O que é e qual a importância da gestão de aprendizagem?

Confira como aplicar a gestão de aprendizagem em sua instituição de educação superior para melhorar a qualidade do ensino!

O que atualmente chamamos de educação tradicional começou a se formar por volta da segunda metade do século XVII, com a primeira Revolução Industrial. Entretanto, em pleno século XXI, a maioria das instituições de ensino ainda seguem esses moldes desatualizados, pensados para uma realidade já muito distante.

Para oferecer uma educação de maior qualidade e coerente com a atualidade, alguns educadores vêm adotando novas formas de ensino e planos pedagógicos. Mas esses não são os únicos aspectos que necessitam de atualização dentro das Instituições de Educação Superior (IES).

Mesmo otimizando e atualizando as metodologias de ensino, a gestão de aprendizagem também precisa passar por uma transformação e ser pensada para os tempos atuais.

Continue a leitura e descubra o que é a gestão de aprendizagem, qual sua importância para as IES, como aplicar na sua instituição e mais!

O que é gestão de aprendizagem?

A gestão de aprendizagem pode ser considerada uma abordagem com foco nos níveis de aprendizado dos estudantes. Por meio dela, toda a estrutura educacional é construída para promover um aprendizado integral dos alunos. E isso inclui não apenas as questões pedagógicas e acadêmicas, mas também administrativas, financeiras, entre outras.

Assim como outras tendências educacionais, a gestão de aprendizagem se popularizou no contexto empresarial e agora vêm sendo adaptada para as instituições de ensino.

Banner de divulgação do ebook gratuito "Tendências 2021 para o ensino superior". Link para download: https://materiais.saraivaeducacao.com.br/lp-ebook-tofu-tendencias-2021?utm_source=blog-saraiva-educacao&utm_medium=banner-artigo&utm_campaign=material-rico

Como a gestão de aprendizagem funciona?

A tecnologia auxilia muito na aplicação e funcionamento da gestão de aprendizagem. Inclusive, sistemas e plataformas de aprendizagem são capazes de monitorar os processos de aprendizado dos estudantes.

Vale lembrar que tanto as plataformas de ensino superior quanto a gestão de aprendizagem em si são aplicáveis tanto em cursos presenciais quanto em disciplinas e cursos de Educação a Distância (EaD), bem como no ensino híbrido.

Qual a importância da gestão de aprendizagem?

A gestão de aprendizagem é capaz de trazer muitas vantagens para sua IES. Como vimos, sua principal proposta é otimizar e garantir foco total nos processos de aprendizagem dos alunos.

Consequentemente, a qualidade do ensino da sua IES também é potencializada, entre outros benefícios que você confere abaixo!

Quais as vantagens da gestão de aprendizado?

Algumas das principais vantagens da gestão de aprendizagem para sua IES são:

  • Aumento da produtividade
  • Aprimoramento constante
  • Estabelecimento da cultura de aprendizagem contínua
  • Redução de custos a longo prazo
  • Documentação dos processos de aprendizagem de cada aluno
  • Análise de resultados e dados otimizados
  • Melhora nos resultados dos estudantes
  • Maior resiliência e adaptação com as novas tecnologias

Quais as práticas pedagógicas relacionadas à gestão de aprendizagem?

A gestão de aprendizagem influencia em todos os aspectos e setores de uma IES. No entanto, isso não significa que seu objetivo central seja afetar as práticas pedagógicas e a didática dos professores.

Porém, é importante que os docentes consigam aprimorar suas práticas visando impactar o aprendizado de cada aluno.

Para isso, espera-se que uma boa gestão de aprendizagem possa apoiar os professores em seus processos de atualização pedagógica, ampliação de atuação e interação com os alunos.

Leia também: entenda o que é, desafios e oportunidades da inovação curricular no ensino superior

Como implementar a gestão de aprendizagem na IES?

Para aplicar a gestão de aprendizagem na sua IES, é preciso se organizar e colocar o processo de aprendizado dos alunos no centro de todas as decisões da IES.

Por ser uma transformação que envolve todos os setores, a aplicação de uma boa gestão não se dá da noite para o dia, mas com um passo de cada vez é possível alcançá-la.

Confira as nossas dicas a seguir!

1. Mantenha o foco na aprendizagem

Como vimos, o principal foco da gestão de aprendizagem é no aprendizado dos alunos. Assim sendo, é importante que todos os setores estejam cientes e focados nesse mesmo sentido.

Podemos usar como exemplo uma gestão financeira de aprendizagem, que foque suas aquisições de recursos e materiais para melhoria na aprendizagem.

Já no ponto de vista administrativo, uma abordagem com foco na aprendizagem  deve estimular e apoiar os professores e alunos com recursos  e treinamentos adequados. Esses são apenas alguns exemplos.

2. Dialogue e alinhe suas ideias

Para que todos os setores estejam alinhados na gestão de aprendizagem, o diálogo entre todos os colaboradores é essencial.

Afinal, todos estarão trabalhando com os mesmos objetivos: melhorar a qualidade da educação da IES e a aprendizagem dos estudantes.

Mantenha um diálogo aberto com os colaboradores para que todos estejam centrados e cientes de suas tarefas e objetivos.

3. Introduza metodologias de ensino atuais

Já percebemos que uma gestão atual de aprendizagem é essencial para aprimorar a qualidade da educação das IES. Porém, também já vimos que este não é o único aspecto que deve ser atualizado no mercado da educação.

Retomando o ponto que abordamos na introdução deste artigo, a educação tradicional ainda se apoia em bases ultrapassadas e incoerentes com as exigências atuais.

Por isso, a gestão de aprendizagem deve estar acompanhada de metodologias de ensino inovadoras. Alguns exemplos destes novos métodos são:

Combinando a gestão de aprendizagem e metodologias atuais de ensino, a educação oferecida para seus alunos será mais atual, competitiva e completa!

Leia também: como desenvolver as metodologias ativas com uso de tecnologias digitais?

4. Conte com tecnologias de ponta

Como já citamos, algumas plataformas de aprendizagem são capazes de te auxiliar com a gestão da sua IES.

Elas facilitam o acompanhamento das ações que estão sendo tomadas, o acesso dos alunos e professores aos conteúdos das aulas, e ainda apresenta análises, dados e insights sobre o desenvolvimento e dificuldades dos estudantes.

Esperamos que essas dicas possam te auxiliar na aplicação da gestão de aprendizagem na sua IES. E agora que você já sabe mais sobre esse conceito e a importância dele, que tal investigar mais sobre inovação na educação superior? Confira já nosso artigo sobre o tema!

Você também pode gostar

Curso de Direito EaD?
A Saraiva Educação preparou várias trilhas de aprendizado explicar como implementar na sua IES.

Artigos em destaque

Inscreva-se em nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão!

Deseja manter-se sempre atualizado? Receba quinzenalmente uma seleção de materiais sobre a educação superior — é só informar seu melhor endereço de e-mail!