Criado em 2010 pelo americano Kevin Systrom, e pelo brasileiro Mike Krieger, o Instagram tem cerca de 1,22 bilhões de usuários ativos e, pasme, mais de 500 milhões acessam o app todos os dias. O Brasil é o 2º país em número de usuários.
Inicialmente com foco em fotos e posteriormente com grande valorização de vídeos, o Instagram permite que sejam feitos reels, stories, postagens em feed, boomerangs, lives, entre outras funcionalidades. .
Uma pesquisa da Opinion Box com 2 mil pessoas que utilizam a plataforma revelou algumas informações capazes de dar dimensão do poder dessa plataforma. Cerca de 84% dos jovens entre 16 e 29 anos indicam que o Instagram é a rede social que mais utilizam.
Uma das principais mudanças em relação ao Instagram nos últimos anos foi a grande inserção de marcas e as facilidades criadas pelas plataformas para que essas pudessem fazer de seus perfis verdadeiras vitrines. Além de marcas grandes e pequenos negócios, o setor de serviços passou a ter um verdadeiro repositório de profissionais na plataforma.
A mesma pesquisa citada anteriormente revela que 52% dos usuários já usaram o Instagram para descobrir produtos ou serviços. O ambiente propício para trocas também fez com que cerca de 42% tenham usado o espaço para tirar dúvidas ou fazer reclamações diretamente com as empresas.
Um fato é que esses perfis alimentam a rede com informações de qualidade, sendo produzidas em larga escala, a todo momento. Por isso, é muito importante realizar uma verdadeira curadoria dos assuntos que consideramos de relevância para nossa trajetória profissional, como uma forma de compreender o comportamento das pessoas e marcas que compartilham dos mesmos interesses. E aqui entram os perfis de instagram sobre educação.
Para que você possa aproveitar ao máximo as funcionalidades e trunfos das redes sociais no seu trabalho no setor educacional, separamos 15 perfis em três categorias, para te inspirar, informar e aproximar dos estudantes. Confira:
Para se inspirar
Confira os perfis de instagram sobre educação que vão te ajudar a se inspirar!
Os vídeos do TED, sobre diversos temas, são amplamente utilizados como material para formulação de aulas. Afinal de contas, a iniciativa reúne centenas de palestras com pessoas que são referências em um verdadeiro universo de assuntos.
Se os TED já figuravam entre algumas das ferramentas educacionais no planejamento de aulas, o TED-Ed é uma verdadeira revolução educacional! A plataforma permite que pessoas criem e customizem vídeos para serem utilizados nas salas de aula de todo o mundo.
O diferencial da plataforma em relação à versão tradicional consiste na possibilidade de utilizá-la para editar e acrescentar informações a vídeos já disponíveis no Youtube, e as versões editadas podem ser encaminhadas diretamente para os estudantes.
A novidade é um recurso fantástico para aulas mais interativas, já que é possível inserir questionários ou tópicos de discussão online em todos os vídeos. No instagram, que possui quase meio milhão de seguidores, é possível conferir postagens muito interessantes sobre a plataforma e sobre educação.
Débora é formada em Letras e Pedagogia com pós-graduação em Língua Portuguesa pela Unicamp, além de ser mestra em Educação pela PUC-SP. Foi idealizadora do projeto Robótica com Sucata, que devido a seu sucesso nacional e internacional, tornou-se uma política pública de educação do estado.
É Coordenadora do Centro de Inovação da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, onde implantou uma tríade de inovação que consiste em aulas de Tecnologia e Inovação, o Movimento Inova (para reconhecer ações de alunos e professores), além do Centro da Inovação Básica de São Paulo, para democratizar o acesso à inovação para estudantes e professores da rede pública. Está no top 10 de professoras do Mundo, dentro do Global Teacher Prize, Nobel da Educação.
No perfil de Débora Garofalo no Instagram, que possui 31 mil seguidores, você vai ver postagens sobre metodologias ativas de ensino, aplicações de inovação na sala de aula, vivências na educação, inserção do professor na transformação do cenário educacional, entre outros assuntos relacionados a um ensino inovador, significativo, criativo, e conectado.
Idealizado pela psicóloga clínica e mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo, Mayara Mendes, o perfil Leia Intelectuais Negras foi criado para que mais pessoas pudessem ter conhecimento de abordagens e produções teóricas de mulheres pretas sobre questões de raça, classe e gênero.
Com quase 10 mil seguidores, o perfil reúne trechos e indicações de leituras, além de percepções de Mayara sobre os eventos que acionam a importância desses estudos. Uma boa forma de conhecer mais sobre a produção intelectual dessas mulheres e incorporá-la ao planejamento de aulas e cursos.
Criado por Juliana Gomes, Juliana Leuenroth e Michelle Henriques em 2015, inspirado pela campanha realizada pela escritora Joanna Walsh em 2014, o clube do livro “Leia Mulheres” tem a proposta de estimular as leituras de mais obras de escritoras, sejam elas clássicas ou contemporâneas. A ideia era materializar a proposta de Joanna Walsh e levar para espaços diversos o hábito de ler mulheres, de forma coletiva.
Com mediadoras em várias cidades do país, é possível consultar no site do projeto as localidades onde já há um clube implementado. No Instagram, que possui mais de 70 mil seguidores, são divulgados prêmios, obras de escritoras, palestras, e dicas.
Uma excelente oportunidade para ler mais obras de mulheres, e levar todas essas experiências para a sala de aula, inspirando os alunos e demais pessoas da IES.
O Apresentador-Diretor-Criador do Canal Nostalgia, no Youtube, e da série Mundo Mistério, da Netflix, é uma referência de divulgação científica nas redes sociais. Mas não foi bem assim que seu trabalho na internet começou.
Se antes o foco era tudo que gerava nostalgia em Castanhari, como filmes, jogos, desenhos, entre outras produções, com o tempo o canal do Youtube migrou para temas ligados à ciência e história, explicados de forma didática.
Longe de querer competir com professores, Castanhari entende seu trabalho como complementar, quando consegue produzir um material de alta qualidade, com muitas horas de dedicação, que possa ser replicado nas salas de aula.
Sua iniciativa está ligada à crença de que métodos tradicionais de ensino já não dão conta de gerações que interagem cada vez mais com a tecnologia em seus momentos de lazer. Castanhari viabiliza materiais que provavelmente professores não teriam tempo e recursos para produzir.
Isso porque sua equipe conta com cerca de 15 pessoas, entre produtores, roteiristas, editores, ilustradores, além de um historiador e um cientista para fazer a checagem de informações e pesquisas.
Andrea Filatro é mestra e doutora pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Ela também é graduada em pedagogia pela mesma instituição e lidera um grupo de pesquisa, o IDE/UNASP – Inovação e Design em Educação. É palestrante, consultora e mentora de educação, com foco em Design instrucional e Design Thinking.
Entre suas experiências está o desenvolvimento de projetos de educação a distância e de educação apoiada por mídias e tecnologias, além de aplicar seus conhecimentos nos projetos organizacionais. Nesse setor, já atuou com mentoria em design instrucional contemporâneo para edtechs e capacitação de equipes para trabalhar a distância.
Além disso, em suas mentorias e consultorias figuram projetos importantes como de implantação da modalidade EaD em instituições de ensino superior, assessoria em macro design instrucional para cursos online, sistematização de metodologias para construção de soluções educacionais, planejamento estratégico para autoria, curadoria e tutoria, além de criação e atualização de modelos educacionais híbridos para organizações de ensino.
Se você deseja saber mais sobre Design instrucional e Design Thinking, além de acompanhar os eventos e lives que contam com a participação de Andrea Filatro, não deixe de seguir sua página no Instagram.
Consolidada como uma editora de ficção e não-ficção, a editora Benvirá lançou títulos com recordes de vendas, como obras de Augusto Cury, Frederico Elboni e biografias de cantores.
Nos últimos anos, a Benvirá ampliou sua atuação para obras das áreas de negócios, carreira, gestão, investimentos e empreendedorismo, que são o foco atual do selo.
Para não perder nenhum lançamento, dica, e promoção dos exemplares, é só seguir a página da Benvirá no Instagram e começar a fazer parte da rede.
Para se informar
E para ficar em dia com as notícias, separamos mais alguns perfis no instagram sobre educação que você não pode deixar de seguir. Confira!
O Ministério da Educação atua na elaboração e execução da Política Nacional de Educação (PNE), uma pasta complexa, que gere todo o sistema educacional brasileiro, da educação infantil à superior e técnica.
ProUni, FIES, SiSU. Se você trabalha em uma IES sabe a importância dessas siglas para as instituições de ensino superior, todas elas estão no escopo de trabalho do Ministério da Educação. Existem até mesmo secretarias específicas para cuidar das questões relacionadas ao ensino superior.
A primeira é a SESU (Secretaria de Educação Superior), que planeja, orienta, coordena e supervisiona o processo de formulação e implementação da Política Nacional de Educação Superior.
A segunda é a SERES (Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior) que é responsável pela regulação e supervisão de instituições de educação superior, públicas e privadas, pertencentes ao Sistema Federal de Educação Superior.
O Ministério da Educação possui uma conta oficial no Instagram,que conta com cerca de 1,3 milhões de seguidores. Por meio desse perfil, o MEC divulga eventos, lives, palestras, dados de interesse, informações sobre instituições parceiras, novos projetos do Ministério, notícias sobre o Enem, entre outros conteúdos.
A Exame foi criada em 1967 para abordar os negócios e a economia do país. Atualmente é uma marca que compila, além da revista, um site, um aplicativo, e o anuário Melhores e Maiores, um ranking financeiro das grandes empresas no país.
A Exame tem mais de 15 milhões de acessos mensais no site e sua conta no Instagram conta com 2,6 milhões de seguidores. Nela, a Exame compila as principais notícias e eventos relacionados ao mundo dos negócios.
Suas postagens no feed são excelentes resumos da situação brasileira e mundial, no que diz respeito a esses assuntos. Como o site é atualizado das 6h às 22h, sete dias por semana, essa é uma ótima estratégia para não perder nada e compreender melhor o cenário que aguarda os futuros profissionais a serem formados!
A Saraiva Educação se consolidou no mercado brasileiro com grande destaque no setor editorial. Sua interface com a educação ficou ainda mais proeminente quando seus objetivos encontraram um propósito de transformação educacional do país.
Além dos livros, a empresa passou a desenvolver soluções inteligentes ao atender o mercado B2B do ensino superior, ou seja, dando suporte para outras empresas que trabalham com educação.
A produção de conteúdo da Saraiva Educação é muito ampla, e tem como objetivo tornar a atuação de coordenadores e educadores mais simples. Entre os temas trabalhados nos canais de comunicação estão metodologias a serem empregadas, dicas de gestão, estratégica para IES. requisitos regulatórios, melhorias e inovação na aprendizagem e no ensino, entre outros assuntos.
Com mais de 13 mil seguidores, a conta da Saraiva Educação no Instagram tira dúvidas e publica conteúdos de interesse de professores e gestores de IES, palestras e lives, além de divulgar descontos em seus produtos e serviços.
A Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED é uma associação científica sem fins lucrativos que foi criada para fomentar o desenvolvimento da educação aberta, flexível e a distância.
Além disso, a ABED preconiza a qualidade na EaD, incentiva o mercado educacional que democratiza o acesso ao ensino, promove o uso de mídias diversas no ensino a distância, além de mostrar a importância da criatividade, inovação, credibilidade e experimentação no setor.
A Associação Brasileira de Educação a Distância possui cerca de 4 mil seguidores em sua conta do Instagram e divulga eventos interessantes para envolvidos no setor da educação a distância, além de fornecer ebooks gratuitos, promover lives e palestras e divulgar dados e informações pertinentes.
O Inep é muito conhecido por ser o organizador do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), mas o que muitas pessoas não sabem é que o trabalho do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira tem atribuições que vão muito além desta importante prova anual, porta de entrada para muitas instituições de ensino superior.
A nota dos cursos no MEC está diretamente ligada ao INEP, já que é estabelecida a partir da avaliação das instituições de ensino, feita pelo órgão. Além disso o INEP estabelece o Conceito Preliminar de Curso, o Sistema Nacional da Educação Básica, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior e a Avaliação externa das faculdades.
A página do INEP no Instagram tem 1,3 milhões de seguidores e em suas publicações é possível encontrar dados, datas e informações importantes, além de explicações sobre o trabalho do órgão.
O Semesp é uma entidade que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil. Suas principais atribuições são orientar os associados, criar soluções para que a educação superior do país se desenvolva, além de defender os interesses das instituições privadas de ensino superior do Brasil.
Através da associação são produzidos estudos, pesquisas e eventos de temas de interesse da instituição e seus associados, de forma a promover tais conhecimentos e incentivar o diálogo entre as IES. A intenção do Semesp é estabelecer parcerias longevas, que possam contribuir para que o setor cresça não apenas em números, mas em qualidade do serviço prestado aos estudantes.
Com mais de 4,8 mil seguidores em sua página no Instagram, o Semesp utiliza o canal para divulgar seu novo podcast, dados de pesquisas, divulgação de eventos, informações de interesse para a gestão da IES, etc.
Para criar conexão com os estudantes
Para que as conexões criadas na comunidade acadêmica sejam fortes, é preciso que haja um processo empático de todos e, principalmente das figuras de autoridade das instituições, como coordenadores, professores e tutores.
Para compreender melhor as demandas dos alunos, no que diz respeito a seu processo de formação, é interessante que haja uma interação com páginas que os represente, na condições de discentes e futuros estudantes.
Uma grande tendência, principalmente durante o isolamento da pandemia, foi o surgimento das contas de estudos no Instagram. Conheça dois perfis que podem te ajudar a entender melhor essa forma de compartilhar a rotina de estudos:
Com dicas de organização, postagens motivacionais e metodologias de estudo, Camila possui um perfil com mais de 670 publicações e 286 mil seguidores. A jovem ainda tem um canal no Youtube, com sua rotina de estudos e dicas de produtividade, resumos digitalizados, e até mesmo uma playlist de músicas para o momento de estudos.
Malena é estudante de Geologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e compartilha em seu perfil do Instagram, com mais de 75 mil seguidores, seus estudos, rotina e planejamento.
Ela ainda disponibiliza um manual, para auxiliar outros estudantes que se inspiram no seu modo de estudar. Assim como Camila, Malena também possui um canal no Youtube e parcerias com marcas relacionadas ao mundo da educação e estudos.
Agora você já conhece alguns perfis inspiradores e cheios de informações pertinentes, para auxiliar o trabalho de professores, coordenadores e tutores das IES. Essa é uma forma de se manter sempre atualizado e colher opiniões diversas sobre assuntos que são de interesse para o campo educacional.
As redes sociais podem funcionar como um espaço de contato com diversos matizes de pensamento, que podem ser incorporadas às ações das IES, de acordo com seu planejamento pedagógico e demandas particulares.
Para que essa diversidade possa estar presente no seu feed, lembre-se de seguir pessoas que tragam novas ideias e até mesmo metodologias e perspectivas diferentes das que estão vigentes na instituição. Dissenso também pode enriquecer, e muito, o debate sobre os caminhos da educação superior.
Se você compreende a pertinência da presença digital da sua IES, o que inclui os perfis no Instagram sobre educação que tal investir mais nas estratégias de marketing? Neste post nós compilamos algumas informações preciosas para quem deseja promover essa inserção.