Anualmente, o Ministério da Educação (MEC) aplica índices de avaliação para medir a qualidade das Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras.
Com as informações obtidas por meio do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o MEC consegue traçar diversos indicadores, cada um com sua função. O mais famoso deles certamente é o Conceito Enade.
Todavia, além dele, existem outros medidores de relevância como o CPC (Conceito Preliminar do Curso), IGC (Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição) e o IDD (Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado).
Neste artigo vamos nos debruçar mais em entender o que é IDD na avaliação do MEC, como é calculado, o que ele reflete, como consultá-lo e algumas dicas de como conseguir um bom resultado.
O que é IDD na avaliação do MEC?
O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) é um indicador de qualidade que mede o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes.
Como posso obter esse índice?
Sua instituição precisa ter no mínimo 2 estudantes participantes do Enade com informações recuperadas da base de dados do Enem no período entre o ano de ingresso no curso avaliado e os 3 anos anteriores.
É necessário também que esse número atinja, pelo menos, 20% (vinte por cento) do total de estudantes concluintes participantes do Enade com dados recuperados do Enem.
Como o IDD é calculado?
Para esse cálculo, o MEC recupera, por meio de CPF, o desempenho no Enem dos alunos avaliados no Enade e compara individualmente esses resultados com os do próprio Enade.
Com o resultado, é possível observar suas características de desenvolvimento desde o momento do ingresso no curso de graduação avaliado até a sua conclusão.
Três principais fatores podem ser levados em conta, conceitualmente, como determinantes do desempenho dos concluintes de cursos de graduação:
- características de desenvolvimento do estudante concluinte ao ingressar na Educação Superior;
- qualidade das condições do processo formativo oferecido pelos cursos;
- outros elementos variados que afetam o desempenho do estudante (que são levados em consideração numa equação que utiliza um termo de erro).
O que determina o desempenho calculado no IDD? O que ele reflete?
Nesse contexto, uma avaliação crítica da IES diante dos resultados do IDD permite que ela possa utilizar o indicador como uma ferramenta única e poderosa de medição da sua qualidade de ensino e detectar possíveis falhas nos seus recursos pedagógicos e cronogramas de conteúdo.
Uma instituição em busca de qualidade não abre mão de um reposicionamento estratégico a partir desses resultados. Nunca é demais lembrar, que esses indicativos são um medidor oficial do governo, mas podem ser também recursos de avaliação para a IES.
Como obter um bom resultado no IDD?
Nesse cenário, é preciso ter consciência, ganhar distanciamento e perspectiva para aceitar e entender que nem todos os itens determinantes para esse resultado são passíveis de atuação direta da IES.
Variáveis como problemas de ordem pessoal do aluno que prejudicaram seus resultados, seja pontualmente ou ao longo do curso, são mais difíceis de sanar, mas são passíveis de suporte.
No entanto, a maioria dos aspectos para essa conjuntura são de inteira responsabilidade da instituição e do serviço ofertado. Por isso, agora que você já sabe o que é IDD na avaliação do MEC, confira as nossas dicas para alcançar um bom resultado!
1. Ofereça oportunidades de reforço e monitoria
Às vezes, o aluno de fato tem dificuldade de aprendizado e precisa de um tempo a mais ou uma explicação mais atenciosa para compreender. Dê a ele essa possibilidade.
2. Ofereça material didático de qualidade
Um acervo adequado e com ampla disponibilidade para os alunos é fundamental. Nesse aspecto, as bibliotecas digitais são de grande valia, pois facilitam e democratizam o acesso dos alunos aos conteúdos fundamentais e complementares de maneira prática e rápida.
Nunca é demais lembrar que a biblioteca é um dos principais pontos de estruturação da qualidade do ensino de uma IES.
3. Tenha um corpo docente qualificado e atualizado
Se a biblioteca é um dos pilares da educação superior de qualidade, certamente os professores são o outro. Observe sua equipe, ouça a avaliação dos alunos sobre o corpo docente e os estimule a se atualizar sempre, tanto em relação aos conteúdos como didáticas.
4. Consolide uma equipe disponível e atenta às demandas dos alunos
Seja com demandas pessoais ou gerais, os alunos sempre expressam de forma direta ou indireta suas opiniões, demandas e anseios. Por isso, treine sua equipe para esse acolhimento e escuta. O aluno pode estar passando, inclusive, por uma questão pessoal que a instituição pode oferecer amparo.
5. Ofereça atendimento psicológico
Diversos são os aspectos psicológicos que podem afetar diretamente o aprendizado do aluno. Nesse caso, um atendimento especializado dentro da instituição não serve para tratamento, mas tem um papel fundamental de suporte.
6. Prepare o aluno para a prova
O resultado do Enade têm impacto não apenas sobre o IDD, mas nos diversos índices de avaliação do MEC. Então, é preciso sim que o aluno esteja preparado para o Exame.
Conscientize-o dessa importância desde o início do curso e torne a preparação uma ação continuada dentro do currículo incluindo, inclusive, simulados.
7. Diversifique metodologias e didáticas
Cada um tem mais facilidade para aprender de uma maneira, portanto, potencialize e viabilize diversos formatos de ensino.
Para isso, utilize sempre que possível recursos informatizados, busque atividades que possam se integrar à rotina do aluno e outras que o estimulem a pensar por um caminho diferente do convencional.
Como consultar o IDD da minha IES?
Se deseja consultar o IDD da sua IES, você pode acessar a aba “Resultados” no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
E aí, deu para entender tudo sobre o que é IDD na avaliação do MEC? Aproveite para entender melhor sobre as avaliações das IES neste guia completo que preparamos para você!