Afinal, o que é letramento digital? Conceito, tipos e como trabalhar na IES

Não perca mais tempo e descubra mais sobre o letramento digital, seus benefícios, tipos e como trabalhar na IES!
Letramento digital: tablet em cima de caderno

Você já ouviu falar sobre letramento digital? 

A inserção das tecnologias digitais nas sociedades modernas demandou novas formas de pensar, ler, escrever e se comunicar. É aí que entra o letramento digital, revolucionando as antigas práticas de aprendizagem e tornando o processo educacional mais moderno e alinhado com as novas necessidades.

Vamos explicá-lo em detalhes neste post!

O que é o letramento digital? 

O letramento é o estado de competência que um indivíduo alcança ao conseguir usar a leitura e a escrita em diferentes práticas sociais. Já o letramento digital nada mais é do que esse processo educativo aliado com as novas tecnologias

Ou seja, o letramento digital é o uso do letramento tradicional que já conhecemos, mas executado por meio de ferramentas tecnológicas, como: tablets, computadores e celulares. 

Como a pandemia afetou o letramento digital?

Como todos sabemos, a pandemia do Covid-19 surgiu há alguns anos e exerceu um impacto enorme em toda a sociedade mundial. Ao mesmo tempo, colocou em evidência problemas de ordem social e estrutural que excluem, de maneira perversa, boa parte da população. 

Entre a opção de ficar protegido em casa e a necessidade de sobrevivência, a vida das pessoas, no geral, precisou se adaptar à nova realidade. 

Com isso o letramento digital, que já existia e já vinha sendo utilizado, ganhou ainda mais força. A tecnologia foi, sem dúvidas, fundamental para que as instituições de educação superior (IES) pudessem continuar desempenhando o seu papel por meios digitais. 

Ele precisou, então, precisou ser repensado e reestruturado de acordo com as novas demandas de um mundo pandêmico. Da mesma forma, terá que ser revisto também no contexto da educação pós-pandemia.

Quais são os tipos de letramento digital?

O letramento digital pode vir em alguns formatos. Vamos mostrar, aqui, os principais deles: 

1. Letramento em SMS: 

O letramento em SMS está associado à habilidade de se comunicar eficientemente pelo dispositivo móvel. 

É necessário entender que a escrita digital, nesse âmbito, pode apresentar uma grafia particular, caracterizada por abreviações, palavras cifradas, considerando o aspecto fonológico, além de neologismos. 

2. Letramento em e-mail

O letramento em e-mail é outro exemplo de gênero discursivo digital que pode apresentar uma linguagem particular. 

É possível utilizar abreviações e os famosos ‘’emojis’, ou ícones. No letramento por e-mail, também é possível utilizar a linguagem digital abreviada.

3. Letramento em hipertexto

O letramento em hipertexto pode ser entendido como uma habilidade de processar hiperlinks apropriadamente, e de usá-los para incrementar com eficiência um documento ou artefato. 

O hiperlink é o mesmo que link. Consiste em um mecanismo de navegação de uma página da web para outra. É uma espécie de ponte.

Apesar desta definição ser muito instrumental, considerar o potencial comunicativo dos links é muito importante. Eles têm um grande papel na construção de sentido da linguagem digital. 

4. Letramento multimídia

O letramento em multimídia é mais uma espécie focada na linguagem. 

Ele pode ser definido como uma habilidade de interpretar e criar efetivamente textos em múltiplas mídias, especialmente usando imagens, sons e vídeos. 

5. Letramento em jogos

O letramento digital em jogos pode ser definido como a habilidade de navegar e interagir eficientemente nos ambientes dos games, e de alcançar objetivos no interior deles.

Alguns jogos digitais, inclusive, aparecem nos últimos anos com um enfoque pedagógico, contemplando uma série de conteúdos e componentes curriculares — é a ideia da gamificação na educação.

Podemos prever que em um futuro próximo, os ambientes de jogos poderão ser vistos como espaços ideais de aprendizagem Através deles, os estudantes podem adquirir letramentos digitais em acréscimo às práticas de linguagem e aos letramentos tradicionais. 

Leia também: Entenda como aplicar a gamificação na educação

Qual é o objetivo do letramento digital?

Podemos dizer que seu objetivo principal a inclusão digital, social, e também, a democratização do acesso às tecnologias de informação e comunicação. Ele faz, portanto, com que as pessoas, sobretudo os estudantes, desenvolvam a habilidade de compreender aquilo que lêem nos ambientes digitais. 

Precisamos ressaltar que essa modalidade não se trata apenas de uma capacidade de ler e escrever através de tablets, celulares e computadores. Isso porque ela também abrange, além da compreensão da linguagem, a capacidade de saber utilizar os recursos tecnológicos relacionados.

Esse processo de aprendizagem se assemelha ao ensino de um novo idioma. Mas a linguagem digital compreende também a compreensão de outros elementos, como links, janelas, imagens, vídeos, sons, desenhos e demais símbolos.

Leia também: Como aproveitar o celular na sala de aula no ensino superior?

Quais são os benefícios do letramento digital?

Você já parou para pensar nos inúmeros benefícios que o letramento digital pode trazer para sua IES? Vamos listar alguns deles abaixo: 

1. Multidisciplinaridade 

A multidisciplinaridade pode ser compreendida como a capacidade em dominar múltiplas habilidades, de campos distintos.

Podemos assim dizer, que esta é uma das maiores vantagens, pois estimulamos a capacidade de executar múltiplas habilidades e a cooperação entre as diferentes áreas de conhecimento. 

Dessa forma, os alunos são preparados para lidar com situações que solicitam tais competências na vida pessoal, profissional e sobretudo, acadêmica. 

2. Autonomia do Aluno

O letramento digital promove a autonomia no aprendizado, pois ajuda o aluno a buscar e construir o conhecimento por conta própria, através dos recursos digitais.

Mas por que isso acontece? 

Podemos dizer que quando uma pessoa se torna letrada digitalmente, ela aprende a usar a tecnologia para além do entretenimento. 

Sendo assim, o letramento digital é um meio de se utilizar as ferramentas tecnológicas que estão disponíveis para expandir os seus conhecimentos, deixando de se limitar aos conteúdos apresentados apenas dentro da sala de aula.

3. Desenvolvimento do pensamento crítico

Um dos pilares do letramento digital é desenvolver o pensamento crítico do aluno.

Isso acontece porque, quando estamos navegando na internet, nos deparamos com uma chuva de informações, que podem ser verídicas ou não. 

Dessa forma, um letramento digital de qualidade possibilita que as pessoas tenham senso crítico. Dessa forma, conseguem reconhecer quais são as características das informações verdadeiras e dos conteúdos falsos, estabelecendo um filtro sobre o que ele consome e reproduz virtualmente.

Em função do fenômeno conhecido como desinformação, relacionado à propagação de fake news, esse aspecto do letramento digital ganha uma importância sem precedentes.

4. Capacidade de resolver problemas

Sem dúvidas este tópico está atrelado ao anterior. Por quê?

Uma das características mais importantes em uma sociedade digital é a inteligência para resolver problemas. Mas isso só é possível quando existe um raciocínio crítico e lógico bem desenvolvido. 

Ou seja, o letramento permite não somente ler algo e entender, mas refletir, criticar e encontrar possíveis soluções para questões problemáticas envolvidas, e isso é muito positivo. 

Leia também: Entenda o que é e como desenvolver a Aprendizagem Baseada em Problemas

Quais são as características principais do letramento digital?

O letramento digital possui algumas características próprias. Vamos apresentá-las logo a seguir!

1. Adquirir volume de conhecimentos

O letramento digital possibilita uma aprendizagem na qual o aluno possa adquirir um grande volume de conhecimentos com auxílio dos recursos tecnológicos.

As redes virtuais abrigam uma quantidade astronômica de informação. O aluno que sabe navegar nesse ambiente tem o potencial de aprender muita coisa, caso saiba filtrar e interpretar os conteúdos.

2. Leitura e escrita crítica 

Outra característica importante do letramento digital é que ele proporciona a capacidade de leitura e a escrita crítica, com a possibilidade de interação com o conteúdo apresentado em diversas mídias.

3. Novas habilidades

O letramento digital possibilita que os alunos conquistem novas habilidades, aproveitando as possibilidades através das tecnologias. São diversas competências que podem ser trabalhadas no ambiente virtual, superando as limitações dos métodos tradicionais de ensino.

Quais são os pilares do letramento digital?

Os pilares do letramento digital são tudo aquilo que o sustenta. 

Como já vimos anteriormente, o letramento digital não é só algo muito benéfico, como também extremamente necessário na sociedade moderna. 

Mas e quando falamos sobre o letramento digital no contexto acadêmico? Quais seriam esses pilares de sustentação? Relacionamos os principais deles logo abaixo!

  1. Desenvolvimento da autonomia do aluno
  2. Desenvolvimento do pensamento crítico
  3. Conhecimentos multidisciplinares
  4. Melhora da comunicação
  5. Adaptação para a modernidade
  6. Capacidade de resolução de problemas
  7. Melhora da atenção e do foco
  8. Mais motivação para aprender

Leia também: Saiba quais são os referenciais de qualidade para educação a distância

Como trabalhar o letramento digital nas IES? 

Trabalhar o letramento digital requer planejamento, e por este motivo existe uma preocupação em sugerir atividades que possam propiciar o desenvolvimento significativo do aluno. 

Sendo assim, é importante que as IES e os professores disponibilizem materiais de apoio e outras instruções. Nesse sentido, iremos pontuar abaixo algumas maneiras de trabalhar essa metodologia de ensino de maneira efetiva nos ambientes da IES.

1. Professores aptos 

Não adianta apenas empregar o letramento digital nas IES. É preciso que haja uma preparação prévia dos docentes para que isso seja possível. 

É necessário investir na formação e capacitação dos professores, para que eles consigam levar o letramento para dentro das salas de aula de maneira correta e verdadeiramente eficaz. 

2. Materiais interativos

Disponibilizar materiais interativos, como os conteúdos digitais, é outra maneira de exercitar o letramento digital. Normalmente, estes materiais compreendem diversas mídias e outros recursos que familiarizam o estudante com as ferramentas deste meio.

3. Interfaces síncronas e assíncronas

Para que o processo de troca e partilha tenha sentido e possa ser efetivo, poderemos criar interfaces síncronas, a exemplo dos chats ou salas de bate-papos, e interfaces assíncronas, a exemplo dos fóruns e listas de discussão. 

4. Blogs

Podemos contar também com os blogs que, além de permitir comunicação síncrona e assíncrona, agregam em seu formato hipertextual uma infinidade de linguagens e formas de expressão. 

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender melhor sobre o que é o letramento digital. Que tal aproveitar e conferir também nosso conteúdo sobre recursos digitais de aprendizagem?

Você também pode gostar

Curso de Direito EaD?
A Saraiva Educação preparou várias trilhas de aprendizado explicar como implementar na sua IES.

Artigos em destaque

Inscreva-se em nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão!

Deseja manter-se sempre atualizado? Receba quinzenalmente uma seleção de materiais sobre a educação superior — é só informar seu melhor endereço de e-mail!

[KIT GRATUITO]

Advogado do futuro: dicas para preparar os estudantes de sua IES

Em comemoração ao Dia do Advogado, criamos um kit de materiais gratuitos com os nossos principais conteúdos para que a sua IES apoie os advogados em formação.