O mercado da educação está cada vez mais competitivo. E neste cenário, as estratégias de marketing educacional possuem um papel essencial para o sucesso de qualquer Instituição de Ensino Superior (IES).
E se há alguns anos as campanhas de uma IES estavam concentradas em outdoors e panfletos, atualmente existem diferentes formas de investir no marketing educacional da sua instituição.
Continue a leitura e saiba mais sobre as estratégias de marketing educacional para o ensino superior!
O que é marketing educacional?
O marketing educacional consiste em um grupo de estratégias e ações efetuadas por uma instituição de ensino para fidelização e captação de alunos.
Logo, esse conceito pode ser entendido como o uso de estratégias de marketing por uma instituição educacional.
Por que desenvolver marketing educacional na IES?
Com a maior popularização da internet e o maior acesso à informação, a tomada de decisão dos vestibulandos passou a se basear nos mais diversos fatores.
Assim sendo, as estratégias de marketing educacional auxiliam na comunicação entre a IES e pessoas interessadas em um curso superior, bem como com seus alunos atuais.
É por meio dessas comunicações que os futuros alunos conseguem colher as informações necessárias para optar pela sua IES, e os estudantes atuais se mantêm engajados com a instituição.
As estratégias de marketing educacional realmente funcionam?
As ações de marketing educacional trazem muitos benefícios para sua IES, como:
- construção de um relacionamento com os estudantes;
- otimização da comunicação com o público;
- aprimoramento da captação de alunos;
- melhor posicionamento no mercado;
- maior escalabilidade das campanhas.
Como desenvolver estratégias de Marketing Educacional na prática?
Existem diferentes estratégias de marketing educacional que você pode aplicar na sua IES.
Mas antes de investir nelas, é interessante pensar nas etapas de planejamento de qualquer plano de marketing. São elas:
- Identificar seu público.
- Estudar a concorrência.
- Levantar pontos fortes e fraquezas da sua IES.
- Compreender os diferenciais competitivos da sua IES, entre outras etapas.
Com essa reflexão documentada e em mãos, é hora de conhecer 10 estratégias de marketing educacional para o ensino superior!
1. Inbound Marketing na educação
O chamado Inbound Marketing é uma metodologia que alia diferentes estratégias para atrair, converter, concretizar negócios e fidelizar clientes. Tudo isso se baseando na educação e na construção de relação com o público através do funil de vendas.
Esse é o responsável por transformar um usuário em um comprador, ou um leitor pesquisando uma carreira em um aluno matriculado em uma IES, por exemplo.
Para isso, os conteúdos produzidos para responder às dúvidas do público são separados em três partes do funil: topo, meio e fundo. Os usuários progridem nessas fases consumindo conteúdos no site e blog da IES, e ao fim percebem que a instituição é a solução que ele estava buscando na escolha de um curso superior.
Para produzir conteúdos relevantes e específicos para o público que você deseja atrair para IES, é importante compreender quem são suas personas.
Personas são personagens semi fictícios que representam seus alunos ideais. Para criar personas que representem bem a realidade, é importante refletir e registrar quais as dores, desejos, dúvidas, necessidades e objetivos deste personagem. Tudo baseado em dados reais que você pode colher com seus alunos atuais, por exemplo.
2. Outbound Marketing educacional
Diferente do Inbound que visa atrair os clientes de forma mais informativa, o Outbound Marketing tende a ter uma abordagem mais direta e até mesmo agressiva.
Esse é o tipo de marketing considerado mais tradicional, como propagandas, anúncios e outras ações de prospecção ativa.
Mas vale lembrar que essas ações não precisam ser feitas apenas no meio físico. Também é possível criar campanhas de Outbound Marketing no meio digital!
3. Marketing educacional nas Redes Sociais
Segundo o relatório da Resultados Digitais, 130 milhões de brasileiros estão presentes no Facebook e 95 milhões usam o Instagram. E existem muitas outras redes crescentes no Brasil, como Twitter e Tiktok!
Pode ter certeza que muitos dos seus possíveis clientes e alunos estão online nessas mídas. E, sendo assim, uma presença e comunicação de qualidade nas redes sociais é essencial para quaisquer estratégias de marketing educacional.
4. Campanha com influenciadores para IES
Campanhas e anúncios com influenciadores digitais pode ser uma estratégia muito interessante para sua IES. Especialmente se personas jovens e engajadas nas suas redes sociais fazem parte do seu público.
5. Marketing de Conteúdo para educação
Tanto para ações nas redes sociais quanto de Inbound Marketing, a criação de um conteúdo de qualidade é indispensável para atração do seu público.
Busque por conteúdos de qualidade que informe e engaje seu público.
6. E-mail Marketing nas IES
O e-mail ainda é uma forma de comunicação muito importante e faz parte de diversas estratégias de marketing educacional.
Para garantir o sucesso de suas campanhas de E-mail Marketing, sugerimos a segmentação de suas listas de e-mail e o envio de mensagens personalizadas.
Assim você cria uma comunicação e um relacionamento mais próximo com seu público!
Leia também: Saiba como fazer a captação de alunos EaD em sua IES
7. Mídia Paga para IES
Um dos métodos mais conhecidos de mídia paga são os chamados links patrocinados. Sabe aquele link de anúncio que aparece no topo dos resultados do Google quando você faz uma pesquisa? Esta é uma forma de mídia paga gerenciada no Google Ads!
Também é possível promover anúncios nas redes sociais, por meio do Facebook Ads e Twitter Ads, por exemplo.
Leia também: 10 estratégias para captação de alunos
8. Videomarketing na educação
O Youtube já é o segundo maior site de buscas do mundo, ficando atrás apenas do Google. Por isso, ele pode ser um ótimo canal de marketing para sua IES!
Nele, predomina o videomarketing, ou seja, a produção de conteúdos de marketing em vídeo. E dependendo das suas personas, essa pode ser uma ótima estratégia de marketing educacional!
9. Chatbots para IES
Os chatbots são robôs de conversação automática que dialogam com usuários de seu site ou até mesmo no perfil de suas redes sociais.
Eles são ótimas opções para o primeiro contato dos potenciais alunos e também dos estudantes matriculados e podem ajudar na resolução de dúvidas frequentes de forma mais escalável.
10. Eventos educacionais para comunidade
Sabemos que em tempos de pandemia a promoção de eventos pode ser complicada. Porém, existem diversas soluções para produzir eventos online, de webinares e palestras a feiras e mostras de cursos.
Promover esse tipo de evento para a comunidade é muito importante para aproximar a IES de futuros alunos e criar um vínculo pessoal com esse público.
Como vimos, são muitas as estratégias de marketing educacional que você pode aplicar na sua IES. Esperamos que este artigo tenha te ajudado! Aproveite para conferir também o nosso artigo sobre como garantir a empregabilidade em sua IES e saiba como usar isso a seu favor na captação de alunos.