Ao lado de uma infraestrutura adequada e de boas condições oferecidas pela instituição de educação superior (IES), os professores desempenham papel fundamental no engajamento dos alunos e na redução da evasão no ensino superior.
Assim, a motivação de professores é um ponto sensível e estratégico para manter e ampliar a qualidade das atividades educacionais. Afinal, professores motivados exercem suas atividades com maior disposição e inovação, mantêm-se atualizados e adquirem reconhecimento profissional que é estendido à instituição onde trabalham.
No entanto, os desafios enfrentados por esses profissionais são crescentes. Particularmente no período de pandemia, o trabalho remoto e as aulas online transformaram a rotina dos educadores, que sentem-se ainda mais sobrecarregados.
Pensando nisso, preparamos este artigo para trazer a importância de promover a motivação de professores. Confira também 10 estratégias que as IES podem adotar para oferecer suporte prático e psicológico para professores.
Tenha uma ótima leitura!
Qual a importância de promover a motivação de professores?
A motivação de professores está diretamente ligada aos resultados educacionais. Isso significa que os docentes de uma instituição de educação superior são responsáveis por grande parte da produtividade e da eficiência da IES.
Da mesma maneira, quando o time de profissionais docentes está desmotivado, os impactos nos resultados podem ser gigantescos. Por isso, promover a motivação de professores se torna uma decisão estratégica, que deve ser tomada pelos gestores e coordenadores das instituições.
Vale mencionar, ainda, que um professor desmotivado também não promove uma boa motivação para alunos. Isso porque o engajamento da turma diminui com profissionais sobrecarregados e que não conseguem realizar o acompanhamento adequado dos estudantes, o que afeta o desempenho da instituição como um todo.
Motivação e necessidades básicas: qual é a relação?
De fato, a motivação está diretamente ligada à satisfação de algumas necessidades básicas. Nesse sentido, quanto mais podemos suprir essas necessidades, maiores são as chances de termos um desempenho positivo do corpo docente.
As necessidades de que falamos podem ser organizadas em uma pirâmide, cuja base é formada pelas chamadas necessidades fisiológicas — alimentação, sono etc.
Os níveis acima deste são o das necessidades psicológicas — formadas pelas necessidades de relacionamentos, segurança e estima — e o das necessidades de realização pessoal. Essa pirâmide é conhecida como Pirâmide das Necessidades de Maslow.
Esse modelo é hierárquico, de modo que, para começarmos a suprir nossas necessidades psicológicas, é necessário que as necessidades fisiológicas já estejam sendo atendidas, e assim adiante.
Quando isso acontece, sofremos os efeitos positivos e nos sentimos mais energizados e prontos para encarar desafios.
No contexto estudantil, relacionar a motivação às necessidades apontadas se torna essencial. Isso porque professores são, com frequência, bombardeados com demandas além do trabalho em sala de aula, o que pode afetar a sua qualidade de vida.
E, nesse cenário, a tendência é que os efeitos de uma vida desequilibrada sejam ainda mais negativos no ambiente de trabalho.
Cria-se, portanto, um ciclo difícil de quebrar, no qual professores impactam os alunos, que impactam a instituição, o que volta a impactar os professores e o seu ambiente de trabalho. E é justamente para evitar cenários negativos que torna-se essencial investir na motivação.
Como desenvolver a motivação de professores?
É bastante claro que a motivação de professores deve ser um pilar da gestão de uma instituição de educação superior, devido aos grandes impactos que ela oferece para o desempenho da IES como um todo.
Mas como essa motivação pode ser incentivada e desenvolvida no ambiente profissional? De acordo com pesquisas recentes, alguns fatores são responsáveis por afetar, positiva ou negativamente, a motivação de professores. São eles:
- Promoção do desenvolvimento acadêmico dos alunos;
- Valorização do trabalho do corpo docente;
- Infraestrutura adequada da IES;
- Fornecimento de salário competitivo.
Em seguida, saiba como lidar com essas questões e melhorar a motivação do corpo docente:
1. Promoção do desenvolvimento acadêmico dos alunos
O desenvolvimento dos alunos é um dos principais fatores que afeta a motivação de professores. Isso porque, quando uma turma apresenta um bom desempenho e consegue aprender de maneira dinâmica e engajada, a motivação dos docentes aumenta.
Da mesma forma, quando uma turma enfrenta muitas dificuldades para absorver o conteúdo, demonstra desinteresse ou dificuldade para avançar como o esperado, a motivação dos professores diminui.
Por isso, a IES deve ter o compromisso com o acompanhamento individual e coletivo do corpo discente. Esse acompanhamento pode acontecer por meio de estratégias de gestão educacional focadas em identificar eventuais lacunas de aprendizagem, dificuldades de adaptação etc. Um exemplo é a personalização do ensino.
Com isso, a IES garante que os estudantes estão recebendo todas as ferramentas necessárias para conseguir avançar em seus estudos.
Assim, os professores acompanham esse movimento bem de perto e recebem instruções sobre como proceder ou intervir, quando necessário.
Esse método estreita as relações entre professores e alunos, criando uma sala de aula mais humanizada e inclusiva e impactando positivamente na motivação dos profissionais da IES.
2. Valorização do trabalho do corpo docente
É comum ouvirmos aquela frase: sem o professor, a gente não teria nenhuma outra profissão. Apesar de verdadeira, na prática essa valorização do profissional é, com frequência, deixada de lado, sobretudo pelos alunos.
Nesse sentido, a valorização do trabalho do professor pelo corpo discente é um dos fatores que mais impacta na motivação desses profissionais. Afinal, se uma turma reconhece o esforço e a importância do trabalho dos professores, a tendência é que essa motivação seja mais positiva.
Não é incomum ouvir histórias de jovens estudantes que humilham e, em alguns casos, até agridem os professores em sala de aula.
A noção de que existe uma hierarquia de poder na qual os alunos estão acima de seus educadores, mesmo quando não chega a esses casos extremos, prejudica a relação entre professor e estudantes e fere o estímulo do docente para continuar atuando.
Para evitar que isso aconteça, as instituições de educação superior devem adotar uma postura de tolerância zero ao desrespeito a esses profissionais, e claro, a qualquer membro da comunidade acadêmica.
Mais do que isso, a valorização do trabalho do professor deve fazer parte da cultura da IES, sendo reforçada através de ações cotidianas.
Vale lembrar que a relação do docente com as suas turmas é parte essencial do trabalho, e afeta não apenas as atividades executadas em sala de aula, mas também o desempenho dos discentes de modo geral.
Por isso, a promoção de uma cultura de respeito mútuo não é apenas importante, mas também essencial.
3. Infraestrutura adequada da IES
No Brasil, não são poucos os professores que precisam se adaptar a instituições com ausência de infraestrutura. No entanto, essas condições inadequadas do espaço de trabalho impactam negativamente na motivação dos docentes, afetando também em fatores como:
A esse respeito, é papel da instituição de educação superior oferecer aos docentes o espaço e as ferramentas necessárias para que a sua aula seja executada da melhor maneira possível. Com isso, fazemos referência a itens básicos, como:
- Lousa;
- Mesas;
- Cadeiras;
- Refrigeração adequada;
- Acesso à internet;
- Acesso a laboratórios científicos e de informática, quando necessário;
- Possibilidade de ações fora da sala de aula, no campus ou não;
- Espaços silenciosos e bem iluminados, distantes de interrupções;
- Utilização de quadras, quando necessário para o andamento do curso;
- Acesso a bibliotecas e à materiais de apoio;
- Acesso a aparelhos como xerox, impressão e, quando necessário, computadores.
Assim, é importante que a IES leve em consideração as necessidades estruturais dos cursos que comporta, e ofereça aos docentes e discentes ambientes adequados. Dessa maneira, a motivação de professores certamente será maior e o desempenho das turmas melhor.
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4. Fornecimento de salário competitivo
Uma parte muito importante para a motivação de qualquer profissional é a remuneração atrelada à sua função. Para os professores, não seria diferente, e por isso o salário é um dos fatores que pode afetar a sua disposição e o seu desempenho no trabalho.
Se pensarmos que a motivação está relacionada à satisfação de necessidades fisiológicas, psicológicas e pessoais, faz sentido que o salário desempenhe um papel relevante. Isso porque é ele quem permite que as necessidades básicas sejam supridas, garante o lazer e determina a qualidade de vida do profissional.
Por isso, se é importante para a sua IES que os professores estejam motivados, considere oferecer salários competitivos e benefícios comuns no mercado. Quanto mais valorizada for a sua equipe profissional, melhor será o seu desempenho e, consequentemente, mais a sua IES vai avançar.
Confira 10 estratégias para melhorar a motivação de professores
Agora que você já sabe que a motivação de professores é importante e quais fatores devem ser observados para desenvolvê-la, chegou a hora de conhecer estratégias para melhorá-la.
A seguir, separamos 10 estratégias que irão melhorar a motivação dos docentes. São elas:
- Forneça infraestrutura moderna e adequada;
- Desenvolva a educação digital dos professores;
- Dialogue e conheça as dificuldade dos professores;
- Ofereça formação contínua;
- Valorize os professores;
- Dê apoio à organização do trabalho;
- Aplique dinâmicas motivacionais;
- Ofereça apoio à saúde mental;
- Trace planos de carreira;
- Incentive uma vida mais equilibrada.
Confira a seguir cada dica:
1. Forneça infraestrutura moderna e adequada
A garantia de uma infraestrutura educacional eficiente e segura é o primeiro passo para promover a motivação de professores. Lecionar em uma estrutura precária produz diversas limitações ao trabalho em sala de aula. A IES precisa dar as ferramentas necessárias para que lecionar seja o foco primário do educador.
Planejar e dar aulas sem surpresas ou dificuldades operacionais é essencial. Uma manutenção ruim de equipamentos, por exemplo, é causa de preocupação e de tempo perdido, que prejudica o andamento das aulas e leva à desmotivação.
A IES deve oferecer computadores, projetores e todo o suporte tecnológico apropriado para as aulas. Esses equipamentos são importantes para abrir as possibilidades de ensino e para testar e mesclar recursos pedagógicos.
Para as aulas remotas, devem entrar na conta bons sistemas de gerência de comunicações e de recursos para a educação online, como ferramentas de videoconferências e de avaliação dos alunos.
2. Desenvolva a educação digital dos professores
Outro ponto importante, e com frequência deixado de lado, é o investimento na educação digital dos professores. Desenvolver essa habilidade nos docentes permite que as ferramentas disponíveis sejam usadas de maneira mais inteligente e estimula uma sala de aula mais dinâmica.
Além disso, saber usar a tecnologia no processo de ensino-aprendizagem traz uma série de benefícios para a IES, como:
- Confere maior autonomia aos alunos;
- Aumenta a inclusão social;
- Proporciona a democratização do acesso à informação; e muito mais!
Leia também: Tecnologia na educação: evolução, funcionamento e benefícios para o sucesso da sua IES
3. Dialogue e conheça as dificuldades dos professores
O diálogo entre gestores e professores é essencial para lidar com os desafios da sala de aula, alinhar expectativas e evitar frustrações. Crie canais abertos de comunicação e agende reuniões periódicas para permitir essas trocas.
Dê feedback aos docentes, construtivos e positivos. Para isso, organize metas e entregas de resultados e acompanhe as práticas de ensino.
Também por meio da construção de diálogo, mapeie e reconheça problemas reportados. É importante selecionar e organizar as demandas e carências expressadas pelo corpo docente, e apresentar respostas frequentes em relação ao andamento de possíveis mudanças e soluções.
O estímulo à interação entre os integrantes do corpo docente também deve ser incorporado como medida importante para gerar motivação de professores dentro de uma IES. O convívio saudável e a união entre esses profissionais traz uma série de vantagens: potencializa a troca entre disciplinas e métodos pedagógicos e produz relações importantes para motivar o trabalho e a permanência na instituição
4. Ofereça formação contínua
Os desafios pedagógicos associados às práticas em sala de aula, aos conteúdos trabalhados e às novas tecnologias se transformam frequentemente. Por isso, professores se veem muitas vezes frustrados ao não saber exatamente como lidar com novas expectativas dos alunos e das próprias IES.
Uma solução que, além de permitir que educadores acompanhem com tranquilidade essas mudanças, traz valorização ao profissional, é promover a formação continuada de professores.
Para tanto, as IES devem mapear gargalos e dificuldades e investir na capacitação e atualização profissional do corpo docente. Cursos e palestras podem ser desenvolvidos e aplicados internamente.
Além disso, é interessante desenvolver programas de incentivo à educação dos professores, por meio do custeio de cursos e de participação em eventos, por exemplo.
5. Valorize os professores
Ao se falar em motivação, o reconhecimento ao trabalho do profissional é essencial. Isso passa, primeiro, por salários compatíveis com o mercado, garantia de direitos e de benefícios trabalhistas.
É interessante também considerar a construção de programas de bonificação por desempenho. A construção de planos de carreira é outra alternativa que impacta de forma expressiva na atuação e crescimento dos docentes.
Mas a valorização dos professores está também atrelada a uma série de medidas que podem ser adotadas pela IES, algumas das quais já foram tratadas aqui, como melhor comunicação, formação e garantia de infraestrutura eficiente.
Canais que permitam o envolvimento dos profissionais na gestão e na organização da instituição são também uma forma de aumentar a autoestima do corpo docente.
Caso o gestor note a necessidade de transformações em práticas de ensino, por exemplo, é ideal trazer professores para a conversa, para que seja uma construção em conjunto. Isso reforça o olhar da IES para a percepção e para as demandas dos docentes, e valoriza o seu trabalho.
6. Dê apoio à organização do trabalho
Reuniões fora do horário de trabalho, exigências que fogem ao escopo de atuação dos docentes, dificuldades para operacionalizar processos, entre uma série de outras questões do dia a dia do profissional reduzem a produtividade e são desestimulantes.
Durante períodos que fogem ao “normal”, como o de pandemia, esses são problemas que têm ganhado mais intensidade, com demandas remotas não sistematizadas.
Gestores de IES devem ficar atentos a essas situações e investir em ferramentas e processos que tornem o trabalho dos docentes mais organizado e ágil. Uma possibilidade é o uso de sistemas de gestão que permitem que demandas fora de sala de aula sejam trabalhadas de modo estruturado.
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7. Aplique dinâmicas motivacionais
Com o objetivo de estimular a integração, a criatividade e a comunicação, compartilhar experiências e dificuldades e reconhecer qualidades e potenciais pessoais, dinâmicas motivacionais são ferramentas que podem ser trabalhadas para gerar motivação de professores.
Nesse sentido, existem dinâmicas já consolidadas, com roteiro de execução, prontas para serem aplicadas. A instituição pode optar também, por exemplo, por promover rodas de conversa e grupos de apoio entre os docentes.
De modo geral, são medidas que ajudam a reduzir o estresse, a buscar motivos e soluções para determinadas frustrações e a enxergar valor no próprio trabalho.
8. Ofereça apoio à saúde mental
Já se sabe que profissionais desmotivados têm um impacto negativo no desempenho dos estudantes e da IES como um todo. No entanto, a falta de motivação não afeta apenas a vida profissional dos docentes, podendo ter efeitos indesejados também na saúde.
Assim, a preocupação e o apoio à saúde mental faz com que menos profissionais se sintam sobrecarregados e desamparados.
Isso também reduz o número de professores que precisam se afastar das salas de aula para lidar com os efeitos de problemas como ansiedade, depressão e burnout (ou esgotamento).
Nesse ponto, a IES deve oferecer apoio ao corpo docente e pode optar por contar com profissionais de psicologia aptos a atendê-los. Outra opção é oferecer benefícios que incluam o acompanhamento psicológico desses profissionais.
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9. Trace planos de carreira
Uma das maneiras mais efetivas de aumentar a motivação de professores é indicando que o seu caminho profissional ainda pode contar com novos desafios, avanços e recompensas. Para isso, os planos de carreira são uma ferramenta importante.
Eles podem ser elaborados pelos coordenadores das IES e devem levar em consideração não apenas as oportunidades de crescimento dentro da instituição, mas também os objetivos profissionais dos professores.
Vale levar em consideração, ainda, a formação continuada desses colaboradores, e as especializações que podem contribuir com o seu trabalho. Com base nisso, é possível elaborar um organograma de cargos e remunerações.
Além disso, aposte em uma comunicação clara com os docentes. Ou seja: eles precisam ter em mente quanto tempo e quais qualificações são necessárias para que haja uma promoção, tanto de cargo, quanto de salário.
10. Incentive uma vida mais equilibrada
Se a motivação está diretamente relacionada às necessidades de um indivíduo, então o incentivo a uma vida equilibrada faz com que professores tenham mais tempo para suprir outras carências.
No entanto, para que a vida equilibrada seja mesmo possível, é necessário que esses profissionais atuem em uma IES que promova políticas de valorização profissional. Estas incluem desde uma boa infraestrutura até uma boa remuneração e, portanto, são mais amplas.
Como podemos observar, a motivação de professores está associada a uma série de fatores, alguns fora do escopo de atuação da gestão em uma IES.
Entretanto, com as dicas trabalhadas nesse texto, é possível resolver alguns problemas, melhorar o ambiente de trabalho e dar respostas para grandes desafios vividos pelos educadores.
Esperamos que tenha gostado do conteúdo sobre motivação de professores! Não deixe de conferir como realizar a gestão de processos na educação com eficácia!