#TôComASaraivaEducação 09: FABE

Entenda como a parceria com a Saraiva Educação auxiliou a FABE a manter o seu acervo atualizado e a melhorar a qualidade da educação na instituição!
Imagem com a escrita em destaque: #TôComASaraivaEducação - 9. Case FABE

A Faculdade Bertioga (FABE) está localizada na região Metropolitana da Baixada Santista, em São Paulo. A instituição oferece cursos presenciais de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Gestão Tecnológica em Recursos Humanos e Pedagogia. 

Sua missão é promover a atividade educacional formativa de nível universitário por meio de uma atualização de qualidade, privilegiando o ensino e a extensão, com o objetivo de criar e disseminar cada vez mais o conhecimento.

Neste artigo, vamos apresentar a instituição de educação superior (IES) e mostrar como a parceria com a Saraiva Educação colaborou para que a FABE conquistasse a nota máxima no MEC! 

Conheça a FABE

Para manter a qualidade de seus cursos, a Faculdade Bertioga conta com um quadro de docentes de alto nível com grande experiência em suas áreas de atuação, aplicando as mais modernas e eficientes técnicas de ensino-aprendizagem em sala de aula.

Desse modo, a instituição se mostra atenta às necessidades da região, contribuindo para a produção, sistematização e disseminação nas diferentes áreas do conhecimento. A IES trabalha no desenvolvimento dos seus alunos para a atualização adequada na futura profissão, tornando-os aptos a interagir com os diversos fenômenos sociais e culturais. 

A FABE também é comprometida com valores e princípios de cidadania e democracia, privilegiando a prestação de serviços em projetos sociais e comunitários, que proporcionam ao discente a visão da realidade. Consequentemente, há uma contribuição positiva com a melhoria da qualidade na vida das pessoas.

Paulo Rufino é o atual diretor da faculdade, mas sua trajetória na instituição começou em 2006, ano em que atuou como professor. Em 2007, ele assumiu a coordenação de Direito e de 2015 a 2020 ocupou a vice-direção. 

Agora que você conhece um pouco sobre a FABE, veja como surgiu essa parceria de sucesso!

Parceria FABE e Saraiva Educação

Rufino aponta que sempre foi a favor da automatização e informatização de processos na instituição. No momento em que começou a atualizar a secretaria da FABE, também procurou pesquisar melhor sobre acervos e bibliotecas digitais

Assim que assumiu a vice-direção da faculdade, Rufino entrou em contato com um dos consultores da Saraiva e consolidou essa parceria, agregando um acervo completo à sua biblioteca.

“Particularmente, eu gostei muito da Saraiva. Confesso que no começo tive receio pelo custo, devido ao tamanho do meu acervo, mas conseguimos chegar em um valor que atendeu a todos”. 

Após a parceria estabelecida, o diretor aponta que ao longo de todos esses anos sempre houve a mesma qualidade ofertada pelo atendimento da Saraiva. “Toda vez que precisamos fomos bem atendidos e nunca ficamos com uma demanda em aberto com a Saraiva. Tudo sempre foi solucionado rapidamente”. 

Biblioteca Digital Saraiva

Antes de conhecer a Biblioteca Digital Saraiva (BDS), a faculdade utilizava seu próprio acervo físico. Assim, a compra de novas atualizações acontecia pela demanda das coordenações dos cursos, mas havia a dificuldade do alto custo em obter um número de obras necessárias.

“Nós tentávamos manter a biblioteca sempre atualizada, mas o nosso maior problema era conseguir a atualização dos livros com a quantidade de volumes necessários para atender a demanda dos alunos. Hoje, temos um acervo completo, tanto a bibliografia básica quanto complementar dos cursos, e o que é melhor: nosso acervo está sempre atualizado”, afirma Rufino.

Depois de implementada a biblioteca digital, o diretor comenta sobre a necessidade de se criar uma nova cultura na instituição para que professores e alunos passassem a utilizar o acervo digital. 

“Toda mudança, no começo, tem uma reclamação, pois muitos professores querem indicar outros autores e vários alunos gostam do livro físico. Então, é necessário criar uma familiaridade com o uso da ferramenta para que todos consigam acessar. Fizemos isso propondo que o professor utilizasse um autor da bibliografia básica e complementar do acervo, e que ele também solicitasse a mesma indicação aos seus alunos”. 

Vantagens da BDS

Passado o período de adaptação no acesso à biblioteca, a FABE obteve diversas vantagens com a nova solução. “A BDS resolveu principalmente a questão da atualização. Hoje, tenho uma maior quantidade de livros para a bibliografia dos cursos. Isso, inclusive, permitiu à instituição conseguir a nota máxima no MEC”. 

Além desses benefícios, Rufino aponta o fim da rotatividade dos livros, uma vez que os alunos passaram a acessar os livros online simultaneamente. “Chegamos a ter 350 acessos por livro e a base não fica sobrecarregada. Assim, os alunos têm acesso contínuo à leitura das obras para o desenvolvimento das suas atividades acadêmicas”. 

Isso se reflete na qualidade de ensino ofertada pela faculdade, que passou a captar mais alunos, como aponta o diretor. “Tem sido um marketing imenso apresentar a qualidade da nossa biblioteca. Hoje, os alunos que entram nos cursos já sabem sobre a biblioteca e da facilidade no seu manuseio”. 

A Inserção de soluções digitais na IES

Apesar das poucas resistências de professores e alunos no momento inicial, Rufino acredita que as instituições de educação superior precisam trabalhar com as novas tecnologias para trazer maior qualidade e democratização no processo de ensino, conciliando a educação presencial e digital

“Essas soluções são o futuro. Apesar de termos uma cultura muito offline, é possível agregar novas ferramentas e metodologias à prática pedagógica. No ensino tradicional, a faculdade e o professor eram apenas fontes de informação. Hoje, com maior acesso à informação, os educadores passam a ser fonte de interpretação das informações, de discussão sobre teorias, normas e suas aplicabilidades. O que potencializa muito o aprendizado do aluno”.

Quer aumentar o acervo da sua IES para obter a nota máxima no MEC? Clique aqui e fale com um de nossos especialistas para conhecer as soluções da Saraiva Educação!

Você também pode gostar

Curso de Direito EaD?
A Saraiva Educação preparou várias trilhas de aprendizado explicar como implementar na sua IES.

Artigos em destaque

Inscreva-se em nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão!

Deseja manter-se sempre atualizado? Receba quinzenalmente uma seleção de materiais sobre a educação superior — é só informar seu melhor endereço de e-mail!