LFG para instituições de educação superior: conheça a solução da Saraiva Educação

Conheça a nova solução da Saraiva Educação para o Direito: LFG para instituições de educação superior. Continue a leitura!
LFG para instituições de educação superior: mãos sobre mesa em um escritório de advocacia

Atualmente, o Brasil é o terceiro país com mais estudantes de Direito do mundo: são cerca de 850 mil, espalhados por mais de 1.700 Instituições de Ensino Superior. Ainda assim, apenas cerca de 31,4% dos alunos que prestam o Exame da Ordem de Advogados do Brasil, a OAB, são aprovados.

As instituições de educação superior (IES) que ofertam o curso de graduação em Direito precisam seguir diretrizes específicas e se atentar a diferentes metodologias. Isso acontece não apenas porque o curso passa por importantes atualizações ao longo dos anos, mas também porque a preparação desses alunos costuma ter como foco a aprovação em uma das provas mais importantes do país: o Exame OAB.

Por isso, não é incomum que IES de todo o país busquem soluções educacionais que ofereçam o acompanhamento aproximado desses alunos, além de metodologias inovadoras e diferenciadas. Um exemplo dessas soluções são os cursos LFG para instituições de educação superior.

Se você é coordenador de uma IES e busca alternativas para auxiliar a preparação dos seus estudantes de Direito, continue lendo e entenda melhor o que são os cursos LFG, como eles funcionam e quais são os seus diferenciais.

O que é a LFG?

Fundado em 2002 por Luiz Flávio Gomes, o curso LFG foi a primeira instituição de ensino telepresencial da América Latina, e já atendeu a mais de 1 milhão de alunos desde a sua inauguração.

Desde 2019, os cursos da LFG são oferecidos apenas na modalidade a distância, com o objetivo de ampliar a democratização do ensino para diferentes cidades brasileiras. Dentre as vantagens dessa mudança, incluem-se as facilitações promovidas pelo ensino a distância.

Para compreender melhor as peculiaridades do ensino superior de Direito a distância, você pode conferir o nosso artigo sobre o tema: Entenda a situação do curso superior de Direito EaD no Brasil e como preparar a sua IES

A missão da LFG é auxiliar estudantes brasileiros na sua preparação para concursos públicos e para o Exame da Ordem de Advogados do Brasil. Além disso, ela oferece cursos de atualização jurídica e prática profissional, com foco na área de Direito.

Enquanto solução da Saraiva Educação, a LFG funciona como uma alternativa para as instituições de educação superior que desejam aprimorar a preparação de seus alunos para provas específicas, como é o caso da OAB. 

Quais são os diferenciais da LFG?

Os principais diferenciais da LFG dizem respeito à metodologia adotada pela instituição em associação à Saraiva Educação. 

Afinal, a metodologia do ensino a distância exige um maior investimento em materiais de apoio de alta qualidade, mas são os serviços oferecidos pela LFG que realmente fazem a diferença no processo de autonomia do estudante durante os seus estudos.

Confira alguns desses serviços:

  • Aprendizagem em alta performance: possibilitada a partir de orientações técnicas que auxiliam e potencializam o aprendizado dos estudantes, aumentando a produtividade nos estudos.
  • LFG maps: o mapeamento contínuo das maiores incidências de temas abordados nos exames permite o apoio para docentes e alunos.
  • Diagnósticos de aprendizagem: indicam possíveis desafios de conhecimento e grau de assimilação de temas pelos estudantes nos cursos de 1ª e 2ª fases. 
  • Atividades de revisão: apresentam questões relacionadas aos temas abordados nas aulas e são disponibilizadas para aumentar a assimilação dos conteúdos apresentados.
  • Cronograma de estudos: é feita uma sugestão de planejamento na realização do curso, levando-se em consideração o tempo disponível até o exame.
  • Simulados: construídos com itens atualizados e em formato da OAB, são oferecidos junto do gabarito de respostas, permitindo maior protagonismo do estudante ao longo da sua preparação.

Dessa maneira, as instituições de educação superior podem compreender melhor como se dá o desempenho dos alunos, além de oferecer alternativas para as dificuldades encontradas.

banner e-book: Qualidade do curdo de Direito: clique para baixar!

Quais são os cursos disponíveis na LFG?

Para entender melhor como a LFG funciona, é necessário conhecer os seus principais cursos disponíveis. Cada um deles conta com uma metodologia exclusiva, voltada para as principais necessidades dos estudantes. Confira!

Preparatório para OAB – 1ª fase

Este curso tem como principal foco a preparação de estudantes para a 1ª fase do Exame da Ordem. Por isso, oferece aulas com foco nos temas de maior incidência da prova, tornando-se ideal para quem deseja revisar os principais conteúdos.

São 195 horas de aulas preparadas em blocos de 30 minutos, sem contar os materiais complementares, como objetos de aprendizagem e apostilas. A grade curricular do curso é composta por 17 matérias, que abrangem as disciplinas OAB, dentre as quais destacamos:

  • Direito Administrativo;
  • Direito Civil;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Penal;
  • Direito do Trabalho;
  • Direito Tributário;
  • Ética;
  • Estatuto da Criança e do Adolescente.

A partir de 2023, também farão parte da grade as disciplinas de Direito Financeiro, Direito Previdenciário e Direito Eleitoral. 

Dentre os diferenciais do curso, podemos mencionar:

  • Corpo docente especializado: formado por professores de renome e com experiência em cursos preparatórios para a OAB. Inclui juízes, advogados, procuradores públicos, promotores e professores de instituições renomadas.
  • Diagnóstico de aprendizado: o material elaborado a partir dos diagnósticos de aprendizado indica possíveis gaps de conhecimento dos alunos e o grau de assimilação dos temas. As questões disponibilizadas são divididas em diferentes graus de complexidade, e os acertos e erros são computados e apresentados em um gráfico.
  • Aprendizagem em alta performance: a disciplina apresenta dicas, orientações e técnicas que visam potencializar o aprendizado dos alunos. A partir da metodologia dos “4 Ps”, os estudantes são estimulados a desenvolver o Propósito, o Planejamento, a Prática e o Progresso, trabalhando suas habilidades e fazendo com que a jornada de estudos se torne mais produtiva.
  • Apostilas atualizadas em PDF: nelas, os temas do programa do curso são compilados e apresentados com maior aprofundamento conceitual, oferecendo apoio ao processo de estudo dos alunos. São cerca de 17 apostilas, com mais de 3 mil páginas de conteúdo atualizado.

Preparatório para OAB – 2ª fase

Como sabemos, a segunda fase OAB consiste em uma prova com 4 questões discursivas, cada uma delas contendo uma diferente situação-problema. O candidato tem até 30 linhas para desenvolver a resposta, e as áreas contempladas podem ser escolhidas pelo candidato.

Assim, a LFG oferece cursos para as 7 disciplinas da prova prático-profissional. Os cursos da segunda fase são pensados para que o aluno possa consolidar o conhecimento adquirido, praticando com peças profissionais e questões práticas.

Os cursos são organizados da seguinte maneira:

  • Direito Administrativo: 70 horas;
  • Direito Civil: 83 horas;
  • Direito Constitucional: 89 horas;
  • Direito Empresarial: 70 horas;
  • Direito Penal: 88 horas;
  • Direito do Trabalho: 89 horas;
  • Direito Tributário: 79 horas.

Em todos os cursos, as aulas apresentam técnicas para identificação da peça profissional, a estrutura para redação da peça e os principais temas de Direito material e processual para a resposta das questões discursivas.

Os estudantes têm acesso, também, à correção individualizada de exercícios semelhantes ao da prova, criados e corrigidos de acordo com os critérios utilizados no Exame da OAB.

Dentre os diferenciais dos cursos de 2ª fase, podemos mencionar, além de todos os diferenciais já citados:

  • Simulados web: são disponibilizados 5 simulados com questões que se assemelham às da prova da segunda fase. Também é disponibilizado um gabarito, o que possibilita que o próprio aluno faça a correção das suas respostas.
  • Bibliografia indicada: os estudantes recebem um arquivo contendo indicações de livros para estudo e marcações de vade mecum que podem ser utilizadas durante a prova.

Atualização e prática profissional

Os cursos de atualização e prática profissional têm como principal objetivo preparar o profissional para novos ramos do Direito, para a prática profissional ou para a atualização legislativa. Promovem, assim, um conhecimento recente e importante para a vida profissional dos advogados.

Os cursos são divididos em três grandes grupos. Confira mais detalhes sobre cada um deles a seguir.

Cursos de prática profissional

São cursos que se assemelham à 2ª fase da OAB no que diz respeito ao ensino de preparação e identificação de peças práticas. No entanto, incluem também exemplos mais práticos, além de aprofundamento em temas específicos, gestão de escritório, problemas do dia a dia etc. Visam, assim, a preparação para uma boa atuação na prática da advocacia.

Vale mencionar que os cursos são divididos de acordo com a área de atuação. Ou seja: Prática Civil, Prática Penal, etc. Ainda assim, são temas comuns aos cursos:

  • Ética empresarial;
  • Fraudes corporativas;
  • Anticorrupção;
  • Lavagem de capitais;
  • Terrorismo;
  • Assédio;
  • Discriminação;
  • Trabalho Infantil; etc.

Cursos de atualização legislativa

Esses cursos são voltados para a atualização legislativa de grande impacto. O Direito é uma área que muda com frequência e, portanto, uma dúvida recorrente entre os profissionais é como se manter atualizado no Direito para melhor atender aos clientes. Com esses cursos, esse processo é facilitado.

Alguns exemplos são: Novo CPC, Nova Lei de Licitações, Nova Lei de Falência etc.

Cursos de Direito Digital

O Direito Digital é uma tendência do mercado do Direito. O curso visa acompanhar essa mudança, além de permitir que os alunos tenham contato com uma área do Direito que, além de nova, não é muito abordada pelas IES.

Alguns temas são: Direito Digital e Tecnologia, LGPD, Inovação e Startup.

Quais são os benefícios da LFG?

Agora que você já conhece a LFG e já sabe como os seus cursos são estruturados, chegou a hora de entender melhor quais benefícios essa solução pode apresentar para a sua IES. Abaixo, separamos os principais deles. Confira!

1. Conteúdos sempre atualizados

O curso de Direito é um dos cursos de ensino superior que mais passam por atualizações e mudanças. Todos os anos, algumas leis usadas como base pelos estudantes e profissionais são alteradas ou discutidas, o que pode gerar ansiedade sobretudo em bacharéis e advogados recém-formados.

Com a LFG, os estudantes e profissionais conseguem se preparar melhor para as provas e para a sua atuação, tendo acesso a conteúdos atualizados e a todas as mudanças recentes na legislação.

2. Protagonismo discente

As aulas e exercícios propostos pelos cursos LFG visam uma maior participação do aluno no seu processo de estudo. Desse modo, são pensados para que os estudantes consigam visualizar suas principais dificuldades, preencher eventuais lacunas de aprendizagem e testar seus conhecimentos de forma recorrente.

Portanto, garante-se uma aprendizagem ativa, além de uma maior absorção dos conteúdos observados. 

3. Conteúdos focados em temas específicos

Os cursos LFG também são pensados de acordo com as principais dificuldades e interesses dos estudantes. Por isso, dividem-se de maneira a contemplar as dúvidas e os temas mais recorrentes dos processos atravessados pelos alunos.

Um exemplo são os cursos da segunda fase da OAB, que se subdividem de acordo com as disciplinas de interesse do candidato ao Exame, mas também podem ser adquiridos de forma conjunta, caso o estudante ainda não tenha definido a sua área.

Da mesma maneira, o curso de Direito Digital atende principalmente aos estudantes — formados ou não — que queiram se aprofundar no tema, podendo ser adquirido separadamente.

Dessa maneira, garante-se uma maior profundidade nos conteúdos, já que as aulas são focadas em um único tema. O aluno pode, portanto, aprender de forma mais completa e sem perder a motivação.

4. Acesso a simulados e gabaritos

Os simulados e questões disponibilizadas como materiais complementares aos cursos da LFG têm como principal objetivo possibilitar uma maior assimilação cognitiva dos conteúdos apresentados

Eles são construídos de modo a abordar questões relacionadas aos temas vistos em aula, garantindo uma maior absorção do conteúdo. Eles também possibilitam a revisão de pontos importantes e recorrentes nos exames prestados.

Por fim, fazem com que os estudantes se familiarizem com o estilo da prova, chegando até ela mais confiantes e preparados. Essa tranquilidade pode fazer com que os alunos tenham melhores resultados na prova.

5. Simulados diagnósticos dos alunos

Os simulados diagnósticos visam oferecer aos próprios estudantes um maior contexto sobre seus pontos fortes e fracos. Isso significa que são apresentadas as suas possíveis falhas de aprendizagem, o que ajuda o estudante a administrar melhor os seus estudos.

Assim, possibilitam, além de um papel central dos estudantes no seu processo de aprendizagem, um aumento no índice de aprovações, já que as principais “falhas” de conhecimento podem ser sanadas a tempo da prova.

Agora que você conhece a LFG para instituições de educação superior e entendeu todos os benefícios da nova solução da Saraiva Educação, não perca tempo e converse com nossos especialistas!

Você também pode gostar

Curso de Direito EaD?
A Saraiva Educação preparou várias trilhas de aprendizado explicar como implementar na sua IES.

Artigos em destaque

Inscreva-se em nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão!

Deseja manter-se sempre atualizado? Receba quinzenalmente uma seleção de materiais sobre a educação superior — é só informar seu melhor endereço de e-mail!