Disciplinas Online Saraiva: jovem estudando pelo computador

Você já conhece a solução Disciplinas Online Saraiva (DONS)?

O curso de Direito é conhecido por sua extensa carga horária e quantidade significante de conteúdo programado, o que demanda do aluno tempo e  disciplina para concluir o curso com o aprendizado efetivado. 

Além disso, o tradicional modelo de aula expositiva presencial precisa ser repensado, de forma a incentivar o uso da tecnologia como aliada no ensino. É importante que o  aluno se torne protagonista da sua própria educação, aumentando o engajamento com as disciplinas ministradas. 

Pensando nisso, a Saraiva Educação elaborou uma nova solução: Disciplinas Online Saraiva (DONS). A DONS surge, então, buscando a implementação de disciplinas online no curso de Direito e se mostra como uma boa solução para garantir a flexibilização do acesso à educação e engajar o corpo discente com a graduação

Neste artigo, iremos apresentar a nova solução da Saraiva Educação, quais são as disciplinas atendidas, os regulamentos do Ministério da Educação (MEC) e os principais benefícios para alunos e instituições. Confira! 

O que é DONS? 

DONS é a solução para o fornecimento de conteúdos digitais pela Saraiva Educação, com o objetivo de compor as disciplinas de graduação do curso de Direito. 

Disciplinas Online Saraiva, então, é uma solução composta por conteúdos de qualidade garantida pela Saraiva Educação, marca já consolidada e conceituada no mercado do Direito. 

Qual é o propósito da DONS?

A Portaria nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019 dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância (EaD) em cursos de graduação presenciais. 

No documento, o Ministério da Educação (MEC) autoriza as IES a introduzir a oferta de disciplinas online até o limite de 40% da carga horária total do curso.

Além disso, os princípios que orientam as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos cursos de graduação determinam que, no momento da elaboração de um novo currículo a ser enviado para a avaliação do Ministério da Educação (MEC), as instituições de ensino devem considerar pontos como: 

  • O incentivo de sólida formação geral;
  • O estímulo de práticas de estudo independentes;
  • O encorajamento do reconhecimento de conhecimentos, habilidades e competências adquiridas fora do ambiente escolar;
  • O fortalecimento da articulação da teoria com a prática.

Para todos os pontos elencados, é possível perceber que a aplicação de disciplinas online, sejam elas aplicadas no formato de Ensino a Distância (EaD) ou híbrido, e o uso de ferramentas tecnológicas se mostram como agente facilitador do cumprimento das Diretrizes Curriculares do Ensino Superior. 

Dessa forma, a DONS surgiu para ajudar a IES a melhorar a qualidade do ensino, cumprindo as determinações do MEC e preenchendo até 40% da carga horária do curso de Direito. 

Além da qualidade de ensino garantida, os benefícios das DONS são inúmeros para os alunos, professores e para a instituição. 

Quais são as disciplinas atendidas?

Atualmente, a DONS atende às seguintes disciplinas do curso de Direito: 

  1. Introdução ao Estudo do Direito
  2. Civil – Geral 1: Pessoas e Bens
  3. Civil – Geral 2: Fatos, Atos e Negócios Jurídicos
  4. Penal – Parte Geral 
  5. Civil – Obrigações
  6. Constitucional – Teoria da Constituição e Direitos Fundamentais 
  7. Processo Civil I – Processo de Conhecimento e Tutelas Provisórias

O curso de Direito pode ter disciplinas online?

A partir da Portaria nº 2.117/19 o Ministério da Educação estabeleceu algumas orientações acerca da oferta de disciplinas online que se aplicam também ao curso de Direito. 

Carga horária

As IES poderão introduzir a oferta de carga horária na modalidade de EaD na organização pedagógica e curricular de seus cursos de graduação presenciais, até o limite de 40% da carga horária total do curso.

Para tanto, os seguintes requisitos devem ser atendidos: 

  1. O Projeto Pedagógico do Curso – PPC deve apresentar, na matriz curricular, o percentual de carga horária a distância e indicar as metodologias a serem utilizadas;
  2. A introdução das disciplinas online deve observar as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação superior;
  3. As universidades e os centros universitários devem registrar o percentual de oferta de carga horária a distância no momento da informação de criação de seus cursos à Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação ( SERES-MEC);
  4. A oferta das disciplinas online deverá incluir métodos e práticas de ensino-aprendizagem que incorporem o uso integrado de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), material didático específico, tutores e profissionais da educação com formação e qualificação em nível compatível com o previsto no PPC e no plano de ensino da disciplina. 

Quais são os benefícios da solução Disciplinas Online Saraiva?

Os benefícios em adotar a solução Disciplinas Online Saraiva incluem melhor gestão do tempo, redução de custos e aumento da qualidade do curso de Direito ofertado pela IES. A seguir, listamos ainda: 

1. Projeto pedagógico

O projeto pedagógico da DONS possibilita: 

Metodologias ativas 

O uso de metodologias ativas gera maior autonomia para o estudante e apresenta situações práticas essenciais à sua formação. Transformar o aluno em protagonista na sua própria educação gera engajamento e uma postura mais ativa em relação ao aprendizado

Aprendizagem significativa

A aprendizagem significativa é a construção contínua do conhecimento. Fornecer contexto para os alunos por meio de casos concretos, notícias e jurisprudências gera aumento do interesse na disciplina e ajuda o estudante a relacionar a matéria com o dia a dia. 

Tecnologias educacionais 

A adoção de disciplinas online também possibilita o uso da tecnologia como ferramenta educacional, fazendo com que as atividades no ambiente virtual sejam combinadas com as aulas síncronas. 

Aprendizagem multimídia

Multimídia é o agrupamento dos variados meios de comunicação, incluindo recursos digitais como gráficos, imagens, áudios, vídeos e animações que objetivam a transmissão de informações.

Tendo em vista que alguns alunos possuem maior facilidade em fixar o conteúdo apresentado por meio de imagens, outros por leitura e outros por áudio, a utilização de conteúdos multimídia se apresenta como uma boa solução para contemplar todos os tipos de aprendizagem na educação superior. 

2. Redução de custos e melhoria da qualidade

Além de promover maiores taxas de retenção e aprendizado para os estudantes, o que aumenta a qualidade do curso oferecido, apostar na adoção da solução Disciplinas Online Saraiva para os cursos de graduação também garante redução de custos para a instituição de ensino. 

Ao implantar os conteúdos online, a IES reduz as despesas geradas pela presença dos estudantes no espaço físico da instituição. Tal economia pode ser revertida, então, em melhorias para a educação dos alunos, como: aquisição de materiais atualizados,  ampliação da biblioteca da IES, capacitação dos docentes, investimento em ferramentas tecnológicas de qualidade, entre outros. 

Portanto, conforme demonstrado, a solução Disciplinas Online Saraiva é capaz de transformar a educação em Direito da sua IES. Que tal conversar com um especialista e conhecer melhor a DONS

2 respostas
  1. Rogerio Mayer
    Rogerio Mayer says:

    Boa tarde! Sou Coordenador do Curso de Direito da FAPRIME, Campo Grande – MS. Como fazemos pra adquirir as disciplinas On Line e como funciona o licenciamento semestral, valores, etc?

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *