Conheça 10 ferramentas para dar aula online

No ensino híbrido ou 100% EaD, as ferramentas tecnológicas são essenciais para garantir uma educação de qualidade e uma boa interação entre docentes, alunos e coordenadores. Conheça as principais ferramentas que você pode usar em sua IES!

Com as mudanças que aconteceram principalmente nos últimos anos, as aulas online passaram a fazer parte do dia a dia das instituições de educação superior. Apesar de suprirem uma demanda crescente por modelos híbridos de educação, elas também apresentam uma série de desafios. 

Criar um ambiente online engajado, bem-estruturado e dinâmico pode ser difícil. Nesses momentos, importa ter uma boa educação digital, mas é crucial conhecer as ferramentas que otimizam esse trabalho. Neste artigo, te apresentaremos algumas das principais ferramentas para dar aula online!

Benefícios das ferramentas para dar aula online

As aulas online podem ter diferentes objetivos, a depender da metodologia adotada, do modelo de ensino e da turma para a qual ela se destina. No entanto, uma coisa é certa: para que ela funcione da melhor maneira possível, será necessário usar algumas ferramentas.

A internet é um universo que oferece a alunos, professores, coordenadores e diretores uma ampla gama de opções para estruturar aulas, tarefas e processos administrativos. Além de tornar o trabalho mais ágil, ferramentas online fazem com que seja possível focar em questões que não podem ser automatizadas — como o atendimento aos alunos. 

Dentre os muitos benefícios das ferramentas para dar aula online, nós destacamos:

  • otimização do tempo do professor e dos alunos;
  • maior diversidade nas metodologias;
  • foco no engajamento estudantil;
  • maior personalização do ensino;
  • aumento da educação digital.

Ferramentas para dar aula online: conheça 10!

Selecionamos 10 ferramentas que podem ser usadas em aulas online para mostrar como elas auxiliam a turma, o corpo docente e o corpo administrativo de uma instituição de ensino. Abaixo, preparamos uma lista com um breve resumo de cada uma delas. E a melhor parte é que todas contam com planos gratuitos!

1. Plataformas digitais de organização de processos

Essas ferramentas online, como o Notion ou o Trello, agilizam o gerenciamento de tarefas e oferecem uma noção mais ampla do conteúdo para a turma. Além disso, elas possuem diversas funcionalidades, como o armazenamento de aulas gravadas (no Notion) e a organização de um calendário e de tarefas. Por fim, elas têm opção mobile, sendo de fácil acesso a todos que as utilizam.

2. Google for Education

Esta, na verdade, é uma plataforma com várias ferramentas que podem auxiliar o trabalho dos professores em sala de aula. Destacamos duas, que consideramos centrais.

Primeiro, o Google Classroom, que possibilita ao docente montar e gerenciar diferentes turmas e salas de aula online, além de postar e receber atividades. Ele ainda possui um mural interativo e facilita o contato com os alunos.

Em seguida, o Jamboard, que funciona como uma lousa online. Além de possibilitar uma maior compreensão dos alunos, faz com que seja mais fácil organizar conteúdos. 

Uma vantagem de usar ferramentas do Google é que elas se conectam automaticamente com outros aplicativos, como o Google Drive e o Google Calendar. Dessa forma, as informações ficam reunidas em uma única conta, acessível de qualquer computador, celular ou tablet.

3. Go Conqr

Esta ferramenta oferece recursos para a criação de conteúdos atrativos, como mapas mentais, quizzes, flashcards e slides. Nela, é possível acompanhar a jornada de aprendizagem dos alunos por meio dos resultados das atividades, além de enviar mensagens pessoais a cada um deles.

4. Coggle

A Coggle é uma ferramenta para aulas online que possibilita a criação e o compartilhamento de gráficos, diagramas e fluxogramas. Ela é ótima para a criação de esquemas interativos de informações, especialmente quando elas se conectam de alguma maneira.

5. Educreations

Este app, embora gratuito, é exclusivo para Ipads. Ele possibilita que o dispositivo seja transformado em uma lousa digital e grava todas as anotações. Desse modo, o professor pode disponibilizar o vídeo para os alunos depois, e as resoluções não se perdem.

6. EdModo

A EdModo é uma espécie de rede social para escolas. Ela abrange alunos, professores, coordenadores, diretores e família: todos podem se conectar e ter acesso a informes, materiais, etc. Também é possível organizar fóruns, estabelecer calendários de atividade, dar notas e acompanhar a participação dos alunos. A maior vantagem é que essa ferramenta usa uma linguagem comum aos jovens — a das redes —, o que a torna mais intuitiva.

7. Plagiarisma

Sabe quando o professor recebe um trabalho que está parecendo muito… familiar? O Plagiarisma é uma ferramenta compatível com o português brasileiro que “divide” as frases de um texto e realiza buscas online para verificar se elas são originais. É uma opção interessante para verificar plágios sem exigir tempo e desgaste dos professores. 

8. Mindmeister

Esta ferramenta para dar aulas online possibilita criar esquemas de aulas, mapas mentais e estruturação de conteúdos. Ela facilita o estudo, principalmente para os alunos que têm uma aprendizagem mais visual. Além disso, ajuda a organizar toda a ementa da disciplina.

9. Kahoot

Com esta ferramenta, é possível aplicar a metodologia da gamificação de maneira simples. Isso porque ela permite criar jogos em formato de quiz, o que estimula o engajamento dos alunos. Além disso, as perguntas e respostas podem ter diferentes pontuações, o que torna as avaliações mais dinâmicas.

10. Padlet

Funcionando como um mural online, o Padlet é uma ferramenta em que todos podem compartilhar fotos, links, vídeos e textos. É um ótimo espaço para a troca de ideias e para a criação de uma bibliografia compartilhada de aulas e trabalhos.

Como usar as ferramentas para dar aula online

Uma vez familiarizados com as ferramentas para aula online, professores e alunos podem criar o modelo que mais lhes agradar. Por exemplo: é possível usar o Google Classroom para dar aulas, o EdModo para dar às turmas uma noção mais geral da instituição de ensino e o Mindmeister para esquemas específicos. 

O ponto é: não importa qual seja a sua configuração, as aulas se tornam mais dinâmicas e interessantes, o que aumenta o engajamento dos alunos e o seu interesse. Além disso, elas permitem a aplicação de metodologias ativas no ensino superior e contribuem para a gestão da permanência.

No entanto, é preciso estar atento ao modo como essas ferramentas para aulas online serão integradas à metodologia e aos objetivos de aprendizagem. Afinal, é só dessa maneira que elas funcionarão de verdade e transformarão a jornada de aprendizagem dos alunos. 

Lembre-se de que testar diferentes configurações e ferramentas é a melhor forma de encontrar aquelas que realmente trarão bons resultados!

Ferramentas para dar aula online: as soluções da Saraiva Educação

Agora que você já sabe que as ferramentas para dar aula online podem ser importantes aliadas na construção de uma educação superior de qualidade, chegou a hora de entender como as soluções da Saraiva Educação contribuem para a otimização da sala de aula também no ensino remoto.

Criadas com o objetivo de suprir diversas necessidades das IES, essas soluções online são formuladas por profissionais da educação e dialogam diretamente com os interesses de coordenadores, diretores, professores e, é claro, alunos. Afinal, o propósito da Saraiva Educação é transformar a educação no Brasil.

1. Biblioteca Digital Saraiva (BDS)

A Biblioteca Digital Saraiva é uma solução que conta com um grande acervo de obras produzidas por autores renomados. Ela atende a diferentes áreas e seu uso é integrado ao ambiente virtual de aprendizagem da própria instituição de ensino.

Dentre as suas vantagens, destacamos:

  • a ampliação dos materiais usados pelos professores e alunos;
  • a facilidade de acesso a conteúdos de alta qualidade;
  • a atualização constante das obras.

Como ferramenta online, a Biblioteca Digital Saraiva contribui para promover uma maior autonomia dos estudantes, que podem explorar diferentes conteúdos sem custos adicionais e sem se preocupar com a sua disponibilidade física. 

Além disso, ela permite adotar modelos de ensino como a sala de aula invertida e o método PBL, que incentivam a resolução de problemas e a centralidade do aluno na sua jornada de aprendizagem.

Saraiva Solução de Aprendizagem (SSA)

A Saraiva Solução de Aprendizagem tem foco pedagógico e é integrada à metodologia de ensino, funcionando, portanto, como um complemento a um curso ou disciplina. Com a SSA, a equipe da Saraiva Educação analisa a ementa dos professores e oferece cerca de 10 atividades de aprendizagem. Assim, eles podem construir o seu plano de ensino com muito mais facilidade.

Além disso, a SSA garante que o professor estará dentro das Diretrizes Curriculares Nacionais e que o aluno conseguirá seguir uma trilha de aprendizagem. Por fim, é possível para o corpo docente ter acesso a relatórios de engajamento dos alunos, o que possibilita a personalização do ensino.

Nesse sentido, a SSA é uma importante ferramenta para dar aulas online porque auxilia na criação de planos de curso mais eficazes, que atendam às demandas de determinada turma. O apoio oferecido ao aluno também faz com que ele se torne protagonista da sua aprendizagem.

Solução Enade

Com o objetivo principal de preparar os alunos para o Enade, a Solução Enade atende a cerca de 56 cursos e se divide em duas vertentes. Na primeira, chamada Trilhas de Conhecimento, o estudante tem acesso a uma ferramenta de gamificação, a partir da qual realiza exercícios e revisa o conteúdo.

Já a segunda etapa são os Simulados, que podem ser diagnósticos, institucionais ou da própria Saraiva Educação. Os simulados diagnósticos utilizam questões públicas de exames anteriores, para que seja possível conhecer a turma de forma mais profunda. A partir daí, a IES consegue identificar quais são as principais dificuldades dos estudantes e recebe sugestões de intervenção pedagógica.

Os simulados institucionais, por sua vez, são realizados após as intervenções propostas. O banco de questões conta com cerca de 20 mil itens e permite aos professores identificar se as dificuldades observadas inicialmente sofreram alguma alteração.

Os simulados Saraiva, por fim, contam apenas com questões inéditas, produzidas pelos profissionais da Saraiva Educação. Seu objetivo é dar às turmas da IES uma noção mais real da prova do Enade, com questões atualizadas

As maiores vantagens de usar essa solução são:

  • maior tempo, recursos e liberdade para o professor;
  • mapeamento dos desafios dos alunos não só no que diz respeito aos conteúdos, mas também em relação a competências e habilidades.

Disciplinas Online Saraiva (DONS)

Focada no curso de Direito, as Disciplinas Online Saraiva têm como objetivo auxiliar na composição desse curso em diferentes IES. Assim, ela fornece conteúdo de qualidade para disciplinas dessa graduação, otimizando o trabalho dos professores e garantindo uma boa jornada de aprendizagem para os alunos.

Além disso, promove maior engajamento entre o corpo estudantil e o corpo docente, conta com um preparado projeto pedagógico e reduz custos da IES.

Banner de divulgação das trilhas de conteúdos sobre Direito EaD. Link para se inscrever: https://materiais.saraivaeducacao.com.br/lp-tofu-trilhas-direito-ead?utm_source=blog-post&utm_medium=banner&utm_campaign=material-rico

Seus benefícios incluem:

Fica claro, portanto, que a adoção de ferramentas para dar aula online é muito importante e pode contribuir de forma significativa com o aprendizado. No entanto, em uma instituição de educação superior é importante ter certeza de que essas ferramentas contam com qualidade e inovação em seus conteúdos. Por isso, não deixe de entrar em contato conosco e conhecer melhor as nossas soluções!

Você também pode gostar

Curso de Direito EaD?
A Saraiva Educação preparou várias trilhas de aprendizado explicar como implementar na sua IES.

Artigos em destaque

Inscreva-se em nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão!

Deseja manter-se sempre atualizado? Receba quinzenalmente uma seleção de materiais sobre a educação superior — é só informar seu melhor endereço de e-mail!