Compreenda qual é o papel das TDICs na especialização

Papel das TDICs na especialização: acadêmicas utilizam tecnologia
Leia este artigo para conhecer os benefícios de aplicars as TDICs nos cursos de especialização!

Compartilhe este artigo

As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDCIs) vem sendo muito utilizadas no ensino superior, como recursos importantes na criação de diferentes experiências de aprendizagem. Mas, quando falamos sobre especialização, como será que elas podem contribuir para a construção do conhecimento?

Neste artigo, falaremos sobre o papel das TDCIs na especialização, como elas impactam o ensino e quais são seus efeitos quando aplicadas a cursos como os de pós-graduação. Acompanhe a seguir.

O que são TDICs?

TDICs é um termo utilizado para se referir a todas as formas de tecnologia digital da comunicação e informação, como:

  • Computadores;
  • Internet;
  • Wi-fi;
  • Smartphones;
  • Softwares;
  • Redes sociais, entre outras. 

Elas permitem que as pessoas se comuniquem e acessem, transmitam, armazenem e compartilhem informações. 

Qual é o papel das TDCIs na educação?

Quando aplicadas à educação, essas tecnologias são utilizadas em conjunto para apoiar e melhorar não só a aprendizagem no ambiente acadêmico, mas também as metodologias utilizadas pelos professores.

Segundo uma pesquisa do Instituto Nacional de Educação Multimídia no Japão, quando as TDCIs são utilizadas de forma integrada ao currículo, têm um impacto muito positivo nas conquistas dos alunos. 

Inclusive, alguns resultados mostraram que a exposição constante à tecnologia através da educação os ajudou a desenvolver habilidades de apresentação e capacidade de inovação, além de demonstrarem maior esforço para aprender.

Em outras palavras, as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação são meios comprovados de potencializar a construção do conhecimento na escola e nas universidades.

E qual é o papel das TDICs na especialização?

Como vimos, a educação superior pode ser muito beneficiada quando os professores são capacitados para integrar as tecnologias digitais ao currículo. 

O mesmo pode acontecer quando falamos da pós-graduação. Entenda, a seguir, qual 3 pontos principais sobre o papel das TDICs na especialização.

1. Ampliar o acesso aos cursos de especialização

Um dos papéis mais importantes das TDCIs é a facilitação do acesso dos alunos a essa etapa do ensino superior. 

Para termos uma ideia, segundo dados do Censo de Educação Superior, coletados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), entre os anos de 2009 e 2019 a porcentagem de estudantes do ensino superior a distância passou de 16% para 43%.

Nesse sentido, as plataformas de aulas online e de gerenciamento de desempenho viabilizam a educação a distância (EaD) e permitem que cada vez mais profissionais passem a apostar nessa modalidade de ensino.

Ou seja, as TDCIs garantem aos alunos uma oportunidade de cursar uma pós-graduação sem que seja necessário se deslocar por grandes distâncias ou até mesmo sacrificarem suas rotinas pessoais e profissionais.

2. Diversificar os métodos de ensino

TDICs como videoaulas, softwares, podcasts e recursos de leitura digital são meios de diversificar o ensino. Além disso, a biblioteca digital e o acesso às plataformas de pesquisa também são recursos fundamentais para aprofundar o conhecimento dos alunos de especialização.

A pesquisa nessas bibliotecas, em wikis e documentos armazenados em nuvem, por exemplo, colaboram para que os estudantes possam complementar o aprendizado, seja através da leitura ou do compartilhamento de ideias e das descobertas com uma comunidade virtual.

Sendo assim, o ensino nos cursos de especialização deixa de se limitar apenas às aulas expositivas e passa a se multiplicar por outros meios, tornando o processo de aprendizagem centrado no aluno.

3. Aumentar o engajamento dos alunos

Diferente da graduação, nos cursos de especialização os alunos têm muito mais liberdade e responsabilidade sobre seus estudos e sobre o desenvolvimento das habilidades que os tornarão especialistas em suas áreas.

Nesse ponto, as tecnologias digitais da informação e comunicação facilitam muito a capacidade de os alunos aprenderem uns com os outros e de colaborarem em projetos. Ferramentas como os softwares e aplicativos de armazenamento em nuvem são essenciais para que isso aconteça.

Além disso, os estudantes acreditam que as tecnologias digitais podem facilitar bastante a compreensão do conteúdo, e que lidar com diferentes recursos digitais pode ajudar no desenvolvimento de habilidades que hoje são tão desejadas pelo mercado de trabalho.

Portanto, integrar as TDICs ao currículo dos cursos de pós-graduação não apenas permite que os alunos desenvolvam habilidades e atinjam o sucesso acadêmico, como também os preparam para a realidade profissional.

Sendo assim, para que isso aconteça, as instituições de educação que ofertam cursos de especialização precisam capacitar os professores não só para o uso dessas tecnologias, mas também para que eles façam das TDICs ferramentas potencializadoras de suas práticas pedagógicas.

Este artigo foi produzido pela equipe do Blog Portal Pós.

Artigos Relacionados