A Portaria nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019 dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância (EaD) em cursos de graduação presenciais. No documento, o Ministério da Educação (MEC) autoriza as IES a introduzir a oferta de disciplinas online até o limite de 40% da carga horária total do curso
Com isso, o debate acerca do uso da tecnologia aliada às práticas de ensino se fez necessário para as instituições de educação superior (IES), para alunos e professores. As ferramentas tecnológicas possibilitam uma educação mais acessível e eficaz, entretanto, exigem capacitação e adaptação da comunidade acadêmica.
Pensando nisso, preparamos este artigo para explicar como funciona a matéria online em curso presencial, quais são as determinações do MEC e os benefícios que ela proporciona. Confira!
Qual é a carga horária permitida para matérias online em cursos presenciais?
A partir da Portaria nº 2.117/19 o Ministério da Educação estabeleceu algumas orientações acerca da oferta de disciplinas online que se aplicam também ao curso de Direito.
Carga horária
As IES poderão introduzir a oferta de carga horária na modalidade de EaD na organização pedagógica e curricular de seus cursos de graduação presenciais, até o limite de 40% da carga horária total do curso.
Para tanto, os seguintes requisitos devem ser atendidos:
- O Projeto Pedagógico do Curso – PPC deve apresentar claramente, na matriz curricular, o percentual de carga horária a distância e indicar as metodologias a serem utilizadas;
- A introdução das disciplinas online deve observar as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do curso de graduação superior;
- As universidades e os centros universitários devem registrar o percentual de oferta de carga horária a distância no momento da informação de criação de seus cursos à Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação ( SERES-MEC);
- A oferta das disciplinas online deverá incluir métodos e práticas de ensino-aprendizagem que incorporem o uso integrado de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), material didático específico, tutores e profissionais da educação com formação e qualificação em nível compatível com o previsto no PPC e no plano de ensino da disciplina.
Como funcionam as disciplinas online em cursos presenciais?
A matéria online em curso presencial é feita a distância pelo corpo discente. Para tanto, a IES deve disponibilizar uma plataforma responsável por armazenar e ofertar acesso às aulas e atividades, tanto para disciplinas 100% online quanto para aquelas que são híbridas.
É importante que a instituição concentre todos os conteúdos online em uma mesma plataforma, fazendo com que a acessibilidade seja facilitada. Ainda, o ambiente deve apresentar:
- aulas assíncronas;
- conteúdos multimídia;
- conteúdos complementares;
- atividades avaliativas, entre outros.
Quanto maior for o número de conteúdos e formatos apresentados aos alunos, maiores são as chances de o aprendizado se concretizar. Além disso, é necessário se atentar à qualidade e à atualização dos materiais disponibilizados.
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Quais são as vantagens de contar com matérias online em cursos presenciais?
A seguir, listamos os principais benefícios de ofertar disciplinas híbridas ou matérias online em curso presencial. Confira!
1. Redução de custos
Ao implantar a disciplina híbrida ou matéria online em curso presencial, a IES reduz as despesas geradas pela presença dos estudantes no espaço físico da instituição. Tal economia pode ser revertida, então, em melhorias para a educação dos alunos, como: aquisição de materiais atualizados, ampliação da biblioteca da IES, capacitação dos docentes, investimento em soluções tecnológicas de qualidade, entre outros.
Além disso, o estudante também reduz os custos com transporte e pode investir o valor em sua própria educação.
Vale lembrar, porém, que a inclusão de disciplinas online exige o investimento na educação digital dos profissionais de educação. Assim, embora represente uma diminuição nos custos gerais da IES, ainda é preciso traçar caminhos para que a aplicação dessa modalidade aconteça de maneira mais eficaz.
2. Aplicação de metodologias ativas
De acordo com a Portaria nº 2.117/19, a oferta de uma disciplina a distância deve incluir métodos e práticas de ensino-aprendizagem que incorporem o uso integrado das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).
Desse modo, é preciso que os profissionais da educação optem por metodologias que integram o ambiente online ao processo de aprendizagem.
Nesse cenário, as metodologias ativas ganham uma maior centralidade nas IES. Afinal, elas objetivam transformar o modelo expositivo clássico de aula. O aluno se torna parte central, integrante ativa do seu processo de aprendizagem.
Ainda, o uso de metodologias ativas gera maior autonomia para o estudante e apresenta situações práticas essenciais à sua formação. Transformar o aluno em protagonista na sua própria educação gera engajamento e uma postura mais ativa em relação ao aprendizado.
Além disso, as metodologias ativas promovem o incentivo de características como proatividade, colaboração, pensamento interdisciplinar e resolução de problemas, valores elementares à formação dos alunos e à futura ocupação profissional.
3. Utilização de conteúdos multimídia
Multimídia é o agrupamento dos variados meios de comunicação, incluindo recursos digitais como gráficos, imagens, áudios, vídeos e animações que objetivam a transmissão de informações.
Considerando-se que alguns alunos possuem maior facilidade em fixar o conteúdo apresentado por meio de imagens, outros por leitura e outros por áudio, a utilização de conteúdos multimídia se apresenta como uma boa solução para contemplar todos os tipos de aprendizagem na educação superior.
Dessa forma, disciplinas consideradas massantes e extensas dentro da graduação se tornam mais atrativas para os estudantes, o que constitui um importante recurso didático para expor assuntos relevantes. Além disso, o Ministério da Educação incentiva a utilização de ferramentas tecnológicas levando em conta sua praticidade e inovação na educação superior.
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4. Flexibilização de horários
As disciplinas online também oferecem benefícios exclusivos para os estudantes, e a flexibilização dos horários é, talvez, o maior deles. Afinal, com ela, os alunos podem organizar suas rotinas de modo a se adaptar melhor a todas as suas necessidades.
Segundo uma pesquisa do IBGE realizada em 2019, 2,6 milhões de alunos do ensino superior também trabalham. Essa demanda profissional pode fazer com que a universidade seja deixada de lado.
Portanto, a ausência de flexibilidade nos acabam se tornando um dos fatores para o trancamento do curso. Nesse sentido, investir em uma matéria online na sua IES pode ser uma maneira de reduzir a evasão estudantil, além de ampliar o acesso dos estudantes ao ensino superior, adaptando-o às suas necessidades individuais.
5. Interação para além da sala de aula
Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) são uma maneira de integrar alunos de diferentes turmas, mas que cursam a mesma disciplina. Com as matérias online na IES, é possível fazer projetos de interação estudantil mais amplos, que fogem do ambiente da sala de aula.
Isso significa, por um lado, uma melhor relação entre alunos, mas também um aumento da motivação estudantil como um todo. Afinal, a sensação de pertencimento a uma comunidade acadêmica faz com que os estudantes se sintam mais engajados, o que afeta positivamente o seu desempenho.
Vale pontuar, ainda, que os ambientes online permitem diferentes tipos de interação, o que pode fazer com que os estudantes se sintam mais à vontade para compartilhar ideias e participar de projetos. A possibilidade de uma comunicação multimídia também ajuda a transmitir ideias diferentes e construtivas.
6. Maior autonomia para os alunos
As matérias online, quando aplicadas em um curso presencial, também são uma maneira de incentivar a autonomia estudantil e fazer com que os alunos se tornem parte do seu processo de ensino-aprendizagem. Afinal, como devem ser assistidas no ambiente de casa, é comum que os estudantes tenham que:
- Reservar um tempo na sua rotina para os estudos;
- Priorizar melhor quais disciplinas serão trabalhadas naquele momento;
- Definir tarefas e realizá-las;
- Lembrar de provas e outras tarefas importantes.
Dessa maneira, são motivados a cuidar do seu ensino com mais atenção. Sem um professor para lembrá-los de suas responsabilidades de modo constante, e também sem os colegas em classe comentando sobre esses temas, é preciso manter em mente o que deve ser feito.
Como as matérias online promovem mais acessibilidade metodológica?
A acessibilidade metodológica, também conhecida como acessibilidade pedagógica, é um princípio educacional que objetiva reduzir as barreiras de ensino e possibilitar que pessoas com deficiência possam acessá-lo.
Para isso, é necessário promover meios inclusivos, capazes de garantir a acessibilidade na educação superior. Sendo assim, as disciplinas online se tornam uma importante ferramenta. Afinal, elas promovem:
1. Recursos alternativos para acesso às aulas
2. Personalização do ensino
1. Recursos alternativos para acesso às aulas
Em uma sala de aula tradicional e presencial, alguns alunos podem ter dificuldades para acompanhar as disciplinas. Alunos cegos, com mobilidade reduzida ou com deficiências auditivas, por exemplo, podem ser excluídos de certas disciplinas, sobretudo as mais práticas.
As disciplinas online promovem uma readequação do ensino, de modo a torná-lo acessível também para essas pessoas.
Seja através da presença de intérpretes, da leitura automática de textos ou da possibilidade de estudar em casa, reduzindo a necessidade de locomoção, os estudantes podem ter acesso a ferramentas tecnológicas que aumentam o seu acesso aos conteúdos.
Além disso, as matérias online permitem adaptar os conteúdos para estudantes com TDAH, por exemplo, o que amplia o seu acesso e melhora o seu desempenho.
2. Personalização do ensino
A personalização do ensino tem como principal objetivo promover uma aprendizagem personalizada às necessidades de cada estudante. E, para isso, conta com a tecnologia para implementar ferramentas e recursos multimídia, além de uma maior flexibilização das tarefas.
Com ela, é possível identificar gargalos de aprendizagem de forma mais individual, e traçar estratégias de aprendizagem mais assertivas para as necessidades de cada estudante.
Desse modo, alunos com necessidades próprias podem receber a atenção de que necessitam, avançando na aquisição de conhecimento e, ao mesmo tempo, adquirindo mais autonomia.
3. Alternativas para outras ferramentas
As matérias online podem ser uma porta de entrada para o uso de outras ferramentas online, que auxiliam na inclusão dos alunos.
Uma delas é o uso de uma Biblioteca Digital, que possibilita que estudantes tenham acesso a materiais de estudo de qualidade sem que, para isso, precisem ir até a biblioteca da universidade.
Isso acontece porque o uso das matérias online abre caminho para a implementação da tecnologia nas IES a partir da redução de custos com as aulas presenciais e dos resultados obtidos na modalidade de ensino a distância.
Para as IES que aplicaram essa alternativa e obtiveram bons resultados, continuar investido em ferramentas EaD se torna uma possibilidade mais concreta, e, com isso, a acessibilidade também é ampliada.
Como desenvolver matérias online em cursos presenciais?
Conforme demonstrado, as vantagens de contar com disciplinas com conteúdos online nos cursos presenciais são inúmeras. Assim, separamos algumas dicas de como facilitar a implementação delas na instituição de educação superior. Veja!
1. Opte por conteúdos modularizados
Cada docente da IES possui demandas e metodologias de ensino distintas para apresentar as disciplinas. Assim, é importante que os conteúdos disponibilizados na plataforma sejam modularizados, garantindo a autonomia e criatividade dos professores.
Além disso, a construção de um ensino em etapas também facilita a sua absorção pelos estudantes, que passam a aprender de maneira compartimentada e assertiva.
2. Forneça materiais de qualidade e atualizados
A qualidade dos materiais apresentados aos alunos definirá a qualidade do ensino da disciplina e da própria IES. Assim, as aulas, vídeos e atividades deverão ter qualidade atestada e estarem em constante atualização.
Para isso, pode valer a pena contar com ferramentas reconhecidas pela sua qualidade, como é o caso das soluções da Saraiva Educação!
3. Invista em uma solução digital
Por fim, é importante que a IES invista em uma solução digital que forneça conteúdos, aulas e suporte para as disciplinas em ambiente virtual.
Desse modo, a implementação se torna mais fácil e demanda um gasto menor para a instituição. Um exemplo são as Disciplinas Online Saraiva, que focam na oferta de conteúdos online adaptados a diferentes cursos e objetivos.
Esperamos que este artigo tenha tirado todas as dúvidas acerca do funcionamento da matéria online em curso presencial e que auxilie a IES na implementação. Agora, que tal conferir também o nosso artigo sobre autorização do MEC para cursos a distância?