Conheça 11 canais de educação no YouTube para professores e gestores

Educação no YouTube: fotografia de uma mão segurando um celular com a marca do YouTube na tela.
Encontrar novos espaços para consumir conteúdo de qualidade nunca é demais! Por isso, separamos 11 canais no YouTube que você, com certeza, irá gostar. Confira!

Compartilhe este artigo

Todos os segmentos da sociedade, atualmente, possuem inserção da internet e suas tecnologias, seja isso de forma branda ou massiva. A educação – e a produção de conteúdo sobre ela – também tem sido acompanhada pelos avanços do mundo digital.

Um dos formatos mais populares de mídia digital que se tem hoje em dia é o dos vídeos, que permite que os internautas acessem um conteúdo de forma mais tranquila e dinâmica do que um texto, além de apresentar recursos que melhor prendem a atenção de quem os assiste.

Com essa crescente demanda pelos vídeos, a internet possibilitou novas formas de consumi-los. Diversas plataformas de streaming vêm ganhando mais espaço no mercado; as redes sociais, como Instagram, TikTok e Facebook, investem cada vez mais para que os usuários produzam materiais audiovisuais. Entretanto, quando se pensa em vídeos online, um nome sempre vem à cabeça: o YouTube.

No artigo de hoje, vamos falar justamente sobre o tema educação no YouTube! Continue a leitura para conhecer alguns canais para acompanhar.

Saiba mais sobre o YouTube

O YouTube é a mais popular plataforma de compartilhamento de vídeos do mundo, criada no início de 2005, nos Estados Unidos. Nela, os usuários assistem vídeos de inúmeros assuntos e durações, e, criando uma conta, podem também postar o conteúdo que produzem.

Os dados do Youtube são impressionantes:

  • a plataforma possui mais de 2,29 bilhões de usuários no mundo;
  • mais de um bilhão de horas de conteúdo são consumidos todos os dias;
  • são produzidos 500 horas de vídeos por minuto;
  • a média de visualização por usuário é de 11 minutos por dia;
  • mais de 70% dos acessos se dão por dispositivos móveis;
  • 105 milhões de pessoas acessam o YouTube mensalmente em território nacional;
  • o Brasil ocupa o segundo lugar em horas assistidas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos;
  • o YouTube é o segundo site mais acessado na internet, perdendo apenas para o buscador Google (que também é a empresa dona da plataforma de compartilhamento de vídeos).

Apesar de inicialmente ter tido uma grande popularização de vídeos musicais na plataforma, o YouTube não se limita a esse nicho. Existem conteúdos de diversos temas, se destacando o entretenimento, tutoriais e também as videoaulas atualmente. 

Vídeos mais técnicos, como conteúdos de educação no YouTube, também vêm ganhando espaço, ainda mais com a possibilidade de postar vídeos com até 12 horas de duração, superando, e muito, os 15 minutos máximos que eram permitidos antigamente.

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre inovação na educação superior

Veja os benefícios da educação no YouTube

Os vídeos sobre educação no YouTube trazem diversas vantagens para professores e gestores de IES. Um dos principais pontos fortes da plataforma é a possibilidade de fácil acesso a conteúdos com muita diversidade: variedade de temas, de profissionais de diversas áreas que os produzem, de duração, de pontos de vista e, também, de abordagens.

Para tratar melhor das principais vantagens do YouTube, listamos a seguir 5 grandes benefícios dos conteúdos voltados para a educação:

1. Possui facilidade de acesso

O acesso ao site é simples e gratuito, sendo bem improvável que qualquer busca por vídeos na internet não resulte em respostas que levarão o usuário direto para suas páginas. Além disso, para assistir os conteúdos, não é necessário nem que o internauta possua uma conta, com exceção dos vídeos com restrição de idade.

Outra facilidade do YouTube é que ele possui um aplicativo compatível com TVs, celulares, tablets, etc, que na maioria dos casos já vem instalado. Com o site ou o aplicativo tão próximos do usuário e com uma interface simples e intuitiva, o acesso à plataforma é fácil para todos.

2. Proporciona atualização no assunto

Como existe uma grande produção de conteúdo, é possível estar sempre bem atualizado sobre a educação no YouTube. Seja sobre legislação, dados importantes ou novas metodologias, dinâmicas e tendências, vídeos de qualidade estão sempre sendo adicionados na plataforma.

Outro ponto forte do Youtube – e de demais sites na internet – é a possibilidade de acompanhar as atualizações sobre a educação em todo mundo. O site, que tem um público mundial, permite um avanço na globalização da informação.

3. Possibilita a democratização da informação

Com o YouTube, a informação chega em mais lugares! 81% das pessoas com mais de 10 anos no Brasil possuem acesso à internet em casa, e a maioria se dá por meio de celulares.

A informação também é democratizada no Youtube por ser um serviço com conteúdo gratuito e de fácil acesso. Somado a isso vem o fato de que o conteúdo postado vem de diferentes profissionais de diferentes localidades, e pode chegar a um público amplo e extremamente diversificado.

4. Estimula o debate

Com a quantidade massiva de vídeos, é comum ver opiniões divergentes sobre um mesmo assunto. Também é comum as lives (vídeos ao vivo) em que alguns convidados são chamados para realizar uma conversa sobre algum tema, apresentando seus respectivos pontos de vista.

É importante ressaltar que debates políticos e sociais estão cada vez mais latentes na internet, e o YouTube é uma boa ferramenta para fomentar isso. A facilidade para compartilhar o conteúdo da plataforma com diversos sites, e também com as principais redes sociais, ajuda a informação a chegar aonde os debates ocorrem.

5. Apresenta conteúdo com formato simples e atrativo

Por trabalhar com vídeos, a produção do YouTube atrai a atenção e facilita a compreensão do usuário para aquilo que está sendo exposto. Somando-se a isso, recursos como legendas e possibilidade de modificar a velocidade de reprodução torna seus vídeos mais práticos e acessíveis.

Por fim, com os recursos atuais, a própria produção de conteúdo se tornou mais simples. A maioria dos celulares possui uma câmera que permite a gravação de vídeos em alta qualidade, além de se ter um acesso fácil a editores gratuitos, que permitem preparar um material audiovisual bonito, atrativo e bem organizado.

Leia também: Importância e dados sobre a democratização do ensino superior no Brasil

Conheça 11 canais sobre educação no YouTube

Com uma grande quantidade de conteúdo produzido, às vezes se torna difícil localizar bons vídeos. Por isso, enumeramos 11 canais no YouTube para profissionais da educação:

1. Saraiva Educação

Trazendo notícias, regulamentações, tecnologia, metodologias inovadoras e dicas relacionadas à área da educação, nosso canal segue com o propósito de transformar o ensino no Brasil, e, para isso, aposta em compartilhar o conhecimento!

2. ABMES Rede

Criado pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), o canal visa fortalecer a educação superior particular no país. Seu conteúdo versa, principalmente, sobre as legislações e diretrizes vigentes para a educação privada, dentre outros. 

Vídeo recomendado: Conteúdos obrigatórios para todos os cursos de graduação.

3. Inep Oficial

Canal oficial de comunicação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação, é um dos principais meios de informação para que gestores possam acompanhar as notícias cotidianas. Sua série de vídeos ‘A semana em 1 minuto’ é uma importante ferramenta para tomar conhecimento com facilidade do que tem acontecido na educação.

Vídeo recomendado: A semana em 1 minuto | 19 a 23 de abril, que fala sobre o Enade.

4. Canal Futura

Perfil no YouTube do Futura, famoso canal de televisão brasileiro que mobiliza projetos de comunicação e educação para a sociedade brasileira. Apesar de ter um conteúdo mais voltado para o ensino básico, seus vídeos podem ser aproveitados no sentido de oferecerem saídas para uma educação mais plural, livre, inclusiva e emancipatória.

Vídeo recomendado: Escola Mais Inclusiva? | E aí, professor?

5. ANUP Oficial

Criado pela Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP), seus vídeos buscam trazer informações que dialoguem com o dia a dia das IES. Além disso, traz diversos conteúdos sobre regulamentações do ensino superior.

Vídeo recomendado: REGULAÇÃO EM FOCO: Oferta de cursos EAD.

6. ABED Associação Brasileira de EAD

Criado por uma sociedade científica, sem fins lucrativos, o canal em questão segue as diretrizes da associação para proporcionar uma educação aberta, flexível e a distância. Com conteúdos sobre variados temas dentro da EaD, o canal também apresenta uma série de painéis que trazem a participação de diversos profissionais da educação.

Vídeo recomendado: Painel: O IMPACTO DO ENSINO REMOTO NA EAD.

7. Canal Maker

Criado para falar sobre inovação, ciência, educação e história, seus vídeos vão além e dão diversas dicas para professores. Recentemente, realizou também uma série de vídeos em um festival para celebrar o centenário de Paulo Freire.

Vídeo recomendado: Quais habilidades são consideradas essenciais para o Professor do Futuro?

8. Tecnologias Educacionais TEDPRO

Voltado à apresentar o que é produzido na área de tecnologia educacional do Centro de Referência em Formação e EAD do IFSC. Possui diversos conteúdos que trabalham com aulas completas em que professor e estudantes debatem sobre metodologias ativas.

Vídeo recomendado: Webprática PEH – Grupo rotação por estações – Turma 2021.

9. EaD para Você

Canal criado durante a pandemia de covid-19, por entender que o ensino virtual foi fundamental neste período, e que, em contramão a isso, muitos professores do modelo presencial possuíam limitações para trabalhar com uma educação digital. Seu conteúdo varia entre dicas para aulas online e uso de recursos tecnológicos.

Vídeo recomendado: Webinário – Microsoft Teams para Educadores e Estudantes (Nível Básico).

10. Educanvas

Produz conteúdos com o fim de aperfeiçoar e inovar o processo de ensino-aprendizagem. Trabalha com diversos temas dentro da educação, que buscam torná-la mais libertadora e humana. Apesar de não ser focado no ensino superior, apresenta bastante material sobre metodologias ativas e tecnologias na educação.

Vídeo recomendado: Qual a diferença entre ensino híbrido e ensino remoto?

11. CEaD IBC

Este é o canal Coordenação de EaD do Instituto Benjamin Constant, que é um centro de referência em educação para deficientes visuais. Possui diversos conteúdos que trabalham tecnologias assistivas e buscam uma educação inclusiva.

Vídeo recomendado: Webnário Tecnologias para Pessoas com Deficiência Visual e Surdocegueira.

Crie seu próprio canal de educação no YouTube

Como já visto, os vídeos postados no YouTube possuem enorme capacidade de difusão. Desse modo, os conteúdos voltados para educação podem levar o nome da IES para o conhecimento de um público cada vez maior e mais diverso.

Ao investir em produção audiovisual, vários benefícios são conquistados, dentre eles:

  • a IES consegue pode aumentar a captação de alunos, pois a produção de vídeos também é uma boa atividade de marketing;
  • é criado um novo canal de comunicação com os estudantes, servindo para repassar informações importantes sobre o cotidiano da instituição;
  • a produção de bons vídeos atesta a qualidade do ensino, desta forma, o prestígio no mercado sobe;
  • além de abraçar a modernidade e um ensino mais digital, difundir o conhecimento para um público maior demonstra o compromisso com a educação.

A produção de conteúdo também pode ser mais uma atividade educativa e engajadora para os estudantes. A IES pode criar um canal colaborativo entre professores e alunos, em que estes desenvolvam e compartilhem o conteúdo aprendido no YouTube. 

Tal tarefa, além de envolver, recompensar e ajudar a fixar o conhecimento do aluno, servirá também para desenvolver novas habilidades, tais como oratória e postura.

Atualmente, a produção de conteúdo tem sido cada vez mais simples. Sendo assim, os próprios recursos da IES são suficientes para preparar vídeos de qualidade.

Esperamos que tenha gostado do nosso artigo sobre educação no YouTube. Se tiver mais interesse pelo assunto, veja também 14 opções de podcasts sobre educação para o seu dia a dia!

Artigos Relacionados