O que é EaD, semipresencial e presencial: fotografia de um grupo de 5 estudantes sorrindo e estudando. Na mesa, há garrafas de água, livros e notebook.

Saiba o que é EaD, semipresencial e presencial

Possibilitando a expansão da atuação das Instituições de Ensino Superior (IES) de todo o país, o ensino superior a distância vem crescendo muito nos últimos anos. Estudantes que buscam por maior flexibilidade no ensino e as novas tecnologias têm contribuído para isso.

Porém, cursos semipresenciais e presenciais também continuam recebendo muitas matrículas, exigindo que as IES ofereçam diferentes formatos de graduações para atender às mais diversas necessidades.

Para te ajudar a entender tudo desde o início, no artigo de hoje vamos abordar o que é EaD, semipresencial e presencial, suas características, diferenças e benefícios. Confira!

O que é EaD, semipresencial e presencial

Apesar de os diferentes formatos de ensino já serem conhecidos por grande parte da população, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que é EaD, semipresencial e presencial e como cada uma dessas modalidades é aplicada no ensino superior.

É importante conhecê-las a fundo, já que cada uma dessas modalidades apresentam especificidades, ferramentas necessárias e metodologias de ensino para apresentarem uma boa qualidade na educação.

A seguir, você conhecerá um pouquinho mais sobre essas 3 modalidades de ensino.

Ensino EaD

O modelo  de Educação a Distância (EaD) já faz parte da rotina de muitas IES e de seus respectivos alunos. No entanto, essa é uma modalidade de ensino recente. Por isso, ainda é comum algumas dúvidas sobre como funciona a graduação a distância.

De forma resumida, podemos dizer que a EaD transfere a sala de aula para um ambiente virtual, permitindo que docentes e estudantes possam compartilhar o conhecimento e exercer as diversas atividades relacionadas a um curso superior. É importante ter em mente que existem diferentes tipos de EaD.

Dessa forma, as IES utilizam espaços virtuais de aprendizagem, o que inclui uma plataforma de aprendizagem especializada, em que os estudantes têm acesso a todo o material didático necessário para estudar cada uma das disciplinas da grade do curso, como artigos, links, vídeos etc.

Essa plataforma também pode apresentar um fórum com espaços para discussões, entrega de trabalhos, contato com o professor e outras ferramentas necessárias para que os docentes consigam ministrar todo o conteúdo da sua matéria, permitindo que os alunos absorvam e aprendam tudo com eficiência.

Como funciona:

  • na EaD, a maioria das disciplinas são realizadas no ambiente virtual de aprendizagem, com o apoio de tutores;
  • em alguns cursos, os professores transmitem as aulas ao vivo para serem acompanhadas simultaneamente;
  • em outros casos, os professores publicam previamente suas aulas gravadas;
  • os encontros presenciais obrigatórios são menos frequentes do que na modalidade semipresencial.

Ensino Semipresencial

Nessa modalidade também estão os cursos superiores ministrados de forma online, porém com a possibilidade de ter mais encontros presenciais ao longo da formação para a realização de avaliações e apresentação de trabalhos, por exemplo.

Sendo assim, a IES que promove cursos presenciais deve possuir uma carga horária obrigatória de aulas presenciais. Desse modo, o aluno necessita ir até alguma unidade da instituição uma ou duas vezes por semana de forma a complementar o curso.

Essa divisão de atividades possui a autorização do MEC, já que em muitos currículos dos cursos de graduação e pós-graduação encontram-se disciplinas teóricas e práticas. Assim, as matérias teóricas podem ser estudadas online, enquanto as práticas exigem que o aluno as realize de forma presencial.

Além disso, os cursos também realizam encontros, palestras, atividades em grupo, dentre outras atividades que só irão atingir seus objetivos se ministradas presencialmente.

Essa modalidade possui cursos de 2 tipos. São eles:

Semipresencial com origem em curso presencial

Significa que boa parte do curso segue o formato presencial, mas algumas disciplinas são oferecidas na modalidade EaD. Nesse caso, o MEC autoriza que, no máximo, 20% da carga horária do curso seja ocupada com atividades a distância.

Conheça as principais características dessa modalidade:

  • nem todas as disciplinas do curso são oferecidas no formato semipresencial;
  • os encontros presenciais ocorrem na própria instituição de ensino e não em polos de apoio;
  • a IES define quais disciplinas serão oferecidas nesse formato e qual frequência de encontros presenciais será adotada;
  • a frequência do aluno nas disciplinas é contabilizada por meio da entrega de atividades e trabalhos e da participação em fóruns de discussão na plataforma online.

Semipresencial com origem em um curso a distância

Possui uma frequência maior de encontros online. Veja suas principais características:

  • todas as disciplinas do curso mesclam encontros presenciais com atividades online;
  • o mesmo curso é oferecido para diversos polos de apoio presencial, por meio de aulas transmitidas ao vivo, com tecnologia de videoconferência;
  • os encontros presenciais são realizados nos polos de apoio, que contam com toda a infraestrutura necessária para a transmissão das aulas;
  • os alunos podem interagir com o professor quando ele abre a transmissão para os polos fazerem as perguntas;
  • os dias e horários dos encontros presenciais são fixos.

Ensino Presencial

É o formato de ensino mais tradicional. Nele, os professores expõem todo o conteúdo do curso no mesmo local físico com os alunos.

As características do ensino presencial são:

  • professores e alunos se reúnem diariamente em um ambiente físico;
  • os horários das aulas são fixos e respeitam o turno do curso (matutino, vespertino ou noturno);
  • para serem aprovados, além de atingirem a média nas notas, os alunos precisam ter pelo menos 75% de frequência nas aulas.

Vantagens e desvantagens da EaD, semipresencial e presencial

Agora que você já sabe o que é EaD, semipresencial e presencial, veja os possíveis benefícios e os pontos negativos que tais modalidades de ensino podem apresentar para a sua IES e para seus alunos. 

EaD Semipresencial Presencial
Inovação tecnológica
Economia x
Mais opções de ensino x
Acessibilidade para todos x
Interação
Flexibilidade x
Infraestrutura para atividades práticas x
Qualidade de ensino e reconhecimento
Proatividade e autonomia x
Diversidade de alunos
Avaliações

 

Com base nas características das modalidades de ensino e visualizando as vantagens e desvantagens apresentadas na tabela, sua IES deve perceber quais são os desafios de se trabalhar com cada uma delas.

Vale observar que todos os modelos são bons e cumprem o seu papel no processo de ensino-aprendizagem, porém existem características importantes que a IES deve se atentar para conquistar mais qualidade no ensino e alunos. A dica é: conheça o seu público-alvo, entenda as suas necessidades e veja como a sua IES pode atendê-los da melhor forma.

Esperamos que você tenha compreendido melhor o que é EaD, semipresencial e presencial. Agora, aproveite para conferir nosso artigo sobre tudo o que você precisa saber acerca da carga horária no ensino superior EaD no Brasil!

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *