Oscar 2022 Saraiva Educação: confira os 10 melhores filmes sobre educação!

Confira nossa seleção dos 10 melhores filmes sobre educação de todos os tempos, em comemoração ao Oscar 2022!
Filmes sobre educação: sala de cinema

Em comemoração ao Oscar 2022, preparamos uma seleção dos 10 melhores filmes sobre educação! Assistir a essas obras é uma forma lúdica de repensar o ensino e promover reflexões críticas. Além disso, você pode recomendá-los aos alunos de sua instituição de educação superior (IES)!

Aconteceu no domingo, dia 27 de março, a 94ª cerimônia de entrega dos Academy Awards (prêmios da academia), popularmente conhecidos como Oscar. Essa é a premiação mais relevante de cinema no mundo, tendo em vista que, apesar de não ser a maior indústria cinematográfica, Hollywood é a que possui maior difusão cultural de sua produção.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas surgiu em 1927, em Los Angeles e, desde 1929, realiza uma cerimônia para consagrar os profissionais da indústria audiovisual que realizaram os melhores trabalhos dentro de suas categorias. Atualmente, existem 23 categorias na premiação.

O cinema é, atualmente, uma das formas de arte mais bem valorizadas e populares, movimentando bilhões de pessoas às salas de cinema todos os anos e gerando orçamentos bilionários. Na Índia, país que possui a maior receita cinematográfica, o público dos filmes trimestralmente é do tamanho de toda a sua população — ou seja, mais de 1 bilhão de pessoas!

Com a pandemia de covid-19 e o fechamento dos cinemas para manter o isolamento social, a produção e a arrecadação cinematográfica entrou em queda. Entretanto, o grande sucesso atual dos serviços de streaming continuou deixando os filmes perto de todo mundo.

e-Book: Como promover a aprendizagem significativa? Clique aqui para baixar!

Qual a relação do cinema com a educação?

Assim como as demais formas de arte, o cinema tem um caráter de transformador social. Ele é influenciado pela sociedade, assim como também a influencia. Diversos assuntos relevantes e atuais ganham maior destaque depois que são abordados em obras audiovisuais. Em uma época em que os streamings e as redes sociais ficam cada vez mais fortes, vai se tornando mais comum a discussão massiva dos filmes.

Nessas trocas de valores entre a vida real e a ficção, histórias importantes e às vezes esquecidas também são merecidamente resgatadas. Com o cinema conseguimos acompanhar também a evolução de diversos assuntos com o passar do tempo, e a educação é mais um destes.

Ao retratar a educação, o cinema já nos trouxe diversas abordagens dos mais variados temas relacionados ao assunto. É comum encontrar filmes que tratam:

  • Da relação entre professor e alunos;
  • De um ensino inclusivo;
  • De métodos diferentes de aprendizagem;
  • Da educação como agente transformadora na vida das pessoas, etc.

Por fim, além dos filmes que retratam a educação, temos também aqueles que também possuem um viés educativo. Podendo se tratar de documentários, ou até mesmo em obras ficcionais, diversos filmes conseguem ensinar algo novo para as pessoas, prendendo a atenção e estimulando a reflexão de um estudante, de uma forma mais leve que uma tradicional aula expositiva.

Confira 10 filmes sobre educação para repensar o ensino!

Trazemos agora uma lista com 10 filmes que mostram a importância da educação na formação das pessoas e da sociedade. Tais filmes debatem diferentes temas dentro da educação e contribuem para a construção de uma arte e de uma coletividade mais plural, democrática e humana.

1. No Ritmo do Coração (CODA, 2021)

Filmes sobre educação: Cena de filme

Sinopse: O filme retrata uma família que trabalha com pesca, em uma cidade litorânea dos EUA. Ruby, a filha mais nova e o único membro com audição da família, auxilia seus pais e irmão para viabilizar o trabalho. Após se juntar ao coral da escola, ela se apaixona pela música e seu maestro a incentiva a estudar em uma faculdade de música. Nesse cenário, Ruby deve escolher entre continuar ajudando sua família com o trabalho ou correr atrás de seu sonho.

Por que assistir: No Ritmo do Coração é um dos principais candidatos na corrida pela estatueta do Oscar de melhor filme deste ano, além de concorrer em outras duas categorias. O filme coloca em xeque o dilema entre o sonho de estudar e a necessidade de ajudar a família. Porém, o maior atrativo de CODA (sigla que significa “child of deaf adults”, ou seja, filho ouvinte de pais surdos) é a relação que a comunicação tem para as personagens do filme e a importância da linguagem de sinais como forma de inclusão.

Onde ver: Amazon Prime Video.

Com o mesmo tema: A Família Belíer, O Milagre de Anne Sullivan e O País dos Surdos.

Leia também : Como promover a inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior?

2. A Felicidade das Pequenas Coisas (Lunana: A Yak in the Classroom, 2019)

Filmes sobre educação: Cena de filme

Sinopse: Ugyen é um professor infeliz com a profissão que mora com sua avó na capital do Butão. Ele sonha em obter um visto e ir para a Austrália para trabalhar como cantor. Entretanto, Ugyen deve trabalhar um último ano para o governo lecionando na escola da aldeia mais remota de seu país.

Por que assistir: Lunana traz, de forma genuína, a importância da educação para as pessoas, além de mostrar que mesmo de forma precária e com diversos sacrifícios o estudo deve ser sempre um direito humano. A Felicidade das Pequenas Coisas fez história ao ser o primeiro filme do Butão a concorrer ao Oscar de melhor filme internacional, além de mostrar uma realidade bem diferente daquela relativa às escolas precárias do ocidente.

Onde ver: Ainda não disponível.

Com o mesmo tema: Escritores da Liberdade, Nunca Me Sonharam e Além da Sala de Aula.

3. Sociedade dos Poetas Mortos (Dead Poets Society, 1989)

Filmes sobre educação: Cena de filme

Sinopse: John Keating é um professor de Inglês que retorna ao tradicional internato Welton Academy, onde foi um aluno brilhante para, agora, em 1959, lecionar. O professor começa a ser mal visto na escola pelo uso de métodos não-convencionais de ensino que inspira nos alunos uma paixão pela poesia, pela arte e a rebeldia contra as normas sociais. Os estudantes resolvem trazer a Sociedade dos Poetas Mortos, que Keating fundou quando foi aluno, de volta para o internato, colocando a poesia e a amizade em seus cotidianos. Esse embate entre disciplina e liberdade causa diversos conflitos no ambiente escolar.

Por que assistir: O filme ganhou o Oscar de melhor roteiro original, em 1990 e traz uma história comovente sobre a educação. Apesar de já ter mais de 30 anos, o debate sobre a disciplina e métodos emancipatórios de ensino tem ficado cada vez mais latente. Além disso, a história ainda tem um potencial de cativar nos estudantes uma boa relação com a poesia.

Onde ver: Star Plus.

Com o mesmo tema: Entre os Muros da Escola e A Educação Proibida.

4. Uma Mente Brilhante (A Beautiful Mind, 2001)

Filmes sobre educação: Cena de filme

Sinopse: O filme conta a história de John Forbes Nash Jr. que, aos 21 anos, formulou um teorema que demonstrou sua genialidade e lhe rendeu um Prêmio Nobel. Nash foi diagnosticado como esquizofrênico pelos médicos e, por isso, enfrentou várias batalhas em sua vida pessoal. 

Por que assistir: Uma Mente Brilhante ganhou os Oscars de melhor filme e melhor roteiro adaptado. A obra, além de ser sobre um matemático brilhante, traz noções importantíssimas sobre o ensino para pessoas neurodivergentes.

Onde ver: HBO Max.

Com o mesmo tema: Nise: O Coração da Loucura e O Solista.

Leia também: Saiba como desenvolver atividades para alunos com TDAH

5. Capitão Fantástico (Captain Fantastic, 2016)

Filmes sobre educação: Cena de filme

Sinopse: Ben, pai de seis filhos, decide abandonar a civilização e criar as crianças nas florestas do estado de Washington, noroeste americano. Eles vivem em contato com a natureza e o pai educa as crianças, ensinando-lhes também esportes e a combater inimigos. Em certo momento, eles são forçados a sair das florestas e retornar para a cidade. Assim, o pai deve reaprender a conviver em sociedade, assim como seus filhos.

Por que assistir: É um filme que traz boas reflexões sobre homeschooling (a educação em casa), sobre seus benefícios e limitações. Também é interessante na medida em que aborda as regras sociais a que somos submetidos, trazendo um choque de realidade ao colocar criações opostas em contato.

Onde ver: Telecine Play e Globo Play.

Com o mesmo tema: Extraordinário.

6. Quando Sinto Que Já Sei (2014)

Filmes sobre educação: Cena de filme

Sinopse: Quando Sinto Que Já Sei é um documentário que busca discutir a educação brasileira atual. Carteiras enfileiradas, aulas de 50 minutos, provas, sinal de fábrica para indicar o intervalo, grades curriculares, conhecimento dividido em diferentes caixas. O filme quer compreender se os modelos de escolas desenvolvem seus alunos ou se os transformam em robôs, adquirindo habilidades técnicas para o trabalho, mas com pouco senso crítico.

Por que assistir: É um documentário extremamente importante ao trazer questionamentos sobre a escola que temos e a que esperamos construir. É válido também para conhecer a realidade da educação brasileira que, apesar de se assemelhar com a de demais países, possui suas particularidades.

Onde ver: Libreflix (gratuito).

Com o mesmo tema: Nunca Me Sonharam e Pro Dia Nascer Feliz.

7. Como estrelas na terra (Taare Zameen Par, 2007)

Filmes sobre educação: Cena de filme

Sinopse: Ishaan é um garoto de nove anos com diversos problemas na escola, com poucos amigos e que foi reprovado no ano anterior e corre o risco de ser novamente. No outro lado, Yohan, irmão de Ishaan, é o melhor aluno da turma, com boas notas e talento para os esportes. Depois de uma reunião com os professores, o pai de Ishaan resolve mandá-lo para um colégio interno, onde ele receberá uma disciplina mais forte. 

Lá ele conhece o professor Nikumbh, que também dá aula em uma escola para crianças com necessidades especiais. Esse professor descobre que o aluno tem dislexia e, com seus métodos de ensino não convencionais, ajuda-o a se encantar com a leitura e a escrita.

Por que assistir: É um filme emocionante que trata bem a importância de entender e ajudar um estudante com dificuldades. Traz também uma mensagem relevante sobre a dislexia e a forma que ela influencia na aprendizagem das crianças. É também interessante para conhecer mais sobre o maior cinema do mundo: o indiano.

Onde ver: Netflix.

Com o mesmo tema: Ao Mestre, Com Carinho e Os Sinos de Anya.

Leia também: Como desenvolver atividades para alunos com dislexia?

8. Uma lição de vida (The First Grader, 2010)

Filmes sobre educação: Cena de filme

Sinopse: Em uma remota montanha no Quênia, numa pequena escola fundamental, centenas de crianças buscam a chance de ter uma educação gratuita — logo após essa ser prometida pelo governo do país. Entre elas se encontra também Maruge, um idoso com mais de oitenta anos que está desesperado para finalmente aprender a ler. Ele foi um veterano Mau Mau, que lutou pela libertação de seu país e agora sente que tem o direito de obter a educação que lhe foi negada durante tanto tempo, mesmo precisando aprender junto com crianças de apenas seis anos. Comovida com sua história, a diretora da escola resolve apoiá-lo e, juntos, enfrentam os pais e autoridades que acham que destinar a vaga a um homem tão velho é desperdício.

Por que assistir: O filme traz a importância da alfabetização, da leitura e da escrita. Boas reflexões podem ser feitas sobre o ensino de adultos, que acontece no Brasil com o EJA (Educação de Jovens e Adultos). É também interessante conhecer um pouco da história do Quênia, seus processos históricos e seu sistema educacional.

Onde ver: Não disponível.

Com o mesmo tema: Diários de Classe, Preciosa: Uma História de Esperança e Fora de Série.

9. A Voz do Coração (Les Choristes, 2004)

Filmes sobre educação: Cena de filme

Sinopse: Pierre Morhange, famoso maestro, volta a sua cidade natal após saber da morte de sua mãe. Lá ele descobre um diário que foi escrito pelo seu antigo professor de música, Clémente Mathieu, que lhe traz diversas lembranças de sua própria infância, na década de 40. Na época de escola, ele participou de um coral organizado pelo professor, que revelou seu talento para a música e transformou sua vida.

Por que assistir: A Voz do Coração é um filme francês que trabalha com muita emoção diversas questões relacionadas à educação. A história mostra o ensino na década de quarenta, a diferença que um professor dedicado pode fazer na vida de seus alunos, o valor da amizade e também a relação que a música pode e deve ter com a aprendizagem e a formação dos estudantes. O filme concorreu ao prêmio de melhor filme no Casar (o “Oscar” francês) e em outras cinco categorias, além de ser indicado ao Oscar e ao BAFTA de melhor filme em língua estrangeira.

Onde ver: Não disponível.

Com o mesmo tema: Escola de Rock e Pare, olhe, escute.

Filmes sobre educação: Cena de filme

10. Espero Tua (Re)volta (2019)

Sinopse: O documentário traz a realidade do movimento estudantil, que ocupou as escolas estaduais em todo Brasil em 2015. O filme acompanha o cotidiano de três jovens dos movimentos e traz imagens de manifestações desde 2013. O trabalho do documentário é compreender as ocupações estudantis, mostrando as pautas, os pontos de vista e as esperanças dos estudantes para a educação.

Por que assistir: É um documentário que mostra a visão dos estudantes sobre as escolas no Brasil, trazendo novos questionamentos. Tem extrema relevância ao trazer um fato histórico atual ligado à educação, mostrando as lutas pela sua melhora. Foi premiado no Festival Internacional de Cinema de Berlim.

Onde ver: Globo Play.

Com o mesmo tema: Güeros, Abraço e Ou Ficar a Pátria Livre ou Morrer Pelo Brasil.

Esperamos que você tenha gostado de nossas recomendações. Que tal aproveitar e conferir também nosso conteúdo sobre filmes de direito?

Você também pode gostar

Curso de Direito EaD?
A Saraiva Educação preparou várias trilhas de aprendizado explicar como implementar na sua IES.

Artigos em destaque

Inscreva-se em nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão!

Deseja manter-se sempre atualizado? Receba quinzenalmente uma seleção de materiais sobre a educação superior — é só informar seu melhor endereço de e-mail!