Multimídia e hipermídia na educação: fotografia de uma mulher sorrindo enquanto usa o notebook.

Veja os benefícios da utilização da multimídia e hipermídia na educação

Com os avanços tecnológicos, o ambiente digital ganhando força e as mudanças na sociedade percebidas nos últimos anos, as salas de aula não são mais as mesmas. Se reinventar, trabalhar novas habilidades e utilizar novas metodologias tem sido necessário. Por isso, a multimídia e a hipermídia estão sendo cada vez mais importantes para o ensino.

Mas você sabe o que são esses conceitos? No artigo de hoje vamos te explicar sobre multimídia e hipermídia na educação, concepções importantes que precisam estar presentes nas salas de aula para que a sua instituição de educação superior (IES) continue crescendo, se desenvolvendo e apresentando bons resultados.

Quer saber mais sobre esse assunto? É só continuar a leitura do artigo!

Banner de divulgação do ebook gratuito "Tendências 2021 para o ensino superior". Link para download: https://materiais.saraivaeducacao.com.br/lp-ebook-tofu-tendencias-2021?utm_source=blog-saraiva-educacao&utm_medium=banner-artigo&utm_campaign=material-rico

Multimídia e hipermídia: o que são?

Antes de falarmos sobre a multimídia e hipermídia na educação, vamos entender melhor sobre o significado desses dois termos:

Multimídia

Multimídia é quando diversas mídias, como sons, imagens, vídeos, animações e fotografias, são utilizados simultaneamente para transmitir informações de forma interativa. É um conceito da década de 60, mas que é aplicado com maior frequência no contexto digital que vivemos atualmente, pois fica muito mais fácil relacionar esses elementos.

Em uma revista digital, por exemplo, temos texto, fotografias, gráficos e vídeos. O usuário consegue interagir com o conteúdo de forma bem diferente de uma revista impressa, em que o nível de interação é menor.

Hipermídia

Já a Hipermídia é a fusão de multimídia com hipertexto. Da mesma forma, o conceito surgiu na década de 60, mas também tem ganhado mais força no cenário atual, em que o digital é muito mais presente nas nossas vidas. 

A principal característica de um produto hipermidiático é a interatividade e a não linearidade. Ou seja, além da junção de várias mídias, há o hipertexto que permite que diversas informações relacionadas estejam conectadas. Assim, a pessoa navega no conteúdo da forma que achar melhor.

Isso quer dizer que um leitor, por exemplo, consegue abrir um outro arquivo ao longo de um texto para consumir uma informação relacionada e depois voltar ao conteúdo original, tendo opções de escolha sobre o que consumir. Os jogos digitais e cinema interativo são exemplos de produtos hipermidiáticos.

Leia também: O que são, para que servem e como aplicar as TICs na educação

Por que utilizar multimídia e hipermídia na educação?

Apostar em multimídia e hipermídia na educação é muito importante para o ensino e traz diversos benefícios. Vivemos em um mundo digital, conectado e bastante interativo. Por isso, continuar com um modelo de ensino tradicional sem inovar em relação às dinâmicas e metodologias na sala de aula pode prejudicar a qualidade do ensino, o engajamento dos alunos e até a performance dos professores. 

Confira algumas vantagens de investir em multimídia e hipermídia na educação:

1. Alunos mais engajados

Utilizando multimídia e hipermídia em sala de aula, é possível ter aulas mais dinâmicas, diferentes e personalizadas, que saem do padrão em que o professor passa o conteúdo e os alunos absorvem. É possível fazer com que os estudantes se engajem mais e façam realmente parte do processo de aprendizagem.

A nova geração é conectada e tem muito acesso à informação, ela precisa de novos estímulos para aprender. Além disso, o mercado de trabalho atualmente exige habilidades, como criatividade e colaboração, que podem ser desenvolvidas a partir da utilização da multimídia e hipermídia na educação.

2. Ensino personalizado

Como vimos, uma forte característica dos produtos multimídia e hipermídia é a sua não linearidade, fazendo com que cada usuário faça um caminho diferente pelos conteúdos. 

Aplicando isso na educação, conseguimos ter um ensino mais personalizado, em que cada aluno irá acessar a informação que mais lhe chamar atenção.

Em um simulado, por exemplo, o estudante conseguirá saber quais são as suas dificuldades e aspectos que precisam ser desenvolvidos, garantindo, ainda, maior autonomia no processo de ensino-aprendizagem.

3. Maior Acessibilidade

Com conteúdos multi e hipermidiáticos, é possível melhorar a acessibilidade à aula. Como o material ficará disponível em diversos formatos, os estudantes podem acessá-lo de diferentes formas e lugares. 

4. Qualidade do ensino

A multimídia e a hipermídia na educação ajudam a melhorar a qualidade do ensino ofertado, porque é possível disponibilizar mais conteúdos relacionados a um tema e desenvolver um material mais aprofundado, ampliando o conhecimento sobre determinado assunto e transmitindo um número maior de informações.

5. Reconhecimento da IES

Com alunos mais engajados, um ensino de qualidade e acessível, você conseguirá gerar mais valor para a sua instituição de ensino superior, atraindo novos alunos e formando profissionais mais capacitados para o mercado de trabalho atual.

Como aplicar a multimídia e a hipermídia na educação?

Agora você deve estar se perguntando como aplicar a multimídia e hipermídia nas salas de aula da sua instituição. E isso não é algo complicado, o primeiro passo é conscientizar a equipe. Invista em treinamentos, eventos, workshops para que os docentes entendam a importância de levar inovação para a aula, de apostar em novos formatos e metodologias. A ajuda deles é essencial nesse momento.

A tecnologia também será uma grande aliada para implementar a multimídia e hipermídia na sua IES. Investir em aulas mais interativas, com uso de vídeos, áudios, imagens, e também em ferramentas que auxiliem os docentes para o desenvolvimento de metodologias ativas, por exemplo, é essencial.

Com a multimídia e hipermídia na educação você conseguirá conquistar melhores resultados, fazendo com que a sua IES ganhe mais visibilidade e melhore a qualidade do ensino. Aproveite para conferir, também, o nosso artigo sobre o que são e como escolher ferramentas de metodologias ativas!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *