O curso de Direito conta com uma carga horária bem extensa. Durante 5 anos, o estudante verá um conteúdo completo e denso sobre todo o ordenamento jurídico do país.
Indo neste sentido, a Saraiva Educação criou DONS – Disciplinas Online Saraiva, para dar uma nova possibilidade para a educação jurídica no país. Esse recurso conta com uma metodologia única e de sucesso.
Neste texto iremos conhecer um pouco sobre DONS e, principalmente, focar nos detalhes da Metodologia Saraiva Educação. Aqui você irá entender o por quê de investir em conteúdos ricos para as aulas virtuais. Continue a leitura e confira!
O que é DONS?
DONS é uma solução criada pela Saraiva Educação para levar materiais digitais de qualidade para os estudantes de Direito do Brasil. A solução é composta por diversos tipos de objetos de ensino que potencializam as disciplinas do Direito, oferecendo uma alternativa completa para o curso.
DONS se insere num cenário inovador para o Direito, afinal, a inserção de carga horária de forma online ainda está bem recente. Lembre-se: até o momento, o curso não é permitido na modalidade de Ensino Superior a Distância (EaD), o que faz com que as instituições de educação superior (IES) ainda precisem se preparar para oferecer aulas de forma virtual.
E quais são os objetos de ensino?
Como foi pensado para trazer uma verdadeira alternativa para os professores, DONS trabalha com uma grande diversidade de conteúdo. É com essa variedade de objetos de aprendizagem que acreditamos que um ensino de qualidade pode ser perpetuado.
Esses conteúdos podem ser utilizados em diversos momentos, com grande adaptabilidade para as necessidades de cada assunto retratado no curso. DONS conta, atualmente, com 7.737 objetos, divididos em diversas disciplinas do Direito.
Veja agora quais são esses objetos de ensino:
- Texto de introdução
- Mapa mental em PDF
- Mapa mental animado
- Texto de apoio
- Videoaula
- Vídeo entrevista
- Questão discursiva
- Questão quiz
- Questão de exames oficiais (OAB, Enade e concursos)
Quais são os aspectos da Metodologia Saraiva Educação?
Para definir como seria sua atuação, a Metodologia Saraiva Educação foi criada em cima de 5 pontos. Essas características são as estruturas em que cada objeto foi criado e pensado para ser aplicado.
Para que cada disciplina fosse construída, DONS passou por uma consulta a professores com ótimas formações e, principalmente, pela análise das necessidades dos alunos de Direito. Sua metodologia mescla o que precisa ser visto com a melhor forma de ensinar, dialogando e engajando o estudante.
Leia também: Como funciona a construção da matriz de conteúdos em DONS?
Agora, iremos apresentar cada um desses 5 aspectos da Metodologia Saraiva Educação. Confira:
Objetividade
Não é necessário que os materiais sejam excessivamente extensos para que o aprendizado se concretize. Até porque, ao introduzir o ensino no modelo digital, a IES deve prezar pela qualidade, e não por eliminar as disciplinas da graduação.
Os objetos de Dons são pensados para atender os estudantes com objetividade, com um tamanho adequado e linguagem adequada. Passar o conteúdo de forma simples e direta é a melhor forma de garantir o engajamento dos alunos, contribuindo com uma classe mais participativa e com melhores resultados.
Diversidade de formatos
Como você já viu na seção sobre os objetos de ensino, DONS conta com uma imensidão de formatos de materiais. Acreditamos que essa diversidade de conteúdos é uma das chaves para que a educação alcance seus objetivos.
Com um aparato rico em possibilidades, os professores podem determinar a melhor forma de inserir DONS em sua disciplina. Cada objeto pode ser utilizado em momentos diferentes, integrando a aula e proporcionando novas experiências.
A IES também pode disponibilizar o material diretamente para os alunos, fortalecendo seus estudos autônomos. Cada um tem uma forma pela qual aprende melhor, sendo totalmente favorável oferecer um mesmo conteúdo de diversas formas, como textos, vídeos, animações, esquemas, etc.
Avaliação formativa
A avaliação formativa é um passo em frente para uma educação de sucesso, fugindo de modelos tradicionais de medir a educação. Apesar de continuar investigando o quanto os alunos retiveram do conhecimento, seu objetivo principal é analisar as práticas pedagógicas aplicadas, numa espécie de auto-avaliação da aprendizagem.
Não basta apenas avaliar os estudantes, é preciso perceber, com os resultados, o que funciona e o que não e, principalmente, pensar em soluções. Nesse ponto, a diversidade de formatos trabalha mais uma vez, pois os professores podem direcionar os melhores conteúdos para cada caso.
Leia também: Conheça os principais tipos de avaliação e dicas para aplicá-los
Autonomia docente
Aqui pode ser feita uma confusão que precisa ser rapidamente resolvida: apesar de DONS produzir uma variedade de materiais didáticos para a IES, não existe nenhuma pretensão de “roubar” o papel do professor. Inclusive, quanto aos objetos, cabe aos docentes escolher o que e quando utilizar nas aulas.
DONS funciona como uma espécie de apoio aos professores, deixando para eles total autonomia sobre as aulas. Nossa metodologia pretende fazer uma parceria com os mestres, pois entende que eles são os mais capacitados para entender de suas aulas e turmas.
Protagonismo discente
Se tem uma forma de garantir que a educação seja de qualidade, participativa e emancipatória, é dando o protagonismo dela aos estudantes. É impossível fornecer um ensino de qualidade se a IES se esquecer que o aluno é o principal afetado no processo de aprendizagem, para o bem e para o mal.
Colocar o aluno no centro da educação tem sido uma tendência em crescimento, que vem dando bons resultados. Quando o estudante se torna o protagonista de seu futuro, ele encara as aulas com muito mais foco, disciplina e vontade de aprender, aumentando assim o engajamento e o sucesso durante toda a graduação.
Quais são as bases teórico-pedagógicas em DONS?
Além de contar com características intrínsecas para sua composição, DONS também se apoia em metodologias pedagógicas para garantir seu sucesso. São formas de aplicar os objetos de ensino com o máximo de aproveitamento, alavancando os estudos dos alunos.
O embasamento teórico pedagógico de DONS foi pensado para desenvolver o construtivismo e o cognitivismo nas aulas. Para tanto, damos sugestões de como os materiais podem ser introduzidos no dia a dia dos estudantes.
Cabe aos professores o papel de definir como os objetos podem enriquecer as disciplinas digitais, apostando em sua metodologia preferida. Veja agora os 4 pilares pedagógicos do DONS:
Metodologias ativas
O primeiro modo de integrar os materiais do DONS em suas aulas é combinando com o uso de metodologias ativas no ensino superior. Para quem não está inteirado sobre o tema, se trata de um processo amplo de aprendizagem que introduz o aluno como agente principal de sua educação, trazendo a ideia de protagonismo no ensino.
O conteúdo de DONS foi pensado para ser usado desta maneira, entendendo que o estudante vem em primeiro lugar e para ele o ensino deve ser pensado. Com as metodologias ativas o aluno é incentivado a participar das aulas, gerando engajamento para todo o curso.
Leia também: Você sabe como desenvolver a autonomia do aluno em sua IES? Descubra!
Atualmente, contamos com diversos tipos de metodologias ativas empregadas no ensino superior. Dependendo da disciplina e do objetivo, cada uma poderá ser aplicada. Veja agora algumas das principais:
- Aprendizagem baseada em problemas
- Aprendizagem baseada em projetos
- Aprendizagem entre pares
- Cultura Maker
- Design thinking
- Gamificação
- Rotação por estações de aprendizagem
- Sala de aula invertida
- Storytelling
Aprendizagem significativa
A aprendizagem significativa é uma forma de educar na qual os novos conhecimentos vão se somando aos antigos, com uma complementação contínua. Sua base está em integrar novas informações no que já é conhecido pelo aluno.
Em DONS, procuramos inserir diversas formas de relacionar cada unidade dentro das disciplinas com o que pode ser visto no cotidiano pelo estudante. Além de exemplos práticos e casos concretos, indicamos em nossos textos, jurisprudências e notícias para contextualizar o conhecimento.
Ensino-aprendizagem digital
O uso da tecnologia é uma realidade na sociedade, e a educação não fica para trás. O conteúdo produzido dentro de DONS é disponibilizado de forma virtual, perfeito para ser usado nas disciplinas online.
Entretanto, um conteúdo digital não precisa ser utilizado apenas nas aulas da EaD. Utilizar vídeo, textos e outros materiais nas aulas presenciais enriquece bastante o ensino presencial, além de atrair a atenção de toda a turma.
Leia também: Como funciona a matéria online em curso presencial?
Aprendizagem multimídia
Por fim, a aprendizagem multimídia é aquela que mescla várias formas de se comunicar para fortalecer a educação. É a utilização de gráficos, imagens, áudios, vídeo, etc para deixar a didática ainda mais rica.
Em diversos materiais, iremos combinar as imagens (estáticas ou em vídeo) com as palavras (escritas ou faladas), trazendo uma informação mais completa e atrativa. É preciso relembrar que as pessoas aprendem de formas diferentes, sendo proveitoso, além de apostar em diversos tipos de conteúdo, trazer também uma variedade de mídias.
Como funciona a Metodologia Saraiva Educação?
Além de suas características centrais e da base pedagógica com a qual DONS foi pensada para atuar, existe também uma espécie de passo a passo para aplicar nossos conteúdos. É uma sequência lógica pela qual o conhecimento passará durante as aulas.
Apesar de construirmos uma estratégia bem definida e que dá resultados para a aplicação dos conteúdos, seu uso é totalmente opcional. Voltamos a dizer aqui que os professores contam com total autonomia no uso de DONS, podendo utilizar os materiais quando achar mais oportuno.
Para não nos prolongarmos mais, veremos agora qual o caminho de funcionamento de DONS. Confira:
1. Apresentação do tema da unidade de modo geral
As disciplinas são divididas inicialmente em unidades, afinal, não uma aula não é suficiente para incorporar inteiramente um ramo do Direito. Deste modo, começamos apresentando o tema que será trabalhado.
Aqui são utilizados os textos introdutórios e os mapas mentais – animado e em PDF – para dar uma visão ainda superficial do que será visto. É importante lembrar que esses objetos de ensino não são suficientes se estudados de forma individual, precisando utilizar os conteúdos mais completos.
2. Abordagem dos tópicos dentro do tema
Em cada tema estudado, você irá ver a matéria de forma bem completa, para estabelecer uma boa base para o conhecimento. Aqui, é interessante aplicar os textos de apoio, a videoaula e a entrevista em vídeo. Nesta etapa contamos também com conteúdo em diferentes tipos de mídia, o que oportuniza uma maior aprendizagem para os estudantes.
3. Avaliação da fixação dos temas
Após repassar o conhecimento, é fundamental verificar o quanto os estudantes realmente compreenderam do que foi visto. Neste sentido, é o momento de avaliar a retenção dos temas.
Existem diversas formas de avaliar um aluno e, nossa aposta, é principalmente na avaliação formativa. Em DONS podemos trabalhar com as questões quiz (múltipla escolha) e com os exames oficiais, que demonstrarão onde a metodologia está sendo falha, para que por fim isso seja corrigido.
4. Aprofundamento no tema com atividades
Por fim, as atividades podem servir para mais do que apenas avaliar os alunos. Aqui, utilizaremos os exercícios para que o conhecimento seja aprofundado e o estudante se desenvolva ainda mais.
Nossas questões discursivas são ótimas para maximizar a aprendizagem, fazendo o estudante refletir sobre a matéria e fixar ao formular uma resposta. Ainda contamos com uma resposta padrão que, além de mostrar uma possível resolução, indica quais são os pontos chave que devem ser tratados.
Se você chegou aqui, com certeza gostou da Metodologia Saraiva Educação aplicada em DONS e refletiu sobre implementá-la em sua IES. Se é o seu caso, não perca tempo, clique aqui e converse conosco para levar o DONS para sua instituição!