A oferta de cursos de graduação na modalidade 100% EaD foi por muito tempo uma realidade distante. Desde 2009 o assunto é debatido pelas instituições de ensino, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Ministério da Educação (MEC).
A pandemia de covid-19 acelerou o debate, e conforme as visitas de autorização foram retomadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), as primeiras autorizações começam a surgir, na esteira de mais um ano de ensino remoto e híbrido.
Deixo as polêmicas à parte pois o cenário está posto e é importante que os órgãos regulatórios se ocupem não apenas desta avaliação, mas também da fiscalização quanto à qualidade dos programas oferecidos.
Do ponto de vista das instituições de educação superior (IES) o momento é de planejamento. Investir tempo em um projeto pedagógico sólido, que contemple todas as necessidades dos alunos e professores, envolvendo uma equipe multidisciplinar é um dos pilares para a atender aos requisitos exigidos.
Escolhas que envolvem o uso das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) são apenas uma parte do processo quando o assunto é educação a distância. Por isso, modelos e metodologias inovadoras podem entregar resultados mais efetivos do que o investimento único em tecnologias de ponta.
Quando idealizamos DONS, as Disciplinas Online Saraiva, pensamos em um projeto que resolvesse o mesmo problema que os especialistas da área jurídica debatem: como contribuir para que esses programas formem profissionais do Direito competentes e prontos para os desafios do futuro, em qualquer modalidade de ensino?
Os modelos que se centram no aluno já não são novidade. Em todo caso, ainda é complexo implementá-los em cursos de Direito que ainda encontram barreiras para se modernizar.
Por isso, entregar conteúdo que possa ser aplicado por meio da aprendizagem baseada em problemas e sala de aula invertida facilitam a sua implementação por professores e coordenadores pedagógicos que ainda possam ter dúvida sobre como fazê-lo.
Nossos parceiros nos relatam, entre uma ou outra reunião, sobre a dificuldade em engajar alunos nas disciplinas propedêuticas, introdutórias ao curso. Mergulhadas na teoria e dotados de conceitos subjetivos, podem ser de difícil compreensão aos alunos ingressantes, podendo até contribuir para taxas de evasão. Além disso, mesmo as disciplinas especializadas da área podem enfrentar limitações para demonstrar ao aluno o quanto os conteúdos ministrados são aplicados à realidade.
A verdadeira aprendizagem significativa é centrada no Construtivismo e pressupõe que o conhecimento é construído constantemente, de forma contextualizada, baseada em saberes prévios e coletivamente.
Os conteúdos de DONS trazem casos, notícias e jurisprudências que ajudam o estudante a visualizar como aquele conteúdo está presente no exercício da profissão. E os mapas mentais animados oferecem uma visão ampla sobre a conexão entre os diversos temas dentro de uma disciplina.
De acordo com a Teoria da Aprendizagem Multimídia (Multimedia Learning), um campo do Cognitivismo, a combinação de palavras (faladas ou escritas) e imagens (estáticas ou dinâmicas, como um vídeo) favorecem o processo de aprendizagem, que ocorre quando uma informação é concretizada na memória de longo prazo.
Os objetos de aprendizagem de DONS são pautados nesta premissa, com conteúdos multiformatos que podem ser combinados e ordenados de forma flexível.
Tecnologias educacionais
As dinâmicas de aulas síncronas e assíncronas podem ser implementadas com conteúdos que podem ser entregues no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), abarcados em atividades em grupo ou individuais, antes ou depois da aula, garantindo a autonomia do professor ao desenhar o melhor plano de aula para suas turmas, com o uso das TICs.
Metodologia Saraiva
DONS aposta em um método que envolve três etapas principais. Na introdução ao conteúdo, um conjunto de objetos de aprendizagem contextualizam o estudante sobre o tema que ele aprenderá, suas conexões e saberes prévios necessários para a sua compreensão.
Na segunda etapa, ocorre o momento de avaliação da aprendizagem, quando atividades interativas apoiam a autoavaliação do aluno. Acreditamos que avaliações, provas e perguntas são também poderosos instrumentos de estudo.
E por fim, na etapa de aprofundamento do tema, o estudante é convidado a conhecer outros conteúdos complementares e a trabalhar em atividades individuais ou coletivas para colocar em prática o que aprendeu.
Conteúdo multiformato
Apostar em diversidades de formatos de materiais em um programa EaD é uma forma de manter o engajamento da turma e exercitar diferentes habilidades como: interpretação de texto, exercícios de escrita, leitura, apreensão de ideias e diferentes pontos de vista, entre outras. Vale destacar o quanto também é preciso selecionar uma bibliografia de referência que conte com autores e doutrinadores plurais. Em DONS as disciplinas são baseadas no catálogo renomado da Saraiva Jur, referência em Direito no Brasil.
Por fim, se você é um gestor de instituição de educação ou responsável pela EaD da sua universidade, meu conselho é: faça o curso a distância para o seu aluno e não para o MEC. O regulatório é importante, mas sabemos que não é a única “régua de qualidade” com que se possa contar.
Sobre este artigo
Para quem chega por aqui agora, aproveito a oportunidade para me apresentar: meu nome é Isabella Sanchez, sou especialista em Educação e Tecnologia aplicada à Educação pela Ufscar, com ênfase em Gestão da Educação a Distância e Produção e Uso de Tecnologia na Educação. Também sou formada em Letras pela USP e Comunicação Social (Jornalismo) pela Faculdade Cásper Líbero.
Atualmente gerencio os times de conteúdo das soluções digitais da Saraiva Educação e dos conteúdos de doutrina do selo editorial Saraiva Jur. Produzimos materiais pedagógicos para instituições de ensino superior e livros de Direito para estudantes, professores e profissionais jurídicos. Saiba mais aqui!
Pretendo abordar aqui, periodicamente, os principais assuntos e reflexões sobre o universo da educação superior. Seja muito bem-vindo e volte sempre!