#TôComASaraivaEducação 10: FCB

Entenda como a parceria entre a Saraiva Educação e a Faculdade Castelo Branco melhorou a qualidade do ensino e a satisfação dos docentes na IES!
Imagem com a escrita em destaque: #TôComASaraivaEducação - 10. Case FCB

A Faculdade Castelo Branco (FCB) tem 55 anos de história e está localizada na cidade de Colatina, no Espírito Santo. Hoje, ela conta com cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação em diversas áreas. Além disso, em 2020 foi reinaugurada a Escola Castelo Branco, ligada à Fundação e focada, no momento, no ensino básico.

Neste artigo, falaremos mais sobre a FCB e a sua relação com a Saraiva Educação. Pretendemos mostrar, com isso, como essa parceria se tornou mais um case de sucesso.

Conheça a Faculdade Castelo Branco

A FCB conta, hoje, com inúmeros cursos, em diversos níveis de educação. Na graduação, eles se dividem em três grandes setores: o jurídico (no qual se insere o curso de Direito, por exemplo), o educacional (com cursos como Letras, História, Geografia etc.) e o de negócios (com os cursos de Marketing, Administração etc.). 

Graças a sua localização, a FCB recebe alunos de cerca de doze municípios vizinhos e é uma referência na região. Seu curso de Direito tem cerca de 250 alunos e é considerado uma prioridade, mesmo para aqueles que precisam percorrer grandes distâncias para cursá-lo.

O coordenador do curso de Direito, Deangelis Lacerda, conta que um dos principais valores da Fundação e o seu grande diferencial é a qualidade técnica associada à humanização da instituição. Nesse sentido, é uma prioridade para eles que haja um bom relacionamento com os alunos, levando em consideração suas particularidades e suas necessidades.

Por isso, a parceria com a Saraiva tem se mostrado muito positiva, sobretudo no que diz respeito ao uso da Biblioteca Digital Saraiva (BDS). 

A parceria entre a Biblioteca Digital Saraiva e a FCB

De acordo com Lacerda, a instituição já utilizava um serviço de biblioteca digital, além de possuir mais de uma biblioteca física, inclusive uma específica para o curso de Direito. No entanto, era necessário um serviço mais completo. Foi então que eles encontraram a BDS. 

“A outra biblioteca [digital] não atendia ao curso de Direito da forma como a Saraiva atenderia”, afirma Deangelis. “Era necessária uma biblioteca virtual que fosse mais especializada”, ele conta.

As vantagens da Biblioteca Digital Saraiva

 Para além dos muitos pontos positivos de ter uma biblioteca digital na sua IES, Deangelis destaca algumas vantagens específicas do uso da BDS na Faculdade Castelo Branco. De acordo com ele, a nossa evolução para o mundo digital é cada vez mais inevitável, e, com isso, algumas necessidades precisam ser priorizadas. Uma delas é a relação entre livros e tecnologia.

O fácil acesso ao material para estudo foi o grande destaque observado por Lacerda. De acordo com ele, essa possibilidade de consultar livros de qualquer lugar e por dispositivos móveis, como o celular e o tablet, ajuda os alunos a estudar e superar suas dificuldades.

Lacerda afirma também que muitos alunos, por morarem longe da faculdade, ganham, com a Biblioteca Digital Saraiva, a possibilidade de continuar tendo acesso a bons livros, sem que, para isso, precisem se deslocar até a faculdade ou atravessar problemas como a falta de exemplares disponíveis. Isso significa um aumento no conforto e uma menor preocupação logística.

Além disso, o coordenador destacou também a facilidade de atualização do acervo, o que possibilita conteúdos mais completos e recentes. Por fim, mencionou a familiaridade do público mais jovem com os livros digitais, o que torna o uso da plataforma melhor aceito por eles.

A BDS e a pandemia

Deangelis enfatizou a importância da BDS durante a pandemia da covid-19, nos anos de 2020 e 2021. “Nesse momento, essas questões tecnológicas se tornaram exigências da instituição e a Saraiva veio para, cada vez mais, nos ajudar no processo de ensino-aprendizagem”, afirmou.

A FCB realizou, durante um breve momento de 2020, um retorno ao ensino presencial para os alunos que se sentiram à vontade para voltar a frequentar a instituição, seguindo todos os protocolos de higienização e proteção. No entanto, o coordenador foi enfático ao afirmar que o uso da BDS foi essencial para a manutenção do ensino daqueles alunos que não puderam retornar. “Ele [o aluno] continuou com acesso às bibliotecas e a bons livros”, disse. “É inegável que a Biblioteca [Digital] Saraiva nos ajudou e nos ajuda muito, ainda mais nesses momentos de pandemia.”

O atendimento da Saraiva Educação e a plataforma BDS

A parceria entre a Saraiva Educação e a FCB tem se mostrado bastante positiva não apenas no que diz respeito às vantagens da Biblioteca Digital Saraiva, mas também em relação à prestação de serviços, ao atendimento e à plataforma. Lacerda enfatizou a qualidade dos materiais, a sua relevância para o curso de Direito e, mais que isso, a maneira como a plataforma da BDS é intuitiva e de fácil navegação.

“[Não tenho] nenhuma dúvida de que é fundamental, essa ferramenta, não só para a nossa instituição, mas para todas. E a Saraiva atende a gente perfeitamente”, ele disse. Afirmou também, em seguida, que não houve nenhuma reclamação de alunos ou professores que usam o serviço, nem nenhum tipo de problema com a plataforma. 

Lacerda disse ainda que os professores e alunos são incentivados a utilizar a BDS desde o primeiro período, e o fazem com extrema facilidade. Mesmo os docentes mais antigos não apresentaram dificuldades para se adaptar com essa nova ferramenta e a recomendação de livros virtuais é constante. 

Por que escolher a Saraiva Educação

Para Deangelis Lacerda, não há dúvidas quanto a indicar a BDS. “A gente indica porque ela é completa. No nosso ramo, é uma biblioteca que atende de maneira muito satisfatória as nossas necessidades. E vou mais além: tanto necessidades acadêmicas e pedagógicas, como necessidades profissionais.”

A Saraiva Educação está empenhada em transformar a educação e, para isso, se preocupa com novas formas de impactar o mercado e a formação dos seus alunos. A Biblioteca Digital Saraiva é apenas uma das inúmeras ferramentas de ensino oferecidas que visam melhorar o dia a dia dos discentes e auxiliar todo o processo de ensino-aprendizagem.

O nosso comprometimento é com o ensino de qualidade e com o acesso a materiais e ferramentas que permitam uma educação mais inclusiva. Como Lacerda apontou, a BDS ajuda inclusive alunos em condições mais vulneráveis a continuar estudando sempre, podendo, com isso, transformar as suas histórias. Então o que você está esperando para começar a mudar a realidade da educação no Brasil? Fale com um dos nossos especialistas agora mesmo!

Você também pode gostar

Curso de Direito EaD?
A Saraiva Educação preparou várias trilhas de aprendizado explicar como implementar na sua IES.

Artigos em destaque

Inscreva-se em nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão!

Deseja manter-se sempre atualizado? Receba quinzenalmente uma seleção de materiais sobre a educação superior — é só informar seu melhor endereço de e-mail!