Modelo de questões Enade: fotografia de uma fileira de estudantes realizando uma prova na universidade.

O que é o modelo de questões Enade?

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) tem o objetivo de avaliar o desempenho dos concluintes de diversos cursos de graduação no Brasil. Todos os anos, milhares de egressos submetem-se ao modelo de questões Enade, que, além de avaliar o desempenho individual dos estudantes, também analisa a performance das Instituições de Ensino Superior (IES).

Dessa forma, considerando a importância do exame para as IES, é fundamental preparar o aluno a longo prazo. Isso porque a matriz da prova, segue a elaboração de alguns itens e objetos de conhecimento pré-determinados para atender aos conteúdos indicados pelo MEC para calcular o conceito Enade.

Assim, é preciso desenvolver as habilidades dos estudantes por meio do exercício contínuo de atividades. Somente com a prática de conteúdos e habilidades específicas é possível otimizar não só os resultados dos estudantes, mas também os da IES.

Sendo assim, existe um padrão nas questões do Enade que torne possível realizar uma preparação eficiente dos estudantes? Neste artigo, vamos mostrar a você o que é o modelo de questões Enade, suas características e os tipos de questões presentes no Exame. Confira!

Existe um modelo de questões Enade?  

Embora os órgãos oficiais não tenham publicado em editais e manuais sobre a elaboração de itens no padrão Enade, pode-se verificar, a partir da análise de Exames passados, que algumas estruturas e estratégias são recorrentes.

Ou seja, apesar de não haver um padrão quanto à elaboração dos itens, pode-se verificar tendências e recorrências que constituem um modelo de questões Enade bem característico desse Exame.

Dessa forma, a elaboração de itens que seguem essas orientações tende a se assemelhar mais à realidade do Enade. Com isso, é possível que sua IES prepare seus alunos de forma eficiente, de modo a treiná-los com questões bem construídas.

Veja, a seguir, quais são os principais pontos que caracterizam um item e dicas de como elaborá-los, seguindo o modelo de questões Enade.

O que caracteriza o modelo de questões Enade?

As questões do Enade são compostas a partir de três macroestruturas:

  1. texto-base;
  2. enunciado;
  3. alternativas. 

Vale ressaltar que essa divisão é exclusivamente didática, pois há de se considerar que todas elas se integram e se completam.

1. Texto-base   

O texto-base é essencial no modelo de questões Enade, pois ele é indispensável para a resolução do item. O texto pode ser verbal ou não-verbal, podendo apresentar imagens, tabelas, charges, gráficos, etc.

O importante é perceber que ele deve conter a situação-problema ou situação-estímulo, demandando do aluno o uso de habilidades, como a reflexão e a tomada de decisões. Se o texto for dispensável, será considerado um pretexto e deverá, portanto, ser reformulado.

Além de estar estreitamente relacionado ao objeto do conhecimento da questão, o texto-base deve se relacionar às habilidades e operações mentais que o item pretende estimular. Dessa forma, a sua escolha não deve ser arbitrária; ao contrário, deve estar em conformidade com o tema e com os objetivos exigidos na questão.

2. Enunciado  

O enunciado é o trecho que se encontra disposto após o texto-base. Apesar de simples, sua elaboração não deve ser negligenciada. Nele, se fornece o comando para a resolução da questão, portanto, é a instrução da tarefa que o examinando deve executar.

Assim, o enunciado deve ser claro e objetivo. Não deve constar informações ilustrativas dispensáveis à sua análise. Preferencialmente, ele deve ser redigido em frases simples, com a sentença em ordem direta e a forma afirmativa. Além disso, é desejável que se usem termos impessoais construídos em 3ª pessoa, como: “considera-se”, “entende-se”, dentre outros.

Ademais, o enunciado é a parte em que se explicita o nível de habilidade cognitiva a ser avaliado. Dessa forma, sua adequada elaboração exige a compreensão do tema e dos objetivos da questão.

Nesse sentido, cabe ressaltar a importância dos operadores mentais na construção de itens no modelo de questões Enade. Segundo a Taxonomia de Bloom, esses operadores se referem aos domínios cognitivos que variam do entendimento de um conceito à criação de novas ideias. Bloom estabelece distintos processos cognitivos em uma ordem crescente de complexidade.

Uma dica para construir o enunciado é que os comandos devem ser sempre afirmativos, solicitar a resposta correta e nunca pedir a identificação da alternativa incorreta. Ainda, dependendo do tipo de item escolhido para a questão, haverá enunciados pré-determinados. Portanto, atente-se à estrutura de cada tipo de questão para identificar os comandos possíveis.

Leia também: Confira 8 dicas práticas sobre como incentivar a leitura na sua IES

3. Alternativas  

As alternativas consistem em possibilidades de resposta para a situação-problema apresentada. Dentre elas, existe apenas uma resposta correta (gabarito) e as demais alternativas são os distratores. É importante que essas alternativas sejam absolutamente incorretas. Não se pode, conforme o modelo de questões Enade, pedir a identificação da alternativa “mais adequada”. É preciso que somente uma alternativa atenda perfeitamente ao que o enunciado solicita.

Ademais, o item deve estar isento de “pegadinhas”, pois essas estratégias acabam por distorcer os resultados. Se a questão for elaborada com distratores confusos, em vez de ela reportar ao examinador o desconhecimento ou conhecimento do aluno sobre o tema e as habilidades (dados que, de fato, interessam), os erros ou acertos na questão só oferecerão resultados não confiáveis.

A dica é elaborar as alternativas com aproximadamente a mesma extensão. Isso porque os alunos tendem a crer que respostas mais extensas e mais detalhadas são as corretas. Além disso, o Enade tende a dispor as alternativas em ordem piramidal, ou seja, começando do texto menor ao mais extenso.

Já no caso dos itens de complementação múltipla, é recomendado manter a proporção entre o número de ocorrências das asserções nas alternativas. Em outras palavras, ao indicar as asserções I, II, III (ou quantas houver) nas alternativas, é importante que o número de repetições das asserções seja igual ou, pelo menos, muito próximo. No modelo de questões Enade, essa ordem também segue o formato piramidal.

Agora que você viu como é o modelo de questões Enade e as suas características, vejamos quais são os tipos de questões cobradas no exame.

Quais são os tipos de questão do Enade?

Conforme exposto, o modelo de questões Enade deve ser elaborado segundo formas específicas. Assim, vamos mostrar como é cada uma dessas questões a seguir.

Complementação simples

Nesse modelo de questões Enade, tem-se uma informação incompleta, no qual o texto das alternativas completa o enunciado. Assim, as alternativas dão continuidade ao texto do enunciado.

Complementação múltipla

Esse tipo de item é composto por três ou quatro afirmações, propostas conforme a situação-estímulo do enunciado. O aluno deverá identificar, dentre as alternativas, aquela em que os itens são verdadeiros, partindo, sempre, da análise de cada um deles.

Interpretação

Nesse modelo de questões Enade, o enunciado é composto por uma situação estímulo que exige a efetiva leitura e interpretação do aluno. A partir dela, ele reúne as ideias e os elementos necessários para solucionar o problema proposto. Faz-se uso de quadros, tabelas e gráficos, por exemplo.

Asserção-razão

O último modelo de questões Enade demanda a análise de relações. Dessa maneira, são propostas duas asserções e o aluno deverá analisá-las individualmente e, depois, comparativamente. Em outras palavras, ele analisa a veracidade de cada asserção e, em seguida, avalia se há uma relação de causalidade entre elas.

Esperamos que você tenha entendido quais são as orientações para a elaboração de itens segundo um modelo de questões Enade. Agora, leia também nosso próximo artigo e saiba como funciona o banco de questões Enade para que a sua IES prepare melhor os alunos para o Exame!

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