Entenda o que é, como funciona e como consultar a nota do MEC

Você tem dúvidas sobre como a nota do MEC é composta? Onde consultá-la? Tire essas e outras dúvidas no artigo de hoje!
Nota do MEC: fotografia de uma sala de aula com foco em uma mulher sorrindo.

A avaliação do ensino superior feita pelo Ministério da Educação (MEC) é essencial para medir e validar a qualidade de uma universidade, faculdade ou centro universitário.

Assim, a nota do MEC pode ser usada pelas Instituições de Educação Superior (IES) como um termômetro do desempenho dos cursos. Além disso, ela também serve como um grande atrativo para futuros alunos, que buscam por cursos bem avaliados pelo Ministério.

A seguir, você entende mais sobre o que é a nota do MEC, como ela funciona e como é calculada. Aproveite e aprenda também como consultar a avaliação da sua IES!

O que é a nota do MEC?

A nota do MEC nada mais é do que um conjunto de conceitos que servem para verificar e avaliar as condições de uma IES oferecer uma formação digna para seus estudantes.

Além disso, a avaliação do MEC também possui outros objetivos, como:

  • Orientar as instituições sobre o que precisa ser melhorado. Isso vale tanto para a grade curricular ou projeto pedagógico quanto para a formação do corpo docente e a infraestrutura da IES.
  • Ter referências para elaborar normas e políticas públicas adequadas para uma melhor qualidade do ensino superior no Brasil.
  • Possibilitar uma escala de referência para que os estudantes possam escolher uma faculdade de qualidade.

Banner de divulgação do kit sobre reconhecimento de curso, credenciamento e recredenciamento no ensino superior. Link para download: https://materiais.saraivaeducacao.com.br/lp-kit-tofu-kit-credenciamento-mec?utm_source=blog&utm_medium=banner-artigo&utm_campaign=material-rico

Como funciona a nota do MEC?

A nota do MEC funciona como uma avaliação geral da IES e seus cursos. As instituições e os cursos são pontuados com notas de 1 a 5.

Entenda o que cada uma delas significa:

Nota do MEC Significado da avaliação
Nota 1 e 2 Rendimento abaixo da média e muito insatisfatório.
Nota 3 Requisitos mínimos atendidos pela IES.
Nota 4  Acima da média, vai além do mínimo exigido pelo MEC.
Nota 5 A IES possui índices de excelência e serve de referência para outras instituições. Cursos de alto nível.

Como é calculada a nota do MEC?

Para definir qual a nota geral de cada IES, o Ministério da Educação avalia diferentes conceitos. Entre eles estão o desempenho dos estudantes, projeto pedagógico, corpo docente e a infraestrutura da instituição.

Esses conceitos são mensurados a partir dos indicadores de qualidade do MEC:

  • Índice Geral do Curso (IGC)
  • Conceito Preliminar do Curso (CPC)
  • Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade)
  • Indicadores de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD).

Saiba mais sobre cada um deles:

IGC

O Índice Geral de Curso avalia a IES como um todo, dos cursos de graduação à pós-graduação.

Esse indicador é calculado a cada três anos e utiliza como critério a média de Conceito Preliminar do Curso (CPC) de cada instituição. 

Para as IES que oferecem cursos de pós-graduação, a média dos conceitos dessa modalidade também são levadas em consideração.

CPC

O Conceito Preliminar de Curso avalia diferentes critérios para apresentar seu resultado. Entre eles estão o resultado do Enade, infraestrutura física, recursos didáticos e pedagógicos, titulação dos professores, entre outros.

Assim como a nota do MEC geral, o CPC também é apresentado em uma escala de 1 a 5, sendo que as notas 1 e 2 são insatisfatórias.

Por estarem abaixo dos níveis recomendados e esperados, as IES com notas 1 ou 2 recebem avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para verificar as condições dos cursos.

IDD

O IDD na avaliação do MEC é o Índice de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado.

Esse indicador aponta a média de qualidade do curso, apresentada pelo cálculo da diferença entre o desempenho dos estudantes concluintes com o desempenho dos alunos que ainda vão concluir o curso.

Enade

O Conceito Enade avalia a qualidade dos cursos superiores na IES. Isso é feito pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes.

O exame avalia os conhecimentos e habilidades dos alunos concluintes dos diferentes cursos de ensino superior.

É interessante que sua IES prepare os alunos para o Enade, uma vez que um bom resultado nesse exame é fundamental para que a IES tenha também uma boa nota do MEC.

Como consultar a nota do MEC da minha IES?

A consulta da nota do MEC para sua IES é pública. Ou seja, qualquer pessoa pode ver o resultado da sua instituição ou curso na avaliação do MEC.

O acesso aos resultados e notas é feito pelo portal e-MEC.

Assim, para consultar a nota do MEC para sua IES, você deve acessar o portal e efetuar sua busca em uma das abas da ferramenta. Entre elas estão Consulta Interativa, Consulta Textual e Consulta Avançada.

Nas abas você é capaz de buscar os resultados da sua IES utilizando diferentes filtros, como:

  • Código da IES
  • Nome ou Sigla
  • Categoria Administrativa
  • Organização Acadêmica
  • Conceito Institucional (CI)
  • Conceito Institucional do Ensino a Distância (CI-EAD)
  • Índice Geral de Cursos

Ao buscar por sua IES, você encontra as notas do MEC para os índices de CI, CI-EAD e IGC. Você também pode encontrar mais detalhes sobre a instituição ao clicar no ícone com uma lupa ao lado dos conceitos.

Na nova página, com os detalhes, é possível encontrar a pontuação de cada índice, bem como o histórico com as notas de todos os anos.

Caso você queira buscar os resultados de um curso específico, também é possível! Neste caso, a busca pode ser feita ao buscar pelos seguintes filtros:

  • Código do Curso
  • Nome do Curso
  • Gratuidade do Curso
  • Conceito de Curso (CC)
  • Conceito Preliminar de Curso (CPC)
  • Conceito no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade)
  • Índice de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD).

Ao buscar por algum curso específico da sua IES no portal e-MEC, você encontra os índices de Conceito de Curso, Conceito Preliminar de Curso, Resultado do Enade, e Índice de Diferença entre os Desempenhos.

E ao clicar no ícone de lupa ao lado dos resultados, você encontra mais detalhes como a relação de cursos com os índices por modalidade e por campus onde ele é oferecido.

Agora que você já sabe o que é a nota do MEC, seus conceitos, como funciona e como consultar, que tal descobrir como melhorar a sua pontuação? Leia agora nosso artigo especial sobre o tema: 8 dicas para garantir a qualidade na educação superior em sua IES!

Você também pode gostar

Curso de Direito EaD?
A Saraiva Educação preparou várias trilhas de aprendizado explicar como implementar na sua IES.

Artigos em destaque

Inscreva-se em nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão!

Deseja manter-se sempre atualizado? Receba quinzenalmente uma seleção de materiais sobre a educação superior — é só informar seu melhor endereço de e-mail!