#TôComASaraivaEducação 04: Faculdade Santo Antônio

É possível estimular a leitura e o engajamento dos estudantes mesmo no ensino remoto? A FSA provou que sim! Entenda mais sobre a parceria da Faculdade Santo Antônio com a Saraiva Educação.
Imagem com destaque para a escrita: #TôComASaraivaEducação - Case FSA

A Faculdade Santo Antônio (FSA) possui duas unidades no estado de São Paulo: Caçapava e São José dos Campos.

Continue lendo este artigo para conhecer mais sobre a instituição e saber como a parceria feita com a Saraiva Educação trouxe um retorno muito positivo para a FSA!

Conheça a FSA

A história da FSA conta com mais de 20 anos, tendo iniciado seu trabalho em 1999 com a missão de contribuir socialmente com sua região.

Em 2018, ampliou seu quadro com mais dois cursos: Direito e Odontologia. O Direito conquistou a nota máxima na avaliação do MEC, com sua primeira turma em 2019, mesmo ano em que a instituição também foi credenciada para a oferta de cursos EaD. Fora isso, outros cursos também aguardam aprovação.

Quem nos conta os novos rumos da faculdade é Patricia Lessa Hartmann , coordenadora do curso de Direito há 2 anos. Também atuante no corpo docente, a advogada possui mais de 20 anos de experiência em aprendizagem voltada para concurso público. Além disso, já teve passagem como assessora de gabinete no Tribunal de Justiça, mas optou por seguir a carreira acadêmica.

A política de ensino da faculdade prima pela responsabilidade social, inspirando o aluno a vincular suas competências às demandas da sociedade em que vive; à flexibilidade curricular, motivando uma permanente dinamicidade entre o alunado e o conhecimento, concatenando-o à realidade mercadológica e social; à educação humanizadora, privilegiando as relações éticas, em complementação ao desenvolvimento de habilidades para a construção profissionais com alta competência humana e tecnológica.

Dessa forma, a FSA mantém seu propósito em formar profissionais diferenciados para o mercado e gerar novas oportunidades para a sociedade, com comprometimento, ética e a vontade de desenvolver projetos e realizar sonhos.

Parceria FSA e Saraiva Educação

Tendo participado desde o primeiro contato até a entrega da Saraiva Solução de Aprendizagem (SSA), Patricia afirma que a demanda partiu da dificuldade de leitura dos alunos, principalmente do curso de Direito, que também necessitam de atividades que estimulem a atividade escrita de dissertações, por exemplo.

A coordenadora salienta ainda que “o atendimento da Saraiva Educação é muito prestativo, sempre fui muito bem atendida, recebo retorno de demandas por e-mail e as mais urgentes pelo WhatsApp. As respostas para nossas dúvidas sempre são enviadas rapidamente e com todas as informações necessárias. Tivemos todo o suporte da Saraiva e agora vamos colher os frutos dessa parceria”, diz.

Leia também: conheça os benefícios da biblioteca digital de Direito

Saraiva Solução de Aprendizagem (SSA)

Patricia conta que a SSA foi implantada na instituição no momento certo e trouxe um fôlego novo, já que o engajamento e a motivação dos alunos estavam em uma curva decrescente devido à pandemia do Coronavírus.

A plataforma é bem simples e o discente não tem dificuldade no seu manuseio. 

“É bem interessante os links disponibilizados nas atividades. Ela estimula e facilita a leitura, pois entre o aluno ir buscar um livro na biblioteca e ter acesso ao link pronto que já direciona para uma referência, é uma facilidade. O estudante se torna mais proativo, autônomo e responsável pelo seu próprio processo de aprendizagem. Isso impacta muito no seu futuro profissional, incentivando suas pesquisas”, complementa.

Dessa forma, a aceitação da parceria foi vista pelos alunos como algo inovador e transformador, principalmente pela credibilidade, seriedade e confiança que a marca Saraiva Educação carrega. “Nossos alunos se sentiram mais prestigiados e valorizados”, aponta Patricia.

Kit de livros físicos

Mesmo possuindo uma biblioteca digital, a faculdade viu grande mudança no ensino que passou a ser mais efetivo com a entrega do kit de livros físicos. Patrícia esclarece que eles também são um recurso muito prático, porque estão ali, na mão do aluno, basta que ele leia.

Outro ponto de destaque foi uma maior motivação dos discentes pela leitura, visto que a situação financeira de grande parte deles não permite a aquisição de livros para compor sua biblioteca pessoal, embora quisessem.

Assim, a instituição redistribuiu para cada aluno 3 livros físicos atuais e de referência. “O encantamento deles e a motivação foi notória. Eles se sentiram agraciados e surpresos, por não receber somente um, mas três livros. Isso serviu como estímulo à leitura”.

A coordenadora conta que os alunos gostaram muito da entrega dos livros. “Vários fizeram publicações no Instagram divulgando a ação, enviaram para os colegas nos grupos de WhatsApp. Foi uma alegria indescritível! Nós vimos o brilho nos olhos dos alunos! Eles agradeceram muito essa oportunidade, de como os livros são importantes e têm um significado para eles”, relata.

Os professores também foram presenteados com os kits como forma de serem homenageados e valorizados, devido ao maior desgaste ocasionado pelo ensino remoto. Assim, eles também se sentiram mais motivados e empenhados no trabalho.

Patricia ainda esclarece que é muito rico poder trabalhar com diversos autores, plataformas e livros, pois a instituição tem por objetivo explorar diversos materiais, informações e possibilidades para oferecer aos seus alunos.

Leia também: plataforma digital de aprendizagem: o que é e benefícios

A importância de soluções digitais na IES

Sobre a utilização de tecnologias que possibilitam à instituição melhorar cada vez mais sua atuação, Patrícia salienta que “isso é a tendência. Não podemos ir contra esse processo. É preciso que as IES incorporem quanto antes as tecnologias em suas demandas, principalmente na área do Direito, que é mais tradicional e tem mais resistência ao curso EaD e à utilização de ferramentas digitais”.

A coordenadora conclui que só assim as instituições poderão atender a quantidade de informações e reverter suas limitações para diversas necessidades. “A tecnologia veio para nos ajudar a direcionar melhor o ensino, mas é importante ter um propósito e um objetivo definido. A pandemia mostrou que tudo isso é perfeitamente possível com a tecnologia. A começar pela geração que consegue aceitar essa nova proposta e cumprir o seu calendário devidamente”.

Quer investir em uma ferramenta de apoio à leitura, estudo e aprendizagem dos seus alunos ou adquirir outras soluções da Saraiva Educação para a sua IES? Clique aqui e fale com um de nossos especialistas!

Você também pode gostar

Curso de Direito EaD?
A Saraiva Educação preparou várias trilhas de aprendizado explicar como implementar na sua IES.

Artigos em destaque

Inscreva-se em nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão!

Deseja manter-se sempre atualizado? Receba quinzenalmente uma seleção de materiais sobre a educação superior — é só informar seu melhor endereço de e-mail!