5 dicas sobre como aplicar metodologias ativas na prática

Metodologias ativas na prática: fotografia de estudantes realizando trabalho em grupo.
Muito se fala, atualmente, sobre o que são e a importância das metodologias ativas. mas uma dúvida comum é: como aplicá-las na prática? Separamos 5 dicas para te ajudar neste artigo. Confira!

Compartilhe este artigo

As metodologias ativas são um assunto bastante recorrente entre profissionais da área de educação. Trata-se de uma nova forma de ensino em que o estudante exerce o protagonismo em seu processo de aprendizagem, atuando ativamente na construção do conhecimento.

Existem diversas formas de levar a aprendizagem ativa tanto para a educação básica quanto para o ensino superior. O objetivo é tornar a produção de conhecimento mais descentralizada, enriquecendo o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula e também na Educação a Distância (EaD).

Porém, como aplicar as metodologias ativas na prática? Essa é uma dúvida bastante comum e o nosso objetivo, com este artigo, é te ajudar a entender como levá-las para a sua Instituição de Ensino (IES) de fato. Continue a leitura para saber mais!

O que são as metodologias ativas e por que elas são importantes?

Quando pensamos em sala de aula, na maioria das vezes vem à cabeça alunos sentados, escutando o professor passar a matéria. Isso é o que a gente chama de ensino passivo

As metodologias ativas vêm com uma nova proposta: a de tornar a participação do aluno mais ativa, para que ele seja o protagonista de seu próprio processo de aprendizagem. A figura do professor é a de facilitador e mediador desse processo.

Utilizar as metodologias ativas em sua IES é muito importante pois elas melhoram a qualidade do ensino e garantem maior autonomia para o estudante. Dessa forma, o aprendizado se torna mais efetivo e o lado crítico e responsável do aluno é desenvolvido.

Como trabalhar as metodologias ativas na prática?

Entender como colocar as metodologias ativas em prática é uma questão de discussão para muitos profissionais da área da educação. Fala-se muito sobre o que elas são e sua importância, mas não como aplicá-las na rotina. 

Leia também: 8 estratégias de metodologias ativas para você aplicar em sua IES

Separamos 5 dicas para te ajudar a aplicar as metodologias ativas na prática em sua IES. Confira!

1. Invista na Sala de Aula Invertida

A Sala de Aula Invertida é uma metodologia ativa que propõe que o aluno tenha contato com o conteúdo antes de ele ser passado na aula

O professor pode disponibilizar um texto, vídeo ou qualquer outro tipo de material sobre o tema para que o estudante consulte e chegue na aula com um conhecimento prévio sobre o assunto, possibilitando que os próprios alunos tenham participação ativa no processo de construção do conhecimento.

Além de proporcionar a participação ativa na aula, essa metodologia estimula a curiosidade dos estudantes e possibilita que as discussões em aula cheguem a um nível mais avançado. Afinal, os alunos já chegarão com dúvidas e pontos a serem debatidos no momento do encontro com o professor e a turma.

2. Promova debates

Promover debates e instigar a participação dos alunos também são formas de desenvolver as metodologias ativas em sala de aula. Para isso, os alunos terão que estudar sobre o tema previamente e se preparar para falar sobre o assunto.

Além de atuar ativamente no processo de aprendizagem, isso possibilita que os estudantes desenvolvam oratória e senso crítico. Realizar discussões com temas atuais pode ser uma boa saída, pois faz com que o estudante crie a conexão sobre o que está estudando com o mundo de hoje e procure por mais informações.

3. Explore a gamificação

A gamificação é uma metodologia ativa que utiliza mecanismos de jogos para ensinar algo ou resolver algum problema, fazendo com que as pessoas se envolvam mais porque criam um senso de desafio que deve ser cumprido.

Quando falamos de gamificação, logo se pensa que as atividades desenvolvidas têm que envolver tecnologia. Porém, não é necessariamente assim. A ideia é utilizar as estratégias relacionadas a um jogo, como o oferecimento de recompensas e a pontuação, por exemplo.

4. Organize projetos

Projetos que fazem os alunos irem a campo, conversarem com pessoas, pesquisarem sobre o tema, apresentarem na sala de aula e resolverem problemas também são uma excelente forma de aplicar as metodologias ativas. Além de envolver tanto o aprendizado teórico como o prático, estimula a aprendizagem ativa entre os estudantes.

Investir em trabalhos interdisciplinares também pode ser uma boa opção para aplicar em projetos desse tipo,  o que irá enriquecer muito o processo de aprendizagem do estudante.

5. Use a tecnologia

A tecnologia é uma excelente aliada para desenvolver as metodologias ativas na prática! Além de facilitarem o desenvolvimento de práticas de gamificação, por exemplo, existem plataformas que auxiliam no desenvolvimento e aplicação de atividades que trabalham a aprendizagem ativa.

E aí, o que você achou das nossas dicas sobre como aplicar as metodologias ativas na prática? Comente aqui no artigo e aproveite para conferir o nosso artigo sobre ferramentas de metodologias ativas!

Artigos Relacionados