MBA ou especialização: entenda as diferenças e qual é a melhor opção para a IES

Qual é o perfil de estudantes de MBA e especialização? Quais são as diferenças entre essas duas modalidades? Qual é a melhor opção para a minha IES? Tire essas e outras dúvidas no artigo de hoje!
MBA ou especialização: fotografia de uma estudante assistindo aula pelo notebook e fazendo anotações. Ela sorri e está com uma mão na cabeça.

Os cursos de pós-graduação lato sensu, seja MBA ou especialização, representam a modalidade de maior crescimento no ensino superior brasileiro. E quando falamos dos programas de ensino a distância, a evolução é ainda mais exponencial, considerando que esse é o formato mais coerente, seguro e possível de estudar durante a pandemia.

Inclusive, mesmo nesse período de isolamento e distanciamento social, em que muitas instituições de educação superior (IES) viram queda de alunos na graduação, a busca por especializações e MBAs segue em alta.

Esses tipos de programa estão diretamente relacionados ao desejo de milhares de estudantes de aprimorar, aprofundar e atualizar seus conhecimentos profissionais.  MBAs e especializações também auxiliam os estudantes a se destacarem no mercado de trabalho e a conquistar promoções, posições de liderança e melhores salários. E sua IES pode ajudá-los nessa missão!

Caso você ainda tenha dúvidas sobre os diferenciais desses cursos, por que e como oferecê-los na sua IES, é só continuar a leitura para conferir as respostas!

O que é uma especialização?

Como introduzimos, a especialização é um tipo de pós-graduação lato sensu.

Esses tipos de curso superior são considerados programas de educação continuada, também conhecida como lifelong learning, com o objetivo central de complementar a formação acadêmica, de maneira a atualizar e desenvolver novos perfis profissionais. 

Assim, as pós-graduações lato sensu visam aprimorar a atuação dos estudantes no mercado de trabalho, para que eles sejam capazes de atender da melhor forma suas demandas profissionais.

De forma mais específica, os programas de especialização seguem esse pensamento e são voltados para o aperfeiçoamento e direcionamento profissional.

Eles são destinados para quaisquer alunos já graduados que desejam aprofundar seus conhecimentos ou se atualizar. Alguns exemplos de públicos são:

  • Estudante recém-formado na graduação que deseja aprofundar seus conhecimentos antes ou ao mesmo tempo em que se insere no mercado de trabalho.
  • Profissionais que já atuam no mercado de trabalho há alguns anos e desejam se atualizar.
  • Pessoas graduadas que desejam trocar de área de atuação e querem aprofundar seus conhecimentos em um campo de interesse para trocar de carreira.

É possível encontrar especializações nas mais diversas áreas do conhecimento, não sendo restritas a um tipo de atividade específica. 

Banner de divulgação do ebook: "Pós graduação lato sensu e educação continuada: guia completo para a IES". Link para download gratuito: https://materiais.saraivaeducacao.com.br/lp-e-book-tofu-pos-graduacao-lato-sensu?utm_source=blog&utm_medium=banner&utm_campaign=material-rico

O que é um MBA?

MBA é a sigla para Master Business Administration que, em bom português, significa: Mestre em Administração de Negócios.

Diferente do que o nome indica, profissionais que realizam esse curso não recebem o título de Mestre no Brasil. Isso porque essa titulação é reservada aos concluintes dos programas de pós-graduação stricto sensu do mestrado.

Entretanto, isso não quer dizer que o MBA não seja um tipo de pós-graduação válido no país.

O Master Business Administration, assim como as especializações, também é um programa lato sensu. Ele é destinado a profissionais que já estão inseridos no mercado de trabalho em cargos de negócios, que desejam ou já estão em posições de gerência e liderança.

Dessa forma, podemos dizer que o MBA é uma especialização voltada para áreas de administração, negócios e gestão.

A grade curricular desse tipo de curso pode variar de IES para IES. Entretanto, de forma geral, ela é composta majoritariamente por disciplinas de finanças, recursos humanos (RH) e marketing. Todas elas têm como foco desenvolver competências profissionais necessárias para o mercado de trabalho em uma posição de liderança.

Por ser destinado a pessoas que desejam ocupar cargos de liderança, muitas vezes as IES que oferecem esse tipo de programa podem exigir que os candidatos a MBA cumpram alguns critérios.

Assim, durante o processo seletivo, as IES podem fazer análise de currículo profissional dos futuros estudantes, exigir um período mínimo de experiência profissional, presença já consolidada na área, entre outros parâmetros.

Qual a diferença entre MBA e especialização?

De forma simples, podemos dizer que o Master Business Administration (MBA) é um programa focado em gestão, administração e negócios. Assim, ele é destinado a profissionais que atuam ou desejam atuar na gestão e administração de empresas ou setores. 

Já as especializações não são focadas especificamente em uma área ou cargo de atuação. Elas abrangem as mais diversas áreas de conhecimento e não estão vinculadas a posições de liderança, necessariamente.

Por isso, as especializações são destinadas para qualquer estudante graduado, seja ele recém-formado na graduação ou alguém que já tenha experiência no mercado de trabalho, que deseja aprofundar ou atualizar seus conhecimentos profissionais.

MBA ou especialização: qual a diferença de carga horária?

Independente de um programa ser MBA ou especialização, ele deve seguir as normas da pós-graduação lato sensu, determinadas pelo Ministério da Educação (MEC) pela Resolução nº 1/2018.

Essa legislação determina que qualquer curso de pós-graduação lato sensu deve ter no mínimo, 360 horas-aulas, ao todo.

Vale lembrar que não há nenhuma norma específica do MEC sobre como essas horas devem ser distribuídas por semestre ou ano. Dessa forma, as instituições de educação superior que oferecem esse tipo de curso têm liberdade para organizar a carga horária como preferirem.

De forma geral, as IES costumam oferecer MBA ou especialização com duração que varia de 6 meses a um ano e meio. Como vimos, não existe uma regra que determine o tamanho do curso, desde que ele cumpra 360 horas-aulas ao todo.

Mas há um adendo muito importante para as IES que desejam oferecer cursos de MBA, especialmente aquelas que têm planos de internacionalização.

Como vimos, a norma brasileira, determinada pelo Ministério da Educação, é de que o programa lato sensu cumpra um mínimo de 360 horas-aulas. Isso é válido também para os programas de Master in Business Administration.

Entretanto, para que o diploma do MBA tenha validade internacional, o programa deve ter no mínimo 480 horas-aula. Essa carga horária é definida pela ANAMBA, a Associação Nacional de MBA do Brasil, que estipula esse número de horas mínimas para cumprir os padrões internacionais de qualidade.

Leia também: Conheça os principais pontos da legislação sobre pós-graduação no Brasil

Qual o histórico das especializações e MBA no Brasil?

Cursos de pós-graduação, como MBA ou especialização, ainda são relativamente recentes no Brasil, se compararmos com o histórico de países considerados mais desenvolvidos.

Por aqui, os primeiros estudos de pós-graduação começaram a ser efetuados na década de 1930. Entretanto, eles eram programas realizados em pequenos e restritos grupos. Foi apenas no ano de 1965 que o Governo Federal começou a formular e implementar as normas da pós-graduação no Brasil.

Três anos depois, em 1968, o país passou por uma reforma universitária. Só então os cursos de especialização receberam a classificação de pós-graduação. Além disso, foi a partir dessa reforma que as modalidades stricto sensu (mestrado e doutorado) e lato sensu (especialização) foram melhor definidas e suas distinções foram melhor estabelecidas.

Os cursos de MBA, por sua vez, chegaram ao país no início dos anos 1970. Entretanto, eles só começaram a se popularizar nos anos 1990.

Um lembrete importante é que, aqui no Brasil o programa de Master in Business Administration foi adaptado para a realidade brasileira. Assim, como já citamos, ele não é encarado como um  programa de mestrado, de categoria stricto sensu, mas sim uma pós-graduação lato sensu, como uma especialização.

Qual o panorama atual do MBA e especialização no Brasil?

Já há alguns anos, cursos de pós-graduação lato sensu, como MBA e especialização, estão em alta no país.

Ainda em 2018, a provedora de pesquisas QS apontou que a demanda de profissionais com MBA no currículo aumentou 16% em relação aos anos anteriores. Consequentemente, a busca dos trabalhadores pelo curso também aumentou.

Dados mais recentes de uma pesquisa do Semesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior, hoje um Instituto) apontam que houve um crescimento de mais de 74% no número de alunos matriculados em cursos de MBA ou especialização entre 2016 e 2019.

Isso quer dizer que em 2016, 683 mil brasileiros estavam matriculados em uma pós-graduação lato sensu. E que em 2019 a quantidade de alunos saltou para 1,2 milhão. Esses números abordam tanto os programas de especialização e MBA presenciais, quanto aqueles no formato de ensino a distância.

E falando na pós-graduação EaD, essa modalidade teve um pico de crescimento de 9,5% no número de alunos matriculados entre o segundo trimestre de 2019 e o mesmo período em 2020.

Ou seja, mesmo com os abalos da pandemia no setor de ensino superior, as IES que oferecem cursos de pós-graduação, especialmente no formato EaD, tiveram uma alta de alunos dessa modalidade.

Quais os cursos de especialização mais procurados?

Os cursos de MBA ou especialização mais buscados por estudantes e profissionais podem variar de acordo com a área de formação e atuação de cada um, bem como seus objetivos.

Porém, de forma geral, é possível afirmar que os cursos na área de Administração estão em destaque.

Um dos fatores que contribuem para essa popularidade é o alto volume de estudantes formados em graduações relacionadas, como Administração de Empresas, Economia e Ciências Contábeis, por exemplo.

Mas vale lembrar que, muitas vezes, não é necessária uma formação prévia específica para se matricular em uma pós-graduação, desde que o aluno tenha passado por uma graduação, claro. Assim, é possível que alguém formado em Comunicação, por exemplo, faça uma pós-graduação de Administração.

Isso é algo que varia de acordo com os editais e processos seletivos de cada IES e você pode determinar o que for melhor para sua instituição, para o curso e para seus alunos.

Um outro lembrete importante é que é possível oferecer MBA ou especialização na área de Administração. Ou até mesmo ambas as opções de programas na mesma IES.

Alguns dos cursos de especialização mais procurados nessa área são de:

  • Gestão Empresarial
  • Gestão Financeira
  • Estratégia
  • Marketing Digital
  • Vendas
  • Estratégias.

Além de cursos de Administração e Negócios, há muita procura para pós-graduação lato sensu em outras grandes áreas. Os campos de estudo mais procurados e seus programas mais populares são:

 

  • Direito: Direito Ambiental, Direito Cibernético, Direito da Tecnologia da Informação, Proteção do Conhecimento Corporativo.
  • Educação e Pedagogia: Educação Infantil, Educação a Distância, Alfabetização e Letramento.
  • Informática: Sistemas e Desenvolvimento Web, Data Science, Gerenciamento de Banco de Dados, Segurança da Informação.

 

O que é melhor para a IES: MBA ou especialização?

A escolha pelo tipo de programa que será oferecido na IES depende do tipo de estudantes que você deseja atrair, bem como as áreas de conhecimento e expertise da instituição.

Por exemplo, se sua IES já é ou deseja ser referência na área de Administração e Negócios, e possui capacidade de contratar professores competentes no campo de gestão e liderança, pode ser muito interessante oferecer cursos de MBA.

Entretanto, oferecer cursos de especialização pode ser uma escolha melhor para as IES que já possuem cursos de graduação em diferentes áreas do saber. Afinal, com essa modalidade é possível explorar diferentes temáticas e oferecer cursos distintos, sem a obrigatoriedade de focar em gestão e negócios.

Lembramos que nada impede a IES de oferecer MBA e especialização ao mesmo tempo. Os dois programas podem existir em uma mesma instituição.

Um outro adendo importante é que toda IES credenciada para oferecer cursos de graduação pode também oferecer cursos de pós-graduação lato-sensu, desde que eles sejam derivados das áreas de ensino da instituição.

Assim, se você deseja oferecer um MBA ou especialização de Gestão Empresarial, mas não oferece nenhum curso de graduação na área de Administração e Negócios, não será possível montar o programa de pós nessa área.

Leia também: Saiba como montar um curso de pós-graduação em sua IES.

Quais são os benefícios do MBA ou especialização EaD?

Quando analisamos o panorama de MBA ou especialização no Brasil, percebemos que os cursos de pós-graduação lato sensu EaD estão em alta no momento.

Parte disso se deve ao aumento desse tipo de curso por conta da pandemia, uma vez que o ensino a distância é a forma mais segura de educação no momento.

Entretanto, tudo indica que a tendência das especializações e MBA no formato EaD tem tudo para continuar crescendo!

Confira alguns benefícios de oferecer um MBA ou especialização EaD na sua IES:

 

  • Redução de custos: a IES reduz seus gastos envolvidos com a presença física de estudantes nas suas dependências. Ao mesmo tempo, os alunos também têm custos de deslocamento reduzidos, além de uma maior economia de tempo.
  • Aprendizagem com apoio tecnológico: a linguagem e as metodologias usadas na EaD fazem uso constante da tecnologia, se aproximando dos estudantes que já estão acostumados a contar com o apoio tecnológico atualmente.
  • Educação continuada: ao oferecer um curso de MBA ou especialização, a IES oferece a oportunidade de seus alunos de graduação continuarem seus estudos, mantendo o aprendizado constante.

 

Esperamos que este artigo tenha esclarecido quais as diferenças entre MBA ou especialização, qual a melhor opção para sua IES, entre outras questões. E agora, que tal saber mais sobre as vantagens, funcionamento e como implementar um programa de pós-graduação EaD?

Você também pode gostar

Curso de Direito EaD?
A Saraiva Educação preparou várias trilhas de aprendizado explicar como implementar na sua IES.

Artigos em destaque

Inscreva-se em nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão!

Deseja manter-se sempre atualizado? Receba quinzenalmente uma seleção de materiais sobre a educação superior — é só informar seu melhor endereço de e-mail!

[KIT GRATUITO]

Advogado do futuro: dicas para preparar os estudantes de sua IES

Em comemoração ao Dia do Advogado, criamos um kit de materiais gratuitos com os nossos principais conteúdos para que a sua IES apoie os advogados em formação.