Melhoria da experiência do aluno: fotografia com foco em uma estudante sorrindo para a câmera. Ao fundo, aparece um grupo de estudantes olhando livros.

6 dicas de melhoria da experiência do aluno

Afinal, o que fazer para garantir a melhoria da experiência do aluno no ensino superior? Contar com estudantes satisfeitos é fundamental para diminuir as taxas de evasão e aumentar a captação de novas matrículas.

Porém, com tantos processos que garantem o funcionamento de uma instituição de educação superior (IES), sabemos que se dedicar à experiência do aluno não é uma tarefa fácil.

Nesse sentido, a Saraiva Educação vem produzindo uma série de conteúdos para te ajudar. Neste artigo, você vai conferir 6 dicas de melhoria da experiência do aluno que podem ser aplicadas a partir de hoje. Confira!

A importância da experiência do aluno

Antes de falarmos sobre as dicas para melhoria da experiência do aluno, vamos entender um pouco mais sobre esse conceito.

Toda vez que compramos um produto ou serviço, nos relacionamos com aquela mercadoria, com a empresa e até com os funcionários da organização. 

A partir desse relacionamento, criamos percepções e opiniões sobre a qualidade do produto ou serviço, sobre o atendimento, sobre as formas de contato com a empresa, dentre outras, e isso, certamente, influenciará na decisão de compra, na relação com a marca, nas indicações para outras pessoas e na possibilidade de realizar a compra novamente.

E os números confirmam: em uma pesquisa realizada pela empresa PWC, sobre experiência do cliente, 89% dos brasileiros entrevistados disseram que a experiência é um fator importante para decisões de compra.

No ramo da educação isso não é diferente. Com o tempo, o aluno desenvolve relacionamentos com a instituição de educação superior, os professores, os gestores, as plataformas e demais elementos que compõem o seu processo de ensino-aprendizagem. 

Tudo isso resultará em uma experiência, que certamente poderá influenciar em sua decisão por indicar a instituição para outros estudantes, na continuidade do curso e até mesmo na realização de especializações.

Banner de divulgação do webinár "Aluno não é cliente". Link para inscrição gratuita: https://materiais.saraivaeducacao.com.br/lp-webinar-tofu-aluno-cliente?utm_source=blog-post&utm_medium=banner&utm_campaign=material-rico

6 dicas para garantir a melhoria da experiência do aluno

Você com certeza já entendeu a importância de gerar uma boa experiência para o aluno. Veja, a seguir, 8 dicas para melhorá-la em sua IES!

1. Investir em inovação 

Uma das principais estratégias para promover a melhoria da experiência do aluno é garantir que a sua instituição seja inovadora. E quando falamos de inovação, não estamos pensando apenas em tecnologia, mas também em metodologias, cultura, etc.

A geração Z é muito conectada e tem acesso à informação em velocidade alta. Por isso, é fundamental estar em dia com as mudanças na educação para atender às demandas do aluno e desenvolver uma boa experiência.

2. Ter uma biblioteca digital

Vivemos em um mundo digital, e com o avanço de cursos semipresenciais e de Educação a Distância (EaD), contar com uma biblioteca digital é muito importante. 

Ter um acervo digital atualizado ajuda na melhoria da experiência do aluno, afinal, a acessibilidade às obras e a atualização do acervo ficam muito mais otimizadas.

3. Utilizar conteúdos multimídias

Utilizar vídeos, mapas mentais, quizzes e conteúdos nos mais diferentes formatos aumenta o estímulo para o estudo e o engajamento dos estudantes. 

E engajamento é uma palavra-chave quando falamos sobre experiência do aluno! Afinal, contar com estudantes conectados à IES e com verdadeira vontade de estudar já é um passo e tanto para garantir a qualidade do ensino.

Leia também: Veja os benefícios da utilização da multimídia e hipermídia na educação

4. Investir na formação de professores

Grande parte do contato do estudante com a instituição de educação superior se dá por meio da sala de aula, seja ela presencial ou online. Portanto, para quem está procurando formas de garantir a melhoria da experiência do aluno, não é novidade nenhuma a importância do investimento na formação de professores.

A atualização, não apenas relacionada aos conteúdos lecionados, mas também em relação às novas metodologias de ensino, tecnologias, dentre outros temas pertinentes ao processo de ensino-aprendizagem é fundamental para garantir a qualidade do ensino.

E, para isso, os docentes precisam contar com o apoio da IES! Procure entender quais são as suas necessidades, tendências de mercado e ferramentas disponíveis para a elaboração de treinamento e disponibilização de cursos para os profissionais.

5. Apostar em novas maneiras de ensinar

O processo de ensino-aprendizagem mudou muito ao longo do tempo. Atualmente, o professor deixa de ser o único detentor do conhecimento e passa a ter um papel de mediação em sala de aula.

Nesse sentido, apostar em novos métodos de ensino, como as metodologias ativas, é um passo essencial para melhorar a experiência do aluno.

Garantir um ensino mais personalizado, adotar estratégias para que o estudante seja protagonista na construção do conhecimento e pensar em maneiras de tornar a aprendizagem mais dinâmica são premissas para uma IES inovadora e que está atenta às exigências dos estudantes.

6.  Fazer pesquisas

Por último, quando falamos de relacionamento, precisamos ouvir o lado de quem está consumindo. Por isso, não adianta só apostar nas melhorias de experiência do aluno, mas não saber se elas têm funcionado. Conversar e escutar os estudantes é essencial para que essa melhora aconteça de fato. 

Faça pesquisas recorrentes, deixe canais direitos abertos para escutas, reclamações e sugestões, como uma ouvidoria, por exemplo. É necessário entender o que o seu aluno tem sentido e o que ele espera da instituição, isso vai te guiar a buscar soluções e a continuar o que tem dado certo.

Esperamos que você tenha entendido melhor sobre a melhoria da experiência do aluno e que não deixe de colocar as dicas em prática. Quer continuar lendo mais sobre o assunto? Então acesse o artigo sobre A importância da integração tecnológica na IES para a experiência do estudante!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *