Estratégias para captação de alunos: fotografia de alunos caminhando e conversando em um corredor de uma universidade.

Conheça 10 estratégias para captação de alunos e saiba como inovar em sua IES

A captação e a retenção de alunos são 2 pontos fundamentais e de muito interesse para os gestores de Instituições de Ensino Superior (IES).

E não é por menos: de acordo com os dados do Censo da Educação Superior de 2019, o Brasil conta com mais de 2.600 IES, sendo mais de 85% da rede privada. Entre cursos presenciais e de Educação a Distância (EaD), foram mais de 16 milhões de vagas de graduação ofertadas e mais de 3,5 milhões de alunos ingressantes no ano de referência da pesquisa.

Apesar da enorme quantidade de alunos concluindo o Ensino Médio, dentre outras pessoas interessadas em iniciar o ensino superior, a disputa por novos estudantes pelas IES é grande.

E em um mundo cada vez mais tecnológico, é fundamental encontrar maneiras inteligentes de despertar a atenção e atrair novas matrículas.

No artigo de hoje, reunimos 10 estratégias para você começar a aplicar em sua IES ou aprimorar as ações já desenvolvidas. Acompanhe!

10 estratégias para captação de alunos para a sua IES

Captar alunos requer elaborar um conjunto de ações para atrair e transformar pessoas interessadas em alunos matriculados.

Todo esse processo pode mudar de acordo com a localização, o tipo de ensino oferecido, o posicionamento da marca, o público-alvo etc. Contudo, em todos os casos é necessário haver planejamento, execução e acompanhamento para que os resultados sejam alcançados.

Sendo assim, sua IES pode começar:

1. Definindo sua persona e estruturando um funil de captação de alunos

Uma persona nada mais é do que um personagem fictício. Ela representa o seu aluno ideal, pois é baseada em dados de características demográficas, comportamentais, motivacionais, seus objetivos, desafios, preocupações e desejos que a sua IES deve buscar solucionar.

Já a jornada do cliente corresponde a uma representação gráfica do caminho que a persona percorre, desde o primeiro contato com a instituição até a concretização da matrícula.

Seu objetivo é qualificar as pessoas que despertam o interesse em estudar na sua instituição. 

Todo o processo consiste em classificar e separar as pessoas interessadas em 3 grupos:

  • com intenção de compra: possuem grande potencial de fechar negócio. Esse é o grupo ideal para ser repassado para a equipe de vendas;
  • ainda não estão no momento de comprar: ainda precisam ser trabalhados pelo Marketing;
  • ruins para vendas: pessoas que estão apenas interessadas no seu conteúdo e que possivelmente não iriam aproveitar seu produto. 

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2. Explorando novos canais de aquisição

Os canais de aquisição são os meios utilizados para gerar interesse nas pessoas pela sua IES. 

Veja quais deles podem ser explorados:

  • Anúncios online e offline;
  • Convênios com empresas, clubes e associações;
  • Feiras e eventos;
  • Inbound Marketing;
  • Programa de indicações;
  • Mídia out-of-home;
  • Mídias sociais;
  • Orientação vocacional;
  • SEO (Search Engine Optimization);
  • Visitas e palestras em instituições parceiras.

3. Disponibilizando infoprodutos

Um infoproduto é o nome dado aos produtos digitais que transmitem informações relevantes à sua persona, como ebooks, checklists, webinars, entre outros.

Eles são um excelente método para atração do interesse de possíveis clientes, captação de dados importantes como email e telefone e criação de uma comunicação via e-mail, por exemplo. Além disso, também ajudam a estabelecer autoridade para a IES, que podem incorporar um material de apoio dos cursos como um benefício atraente. 

4. Facilitando a inscrição do vestibular e matrícula

Outra boa prática entre as estratégias para captação de alunos é tornar mais simples os processos de inscrição dos vestibulares promovidos pela sua IES.

Uma forma de fazer isso é desburocratizando a ficha de inscrição, solicitando ao candidato apenas as informações necessárias para realização da prova e oferecendo todas as informações possíveis, para que ele saiba exatamente o caminho para ser aprovado e matriculado.

Além disso, sua IES pode oferecer aos candidatos e atuais alunos, o uso de ferramentas tecnológicas que permitem realizar a matrícula online. Oferecer essa facilidade mostra aos futuros alunos como a instituição promove uma experiência diferente durante a realização de todo o curso.

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5. Fornecendo bolsas de estudo e descontos

Oferecer benefícios de bolsas de estudo e descontos atraentes também são excelentes estratégias para captação de alunos. Isso desperta o interesse de pessoas que buscam se formar com um ensino de qualidade, mas pagando preços condizentes com sua realidade.

Sua IES pode ofertar bolsas por meio de sorteios ou campanhas limitadas. Já os descontos, podem ser oferecidos em promoções sazonais ou com pagamentos realizados até o vencimento da fatura, por exemplo.

6. Buscando convênios de estágios e emprego

Além de possuir cursos com maior empregabilidade no mercado, a IES também pode buscar parcerias com empresas públicas e privadas de grande referência para  disponibilizar estágios remunerados na área em que seus alunos estão se formando.

Essa é uma estratégia vista com bastante valor para os estudantes, que podem optar pela sua instituição ao invés da concorrência.

7. Divulgando cases de sucesso

Histórias de sucesso sempre incentivaram as pessoas nas tomadas de decisão. Dessa forma, possíveis interessados, ao visualizarem a quantidade de conquistas realizadas pela sua IES, também irão querer fazer parte dessa história.

A instituição pode reunir depoimentos de ex-alunos ou de atuais para serem divulgados nos canais de aquisição, apontando conquistas de cargos importantes, destaques nas empresas, construção de carreiras bem-sucedidas etc.

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8. Participando de feiras e eventos

Sua instituição pode participar de eventos estudantis, conferências e outros pontos de contato com jovens para falar frente a frente com eles, de forma a entender suas reais necessidades e apreensões, sanando suas dúvidas e ressaltando suas vantagens e benefícios.

Inclusive, é possível concretizar uma matrícula ou ao menos cadastrar os dados do contato para dar continuidade ao processo.

9. Divulgando os resultados da IES

Obter resultados positivos também diz respeito à divulgação dos índices de aprovação da instituição, principalmente no que diz respeito à avaliação do MEC.

Esses números são muito importantes, pois informam sobre o ranking da qualidade do ensino, o que leva grande parte dos interessados a verificar se sua instituição está entre as bem conceituadas no mercado.

Leia também: saiba quais são os indicadores de qualidade do MEC e como eles se relacionam

10. Humanizando o marketing

Talvez, uma das estratégias para captação de alunos mais eficazes é o desenvolvimento de um marketing humanizado, seguindo seus três pilares: a emoção, a empatia e a ética.

Ter uma comunicação que se relaciona de forma próxima com o atual e o futuro aluno é fundamental para desenvolver uma boa experiência para quem desperta curiosidade pela sua IES, atraindo a sua atenção.

Se interessou pelas estratégias para captação de alunos que separamos para você e quer se aprofundar no assunto? Aproveite para conferir um conteúdo que tem tudo a ver com esse tema e ainda te ajuda a atrair mais estudantes: como garantir a empregabilidade dos alunos!

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