja interrompido e a aula seja bem mais proveitosa.
Ter mais conforto
Mais um ponto que ajuda tanto os professores quanto os alunos: as aulas de casa são mais confortáveis. Neste modelo, os professores podem escolher o melhor lugar para lecionar, ficando sempre mais à vontade para oferecer uma boa experiência. Além disso, não precisar se deslocar também ajuda com a redução do tempo e do estresse com o trânsito.
Incorporar mais recursos nas aulas
Com a internet, uma disciplina online tem mais possibilidades que as aulas tradicionais. Diversos recursos podem ser incorporados com tranquilidade no conteúdo das matérias.
Além de utilizar as ferramentas presentes no ambiente virtual de aprendizagem (AVA), é possível contar também com a infinidade da internet. O futuro vem proporcionando uma educação cada vez mais rica!
As disciplinas online também aumentam a autonomia do corpo docente, pois através da tecnologia o professor é capaz de:
- Disponibilizar materiais acessíveis;
- Estabelecer contato direto com os alunos;
- Avaliar de forma prática e rápida;
- Enriquecer a aula com conteúdos multiformatos.
Leia também: Saiba como fazer avaliação no ensino a distância, possibilidades e desafios
5. Diretrizes Curriculares Nacionais
o Parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) nº 776/97, que orienta diretrizes curriculares dos cursos de graduação, determinou que no momento da elaboração de um novo currículo a ser enviado para a avaliação do Ministério da Educação (MEC), as instituições de ensino devem considerar pontos como:
- O incentivo de sólida formação geral
- O estímulo de práticas de estudo independentes
- O encorajamento do reconhecimento de conhecimentos, habilidades e competências adquiridas fora do ambiente escolar
- O fortalecimento da articulação da teoria com a prática
Para todos os pontos elencados, é possível perceber que a aplicação de disciplinas online, em modelo 100% digital ou híbrido, e o uso de ferramentas tecnológicas possibilitam o cumprimento das Diretrizes Curriculares do Ensino Superior.
6. Desenvolvimento de habilidades
Estudar de forma online, para quem está acostumado ao ensino presencial é uma grande novidade e, por isso, traz novos desafios. O aluno deve se habituar a um novo método de estudo, e, apesar das dificuldades iniciais, isso é extremamente benéfico para o seu crescimento.
Ao se acostumar com a presença das disciplinas online, o aluno é compelido a desenvolver novas habilidades pessoais em decorrência da necessidade de se adaptar. A seguir, listamos algumas delas:
- Iniciativa: o estudante deve ser proativo, pois, embora lide com prazos para realizar suas atividades, depende principalmente dele para fazer as escolhas em relação às aulas.
- Organização: a liberdade e a flexibilidade da disciplina online requer que o estudante organize seu tempo para concluir seus estudos.
- Autoconhecimento: com a prática, o aluno vai compreender qual o horário e os métodos que melhor funcionam para ele, além de conhecer melhor suas dificuldades e limites.
- Foco: o meio virtual oferece muitas distrações ao aluno, que deve aprender a controlar a vontade de realizar outras atividades paralelas aos estudos.
- Domínio da tecnologia: a disciplina online aproveita ao máximo a tecnologia, por isso, o uso da plataforma virtual e de conteúdo multimídia agrega muito para a formação do aluno.
- Disciplina: a qualidade da sua formação depende também do seu esforço, logo, é necessário se comprometer com o ensino a distância.
- Incentivo ao autodidatismo: apesar da existência do professor e do tutor, estudar por conta própria é fundamental para o sucesso de quem tem uma aula a distância.
Portanto, conforme apresentado, as disciplinas online enriquecem o aprendizado são benéficas para estudantes, professores e para a instituição de ensino.
E quais são os benefícios para os professores?
Como vimos, inserir disciplinas online no ensino presencial tem inúmeras vantagens tanto para a IES quanto para os estudantes. Entretanto, essas aulas podem ser benéficas também para os professores.
Auxiliar o serviço de quem está no meio da relação entre instituição e aluno é fundamental. Afinal, é o corpo docente que terá que adaptar suas aulas para um novo formato e “espaço”, além de modificar suas metodologias e cotidiano.
Sendo assim, pensando nesses fatores, trazemos agora 5 benefícios das disciplinas online para os professores:
Aprender novas técnicas e didáticas de aula
Adaptar, em geral, é uma tarefa difícil, entretanto, as mudanças sempre trazem lados positivos, ainda mais quando nos pedem para ir além. Ao começar a lecionar de forma online, cada professor terá contato com novidades que irão melhorar suas aulas, e até mesmo suas vidas pessoais.
É preciso entender que as aulas digitais são diferentes das presenciais e, assim, novas didáticas devem ser formuladas e técnicas devem ser aprendidas. No virtual, por exemplo, é necessário aprender como interagir com o aluno ao vivo e até mesmo com as aulas previamente gravadas.
Desenvolver novas habilidades
É preciso lembrar que muitos mestres são formados há muito tempo e, deste modo, não foram forjados pela internet e talvez não dominem as expertises que ela proporciona.
Por isso, é importante oferecer treinamento para aqueles que possuem dificuldades com estes recursos. Lembre-se: as novas habilidades das aulas online devem ajudar, e não ser um empecilho nas aulas.
Lidar com menor dispersão
Um dos grandes problemas das salas de aula são as conversas que dispersam a turma. Com uma disciplina online, este é um problema inexistente. Enquanto o professor está explicando algo, os alunos mantêm seus microfones desligados, o que assegura que o raciocínio não seja interrompido e a aula seja bem mais proveitosa.
Ter mais conforto
Mais um ponto que ajuda tanto os professores quanto os alunos: as aulas de casa são mais confortáveis. Neste modelo, os professores podem escolher o melhor lugar para lecionar, ficando sempre mais à vontade para oferecer uma boa experiência. Além disso, não precisar se deslocar também ajuda com a redução do tempo e do estresse com o trânsito.
Incorporar mais recursos nas aulas
Com a internet, uma disciplina online tem mais possibilidades que as aulas tradicionais. Diversos recursos podem ser incorporados com tranquilidade no conteúdo das matérias.
Além de utilizar as ferramentas presentes no ambiente virtual de aprendizagem (AVA), é possível contar também com a infinidade da internet. O futuro vem proporcionando uma educação cada vez mais rica!
Dicas para melhor aproveitar a disciplina online
De nada adianta a IES optar por inserir disciplinas online em sua grade e os professores se prepararem para a nova realidade se os alunos não fizerem sua parte. A educação sempre será uma relação de troca, e só com o esforço de todos os envolvidos ela pode ser de qualidade.
Neste sentido, é importante que os estudantes sejam estimulados a aproveitar ao máximo as aulas. Para ajudar nisso, trazemos uma lista com 7 dicas para o aluno se dar bem nas disciplinas online:
- Construa um bom planejamento: a flexibilidade e a liberdade da aula online é muito útil para quem tem uma vida corrida, mas ela pode se tornar uma vilã. É necessário ser responsável para controlar seu tempo e não subestimar os estudos.
- Aproveite de todos os recursos disponíveis: com toda novidade de ferramentas que facilitam as aulas, é importante pesquisar e experimentar. Cada pequeno recurso pode ter uma grande importância na construção do saber.
- Valorize o autoconhecimento: cada um tem a forma que melhor aprende e, além disso, o EaD traz uma independência bem maior, cabendo ao aluno um papel central nessa jornada.
- Desligue o celular: estar em casa, na maioria das vezes, oferece uma experiência de estudos mais tranquila, entretanto, as distrações são outras. Se afastar do celular e prestar atenção no que é ensinado é fundamental.
- Estabeleça uma rotina de estudos: é interessante, quando possível, determinar os horários reservados ao estudo. Passar por momentos sem estudar e depois precisar fazer uma maratona deixa a educação superior mais estressante.
- Se comprometa com seu ensino: De nada adianta se planejar e manter uma rotina se o aluno não estiver comprometido com os estudos. É preciso entender que as facilidades trazidas pela disciplina online podem gerar procrastinação, que depende do esforço do estudante para ser resolvida.
- Faça pausas: da mesma forma que não se pode ficar sem estudar, de nada adianta correr para ver tudo. O conteúdo pode não ser retido se for visto de forma corrida e nosso cérebro também precisa de descanso.
Esperamos que este artigo tenha ajudado a entender a importância da disciplina online e quais são as formas de aplicá-la na IES. Agora, que tal ler sobre o ensino híbrido na educação superior: principais passos para desenvolver em sua instituição?