#TôComASaraivaEducação 06: FIBRA

De nota 2 no Enade a conceito 4: saiba como, em parceria com a Saraiva Educação, o Centro Universitário FIBRA melhorou os seus resultados no Exame!
Imagem com a escrita em destaque: #TôComASaraivaEducação - 6. Case FIBRA

O Centro Universitário FIBRA tem seu campus localizado em Belém/PA.

A Instituição de Educação Superior (IES) oferece os cursos de bacharelado em Administração, Biomedicina, Direito, Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Odontologia, Serviço Social e as licenciaturas em Geografia, História, Letras e Pedagogia.

Continue a leitura deste artigo para conhecer mais sobre a instituição e saber como a parceria com a Saraiva Educação transformou o ensino na FIBRA!

Conheça a FIBRA

Há pouco mais de um ano, a Faculdade Integrada Brasil Amazônia (FIBRA) deu um grande salto de qualidade e passou a ser Centro Universitário FIBRA.

Quem relata essa novidade é o coordenador do curso de Direito, José Messias Gomes de Melo, que completa onze anos na instituição. Sua mudança de docente para o atual cargo ocorreu em 2013 e, desde então, ele tem sido um grande facilitador, ajudando os alunos no percurso acadêmico. 

E isso repercute na formação dos discentes da IES, como informa o coordenador “a FIBRA fornece uma formação bastante humanística, além dos próprios conteúdos obrigatórios de cada curso.

A missão da FIBRA é contribuir para o desenvolvimento sustentável do Estado do Pará, por meio da formação de cidadãos críticos, empreendedores, inovadores, criativos e tecnicamente competentes nas suas áreas de atuação.

Seu intuito é promover a diminuição das desigualdades sociais e reafirmar os valores sociais que conduzem ao progresso e à justiça social.

Dessa forma, a FIBRA visa atender às necessidades do mercado de trabalho, capacitando seus estudantes para serem profissionais éticos e competentes para o desenvolvimento regional. 

Para tanto, a IES tem o compromisso de alcançar o seu objetivo mediante as percepções compartilhadas dos problemas regionais e sempre buscando a excelência educacional.

Parceria FIBRA e Saraiva Educação

A parceria entre a FIBRA e a Saraiva Educação é vista em dois momentos distintos: antes e depois. 

No primeiro deles, José Messias conta que “no Enade de 2012, a nota dos alunos foi muito baixa, pois eles ainda não tinham uma visão de responsabilidade com relação à prova. Além disso, os projetos voltados para o Enade, oferecidos pela instituição, eram muito incipientes, pois se tratava da segunda aplicação do exame, e eles ainda não tinham a experiência necessária.”

Em 2016 essa história começou a mudar. A instituição fez parceria com a Saraiva, que desde o atendimento se preocupou em buscar soluções para os problemas da IES. Então vieram as grandes mudanças. 

Solução Enade

Conforme comenta o coordenador “a FIBRA introduziu a Solução Enade com seus simulados em algumas das disciplinas dos cursos ofertados. Assim, enquanto os alunos estudavam para ter uma boa nota para serem aprovados, eles também estavam se preparando melhor para o Enade. Eles tiveram mais interesse em estudar!” 

Em seguida, veio o resultado. A IES conseguiu aumentar o seu conceito Enade! Da nota 2, que havia alcançado em 2012, e 3, que foi o conceito de 2015, o Centro Universitário FIBRA chegou à pontuação 4 em 2018. 

Agora, José Messias conta que “a expectativa desse ano é superar e chegar à nota 5.” E complementa que “os produtos oferecidos pela Saraiva têm contribuído substancialmente com isso. É uma parceria que está bem consolidada. Nós temos melhorado cada vez mais!” 

Biblioteca Digital Saraiva

Além da Solução Enade, a instituição também adquiriu a Biblioteca Digital Saraiva (BDS) com o objetivo de promover a leitura dos seus discentes. 

O coordenador conta que a solução “se tornou um diferencial enorme para a IES, pois permite que seus alunos tenham acesso a uma biblioteca digital completa, com mais de 1300 títulos à disposição e mais de 80 autores diferentes, até o 10º semestre de estudo.”

Kit de livros físicos

Como parte da Saraiva Solução de Aprendizagem (SSA), a FIBRA também recebeu os Kits de livros físicos.

José Messias afirma que “para os alunos foi algo espetacular, pois agregou muito para eles! É um alento muito grande dizer que nós entregamos para cada aluno 5 livros de autores renomados e atuais a cada semestre. É uma felicidade muito grande e um grande avanço, por ser um diferencial de mercado na região metropolitana de Belém.”

E completa, “eles ficam ávidos para receberem os livros físicos. Mesmo que todos estejam na biblioteca digital com um acervo bem maior, a grande maioria dos alunos prefere fazer a leitura no livro físico.”

Além disso, o coordenador menciona que a introdução dos kits possibilita a captação de novos alunos para a IES, sem precisar fazer nenhuma divulgação voltada para isso, pois os próprios discentes fazem a propaganda boca a boca. 

Os kits também têm boa aceitação pelos professores, pois todo o corpo docente da FIBRA utiliza os livros. E mais que isso, com a sua introdução foram feitos alguns ajustes na ementa dos cursos, o que melhorou o plano de ensino.  

A importância de soluções digitais na IES

Fazendo jus ao seu papel de facilitador no processo de ensino-aprendizagem da FIBRA, o coordenador se mostra muito favorável ao uso das tecnologias no ensino

José Messias também fala sobre a importância dos direitos autorais nos materiais utilizados. 

“Eu vejo que essas soluções já deviam ter sido inseridas no ensino. Hoje, o aluno consegue cópias das obras na internet, mas se a sua instituição disponibiliza o material de estudo respeitando os direitos autorais, você também está disponibilizando um produto, o que se torna um grande atrativo para os alunos e professores”, diz.

Mais especificamente no curso de direito, ele declara que o caminho da tecnologia é inevitável. “Os projetos judiciais também estão no formato eletrônico e não tem como desassociar ou deixar de acompanhar isso.” 

Ainda, José Messias afirma que as soluções digitais devem fazer parte da formação dos alunos, já que “o próprio MEC permite que 40% das aulas podem ser feitas no Ensino a Distância (EaD).”

Assim como a FIBRA, quer melhorar o ensino da sua IES e conquistar boas notas no Enade com as soluções da Saraiva Educação? Clique aqui e fale com um de nossos especialistas!

Você também pode gostar

Curso de Direito EaD?
A Saraiva Educação preparou várias trilhas de aprendizado explicar como implementar na sua IES.

Artigos em destaque

Inscreva-se em nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão!

Deseja manter-se sempre atualizado? Receba quinzenalmente uma seleção de materiais sobre a educação superior — é só informar seu melhor endereço de e-mail!