Melhores plataformas de ensino online: fotografia de uma estudante utilizando o notebook.

Conheça as 8 melhores plataformas de ensino online para a sua IES

Se teve um aprendizado que 2020 deixou para as Instituições de Ensino Superior (IES) é que, mesmo se a IES não oferece nenhum tipo de curso nas modalidades de Educação a Distância (EaD), é fundamental estar preparado para o ensino remoto. 

Além de graduações semipresenciais e a distância serem tendências cada vez mais crescentes, até as instituições que oferecem apenas cursos presenciais precisam contar com ferramentas que possibilitem o ensino remoto em situações que fogem da normalidade.

A boa notícia é que, atualmente, existem diversas ferramentas digitais que desempenham o papel de auxiliar professores e estudantes a desenvolverem o processo de ensino-aprendizagem de forma não presencial.

E é justamente sobre isso que vamos falar hoje! Trouxemos as 8 melhores plataformas de ensino online neste artigo para você avaliar as que fazem mais sentido para a sua IES. Vamos lá?

8 melhores plataformas de ensino online

Dentre ferramentas gratuitas e pagas, você irá conferir, a seguir, as 8 melhores plataformas de ensino online que auxiliam não apenas no desenvolvimento das aulas, mas também em outras etapas do processo de ensino-aprendizagem. Confira!

Leia também: saiba as principais informações sobre o ensino superior a distância no Brasil

1. Google Classroom

O Google Classroom — ou Google Sala de Aula, como também é conhecido — é, sem sombra de dúvidas, um dos serviços que mais cresceu junto ao aumento do ensino remoto por conta da pandemia de Covid-19.

A quantidade de acessos na ferramenta dobrou, passando a contar com 100 milhões de usuários em poucas semanas, de acordo com uma reportagem da Bloomberg.

Trata-se de uma espécie de sala de aula online, em que é possível executar as principais tarefas de uma instituição educacional. Basta ter uma conta no Gmail para utilizar a ferramenta de forma gratuita.

Lá, professores e estudantes têm acesso a um mural para deixar recados, espaço para subir atividades, colocar as notas dos alunos e gerenciar as pessoas dentro do sistema. 

2. Saraiva Solução de Aprendizagem

A Saraiva Solução de Aprendizagem (SSA) é uma solução que tem o objetivo de complementar os cursos, trazendo mais qualidade para o ensino. 

Além de auxiliar no desenvolvimento de competências e habilidades das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCNs) e na qualificação da IES em 14 indicadores do Instrumento e Avaliação de Cursos de Graduação (IACG), a solução ainda possibilita a aplicação de metodologias ativas e oferece suporte pedagógico para o docente.

Na plataforma digital, o professor e o aluno têm acesso a atividades de aprendizagem indicadas de acordo com a ementa das disciplinas e a acervos de livros e periódicos, que auxiliam na realização das atividades.

Além do acesso à plataforma, os alunos ainda podem receber, semestralmente, kits de obras físicas que auxiliam na formação da biblioteca pessoal do aluno e na captação de estudantes pela IES.

Assim, o aluno se torna protagonista em seu caminho de aprendizagem, o professor tem recursos que o auxiliam no plano de ensino e na complementação das aulas e a IES garante a qualidade da Saraiva Educação, além de alcançar excelentes indicadores na avaliação do Ministério da Educação (MEC).

3. Biblioteca Digital Saraiva

Além de ser essencial para alcançar o conceito 5 na avaliação do MEC, a biblioteca digital é uma ferramenta muito necessária para as IES que buscam atender às necessidades de seus estudantes. 

Afinal, com um acervo digital o estudante consegue acessar as obras de qualquer lugar e dispositivo com acesso à internet, não precisa enfrentar filas, dentre diversas outras vantagens que beneficiam não apenas o aluno, mas também os bibliotecários, gestores, professores e a IES como um todo.

A Biblioteca Digital Saraiva (BDS) é uma das melhores plataformas de ensino online nesse sentido. Com mais de 2.000 títulos de autores renomados, conta com uma plataforma responsiva, acervos atualizados e assessoria pedagógica.

4. Google Drive

Já falamos aqui sobre o Google Classroom e agora vamos abordar mais uma ferramenta gratuita dessa empresa gigante: O Google Drive. Nele, é possível criar, armazenar, editar e compartilhar todos os tipos de documento, como PDFs, planilhas, apresentações, vídeos, áudios e fotos.

Essa ferramenta pode ser muito útil para arquivar e organizar documentos do curso, disponibilizar aulas e outros materiais. Além disso, o Google Drive permite a edição de arquivos simultaneamente, auxiliando na construção de documentos conjuntos.

Leia também: como escolher uma plataforma de ensino superior?

5. Zoom

O zoom é um serviço online que permite a realização de conferências. Nele, é possível fazer reuniões, aulas, treinamentos e até eventos. Na versão gratuita, é possível reunir até 100 participantes de uma vez. Já a versão paga agrega mais benefícios.

Essa pode ser uma boa ferramenta para a transmissão de aulas e reunião com os professores, por exemplo. 

6. Trello

Se você precisa organizar suas atividades, entender o que você precisa fazer, o que está fazendo e o que já foi feito, o Trello é uma ótima opção de ferramenta digital gratuita. Ela pode ajudar nas tarefas de coordenadores e professores.

A plataforma também conta com o “Trello para Educadores”, em que é possível organizar a sala de aula, os conteúdos que serão passados e ainda fazer com que os alunos colaborem. Isso aumenta a participação, produtividade, melhorando assim os resultados da sua IES.

7. Microsoft Teams

Essa plataforma da Microsoft possibilita encontros em chamadas de vídeo, disponibilizando ainda chat, agenda para marcação de reuniões e entrega de atividades, além de armazenamento de documentos em nuvem.

Podem ser utilizadas a versão gratuita, com algumas limitações em relação às ferramentas, ou paga.

8. Solução Enade

Por fim, vamos falar sobre a Solução Enade, uma das melhores plataformas de ensino online quando se trata da preparação dos alunos para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes.

Trata-se de uma plataforma gamificada, em que o estudante é o protagonista na revisão de conteúdos e realização de exercícios em trilhas de conhecimento. Há ainda a aplicação de simulados diagnósticos e oferecimento de relatórios completos, que auxiliam o professor a entender o que precisa ser trabalhado em sala de aula para alcançar um bom desempenho no Exame final. 

Você já usa ou pretende usar alguma dessas 8 melhores plataformas de ensino online? Conta para a gente aqui nos comentários! E se você se interessou por alguma solução da Saraiva Educação, clique aqui para entrar em contato com um de nossos especialista e conhecer melhor as nossas ferramentas!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *